terça-feira, 3 de abril de 2012

Vereador pede criação de CPI para a questão do Equus Clube do Cavalo‏


Tribunal de Justiça da Bahia decide por liminar que impede a dissolução do Clube e a venda do terreno.
 A sessão da Câmara de Vereadores na tarde desta terça, (03/04), foi marcada por uma séria denúncia do vereador Lula Maciel (PT) que pediu a criação de uma CPI para a questão do Equus Clube do Cavalo, em Vilas do Atlântico. Mudanças recentes no Plano Diretor transformaram a área verde, de quase 33 mil m2, em Zona Especial Interesse Ambiental (ZEIA), porém, novas informações agravaram o que tem sido visto como uma tentativa de dissolução da diretoria para a venda do terreno.O vereador Lula acompanhou, pela manhã, no Tribunal de Justiça da Bahia, junto com a comissão de mobilização em defesa da permanência do Clube do Cavalo, a votação que garantiu a liminar que impede a dissolução do clube e que agora, só poderá ser derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).Segundo informações levantadas pelo vereador, a área que hoje é ocupada pelo Equus foi doada pela prefeitura com finalidade específica e, em caso de dissolução do Clube, a área deverá ser devolvida ao poder público. “Por alguma razão, não se encontrou ainda o termo de doação e, se não se encontrou o termo de doação, podemos dizer que a área não foi doada. Se não foi doada, continua sendo pública”, afirmou o vereador que pediu a criação de CPI para que se investigue a origem, propriedade e função das áreas que correspondem ao Equus Clube da Bahia. “Tem ‘maracutaia’ aí”, afirmou o vereador.
 O vídeo onde Lula Maciel apresenta a denúncia pode ser assistido no próprio site do parlamentar ( www.lulamaciel.com.br ) que, durante a sessão, propôs também que a Câmara de Vereadores entrasse como parte no processo e aprofundasse as discussões sobre o tema.

Embasa: 88 bairros de Salvador e 10 municípios da RMS ficam sem água nesta quarta

Embasa: 88 bairros de Salvador e 10 municípios da RMS ficam sem água nesta quarta
Empresa realiza ajustes na rede
A Embasa interrompe a partir das 5h desta quarta-feira (4), o fornecimento de água em 88 bairros de Salvador e em dez municípios da Região Metropolitana (RMS). De acordo com a empresa, a suspensão dos serviços é por conta da duplicação das adutoras de água tratada e bruta, responsável pelo fornecimento de 60% do recurso para a capital e para a RMS. Segundo a companhia, o abastecimento deverá ser regularizado no início da manhã da quinta (5). Em nota, a Embasa informou ainda que priorizará o envio de carros-pipa para hospitais, creches e escolas afetados pela interrupção do fornecimento de água.

DEU NO BLOG DE LAU - Em greve, professores acampam na Câmara Municipal de Lauro de Freitas

OS PROFESSORES DIZEM QUE SÓ SAEM DE LÁ QUANDO A SESSÃO EXTRA ORDINÁRIA MARCADA PARA AMANHÃ ÁS 10:00 HS.  ACONTECER.
OS GREVISTAS RECEBERAM LANCHES DE PARTIDOS QUE APOIAM A GREVE E PROMETEM FICAR LÁ A NOITE TODINHA.
O PTN DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ( EM SALVADOR ) "BACELAR" MARCOU PRESENÇA E LEVOU MERENDINHA PARA OS GREVISTAS, ESSE AI É O RAI  PRESIDENTE DO PTN APOIANDO A GREVE
 ESSE AI É VALDIR PRESIDENTE DA ASPROLF E FAZ PARTE DO DIRETÓRIO DO PSC BASE DA PREFEITA MOEMA GRAMACHO,  E AI ??
A OCUPAÇÃO É PASSIFICA ELES DIZEM QUE SÓ QUEREM O QUE TEM DIREITO E VÃO LUTAR ATÉ O FIM.

Parceria com o Governo do Estado garante melhorias para Lauro de Freitas

Após reunião na CONDER, vereador Lula Maciel comemora as boas notícias para Vila Praiana, Chafariz e Lagoa da Base 
O vereador Lula Maciel (PT) vem ampliando as parcerias e intensificando as ações por melhorias em diversos bairros do município. Após visitar a CETREL, em Camaçari, e participar do “I Encontro dosMunicípios com o Desenvolvimento Sustentável”, realizado em Brasília, Lula esteve reunido, durante a tarde de segunda-feira (02/04), na CONDER com Adriano Peixoto, coordenador da DIPRE, Jussara dos Santos, Assessora de Relações Institucionais – DIPRE, Eliakim Pinheiro,Técnico da SUBAN, Cássio Antonio Cerqueira e Jorge Falcão, engenheiros, além de Marcos Ribeiro, Administrador Regional de Vila Praiana. 
O objetivo da reunião foi trocar informações visando acelerar o processo de execução de alguns projetos já iniciados em parceria com o Governo do Estado. Dentre eles a revisão do projeto de pavimentação e drenagem para as ruas Maraú e da Irmandade, em Vila Praiana. Em fase de licitação, e também abordado por Lula no encontro desta segunda, estão os prédios para remanejamento das famílias na Lagoa da Base. Outra boa notícia, e que vem sendo acompanhada com atenção pelo parlamentar, é o sistema cicloviário de Lauro de Freitas. O projeto executivo da “Cidade bicicleta”, que inclui ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, estações de aluguel e paraciclos, está relacionado com a questão da mobilidade urbana e ligação com a cidade de Salvador através de uma malha cicloviária distribuída pelos principais corredores viários das duas cidades. Tem previsão para ser apresentado em um mês. Segundo Maciel, o município já prevê ciclovias através do Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) para áreas residenciais e principais vias Urbanas. “O projeto ‘Cidade bicicleta’ será um grande avanço para o nosso município. Graças a implantação de ciclovias e estruturas de apoio para os usuários de bicicletas teremos melhorias significativas para o sistema de transporte, meio ambiente e saúde da população.”, disse o vereador.
Crédito fotográfico: Hendrik Aquino

Jogos Nacionais da Diversidade são lançados na Bahia

Lançados na noite sexta-feira, (10), na Casa do Trabalhador de Lauro de Freitas BA, os Jogos Nacionais da Diversidade LGBTs– JODS 2012, realizado pelo Comitê Desportivo GLS Brasileiro CDG Brasil. Participaram do evento, Ney Campello da Secretária para a Copa (SECOPA); o presidente do Comitê Desportivo Brasileiro GLS – CDG Brasil, Érico Santos; o presidente do GGLF, Alex Fraga, dentre outras autoridades.

Nesta noite ainda foram lançados também os “Jogos da Diversidade 2012 – Etapa Bahia”: evento que acontecerá em Lauro de Freitas entre os dias 07 e 10 de junho de 2012 e será uma etapa preparatória para os Jogos Nacionais da Diversidade LGBTs (JODS 2012), cuja realização será na cidade de Campo Grande – MT no segundo semestre deste ano.Na Bahia, o coordenador do Comitê Organizador dos JODS é o fundador e ex-presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas (GGLF) Franklin Silva, que tem se destacado de forma combativa na luta pelo respeito à diversidade sexual. Silva, por diversas vezes, esteve à frente da Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas e de programas de combate a DST/AIDS, além de ter sido candidato a vereador desta cidade.

Érico relata que a Bahia será a responsável por toda articulação da região Nordeste do Brasil no que tange a realização dos Jogos Nacionais da Diversidade LGBTs e ressalta a liderança de Franklin a frente do Comitê Desportivo GLS da Bahia.  A expectativa de Érico Santos é que as edições dos Jogos Gays sejam anuais. Ele comentou que já existem eventos com esta temática ocorrendo em outros países, principalmente na Europa e na América do Norte.Um dos temas mais importantes, segundo Franklin, sobre a importância da realização de um evento deste porte é o apoio ao combate do preconceito e a violência praticada ao público LGBT. Ressaltou também a importância de Lauro de Freitas neste cenário esportivo e a facilidade logística que a localização dessa cidade propõe.Em conjunto a Parada do Orgulho Gay de Lauro de Freitas, realizada anualmente, torna-se mais uma forma de promover o respeito à diversidade da população brasileira e em atenção ao combate a homofobia, pilares que sustentam uma nova sociedade consciente, segundo Érico Santos.

Hoje 03/04/2012 foi assinada a Ordem de Serviço para a Construção da Passarela em Frente ao Hospital Geral Menandro de Faria.


Esta passarela é uma reivindicação antiga da População de Lauro de Freitas, a Obra já foi iniciada e deve ficar pronta em 06 (seis) meses segundo o Secretártio da casa Civil Rui Costa.
O Secretário Rui Costa falou também que o Metrô chegará até a localidade das Lojas Insinuante em Lauro de Freitas, atendendo o pedido da atual Gestão Municipal.

A Prefeita Moemacho pediu que o Governo do estado da Bahia divulgasse a informação dada pelo Secretário Rui, quando fala que o Metrô chegaria até Lauro de Freitas.
Estiveram presentes na atividade o Presidente da Camara de Vereadores de Lauro de Freitas Antônio Rosalvo, o Vereador Alexandre Marques, o Vereador Gilmar Oliveira, o diretor Geral do Hospital Menandro de Faria Dr. Rogério Medrado, Secretarios Municipais dentre outras autoridades.
 
Por: Emerson Lima - RMS TODODIA

DEU NO G1 - BA - Sem acordo com prefeita, professores mantêm greve em Lauro de Freitas


Greve deixa 33 mil alunos sem aulas em Lauro de Freitas, na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Greve de professores começou nesta segunda
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Terminou sem acordo a reunião entre a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e os professores municipais, ocorrida nesta tarde de segunda-feira (2), no Espaço de Cultura de Portão, região metropolitana de Salvador.
O encontro foi marcado para tentar reverter o impasse sobre o pedido de reajuste salarial exigido pela categoria, cujo não pagamento é o motivo para a paralisação das aulas nas 64 escolas da cidade, iniciada nesta manhã.
Os trabalhadores exigem o cumprimento do piso estabelecido pelo MEC acrescido de gratificações integrais que variam entre 50% e 60%, benefício que, segundo o sindicato da categoria, é garantido por lei municipal. "Ela apresentou a mesma proposta de modo diferente. Propôs tirar a gratificação, colocar o vencimento base, para dizer que está cumprindo a lei do piso. Vamos procurar outras instâncias, como a Justiça, para resolver. O governo está intransigente", afirma Valdir Silva, coordenador do Sindicato de Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino em Lauro de Freitas (Asprolf).
Cerca de 2.500 profissionais decretaram greve por tempo indeterminado em assembleia realizada na sexta-feira (30). A categoria já havia realizado paralisação de advertência na semana passada, suspendendo as atividades de quarta (28) a sexta.
Em nota, a prefeitura informou que apresentou proposta de pagar o piso estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), de R$ 1.451,00, mais 27% de gratificações. Com o reajuste, segundo a gestão municipal, o menor salário pago a um professor no município seria de R$ 1.842,77 e o professor de nível superior receberia valores acima de R$ 3 mil.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares