sábado, 2 de novembro de 2013

Mais 3.000 médicos cubanos vão desembarcar no país

por Aline Bronzati | Agência Estado
Mais 3.000 médicos cubanos vão desembarcar no país
Foto: Reprodução
Mais 3.000 médicos cubanos chegam ao Brasil a partir desta segunda-feira (4) para ocupar vagas remanescentes da segunda etapa do Programa Mais Médicos, informou, neste sábado (2) o Ministério da Saúde. A maior parte desses profissionais, 2.600 médicos, desembarcará no país até o dia 10 de novembro nas capitais onde vão cursar o módulo de avaliação do programa. A chegada dos 400 restantes está prevista para a semana seguinte. Os profissionais vão preencher as vagas, de acordo com o Ministério da Saúde, que não foram ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros. Os 3.000 médicos cubanos devem começar a atuar nos municípios em dezembro. No total, o programa deverá beneficiar mais 10,3 milhões de pessoas que habitam regiões carentes como o interior e periferias de grandes cidades brasileiras. Até março de 2014, a meta do governo federal é atender a demanda por 12.996 médicos. Estão previstas ainda novas seleções neste ano. O programa Mais Médicos envolve hoje 3.664 profissionais. Do total, 819 são brasileiros e 2.845, estrangeiros. Esses profissionais atendem 1.098 municípios e 19 distritos indígenas, sendo a maioria deles no Norte e Nordeste do Brasil. A inclusão de mais 3.000 médicos cubanos permitirá ao programa encerrar 2013 com mais de 6.600 profissionais.

Mais de 600 pássaros são encontrados em porta-malas de carro na BR-101

Mais de 600 pássaros são encontrados em porta-malas de carro na BR-101
Foto: PRF/Divulgação
Seiscentos e treze pássaros foram apreendidos em uma blitz na madrugada deste sábado (2), em Itabuna, no sul da Bahia. Cento e noventa deles já foram encontrados mortos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os animais foram descobertos no porta-malas de um carro que trafegava em um trecho do Km-503 da BR-101. Ainda segundo a PRF, os pássaros estavam em pequenas gaiolas em um Fiat Uno. Segundo o G1, o motorista foi preso e disse à polícia que receberia R$ 500 para transportar os animais, que foram pegos em Medeiros Neto e seriam levados para Sapeaçu, cidades no interior da Bahia. A PRF informou que a maioria dos pássaros (605) são da espécie canário-da-terra. Oito são trinco-ferro. Os animais que sobreviveram foram levados para Centro de Triagem de Animais Sivetres (Cetas), do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Eclipse solar poderá ser visto da Bahia

Eclipse solar poderá ser visto da Bahia
Foto: Divulgação/ Nasa
Algumas localidades do Brasil assistirão neste domingo (3) ao último eclipse solar de 2013. “Só que no Brasil, ele não é um eclipse total”, disse neste sábado (2) à Agência Brasil a astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento.  Isso significa que os brasileiros assistirão à cobertura apenas parcial pela lua. O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico.  Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas. O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON.

VICE-PREFEITO E SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO COMANDA 4º FESMAD

O vice-prefeito e secretário de Administração de Lauro de Freitas, Bebel Carvalho, atual presidente do Fórum de Secretários Municipais de Administração do Estado da Bahia (Fesmad), ministrou, nesta sexta-feira (1°), a palestra "Reestruturação Organizacional da Secretaria de Administração de Lauro de Freitas", durante a 4ª edição do evento.

Durante o encontro realizado no Hotel Mercure (Salvador), com a participação de secretários de 13 municípios baianos, também foram debatidos temas como a Reestruturação Organizacional, Modernização da Gestão, PEC 39 e o Cumprimento do Pacto Federativo e Exigências do TCM.
De acordo com Bebel Carvalho, "o Fórum é de extrema importância para a troca de experiências e união dos gestores de administração do nosso estado". Ainda segundo o vice-prefeito, a próxima edição da Fesmad está prevista para acontecer após o carnaval, em Lauro de Freitas.

Pindobaçu: Homem armado com espingarda, facão e badogue desafia PMs e ameaça moradores

Pindobaçu: Homem armado com espingarda, facão e badogue desafia PMs e ameaça moradores
Foto: Bonfim Notícias
Um homem com uma espingarda, um estilingue e um facão, subiu em uma viatura da Polícia Militar e ameaçou atirar nas pessoas e em policiais que estavam na Praça Pedro Luís, no centro de Pindobaçu, município do norte baiano. O caso ocorreu nesta quinta-feira (31). De acordo com informações do site Bonfim Notícias, a sargento da PM Neide conseguiu dominar o agressor, que foi conduzido à delegacia local. Ninguém ficou ferido. Segundo a reportagem, Silvio Guimarães da Silva, conhecido como Laô, tem problemas mentais e reside no povoado de Cachoeira, na zona rural de Pindobaçu.

Câmara de Santo Antônio de Jesus recebe pacote misterioso com boneco de Vodu

Câmara de Santo Antônio de Jesus recebe pacote misterioso com boneco de Vodu
Foto: Reprodução/Infosaj
Uma entrega no mínimo curiosa foi realizada, na tarde desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, cidade da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações do blog Infosaj, o misterioso pacote foi deixado no local por um mototaxista de identidade desconhecida e continha uma boneca espetada com agulhas, charutos e velas, semelhante ao brinquedo utilizado nos rituais da tradição religiosa Vodu. Ao ser questionado por funcionários sobre o destinatário do objeto, o rapaz contou apenas que foi abordado por uma pessoa na rua e encarregado da entrega. Ainda segundo a publicação, esta não é a primeira vez que instrumentos ritualísticos ocupam a Casa Legislativa do município. Recentemente, pratos de farofa de azeite e balas teriam sido encontrados no prédio. 

‘Perder a virilidade é ainda maior problema’, diz oncologista sobre temor ao exame de próstata

por Francis Juliano
‘Perder a virilidade é ainda maior problema’, diz oncologista sobre temor ao exame de próstata
Ator Samuel L. Jackson pede para homem não ser 'burro' em campanha
Homem que é homem faz exame de próstata. Essa sentença poderia ser rebatida por algum baiano resistente: “Aonde!”. Pois é, aí é que mora o perigo, a ignorância e, pior, o tumor. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais mortífero entre o público masculino brasileiro, atrás apenas do de pele. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam mais de 50 mil casos novos por ano no país, com mais de 12 mil mortes no período. No mundo, a neoplasia é a sexta mais comum e a mais prevalente em homens, e representa 10% do total de cânceres espalhados internacionalmente. Para tentar frear esses índices, o Novembro Azul, evento internacional em defesa da saúde do homem, será permeado de ações para informar a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, responsável pela redução em até 80% dos riscos da doença. Segundo especialistas, o maior inimigo do homem é a ideia que ele tem dele mesmo. “O preconceito em perder a virilidade ainda é o maior problema”, diz o oncologista baiano Alberto Nogueira, do Instituto de Hematologia e Oncologia da Bahia (Ihoba). Caso o tumor de próstata seja descoberto depois de algum tempo, as chances são reduzidas a zero e o temor da perda da virilidade fica mais radical. “Se o homem não fizer o tratamento preventivo aí é que pode ter essa preocupação aumentada. Quando o câncer de próstata estiver avançado o tratamento indicado é a castração”, explicou o médico. O perigo da descoberta tardia é que o tumor pode se expandir para órgãos vizinhos como reto, bexiga e vesículas seminais. 
 

Foto: Divulgação

Dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, ou diminuição do jato da urina são sintomas do tumor. O diagnóstico precoce pode ser feito através de exames de sangue, como o teste do PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico). A idade recomendada para adotar o procedimento anualmente é a partir dos 45 anos, porém casos na família podem exigir o controle antes de se completar 40 anos. De acordo com Nogueira, o procedimento pode ser feito tanto em clínicas como postos de saúde. “Basta ter um médico, uma luva e xilocaína [anestésico]”, relatou.  Os fatores de risco da doença incluem, além de idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, e hábitos alimentares, como alimentação gordurosa; além de sedentarismo e excesso de peso. Outro problema alertado pelo médico é o câncer de pênis. Apesar de ser menos incidente que o de próstata, ocorre com mais frequencia no Nordeste. Nogueira diz que o procedimento para evitar a neoplasia é simples, como uso de água e sabão. “Basta puxar a pele e lavar internamente o órgão”, orienta. A inspiração para o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, dentro das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado dia 17 de novembro. Dali em diante o que o evento tem mais pedido aos homens é saúde, mas, principalmente, coragem.

Musa do Vitória reclama de modelo que 'se passa por ela': 'Essa menina tem problema'

por José Marques
Musa do Vitória reclama de modelo que 'se passa por ela': 'Essa menina tem problema'
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
A pouco menos de dois meses do fim de 2013, o espírito competitivo do E. C. Vitória vai além dos gramados – nos poucos jogos que restam para o fim do Brasileiro – e das eleições para a presidência do clube. Uma das disputas mais acirradas da marca chegou aos ringues dos eventos sociais. De um lado, Hellen Christyan, 27 anos, busto 98, quadril 101, cintura: “hum... não sei”. Do outro, Taís Leite, 32 anos, odeia gente falsa e é do signo de Virgem. A primeira é loira, natural de Santos. A segunda é morena, nascida em Jequié. As duas pelejam pelo posto de modelo favorita da segunda maior torcida do estado. Hellen, ganhadora do concurso de Musa do Vitória promovido pela Globo, acusa Taís de “se passar por ela” como primeiro lugar do certame. A antagonista foi desclassificada por ter participado de mais de uma competição. “Essa menina tem problema comigo desde que pisei em Salvador, não sei nem o porquê”, lamentou a musa do Rubro-Negro ao Bahia Notícias. Segundo a vencedora, Taís, além de “falar mal” dela, a prejudicou em “pelo menos três trabalhos de evento”. “Eu faço presença VIP. Muita gente contratou ela sendo que ela estava se passando por mim”, reclamou, ressentida. “Uns amigos meus disseram: você não é musa nada. Musa é a morena”, entristeceu-se.
 

Foto: Hellen venceu o concurso de Musa | Foto: Globo Esporte / Divulgação
 
Apesar de dizer que “não gosta de exposição” e não pretender entrar com uma ação contra a adversária, Hellen já tem assistência do advogado Rogério Mattos e promete tomar “providências jurídicas” se a situação não for modificada. “Inicialmente não vamos mover ação contra ela. Mas ela comete alguns crimes: difamação, quando fala inverdades sobre Hellen, falsidade ideológica, quando se faz passar por ela, além de provocar danos morais e patrimoniais”, concluiu o defensor. Enquanto isso, a musa planeja o futuro. “Quero fazer um projeto para arrecadar alimentos não perecíveis para doar. Me chamaram para fazer parte das modelos que ficam torcendo para o time. Mas vai juntar um monte de mulher de biquíni para quê? Para os homens ficarem olhando? Vamos fazer com que eles levem alimentos”, considerou. “Nem ao mercado eles [os homens da torcida] vão, pegam lá na casa da mulher deles”, riu. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com Taís Leite na tarde desta sexta-feira (1º), mas não obteve sucesso. 
 

Taís Leite é a concorrente de Hellen | Foto: Divulgação / Facebook

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares