quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Candidato a deputado estadual morre em acidente na BR-349

Candidato a deputado estadual morre em acidente na BR-349
Foto: Bahia Notícias
O vereador de Luis Eduardo Magalhães e candidato a deputado estadual Ondumar Marabá (PSC) morreu em um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (25), na BR-349, ligação entre a BR-020 e Correntina. Segundo o presidente do PSC baiano, Eliel Santana, a mulher do vereador e um pastor também estavam no veículo e não resistiram aos ferimentos. “Nós estamos de luto”, lamentou o líder partidário.
Ondumar já cumpria o segundo mandato na Câmara Municipal.  Ele estava em um carro com plotagem da campanha, que colidiu frontalmente com uma Kombi que transportava bananas. Não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do outro veículo e da causa do acidente. 

Lula nega ser chamado para depor: 'É a primeira vez que alguém é convidado pela imprensa'

por Valmar Hupsel Filho e Carla Araújo | Estadão Conteúdo
Lula nega ser chamado para depor: 'É a primeira vez que alguém é convidado pela imprensa'
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (24), após sair de comício em Santo André, na Grande São Paulo, que não recebeu convite para depor à Polícia Federal em um dos inquéritos complementares do mensalão. Ao ser questionado pela reportagem se iria prestar o depoimento, respondeu: "Quando eu for convidado, meu amor. Eu não recebi nada." Lula participou de dois comícios do candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha. À noite, o ex-presidente disse estar "tranquilo", mas viu conotação política na divulgação do caso. "Certamente, o objetivo de quem manda vocês fazerem a pergunta para mim é eleitoral. O que não é o comportamento da Polícia Federal", afirmou. "Quando você quer fazer uma investigação séria, você não se preocupa com o período eleitoral. Não tem data, não tem limite, não tem eleição. Eu estou tranquilo." A tentativa dos federais de ouvir Lula foi noticiada ontem. Há sete meses, policiais tentam ouvir o ex-presidente no inquérito que investiga a suspeita de repasses ilegais da Portugal Telecom ao PT. Lula ironizou a situação: "É a primeira vez que alguém é convidado pela imprensa." Havia previsão de que o depoimento ocorresse hoje em Brasília. Mas Lula não vai aparecer, segundo Paulo Okamotto, diretor do Instituto Lula. "Depois da eleição, talvez", afirmou. Como ex-presidente, o petista tem prerrogativa de negociar quando será ouvido pelos policiais. A investigação foi aberta a pedido do Ministério Público Federal com base em denúncia do operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza. Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República em 2012, Valério acusou o petista de intermediar pagamento de R$ 7 milhões da telefônica ao PT. O objetivo seria pagar dívidas de campanha. O conteúdo do depoimento foi revelado pelo Estado em 11 de dezembro daquele ano. Lula não é alvo da investigação em andamento. A ideia da PF é ouvi-lo como testemunha. O ex-presidente é o principal cabo eleitoral de Dilma e Padilha. Nos últimos dois dias, Lula percorreu três cidades para pedir votos aos petistas. Ontem, foi a Mauá e Santo André; na terça, a Guarulhos. Todas são administradas pelo PT. A ideia é reforçar o voto petista no Estado em que Dilma tem alta rejeição e Padilha não decola nas pesquisas. Em Mauá, Lula disse que o povo "tem obrigação moral" de reeleger Dilma e que é "companheiro" de todos os candidatos. "Quem está falando aqui é um companheiro de Aécio e um companheiro de partido de Marina", afirmou. O ex-presidente disse que, à exceção do tucano e "daquele baixinho do aerotrem, todos foram do PT". Lula também contou ter sido abordado por um eleitor que disse que Marina o ama. O petista respondeu que também ama a ex-ministra, mas eleição não se resolve com amor. "Se fosse assim, eu escolhia a Marisa." 

Fiocruz solta mosquitos contaminados com bactéria para controlar dengue

Fiocruz solta mosquitos contaminados com bactéria para controlar dengue
Foto: Gutemberg Brito/Fiocruz/Divulgação
Uma ação da Fiocruz para combater a dengue soltou mosquitos contaminados com a bactéria Wolbachia. O organismo está presente em 60% dos insetos Aeges aegypti do mundo e é inofensiva ao ser humano.

Cientistas acham vapor em planeta do tamanho de Netuno

por Fábio de Castro | Estadão Conteúdo
Cientistas acham vapor em planeta do tamanho de Netuno
Foto: Ilustrativa
Um grupo internacional de cientistas descobriu vapor dágua na atmosfera de um planeta cerca de quatro vezes maior do que a Terra, localizado fora do Sistema Solar. É a primeira vez que pesquisadores conseguem identificar componentes químicos na atmosfera de um planeta tão pequeno. O estudo foi publicado na edição de ontem da revista Nature. O trabalho foi liderado pelo astrônomo Drake Deming, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), que é especialista no estudo de exoplanetas - como são chamados os que têm órbitas em torno de estrelas fora do Sistema Solar. O exoplaneta, batizado de HAT P-11b, fica na direção da constelação do Cisne, a cerca de 124 anos-luz da Terra. No estudo, foram usados os telescópios espaciais Hubble, Spitzer e Kepler. A busca de água em exoplanetas é considerada importante pelos astrônomos porque sua presença, embora não garanta o surgimento da vida, é precondição para sua existência. O exoplaneta HAT P-11b tem aproximadamente o tamanho de Netuno, um manto de gelo e uma atmosfera gasosa.

Porco de duas cabeças causa comoção em Livramento

Porco de duas cabeças causa comoção em Livramento
Foto: L12 Notícias
Um porco com duas cabeças e três orelhas nasceu em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, em uma ninhada de nove filhotes, mas morreu pouco depois do parto. De acordo com informações obtidas pela reportagem do L12 Notícias, o fato só foi notado por um zelador da propriedade, localizada numa comunidade rural próximo do povoado da Barrinha. O fato causou estranheza aos donos do animal que nunca tinham visto algo parecido. “É um fato realmente inusitado que deixa a gente sem palavras, assim como nascem bebê com anomalias, assim também acontece com os animais”, disse 'seu' Antônio.  O animal, que tem duas bocas e quatro olhos, pesando cerca de 1,5 quilos, se encontra guardado numa câmara frigorífica e um veterinário deverá ser acionado para verificar a situação.

Crise no PSB faz vice de Marina cancelar agenda

por Luciana Nunes Leal | Estadão Conteúdo
Crise no PSB faz vice de Marina cancelar agenda
Foto: Agência Brasil
O candidato a vice-presidente da República pelo PSB, Beto Albuquerque, cancelou a agenda de campanha que cumpriria nesta sexta-feira (26) em Minas Gerais ao lado da candidata Marina Silva para tentar resolver a crise instalada no partido desde que o presidente da legenda, Roberto Amaral, convocou o diretório nacional para eleger o novo comando da legenda, na próxima segunda. Albuquerque, vice-presidente do PSB, disse que a convocação é "inoportuna" e que o partido deve estar totalmente focado na disputa presidencial. Amaral, que tenta continuar à frente do PSB, argumenta que a data tinha sido marcada pelo ex-governador, candidato à Presidência da República e presidente do partido Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo em 13 de agosto. Os socialistas passarão a sexta em reuniões em São Paulo na tentativa de resolver o impasse. "Esta convocação, sobre a qual não fui consultado, está desconectada do momento. É inoportuno nessa hora eleger o presidente do PSB. É hora de eleger a presidente da República. Eduardo marcou esta data porque seria reeleito. Qual é o problema de adiar a eleição no partido? O que não pode é adiar a eleição presidencial. Isso desmobiliza. O diretório tem 110 integrantes, a grande maioria disputando eleição", afirmou Albuquerque. O candidato a vice disse não ser contra a reeleição de Amaral e negou que esteja articulando uma chapa de oposição. No entanto, defendeu que Pernambuco, Estado de Eduardo Campos, tenha peso importante no processo de formação do novo comando partidário. "Pernambuco tem que entrar na discussão pelo peso que tem, porque deve eleger o maior número de deputados federais e estaduais do PSB, e pelo dever moral que o partido tem com esse Estado", afirmou Albuquerque, depois de participar com Marina da visita à Central Única das Favelas (Cufa), em Madureira, na zona norte do Rio.

Souto diz que não vai 'criar secretaria só para atender um partido'

por Fernando Duarte/ Luana Ribeiro
Souto diz que não vai 'criar secretaria só para atender um partido'
Foto: Glauber Guerra/Bahia Notícias
Candidato ao governo do Estado pela coligação "Unidos pela Bahia", Paulo Souto (DEM), destacou saúde, segurança pública e educação como setores prioritários da sua gestão, caso seja eleito. "Até Pernambuco, aqui no Nordeste, conseguiu reduzir os índices de violência. Com a Bahia aconteceu o contrário. Você tinha em 2006 um índice de violência, de homicídios, que se eu não me engano era alguma coisa na ordem de 22, 23 homicídios por 100 mil habitantes. Os últimos números do Mapa da Violência mostram índices na ordem já de 42 [por 100 mil habitantes]", criticou. Um dos postulantes com maior número de partidos entre seus apoiadores, afirmou que a vontade das siglas 'não será soberana' em seu governo."Então os partidos vão participar do governo? Vão participar sim. Mas a vontade dos partidos não vai ser soberana. Eles sabem disso. Primeiro o mérito, a capacidade de realmente poder realizar com competência a gestão de cada secretaria. Agora tem uma coisa que eu não vou fazer: criar secretaria, só para atender um partido", prometeu ele, que acrescentou que isto foi feito, na administração de Jaques Wagner (PT), "há seis meses do governo terminar".

LAURO DE FREITAS CONTARÁ COM AGÊNCIA DO BANCO DO NORDESTE NA ESTRADA DO COCO

A cidade continua a avançar no crescimento econômico, tanto que nos últimos meses o município tem registrado números favoráveis. Na manhã desta quarta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) promoveu um encontro com representantes do Bando do Nordeste do Brasil (BNB) na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan). Na ocasião o prefeito Márcio Paiva conduziu a reunião, que tratou de assuntos ligados à abertura de uma agência do BNB no Shopping & Feira, situado na BA-099 (Estrada do Coco), nas imediações da Avenida Fortaleza.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, destacou que o encontro foi favorável, pois com a parceria firmada com o Banco do Nordeste do Brasil será possível disponibilizar para os microempreendedores o acesso de linhas de crédito, através de “Crediamigo”.
De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, a chegada do BNB será importante, principalmente pela oportunidade de potencializar as ações que a PMLF está desenvolvendo junto aos ambulantes. “Fizemos um recadastramento dos ambulantes. Agora no próximo passo iremos proceder o licenciamento deles com a possibilidade do acesso a linhas de crédito”, pontua. 
Segundo o gerente de governo da Superintendência na Bahia do BNB, Jorge Luiz Cardoso, a parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas será benéfica para a população, pois a instituição está estudando a possibilidade de financiamento do município, por exemplo, para a melhoria de vias. “Teremos a inauguração da agência do BNB no mês de dezembro”, destaca.

SER GAY NÃO É ESTRANHO. ESTRANHO É A HOMOFOBIA!” É O TEMA DA 8ª PARADA GAY

Milhares de pessoas estão sendo esperadas na 8ª Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas, que traz o tema “Ser gay não é estranho. Estranho é a homofobia!”. Ao som de Djs, muita música eletrônica e da banda M18, o evento será realizado neste domingo (28), das 14h às 20h, com saída da Estrada do Coco, nas proximidades da Loja Mega Insinuante. Amadrinhado pela jornalista esportiva da Band, Juliana Guimarães, a festa terá como princesa a secretária municipal de Ação Social, Josy Cruz e como embaixatriz a jornalista da Record Yula Braga.

O reinado da festa contará ainda como Genilson Site dos Terços como padrinho e Cris Montenegro como rainha. Participantes percorrem o contra fluxo da Avenida Beira Rio, finalizando na região da Concha Acústica Roger Batera, no Centro. Conhecido por ser o evento da paz, já que não há registros de ocorrências policiais, o momento está sendo muito esperado por munícipes e representantes da comunidade LGBT. Autoridades públicas municipais prometeram participação no evento.  
Durante o percurso, os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) realizarão uma ação educativa com distribuição de folders informativos sobre saúde e preservativos. A Prefeitura também disponibilizará um efetivo de 40 guardas municipais para promoção da segurança do patrimônio público e apoio no patrulhamento do desfile.
EVENTO:
O que: 8ª Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas;
Quando: domingo (28);
Horário: 14h às 20h;
Concentração: Estrada do Coco, proximidades da Loja Mega Insinuante.

ANIVERSARIANTES DO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2014

MAIRA PIMENTEL

ISA  MARIA

LENE MORENA

OSVALDO PEREIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares