segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Morador de rua encontra urna eletrônica furtada em São Paulo


Morador de rua encontra urna eletrônica furtada em São Paulo
Um morador de rua encontrou, na madrugada desta segunda-feira (29), a urna eletrônica que foi furtada antes do início da eleição municipal de domingo (28), na capital paulista. O aparelho foi encontrado na Avenida Osvaldo de Oliveira, perto do local de onde foi levada, dentro de um saco. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, os lacres do equipamento estavam intactos. O microterminal e o cabo de energia não foram encontrados. A Polícia Militar (PM) foi acionada pelo próprio morador de rua. A autoria do crime ainda é desconhecida. O Código Eleitoral prevê pena de até três anos de reclusão e pagamento de multa pelo furto do equipamento. O furto foi percebido no início da manhã do domingo pelos auxiliares da escola, onde funcionou a 405ª Zona Eleitoral. Eles mesmos providenciaram a substituição da urna, às 8h20. O incidente não provocou filas no local para a votação. A urna furtada foi bloqueada, o que impossibilita fraudes. 

Celulares poderão ser usados para recebimento de aposentadoria e Bolsa Família


Celulares poderão ser usados para recebimento de aposentadoria e Bolsa Família
Foto: Reprodução
O governo federal anuncia nesta segunda-feira (29), em Brasília, uma medida que promete revolucionar a forma de realizar transações financeiras no Brasil. Já desenvolvida em outros países, a ideia é criar o Programa de Pagamento Móvel por Celular, que tem por objetivo baratear o custo das operações eletrônicas com cartões de crédito e débito e facilitar a vida das pessoas que não possuem conta em bancoLeia mais na Coluna Mercado!

Papel usado em propaganda eleitoral daria para fazer 20 milhões de livros.

Santinhos são jogados próximos às sessões de votação


A grande quantidade de papel utilizado nos santinhos e cartazes de propaganda eleitoral sempre causa espanto nos ubatenses a cada dois anos. Em 2012, o juiz Paulo de Tarso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez um levantamento do impacto no meio ambiente causado pelas eleições e o resultado foi espantoso.

Segundo o magistrado, as eleições de primeiro turno deste ano gastou cerca de 54 milhões de litros de combustível, o que representa quase 40 toneladas de gás carbônico na atmosfera. A quantidade de papel é equivalente a 417 árvores cortadas.

Nos três meses de propaganda eleitoral nas cidades, partidos e candidatos investiram alto em propaganda impressa e até a segunda parcial de contas apresentada ao TSE, mais de R$300 milhões haviam gastos só com papel e publicidade em revistas e jornais. Ainda segundo o magistrado, esse número equivale a mais de 20 milhões de livros ou a mais de 20 billhões de folhas tamanho A4. Com informações do Bahia Notícias.

ACM Neto diz que governará de olho no futuro: 'Não adianta especular que o carlismo voltou'


por Rodrigo Aguiar / Evilásio Júnior
ACM Neto diz que governará de olho no futuro: 'Não adianta especular que o carlismo voltou'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM) dedicou o êxito nas urnas ao avô, o falecido senador Antônio Carlos Magalhães, mas negou que a sua gestão será espelhada nas administrações do parente. Em entrevista coletiva na noite deste domingo (28) no seu comitê, na Avenida Vasco da Gama, o democrata negou que a sua vitória represente a volta ao carlismo. "Estamos em 2012, assumirei em 2013 e governarei olhando para o futuro. Não adianta ficar especulando que o carlismo voltou", rechaçou. Neto revelou que vai montar nos próximos dias uma equipe de transição e procurar o prefeito João Henrique, que enfim se declarou seu aliado, para realizar o trabalho em conjunto. Por enquanto, a lista de escolhidos segue indefinida. "A discussão de nomes é a última coisa que acontecerá", avisou Neto, ao considerar que poderá manter no Palácio Thomé de Souza titulares da atual prefeitura. "Não farei caça às bruxas", justificou. O democrata também admitiu que "não dá para resolver da noite para o dia" os problemas da capital baiana. O próximo gestor soteropolitano elencou como prioridades arrumar a casa, tapar os buracos e melhorar o trânsito, a iluminação e a limpeza da cidade. ACM Neto evitou falar sobre a sucessão ao governo estadual, ao argumentar que "não é o momento de se discutir 2014". "Pelo amor de Deus. Eu e Célia [Sacramento, sua vice] fomos eleitos agora", pontuou.

João Henrique declara: ‘É 25’ na cabeça


João Henrique declara: ‘É 25’ na cabeça
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador João Herinque (PP) compareceu na tarde deste domingo (28) para votar no Colégio Sartre COC, no bairro da Pituba, e confirmou à reportagem do Bahia Notícias que o seu voto neste segundo turno foi, de fato, para o candidato ACM Neto (DEM). “25, é isso aí”, confidenciou. O gestor revelou que a camisa que vestia durante a votação foi em homenagem às cores de campanha utilizada pelo postulante democrata. João Henrique ainda deu um conselho ao seu candidato, caso seja eleito para sucedê-lo a partir de janeiro de 2013. “Que ele evite dividir o governo com partidos políticos. Foi um erro que cometi e nessa autocrítica que eu faço, após oitos anos, eu acho que para aprovar as matérias na Câmara de Vereadores não precisa dividir o governo com os partidos políticos. Isso só faz comprometer a qualidade da gestão. Então, que se faça uma gestão técnica, onde você possa ter o comando e o controle da gestão e não a divida com partidos políticos. Por outras razões e por outros motivos os partidos votarão com o prefeito na Câmara de Vereadores”, afirmou. O gestor também declarou que após levantar da cadeira no próximo dia 31 de dezembro, buscará a "sobrevivência" e pretende trabalhar na área da comunicação. "Agora [depois do fim do mandato] é cuidar do ganha-pão, buscar um trabalho no rádio e na TV, que é a nossa vocação", afirmou.

Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada no Maranhão


Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada no Maranhão
Foto: Uiliene Araújo / Reprodução
Fotos de alunos com guarda-chuvas abertos dentro de uma sala de aula enquanto faziam prova e divulgadas nas redes sociais por uma professora levou a docente a ser demitida. Segundo reportagem do G1, o caso ocorreu em uma unidade educacional do município de Imperatriz, no Maranhão. As imagens causaram impacto e ganhou repercussão na cidade. De acordo com o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a prefeitura encerrado na última sexta-feira (26), após a publicação das fotos, por conta de “atos de conduta incabível”. A professora afirmou que a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, argumentou. Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares