quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pacientes são transferidos após alagamento do Hospital Santo Antônio em Salvador

Pacientes são transferidos após alagamento do Hospital Santo Antônio em Salvador
Foto: Leitor BN / WhatsApp
Após a chuva ter alagado três enfermarias do Hospital Santo Antônio, localizado no bairro de Roma, região da Cidade Baixa de Salvador, na última segunda-feira (27), os pacientes foram transferidos para outras enfermarias e unidades de saúde. A direção das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), responsável pela administração do local, informa que 106 pacientes que estavam nas enfermarias do térreo foram levados para o 1° andar do hospital. Devido à falta de espaço, outros sete pacientes foram encaminhados para outras unidades, já que o estado de saúde deles requer maior cuidado. Quatro foram transferidos para o Hospital Ana Nery, na Caixa D'água, dois para o Hospital Otávio Mangabeira, no Pau Miúdo, e um para o Hospital Roberto Santos, no Cabula. Ainda segundo as OSID, por medida de precaução as três enfermarias continuam isoladas, já que a previsão de chuva permanece até a sexta-feira (01).

Campeão baiano pelo Vitória em 1989, Valmir Louruz morre aos 71 anos

Campeão baiano pelo Vitória em 1989, Valmir Louruz morre aos 71 anos
Foto: Adão Júnior / Pioneiro
Morreu no início da tarde desta quarta-feira (29) o ex-técnico Valmir Louruz. A informação foi confirmada por meio do Facebook, por seu filho Valmir Louruz Júnior. 

Pesquisadores baianos descobrem vírus causador de 'doença misteriosa'

Pesquisadores baianos descobrem vírus causador de 'doença misteriosa'
Picada do mosquito da dengue transmite 'doença misteriosa' | Foto: Fap
O vírus causador da doença misteriosa que já atingiu 3.500 pessoas na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foi descoberto pelos pesquisadores Gúbio Soares e Sílvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O zika vírus foi identificado esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Segundo Soares, o zika vírus, transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti e outros da mesma espécie, provoca um quadro semelhante ao da dengue, já que os pacientes podem apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Entretanto, de acordo com o pesquisador, este novo vírus é mais fracos e os sintomas mais brandos. "Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo", explica Gúbio. O zika vírus nunca foi detectado no Brasil ou na América Latina. Gúbio Soares falou sobre a importância da detecção e comemorou a descoberta inédita. “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital. É muito importante para nosso grupo ter descoberto este vírus”, comemorou. Em nota, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), informou que amostras da doença foram enviadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em Salvador, a FioCruz, no Rio de Janeiro, e para o Centers for Disease Control and Prevention (CD), nos Estados Unidos. Entretanto, a Sesab afirma que ainda não possui os relatórios laboratoriais.

Música 'Fricote' de Luiz Caldas gera discussão e críticas em festa

Música 'Fricote' de Luiz Caldas gera discussão e críticas em festa
Foto: Divulgação
A música "Fricote", do baiano Luiz Caldas, criou polêmica durante uma festa no último domingo (26), no Morro da Conceição, no Rio de Janeiro. Ao ser tocada pelo DJ Gustavo Calani, a canção que fala de uma "nega do cabelo duro que não gosta de pentear" incomodou algumas pessoas, que a consideraram racista e machista.
 
"Interrompi para tentar conversar com o grupo, mas os ânimos estavam alterados. Uma das meninas que veio falar comigo disse que eu não podia avaliar o que era racista ou não, por ser branco. Achei um ponto de vista forte e pertinente, mas não dava para ser debatido ali", disse o DJ à coluna Gente Boa, do jornal O Globo.
 
"Eu, como negro, não me sinto nem um pouco ofendido. Se a música fosse do Bolsonaro, sim. Mas Luiz Caldas não é racista. É preciso analisar o contexto social em que essas obras foram feitas. Nunca imaginei que o século 21 pudesse ser tão careta", afirmou o produtor de festas de black music, Julio Barroso. O coletivo Quermesse, um dos organizadores da festa, pediu desculpas a quem se ofendeu.
 
"Desculpas, primeiro pela ofensa e, depois, pelo desgaste de terem que nos apontar o que já deveríamos saber", publicaram.

ANIVERSARIANTES DO DIA 29 DE ABRIL DE 2015

TAILANE  ANUNCIAÇÃO

VERONICA SANTOS

NINA  ARAUJO

SHEILA  DIAS 

GABRIELA  SANTANA

ADRIANA  ABREU

CÉRYS  RIBEIRO

DENILSON  SANTOS

AMADO 

MATEUS  DOS SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares