sexta-feira, 21 de junho de 2013

ANIVERSARIANTES DO DIA 21 DE JUNHO DE 2013 - ELENITA ANDRADE E HELENA SOLLERO

ELENITA ANDRADE
HELENA SOLLERO
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Carro do governo da Bahia “atira” em meio a protesto. Veja vídeo


O protesto que começou pacificamente na tarde da última quinta-feira (19), em Salvador, foi marcado também por vários atos de vandalismo. O Bocão News cobriu o movimento e flagrou ônibus sendo incendiado na Avenida Centenário e na Federação, pontos de ônibus destruídos, um veículo da Fifa apedrejado e um assalto feito por cerca de 50 homens que arrombaram e destruíram a loja Chilli Beans da Avenida Carlos Gomes.


A violência não foi praticada apenas por vândalos que se infiltraram no protesto. Servidores do estado, que estavam em um carro do Governo da Bahia, deixaram em pânico manifestantes que seguiam pela localidade do Politeama. A ação terrorista foi gravada e publicada nas redes sociais. Nas imagens, um dos ocupantes do carro do estado, de placa OKU8877, que tentou trafegar entre os manifestantes, fez vários disparos para o alto e deixou todos assustados. Confira o momento no vídeo:

VISTA-SE BEM NA LOJA MORENA BELLA

Visita da presidente Dilma à Bahia é adiada a pedido de Jaques Wagner


Visita da presidente Dilma à Bahia é adiada a pedido de Jaques Wagner
Foto: ABR
Após um dia de intensos protestos e conflitos entre a população e policiais militares em Salvador, o governo da Bahia anunciou o cancelamento da visita da presidente Dilma à Bahia. Ela viria à Bahia nesta sexta-feira (21) para lançar o Plano Safra Semiárido e entregar ônibus escolares, tratores e retroescavadeiras.  O cancelamento foi um pedido do próprio governador Jaques Wagner que alegou que os festejos juninos e a Copa das Confederação eram motivos para o adiamento. Uma nova data para a vinda da presidente à Bahia ainda não foi marcada.Também foi cancelada a visita que a presidente faria ao Japão na próxima  segunda-feira (24). Ao contrário do que diz o governo da Bahia, a assessoria da Presidência da República diz que Dilma quer ficar no Brasil para acompanhar as manifestações.

Salvador vira palco de guerra; população condena ação da polícia

por Alexandre Galvão

Fotos: Patrick Silva
 
O que poderia ser mais uma passeata pacífica e um show de civilidade se transformou em um quebra-quebra nesta quinta-feira (20). O trajeto previsto – iniciado no bairro do Campo Grande, passando pelo Politeama, Nazaré até a Ladeira da Fonte Nova - foi, por alguns manifestantes, desviado para a Avenida Sete de Setembro, o que, já no começo da caminhada, causou uma divisão no grupo de cerca de 20 mil pessoas.
 

Quando o grupo de pessoas que decidiu ir pela Avenida Sete de Setembro, chegou à Avenida Joana Angélica foi surpreendido por uma barreira policial que começou a disparar bombas de gás lacrimogêneo e avançar sobre os manifestantes, que, até o momento, seguiam de forma pacífica. Com a ação ofensiva por parte da força militar, os manifestantes começaram a atirar pedras e outros objetos contra o grupamento. A tropa de choque avançou lentamente, e forçou que a multidão se deslocasse para a frente do Shopping Lapa, onde, um pequeno grupo, depredou pontos de ônibus e placas de sinalização. Quando questionado pelo Bahia Notícias sobre a ação da polícia, Valter Altino, ativista do Movimento Passe Livre, disse que "não existe mudança pacífica" e que essa já era uma reação esperada.
 

No bairro dos Barris o mesmo enfrentamento aconteceu. Segundo Marcos Araújo, estudante de Direito, a Polícia de Choque abriu a barricada que fica na região do Dique do Tororó e deixou alguns manifestantes entrarem. "Ninguém invadiu", ressaltou. "Quando as pessoas começaram a entrar, eles começaram a jogar bomba, spray de pimenta, tudo", contou em entrevista ao BN. Depois da ação militar, o que se viu pela cidade foi um rastro de destruição em protesto contra a violência sofrida no movimento pacífico. Cerca de três bancos na Avenida Sete e uma loja, também no mesmo local, foram destruídos. Na Praça do Campo Grande, pontos de ônibus e lixeiras se encontravam quebrados e um rastro de lixo estava espalhado pela pista. Para João Victor, estudante do Bacharelado de Saúde, a atuação da Polícia pode ser considerada como "terrível". "Policia despreparada e desrespeitosa. Não queria nem saber quem estava sendo vândalo, apenas atacava todo mundo. Covardes", disse. Durante todo o percurso, a equipe do Bahia Notícias tentou conversar com diversos policias, mas todos se recusaram a dar alguma declaração.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares