sábado, 2 de março de 2013

Zoológico de Salvador inicia visitação noturna monitorada


Zoológico de Salvador inicia visitação noturna monitorada
Foto: Agnaldo Novais / Secom
A partir desta terça-feira (5) o Jardim Zoológico de Salvador permitirá passeios durante o período da noite. O projeto Zoo Noturno terá caminhadas de uma hora de duração monitoradas por uma equipe de educação ambiental. Só serão permitidos grupos de no máximo 25 pessoas, que ainda participarão de uma palestra sobre fisiologia animal e a importância da preservação das espécies. O coordenador do zoológico, Gerson Norberto, explica que as visitas acontecerão semrpe às terças e quintas, das 18h30 às 20h. "Durante o dia, animais de hábitos noturnos pouco aparecem ou ficam a maior parte do tempo dormindo, por isso montamos uma estrutura especial de iluminação e sinalização refletiva para estender o horário de funcionamento duas vezes na semana", contou em nota. Durante o passeio de cerca de uma hora, as pessoas poderão visualizar os hábitos de animais como jupara, macaco da noite, serpentes, lontras, sariguês, zebras e camelos. As visitas noturnas devem ser previamente agendadas. Informações do A Tarde.

Clínicas e hospitais retomam atendimento a pacientes do SUS


Clínicas e hospitais retomam atendimento a pacientes do SUS
Foto: Reprodução
Após paralisação de dez dias, clínicas e hospitais particulares credenciados em Salvador retomam na segunda-feira (4) o atendimento a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada nesta sexta (1º) após assembleia realizada pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba), Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) e da Federação Baiana de Saúde (Febase). Segundo o presidente do Sindhosba, Raimundo Correia, o retorno ao atendimento demonstra a preocupação das empresas com a população. “Sabemos da importância de nossa colaboração para a saúde pública em Salvador. São 20 mil procedimentos realizados por dia na rede privada, e não podemos negar assistência a quem precisa”, explica. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador mantém uma dívida em aberto com os prestadores que ultrapassa R$ 15 milhões, relativa aos meses de novembro e dezembro do ano passado. Segundo os representantes sindicais, o pagamento referente ao primeiro mês de 2013 foi incompleto.

Quiosques da Arena Fonte Nova não possuem estrutura para receber baianas de acarajé


por David Mendes
Quiosques da Arena Fonte Nova não possuem estrutura para receber baianas de acarajé
Espaços são totalmente fechados |Foto: David Mendes / Bahia Notícias
A notícia em outubro do ano passado de que a comercialização do acarajé estaria fora dos planos da Fifa correu o mundo e diversas manifestações foram realizadas em protesto pelo veto, determinado pela entidade máxima do futebol, que tinha proibido a presença de ambulantes ou qualquer tipo de vendedor em um raio de dois quilômetros da Arena Fonte Nova durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. Após repercussão, a Fifa recuou e permitiu a venda do quitute mais famoso da Bahia e Patrimônio Imaterial Brasileiro nos arredores e até dentro da praça esportiva. Entretanto, conforme apurou o Bahia Notícias, os 39 espaços reservados para a comercialização de bebidas e comidas no estádio, chamados de “quiosques”, não dispõem de estrutura necessária para abrigar as baianas de acarajé. Uma das ausências verificadas é a de exaustores nos espaços, que seriam responsáveis por consumir todo o calor e fumaça produzidos durante a fritura do produto no azeite-de-dendê. Além dos exaustores, outros equipamentos necessários para a produção do acarajé estariam proibidos dentro dos espaços. A determinação, conforme apurou a reportagem, é abastecer os quiosques apenas com alimentos prontos para o consumo, sem que precisem passar por qualquer etapa de produção. Apenas a área dos restaurantes, que serão instalados na parte superior de frente para o Dique do Tororó, contará com estrutura suficiente para preparar alimentos em todas as suas fases de produção.
 

Apesar dos contratempos, o presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara, garantiu que o torcedor que desejar comer acarajé durante as partidas de futebol organizadas pela Fifa ou em qualquer outro evento na Arena, considerada de multi-uso, poderá escolhê-lo no cardápio. “Ney Campelo [secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo de 2014] garantiu a baiana na Copa do Mundo. Não sou eu, um humilde presidente de Arena, que vou dizer que não terá acarajé na Arena Fonte Nova. Não sei como é que vamos fazer isso, mas não ter acarajé dentro da Arena seria um absurdo. Nós vamos ter uma equação para que o acarajé seja incorporado como iguaria do cardápio da Arena Fonte Nova. Seria um absurdo se fosse diferente”, garantiu. Já o chefe da Secopa, em entrevista ao Bahia Notícias, revelou que já deu início às conversas com a empresa que ficará responsável pela administração dos quiosques. Segundo o chefe da pasta, assuntos como segurança e formas de comercialização do acarajé já estão sendo discutidos com a companhia. “De alguma forma garantiremos a venda do acarajé dentro do estádio. Até mesmo se for necessário produzí-lo em um outro lugar, mas a comercialização está garantida dentro e fora da Arena Fonte Nova”, afirmou. Caso prevaleça a determinação de comercializar apenas produtos prontos para o consumo nos quiosques, o acarajé perderá o seu simbolismo, já que, tradicionalmente, o quitute tem que ser consumido ainda quente, logo após a retirada do tacho com azeite-de-dendê. Apenas os acompanhamentos como o camarão, vatapá, caruru e a salada - produzidos com antecedência - são aceitáveis em temperatura ambiente. Neste caso, para se tentar manter a tradição, o forno de micro-ondas poderá ser a solução.
 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares