segunda-feira, 10 de julho de 2017

Aparelho que assume funções do pâncreas chega ao Brasil

O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, de acordo com dados recentes do  Ministério da Saúde. Significa que 8,9% da população sofre da doença — eram  5,5%  em 2006. Ao todo, estima-se que há mais de 14 milhões de homens e mulheres vivendo com diabetes e, a cada ano, surgem 60 mil novos casos no país.   Assegurar que os níveis de glicose no sangue estejam sempre adequados é um desafio para a maioria desses pacientes. A  hipoglicemia (queda drástica destas taxas de açúcar no sangue), por exemplo, pode levar à perda de consciência, convulsões e, em casos mais graves, ao óbito. A boa notícia é que agora eles poderão contar com uma novidade: a primeira bomba de infusão de insulina (equipamento computadorizado e portátil), com liberação contínua do hormônio em pacientes diabéticos que, pela primeira vez, é capaz de suspender o hormônio antes do episódio de hipoglicemia– evitando, assim, até 75% destes casos.  “Qualquer paciente com diabetes tipo 1 pode vivenciar, a cada ano, de 30 a 50 episódios de hipoglicemia. Antes de chegar nesta situação, o sistema desliga e evita que ele corra este risco. É inovador”, aponta Denise Franco, endocrinologista e diretora coordenadora do departamento de educação da Associação Diabetes Brasil (ADJ). De tamanho de um celular, o aparelho é o primeiro no país a, automaticamente, suspender a infusão de insulina quando prevê uma crise de hipoglicemia e a reiniciar a administração do hormônio quando a taxa de glicose volta a atingir um nível seguro.  “Sem dúvida é um passo à frente para um dia chegarmos no caminho do pâncreas artificial”, observa Freddy Eliaschewitz, endocrinologista. Já existem bombas de insulina no Brasil. Essa, no entanto, é a primeira de circuito fechado, ou seja: o glicosímetro (que mede o nível de glicose, ou açúcar no sangue) e a bomba de insulina (que libera a insulina na corrente sanguínea) estão no mesmo sistema e se “comunicam”. O glicosímetro avisa a bomba de insulina o quanto de insulina o corpo está precisando, ou se é necessário interromper a entrega da mesma, evitando o episódio de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), que pode causar desmaios, coma e até levar a óbito.
Dispositivo:  Fabricado pela irlandesa Medtronic, a bomba MiniMed 640G libera insulina através de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como conjunto de infusão), colocada sob a pele do paciente. Com uma espécie de dispositivo inovador, o sistema imita a forma como um pâncreas saudável fornece insulina ao corpo.  Com base nos valores de glicose enviados pelo sensor a cada cinco minutos,durant 24 horas por dia, a tecnologia SmartGuard do sistema MiniMed640 consegue prever, com 30 minutos de antecedência, quando o nível de glicose do paciente estará próximo do limite mínimo e, assim, interrompe automaticamente a administração de insulina.  Totalmente personalizável, o novo dispositivo possibilita ao paciente configurar múltiplos limites ao longo do dia, de acordo com suas necessidades individuais, proporcionando conforto e mais proteção contra a hipoglicemia. Quando o nível de glicose no sangue diminui ou aumenta fora dos parâmetros, um alarme de advertência é ativado.  “Nós desenvolvemos esse sistema baseado em quantidades de pesquisa e feedback da comunidade global de diabetes, que está buscando tecnologias mais simples e convenientes, que ajudem a alcançar melhor controle da glicose e a obter mais liberdade”, diz Alejandro Galindo, vice-presidente e gerente geral do negócio de Gerenciamento Intensivo de Insulina da fabricante.  Pessoas de todas as idades com diabetes de tipo 1 ou tipo 2 podem usar a bomba de infusão de insulina. No entanto, um médico deve aconselhar sobre o melhor tratamento para cada paciente.  O Brasil é o terceiro país da América Latina, além do México e Colômbia, a disponibilizar a tecnologia.

Grávidas dançando Despacito para ajudar na dilatação

Prefeitura lança edital da 3ª Mostra de Filmes Educa 7 Minutos



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas lançou o edital da 3ª Mostra de Filmes Educa 7 Minutos. A Mostra tem como objetivo estimular, fomentar e divulgar produções cinematográficas de curta duração de produção de estudantes e jovens.
Para participar o candidato deve ter entre 12 e 29 anos e morar em Lauro de Freitas. Os participantes podem ou não estar matriculados no Ensino Fundamental I a partir da 5ª série, Fundamental II e Ensino Médio.
Os filmes devem ter no máximo 7 minutos de duração, e cada grupo escolar pode escrever até três propostas de filmes inéditas, devendo contar com a participação obrigatória de um Professor(a) / Monitor(a) que deve participar das oficinas formativas específicas para a produção dos vídeos.
Os interessados já podem realizar a inscrição que segue aberta até o dia 5 de agosto de 2017 e devem ser realizadas no Centro de Formação Profissional (CEFOC), localizado na Rua Arnaldo Sales, nº 136, Itinga. 
O lançamento oficial do edital acontecerá na próxima terça-feira (11), no Cine Teatro da Cidade. 

Fonte: DOM 

Marinha emite alerta de mau tempo; ondas chegam a 4,5 metros em Salvador

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) emitiu na manhã desta segunda-feira (10) diversos avisos de mau tempo para algumas áreas da região Nordeste. No trecho entre Caravelas, no extremo sul da Bahia e Salvador, há previsão de mar grosso, ondas de até 4 metros até às 9h da próxima quarta (12). Entre Salvador e Natal (RN), o alerta foi de mar muito grosso, com ondas de até 4,5 metros até as 21h da quarta (12). Nas duas áreas (entre Caravelas e Natal), também serão ventos fortes, com rajadas de 61 km/h até as 9h desta terça-feira (11). Já na zona litorânea entre Vitória (ES) e Ilhéus, no sul da Bahia, está prevista ressaca, com ondas de até 2,5 metros até as 9h desta terça-feira (11). Entre Ilhéus e Touros (RN), a ressaca dura até as 9h da próxima quarta-feira (12), com ondas que atingem até 3 metros. 

Artistas lançam site para pressionar deputados pela denúncia contra Michel Temer

Um grupo de artistas lançou nesta segunda-feira (10) um site para pressionar os deputados federais a votarem a favor da admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva. A página indica a intenção de voto de cada parlamentar e exibe os contatos de cada um deles, como e-mail, telefone do gabinete e páginas nas redes sociais. Os artistas lideram um movimento batizado de #342, em referência ao número de apoios necessários para que a denúncia contra o presidente seja apreciada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Na semana passada, eles já haviam se mobilizado para pressionar o relator da denúncia contra Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Artistas como Valesca Popozuda, Aline Moraes, Paula Lavigne, Caetano Veloso, Fernanda Lima e Letícia Sabatella, publicaram imagens com a hashtag #ZveiterEstouDeOlhoEmVoce.

Ilhéus: Após parto, mulher relata que um dos seus bebês desapareceu em maternidade

por Ana Cely Lopes
Uma mulher que teria dado luz à gêmeos em 24 de junho, afirma que um dos bebês desapareceu em uma maternidade de Ilhéus, região sul do estado. Dona de casa, Cleidiane Silva dos Santos, relatou à delegada substituta Andrea Oliveira, que as ultrassonografias realizadas durante a gravidez, inclusive a última feita no dia 03 de junho, confirmavam que ela tinha gêmeos. Quando ela deu entrada na Maternidade Santa Helena, anexo ao Hospital São José para realizar o parto, uma enfermeira teria avaliado e informado que estava tudo bem com os gêmeos. "Ela falou bem assim: os dois está (sic) bem, porque ela já tinha olhado no negócio [ultrassonografia] que eram dois gêmeos. Ela falou 'tá bem' (sic). Aí ela mandou tomar um banho e ela mandou ir para a sala de parto", afirmou a mãe ao G1. No momento da cesárea, Cleidiane relata ter passado mal e caído no sono. "Eles chegaram com uma criança, ainda no outro dia, porque o neném ficou cá embaixo, no berçário. Eu falei: cadê o outro? Aí ele falou bem assim: 'mas só tinha um'. Eu falei não, porque eu vim para a maternidade para ganhar dois e eu estou aqui com o ultrassom, e eu escutei o coração dos dois lá embaixo, e ela [a enfermeira] falou que os dois estava (sic) bem. E como é que vocês aparecem aqui com uma criança só?", disse. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Ilhéus. "Estamos apurando se a ultrassonografia está errada e ela só tinha um bebê ou se o sumiço ocorreu na maternidade", informou Andréa Oliveira. Segundo a titular, a polícia solicitou o prontuário, o nome completo da equipe que atendeu Cleidiane e já entrou em contato o médico que fez o ultrassom em que constavam os dois bebês. "Chamaremos todos para depor. Entramos em contato com o diretor do hospital, mas até agora estamos aguardando resposta", disse. Apesar de o parto ter ocorrido no dia 24, Cleidiane só conseguiu ir à delegacia realizar a queixa na primeira semana de julho. "Ela foi à maternidade ter a criança sozinha, o pai do bebe bebê está preso, ela não tem auxílio dos familiares. Como teve uma complicação no parto ela passou uma semana internada e diz só ter conseguido vir agora", falou. Abalada, Cleidiane explicou ao G1 que está com sentimento "De revolta e de tristeza, porque eu não posso fazer nada".

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares