sexta-feira, 12 de abril de 2013

Polícia Militar decide não entrar em greve, mas faz exigências ao governo.

Nova assembleia foi marcada para o dia 9 de maio.

Em assembleia realizada no Ginásio dos Bancários, no bairro Dois de Julho, nesta quinta-feira (11), a Polícia Militar decidiu não entrar em greve. Por outro lado, de acordo com a assessoria do soldado Marco Prisco, coordenador da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra-BA), a categoria exigiu que o governo do estado crie uma comissão para discutir reivindicações dos policiais militares em até 30 dias. O soldado Prisco já havia se reunido com o governador Jaques Wagner na última terça-feira (9), quando acertou a criação da comissão para estudar as exigências da Polícia Militar e dar um posicionamento sobre elas em até 180 dias, mas não foi definido quando essa comissão começaria a trabalhar.

O acordo com o governador foi levado para discussão na assembleia, que durou cerca de duas horas, entre 15h30 e 17h30. Em votação, os cerca de 2.500 policiais militares presentes votaram pelo funcionamento dessa comissão em até 30 dias. Uma nova assembleia da categoria já está marcada para o dia 9 de maio, perto do final do prazo estipulado pela PM. Entre as principais exigências dos policiais militares estão o reajuste salarial de 2013, a implementação de plano de carreiras, a implantação de um novo código de ética e a anistia de 100 policiais militares que participaram da greve do ano passado. (Correio)

Estudante de escola pública fica isento da taxa de vestibular.

A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória. Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada. (Agência Brasil)

Começa nesta segunda campanha de vacinação contra gripe


Começa nesta segunda campanha de vacinação contra gripe
Foto: Reprodução
Cerca de 31 milhões de gestantes, idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, presidiários e doentes crônicos serão imunizados contra a gripe, a partir desta segunda-feira (15), em cerca de 65 mil postos de saúde de todo o Brasil. As novidades da campanha deste ano são a vacinação, com o grupo prioritário, de mulheres até 45 dias após o parto e a imunização de pacientes com doenças crônicas, que antes só eram vacinados nos centros de referência, nos postos de saúde, mediante a apresentação de prescrição médica. Com a distribuição de cerca de 43 milhões de doses contra influenza dos tipos A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. A campanha segue até o dia 26 de abril. Informações da Agência Brasil.

AMOSTRA CULTURAL - DIA 14 DE ABRIL AS 15 HORAS NA CONCHA ACÚSTICA

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 - FRATERNIDADE E JUVENTUDE - SESSÃO ESPECIAL HOJE DIA 12 DE ABRIL DE 2013 16 HORAS NA CÂMARA DE VEREADORES DE LAURO DE FREITAS

Tubarão-lixa é capturado na praia de Ipitanga


por Juliana Almirante
Tubarão-lixa é capturado na praia de Ipitanga
Foto: Leitor/ Bahia Notícias
Um tubarão-lixa foi capturado na praia de Ipitanga,  no final da manhã desta quinta-feira (11). De acordo com informações de uma das pessoas que acompanharam a ação no local, Carlos Santi, um homem que realizava mergulho no mar encontrou e retirou o animal da água ainda em vida. “Foi por volta das 11h20. O homem que está vestido de camisa branca na foto que pescou. Eu não sei se ele procurou [o Ibama], acredito que tenha pescado para consumo”, relatou. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a espécie entrou para a lista de ameaçados de extinção em 2004 e tem a pesca proibida. Também conhecido como lambaru ou enfermeiro, o peixe costuma habitar o fundo do mar, em águas litorâneas, de profundidade de até 60 metros. 

Fausto Silva teria descoberto esquema de propina no 'Domingão'


Fausto Silva teria descoberto esquema de propina no 'Domingão'
O apresentador Fausto Silva teria descoberto um esquema de propina no programa “Domingão do Faustão”. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", os produtores da atração, que é famosa por lançar nomes no meio musical, receberia dinheiro dos artistas a fim de emplacar músicas e trabalhos de carreira.Confira a notícia na Coluna Holofote. 

Brasil adquire armamento antiaéreo para segurança da Copa e do Papa


Brasil adquire armamento antiaéreo para segurança da Copa e do Papa
Foto: Divulgação
O governo brasileiro comprou um sistema de artilharia antiaérea alemão para garantir a segurança dos grandes eventos. O conjunto é composto por 34 carros de combate Gepard, capazes de abater mísseis, aviões, helicópteros ou aviões não tripulados a até 15 km de distância e até 3 km de altitude. Os blindados são usados, pertencem ao Exército da Alemanha, e foram recuperados em 2010. Com a repaginação, os equipamentos podem operar até 2030. Oito blindados chegarão ao país em caráter emergencial até junho e ficarão na capital do país, Brasília, para a abertura Copa das Confederações, quando a seleção brasileira enfrenta o Japão no dia 15, no Estádio Nacional. De acordo com Brigada de Artilharia Antiaérea, o material também será usado para segurança do Papa Francisco, durante a visita que fará ao país em julho.

Facebook realiza testes para cobrar por mensagens entre desconhecidos no Brasil


Facebook realiza testes para cobrar por mensagens entre desconhecidos no Brasil
Foto: Divulgação
O Facebook já havia anunciado, em dezembro do ano passado, que poderia passar a cobrar por mensagens enviadas a desconhecidos na rede social e até disponibilizou uma versão beta do sistema. Agora, a empresa revelou que já começou a testar a ferramenta em outros 35 países, incluindo o Brasil. A assessoria de imprensa da companhia explica que o preço máximo por mensagem encaminhada a alguém que não faz parte da sua lista de contatos será de US$ 15 (o equivalente a aproximadamente R$ 30). O pagamento fará com que o texto vá direto para a caixa de entrada do destinatário, e não para a pasta “outros” (raramente acessada), como acontece atualmente. Por estar em fase de testes, a opção aparece apenas para uma pequena parcela de usuários em cada país. Segundo o Facebook, a função da cobrança é prevenir os spams, mas ainda oferecer a possibilidade de contato com desconhecidos. Para evitar, porém, que personalidades importantes e celebridades recebam uma enxurrada de mensagens em suas caixas principais, o valor da mensagem será calculado por um algoritmo relacionado ao número de seguidores do usuário em questão. Logo, quanto mais seguidores, maior o preço. 

Ipac propõe 'ICMS Cultural' para municípios baianos


Ipac propõe 'ICMS Cultural' para municípios baianos
Foto: Divulgação/ Ipac
O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da secretaria estadual de Cultura (Secult-BA), contratou a Fundação João Pinheiro para formatar uma proposta de inclusão do patrimônio cultural na lei de redistribuição do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) aos municípios baianos. A fundação é vinculada à secretaria estadual de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, primeiro estado no país a implantar a medida, conhecida como Lei Robin Hood, que distribui a cota-parte do tributo a cidades que detenham bens culturais protegidos e uma política de patrimônio definida. Consultores da instituição mineira estiveram reunidos em Salvador com técnicos do Ipac, da Secretaria de Cultura (Secult), de Planejamento (Seplan) e Fazenda (Sefaz) desde o domingo (7). Para o diretor geral do Ipac, a Bahia pode seguir o exemplo mineiro e propor a reformulação da legislação que redistribui o ICMS no estado com a inclusão do critério ‘patrimônio cultural’. “Será mais uma fonte de recursos para que os gestores municipais cuidem dos patrimônios culturais existentes nas suas regiões”, defende.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares