terça-feira, 8 de setembro de 2015

Bombeiro usa filme infantil no celular para acalmar criança ferida em acidente

Bombeiro usa filme infantil no celular para acalmar criança ferida em acidente
Foto: Reprodução/Imgur
Um bombeiro americano tem sido tratado como herói após uma foto sua ser divulgada na internet. Na imagem, compartilhada milhares de vezes, o oficial Cassey Lessard aparece deitado ao lado de uma criança com seu celular na mão. Segundo o jornal britânico The Mirror, Cassey integrava o grupo que resgatou um homem e cinco crianças após um acidente de carro no Mississippi (EUA). A criança era imobilizada pelos médicos quando começou a ficar agitada e impaciente. Para acalmar o menino, o bombeiro deitou na via e colocou o filme infantil “Happy Feet” em seu celular. “Sempre que saímos para resolver um caso, precisamos estar muito preparados. Com crianças, mais ainda, então nós [bombeiros] fazemos sempre o possível em nossas mãos para acalmar as crianças. E o vídeo fez isso com essa criança”, explicou Cassey após o resgate.

Conquista: Caminhão de alimentação escolar transporta banheiros químicos

Conquista: Caminhão de alimentação escolar transporta banheiros químicos
Foto: Reprodução/TV Bahia
Um morador de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, registrou uma cena inusitada nesta segunda-feira (7). Pouco antes do desfile de comemoração à Independência do Brasil, o caminhão-baú da prefeitura com um adesivo de “alimentação escolar” foi flagrado transportando banheiros químicos. De acordo com o G1, o material foi descarregado na Avenida Integração, onde ocorreu o evento. Em nota, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que vai apurar o caso e tomar as medidas necessárias. A gestão afirmou ainda que o veículo passará por um processo de higienização total.

Justiça solta padrinho de menino morto em Itapuã; falta de laudos motivou liberação

por Alexandre Galvão
Justiça solta padrinho de menino morto em Itapuã; falta de laudos motivou liberação
Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias
A prisão em flagrante de Rafael Pinheiro de Jesus – acusado de ocultação de cadáver do garoto Marcus Vinícius, de dois anos, no bairro de Itapuã – foi revogada nesta terça-feira (8), pela juíza Gelzi Maria Almeida Souza. De acordo com a peça processual, “a ausência dos laudos periciais necessários ao esclarecimento da morte do menor impedem a correta tipificação e consequente distribuição entre as promotorias de justiça de áreas diversas” e, por isso, optou-se pela liberação do acusado. Rafael Pinheiro foi preso no dia 19 de agosto após apontar onde estava o corpo do garoto que era seu afilhado. Em depoimento à polícia, ele disse que o garoto “sufocou” após tomar um mingau.

Prazo de inscrição para revalidação de diplomas de médicos inicia nesta terça

Prazo de inscrição para revalidação de diplomas de médicos inicia nesta terça
Foto: Agência Brasil
O prazo de inscrição para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) inicia nesta terça-feira (8) e encerra no próximo dia 21. A avaliação é feita para habilitar os graduados em medicina no exterior a exercerem a profissão no Brasil. O edital do Revalida 2015 foi publicado na edição desta terça (8) no Diário Oficial da União (DOU). A taxa de inscrição é de R$ 100 na primeira fase e R$ 300 na segunda fase, da qual só participam os aprovados na etapa anterior. O cadastro deve ser feito no site do Revalida. A data provável para a realização da primeira fase é 18 de outubro, com duas provas: uma objetiva, com questões de múltipla escolha e outra com questões discursivas. Na segunda etapa, por meio de dez estações de trabalho, o candidato executa tarefas especificas que avaliam as habilidades clínicas. Esta etapa está prevista para os dias 8 e 29 de novembro. 

Após polêmica, Ministério da Defesa assina portaria que devolve funções a militares

Após polêmica, Ministério da Defesa assina portaria que devolve funções a militares
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Após polêmica por conta de decreto assinado na última quinta-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff, o Ministério da Defesa editará uma portaria na qual delega aos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica a edição de atos relativos a pessoal militar. Com a medida, a pasta “devolve” a competência aos comandos militares, retirada pelo decreto, o que causou repercussão negativa no setor e sugeriu uma desgaste com os militares. Entre os atos que passaram ao poder do ministro estão transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, demissões a pedido, promoção a postos superiores, e designação e dispensa de militares para missões no exterior. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o decreto estava parado na Casa Civil há três anos e foi assinado por Dilma sem aviso anterior: nem Jaques Wagner, titular da Defesa, nem os oficiais das Forças Armadas sabiam da medida. Ainda de acordo com Folha, a Casa Civil informou que a Secretaria-Geral do Ministério da Defesa solicitou a assinatura do documento.

Dilma tira poderes de comandantes militares e passa para Wagner

Dilma tira poderes de comandantes militares e passa para Wagner
Foto: Tereza Sobreira / Ministério da Defesa
A presidente Dilma Rousseff (PT) tirou poderes dos comandantes militares e delegou ao ministro da Defesa, o ex-governador baiano Jaques Wagner, competência para assinar atos relativos a pessoal militar, como transferência para a reserva remunerada de oficiais superiores, intermediários e subalternos, reforma de oficiais da ativa e da reserva, promoção aos postos de oficiais superiores e até nomeação de capelães militares, entre outros. De acordo com o Estadão, a proposta foi assinada na quinta-feira (3) e estava engavetada há mais de três anos na gestão da Casa Civil. Hoje, estes atos são assinados pelos comandantes militares. De acordo com o Estadão, a medida foi recebida com "surpresa", "estranheza" e "desconfiança" pela cúpula militar, que não foi informada que ela seria assinada pela presidente e publicada no Diário Oficial de sexta. A responsabilidade pela decisão de o decreto ter saído do fundo da gaveta para o DO estava sendo considerada um mistério. No final do dia, no entanto, a Casa Civil informou que o envio do decreto à presidente atendeu a uma solicitação da Secretaria-geral do Ministério da Defesa, comandada pela petista Eva Maria Chiavon. Mas todos ainda buscam explicações claras sobre o que realmente aconteceu neste processo. O comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que estava ocupando o cargo de ministro interino da Defesa, e que viu seu nome publicado no DO endossando o decreto, disse que não sabia da existência dele. "O decreto não passou por mim. Meu nome apareceu só porque eu era ministro da Defesa interino. Não era do meu conhecimento", resumiu o comandante. Os militares se mostraram bastante "incomodados" com o ocorrido. O decreto gerou "uma histeria geral", pela maneira como foi feita a publicação, sem que a cúpula militar fosse sequer avisada. "Há uma preocupação de que este decreto, que estava dormindo há anos, foi resgatado por algum radical do mal ou oportunista, com intuito de criar problema", observou um oficial-general consultado pelo Estado, ao lembrar que a publicação do texto agora, foi "absolutamente desnecessária".

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares