quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pugilistas baianos dizem ser possível viver apenas do boxe

por Lucas Franco / Rio de Janeiro
Pugilistas baianos dizem ser possível viver apenas do boxe
Foto: Lucas Franco / Bahia Notícias
Em coletiva de imprensa que reuniu os 21 atletas patrocinados pela Petrobras, no edifício da empresa, no Rio de Janeiro, esportistas do boxe, remo, esgrima, taekwondo e levantamento de peso falaram sobre as perspectivas de suas modalidades na Olimpíada de Londres e de que forma o patrocinador tem ajudado nas suas vidas. “Não só o salário [R$ 3,1 mil por mês] mas também o suporte médico, pagamento das passagens aéreas e hotel para disputarmos outras competições e com isso treinarmos”, detalhou o baiano Robenilson de Jesus, da categoria 56 kg. Já a baiana Adriana Araújo, de 60 kg, enxerga evolução técnica com o dinheiro injetado no esporte de alto rendimento. “Comecei no boxe aos 18 anos, quando coloquei a luva pela primeira vez na mão e tomei gosto. Sou apaixonada pelo que faço e há quatro anos vivo só de boxe. Com o patrocínio, melhorei minha forma de treinamento, de locomoção e alimentação”, diz a pugilista. A Bahia tem cinco atletas beneficiados pelo programa Petrobras Esporte & Cidadania, todos no boxe. Além de Robenilson e Adriana, viajarão para os Jogos Olímpicos o campeão mundial Everton Lopes, 64 kg, Robson Conceição, 60 kg, e Érica Matos, 51 kg.

ANIVERSARIANTE DO DIA 04 DE JULHO DE 2012 - PREFEITA MOEMA GRAMACHO

MOEMA GRAMACHO
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

"Filhos da Bahia" promove encontro e batizado de capoeira em homenagem ao Cinquentenário

Para homenagear o Cinquentenário de emancipação política de Lauro de Freitas, a Associação de Capoeira e Grupo Filhos da Bahia realizarão entre os dias 20 a 22, encontro e batizado que devem reunir mais de duas mil pessoas. As homenagens começam na sexta-feira (20), às 19h com a abertura do 6º Encontro Nacional de Capoeira do Grupo Filhos da Bahia, na sede da associação localizada no Parque Santa Rita, em Itinga. O evento terá palestra sobre “Capoeira Angola” com a participação do historiador Gildásio Freitas e do professor Antônio Lopes.
No sábado (21), as atividades se concentram no final de linha dos ônibus de Itinga, a partir das 13h30, onde mais de dois mil capoeiristas são esperados para a caminhada em direção ao Largo do Caranguejo. No domingo (22), o Batizado de Capoeira finaliza as atividades.
O Grupo de Capoeira Filhos da Bahia em parceira com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas dará para mil alunos o uniforme completo com calça, camisa e cordão. Cinco escolas municipais receberão o kit de capoeira contendo fardamento para seus alunos, um atabaque, um berimbau e um pandeiro para incentivar a prática do esporte nessas unidades escolares.

Câmara homenageia voluntários do Escola Aberta de Lauro de Freitas


Os voluntários que atuam no Programa Escola Aberta serão homenageados pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas em Sessão Solene, no dia 4 de julho, às 17h, na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga. Proposta pelos vereadores José Augusto e Manoel Carlos Carlucho, a sessão destaca a dedicação voluntária de mais de 400 pessoas ao programa.
Na indicação os vereadores enfatizam o trabalho realizado nas escolas, que hoje atende mais de dez mil pessoas a cada aos sábados com oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer, além de orientação para a geração de renda e pedagógica complementar. Inspirado em proposta da Unesco, o programa é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
Coordenadora do Escola Aberta, Rita Cruz, destaca a importância da homenagem. “O voluntariado em Lauro de Freitas merece ser enaltecido. São jovens e adultos que superaram suas dificuldades e dedicam tempo de seus sábados ao serviço de outros que precisam de ajuda. Mostra que temos responsabilidade social no município”.
O Escola Aberta atua há sete anos em Lauro de Freitas  com a proposta de desenvolver uma cultura de paz na comunidade. Atualmente, 26 unidades escolares acolhem a comunidade nas oficinas e coordenações escolares. A população pode participar de oficinas de dança, futebol, capoeira, artesanato, culinária, música, informática, entre outros.
“Com o Programa, muitas pessoas obtiveram o resgate da auto-estima ao adquirir o primeiro emprego e/ou qualificação profissional. A ampliação de suas práticas sociais e o reconhecimento por cada uma delas, contribuíram para fazer de Lauro de Freitas um município social, mobilizador de boas práticas e de ação voluntária real e eficiente”, revela Sirlene Lisboa, integrante do programa.
Desde setembro de 2005, quando o programa começou sua ação no município, a Secretaria de Educação registra a redução de ocorrência de depredações e vandalismos nas escolas, pelo sentimento de pertencimento criado na população que vive diretamente no ambiente escolar e em seus arredores.

Da Luz: ‘Só ganho de um jeito: milagre. Mas tenho fé no impossível’


por Evilásio Júnior
Da Luz: ‘Só ganho de um jeito: milagre. Mas tenho fé no impossível’
Foto: Divulgação
Os candidatos a prefeito de Salvador não são apenas os cinco mais conhecidos: ACM Neto (DEM); Hamilton Assis (PSOL); Márcio Marinho (PRB); Mário Kertész (PMDB) e Nelson Pelegrino (PT). Por fora dos holofotes corre Rogério Tadeu da Luz (PRTB), agora sem dar as costas ao público na TV. Derrotado nas campanhas para prefeito em 2004, governador em 2006 e vereador em 2008, o analista de sistemas garante que registrará a candidatura este ano e será iluminado para brigar com os grandes. “O futuro prefeito de Salvador é o ACM Neto... em um futuro bem longínquo, lá para 2050. Anote aí: o próximo prefeito de Salvador será Rogério Tadeu da Luz. Só ganho de um jeito: milagre. Eu acredito em milagres e acredito em Deus e o Deus que eu acredito é o Deus do impossível”, provocou o postulante, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com o peerretebista, que preside a sigla no estado e no município, a estratégia de ter postulante próprio na capital baiana atende a uma recomendação nacional de não obscurecer a legenda. O discurso de Da Luz, entretanto, não acende grandes polêmicas. Como todos os outros, ele promete aquecer os debates sobre saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana. “Mas as minhas bandeiras não são repetitivas”, esclareceu. Para abrilhantá-lo na corrida pela cadeira máxima do Palácio Thomé de Souza, ele terá a companhia de 65 candidatos ao Legislativo. “Vamos com chapa completa e faremos de dois a quatro vereadores. Menos de dois é impossível”, apostou com fulgor.

CAMPO DO AREAL EM LAURO DE FREITAS TERÁ NOVA ESTRUTURA PARA A COMUNIDADE

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares