sábado, 26 de julho de 2014

ANIVERSARIANTES DO DIA 26 DE JULHO DE 2014

TAIS ALMEIDA

HOSANA CARVALHO

BRUNO CÉSAR

YURI CARVALHO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Disputa para governador faz com que prefeita de São Gabriel fique em oposição ao pai

Disputa para governador faz com que prefeita de São Gabriel fique em oposição ao pai
Foto: Sertão Baiano
O processo eleitoral para o cargo de governador da Bahia entre Paulo Souto (DEM) e Rui Costa, colocou frente a frente a prefeita de São Gabriel, Gea Rocha (PSD), e o seu pai e ex-prefeito da cidade, Edes Rocha, filiado ao DEM. O democrata apoia Souto, enquanto a filha aposta no sucesso da continuidade do petista, que foi secretário da Casa Civil do governo Wagner. “Sou presidente municipal do Democratas e tenho convicção de que Paulo Souto é o melhor caminho para a Bahia. Minha filha pertence a um grupo político diferente e não esperava outra postura dela, a não ser a coerência. Nada disso prejudica nossa intimidade", afirmou Edes, ao comentar o caso ao portal Sertão Baiano.

Seminário organizado por cinco terreiros de tradição nagô terá presença de rei da Nigéria


Seminário organizado por cinco terreiros de tradição nagô terá presença de rei da Nigéria
Foto: alaafinoyo.blogspot.com
O rei do Império Oyo da Nigéria, Olayiwola Adeyemi III, estará presente na abertura do 1º Seminário Internacional para preservação do Patrimônio Cultural Brasil Nigéria, que ocorrerá às 15h da próxima segunda-feira (28), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Além do governador Jaques Wagner, comfirmaram presença da ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Luiza Bairros, dos secretários da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Raimundo Nascimento, de Cultura do Estado (Secult), Albino Rubim, entre outras autoridades locais. Durante o evento, que encerrará no dia 31 de julho, a comitiva nigeriana liderada pelo chefe de Estado visitará cinco terreiros de Salvador no qual se iniciou a prática do candomblé nagô na Bahia e que foram tombados como patrimônio cultural do Estado: o Ilé ÀseIyá Nassó Okà (Casa Branca do Engenho Velho), Ilé Àse Opo Àfonjá (Ilê Axé Opô Afonjá), IléIyá Omi ÀseIyamassé (Terreiro do Gantois), Ilé Maroialaji (Terreiro Alaketu) e Ilé Osùmàré Arákà Àse Ogodó (Casa de Oxumarê). Adeyemi III tem o título de AlaafinOyo e é considerado descendente direto de Odudua, o fundador e primeiro ancestral do povo ioruba. O seminário integra parte das medidas de intercâmbio entre os dois países e foi organizado com o apoio do Governo da Bahia, do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Incra reconhece território quilombola no centro norte baiano

Incra reconhece território quilombola no centro norte baiano
Foto: Patrícia Navarro
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu, nesta sexta-feira (25), o Território Quilombola de Tijuaçu. A área de 8,4 mil hectares abrange os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antônio Gonçalves, no centro-norte baiano, e representa agora a área com maior número de famílias beneficiadas pelo programa Brasil Quilombolas no estado. Com a publicação da portaria no Diário Oficial da União (DOU), o Incra começará a reunir a documentação necessária para que a região possa ser decretada como de interesse social da Presidência da República. Depois disso, o órgão iniciará o recolhimento das terras do perímetro, que hoje equivalem a 39 propriedades particulares e 37 posseiros.

Em ofício ao governo, Fieb manifesta interesse em participar da Entidade Metropolitana da RMS

Em ofício ao governo, Fieb manifesta interesse em participar da Entidade Metropolitana da RMS
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) enviou um ofício ao governo para informar o interesse em participar do Conselho ou Comitê da Entidade Metropolitana da RMS. A associação destacou como positivo o fato de representantes  da sociedade civil ser permitida na estrutura e na governança da Entidade e afirmou no documento que deseja “colaborar com o planejamento da Região Metropolitana de Salvador”. A Fieb ainda diz, na carta, que reconhece a importância do colegiado para a integração do planejamento e da execução de funções públicas de interesse comum. Dois polos industriais pertencem a área afetada com a criação do órgão: o de Camaçari e o de Aratu. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares