domingo, 2 de dezembro de 2012

Grupo protesta contra violência durante sorteio da Copa das Confederações


Grupo protesta contra violência durante sorteio da Copa das Confederações
Cerca de 40 pessoas romperam, na manhã deste sábado (1º), o cordão policial no Palácio de Convenções do Anhembi, onde aconteceu o sorteio da Copa das Confederações, para protestar pela falta de investimento em segurança no país. Os manifestantes, vinculados à ONG Rio de Paz, protestavam pelas elevadas taxas de violência no país e pela falta de investimento público. Eles cobriram os rostos com máscaras, exibiram frases em inglês como shame (vergonha, em português) e pediram, de modo pacífico, providências para redução do número de homicídios no País. Os protestantes também mostravam cartazes com nomes e fotos de pessoas assassinadas e um no qual se lia "Brasil: Meio milhão de assassinatos em 10 anos. Vergonha". Os seguranças do local não coibiram a manifestação. A organização do movimento, filiada ao Departamento de Informação Pública da ONU, convocou também este sábado outra concentração, na Avenida Paulista, para expressar seu repúdio ao aumento da violência que afeta o estado de São Paulo. Apenas na capital paulista, o número de homicídios chegou a 176 em outubro deste ano, 114,6% a mais que os 82 do mesmo mês do ano passado. 

Erro em sorteio deixa secretário-geral da Fifa constrangido


Erro em sorteio deixa secretário-geral da Fifa constrangido
O decorrer "caótico" do sorteio dos grupos da Copa das Confederações, neste sábado (1º), deixou constrangido o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, diante de autoridades. O sorteio deveria ter sido simples: o Brasil, país-sede, e a Espanha, atual campeã do mundo, seriam automaticamente nomeados os cabeças-de-chave dos grupos A e B, e as outras seis seleções restantes seriam distribuídas nas vagas remanescentes. As únicas ressalvas eram que a Itália ficasse separada da Espanha, dividindo as duas nações europeias em dois grupos, e que o Uruguai ficasse no grupo oposto ao do Brasil, o que separaria as duas seleções sul-americanas. A Itália ficaria no Grupo A com o Brasil, enquanto o Uruguai ficaria com a Espanha no Grupo B. Entretanto, quando o nome do Uruguai foi sorteado, Alex Atala, um dos principais chefs brasileiros e que ajudava o secretário-geral da Fifa no sorteio, colocou a mão no pote do Grupo A e escolheu a posição A3. Valcke colocou o Uruguai na posição B3, mas o Taiti foi depois sorteado com a mesma posição. "Isso não bate, o Taiti deve estar na posição B3", disse Valcke ao perceber o erro. O Taiti foi então colocado na posição B3 e o Uruguai foi para a posição B2, o que coloca a seleção atual campeã da Copa América contra a Espanha em sua partida de estreia. "Foi um sorteio um tanto quanto caótico, desculpas por isso", disse Valcke ao auditório lotado que incluía a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter. "É triste que essas coisas aconteçam na vida, essa é a minha primeira vez", disse Valcke. O sorteio colocou o Brasil, que venceu as duas últimas edições do torneio, com o Japão, o México e a Itália, vice-campeã da última edição da Eurocopa. A Espanha, atual campeã europeia e mundial, estreia contra o Uruguai no dia 16 de junho. O campeão da Oceania, Taiti, e o campeão africano, que será conhecido no dia 10 de fevereiro, completam o Grupo B.

Nem metade dos lares brasileiros tem computador com internet, diz IBGE


Nem metade dos lares brasileiros tem computador com internet, diz IBGE
Em 2011, somente 31% dos domicílios do Brasil tinham energia elétrica, computador com acesso a internet, aparelho de DVD, televisor em cores e máquina de lavar simultaneamente, segundo dados do IBGE. A porcentagem sobe para 34,7% quando levada em conta apenas a parcela dos 52,8 milhões de lares que tem tudo isso, menos um computador com internet. Além disso, dos 69% de domicílios sem esses produtos, 84,9% disseram que o que faltava era justamente o computador conectado. A comparação entre regiões também revela uma disparidade grande, pois enquanto no Norte e no Nordeste apenas 16% e 15,2% dos lares, respectivamente, contam com esses produtos e serviços, no Sul e no Sudeste, a parcela sobre para 38,7% e 38,2%. Já o Centro-Oeste tem taxa de 28,4%. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares