terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bactéria e novas vacinas podem livrar Brasil da dengue em poucos anos, prevê Ministério da Saúde.


O desenvolvimento de uma bactéria que contamina o mosquito Aedes aegypti, aliado à aplicação de vacinas contra a dengue, podem erradicar a doença no Brasil dentro de cinco a dez anos. A previsão é do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Ele participou ontem (24) do anúncio do novo método de controle do mosquito transmissor, com a utilização da bactéria Wolbachia, durante o 18ºCongresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, na capital fluminense. 
“Nós vamos levar ainda alguns anos [para solucionar o problema da dengue]. Em um cenário otimista, se tudo der certo, talvez em cinco anos a gente tenha uma vacina antidengue. O teste da [bactéria] Wolbachia também levará cerca de cinco anos. Quando estas novas tecnologias estiverem comprovadamente disponíveis, a gente vai ter condições de dar um pulo. E talvez pensar não só no controle da dengue, mas em uma futura eliminação da doença como problema de saúde pública. A partir de cinco anos, tendo a vacina e aWolbachia, em mais cinco ou dez anos a gente estaria livre da dengue”, disse Barbosa.
Segundo ele, uma vacina testada recentemente se mostrou efetiva contra três dos quatro subtipos da dengue. “A vacina que estava mais próxima de ser usada, desenvolvida pela [empresa farmacêutica] Sanofy, tevedivulgado agora resultados que não foram o que todo mundo esperava. A vacina conseguiu proteger para três dos sorotipos da dengue, mas não protegeu contra o tipo 2. Com esse resultado, ela fica inviabilizada para uso imediato na população. Ao mesmo tempo, começam no Brasil os primeiros ensaios clínicos da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo”, declarou.Fonte: Agência Brasil

Veja agenda festiva em homenagem a São Cosme e São Damião na capital Na quinta-feira (27), estão programadas missas, alvorada e procissão. Novidade é a participação da imagem de Nossa Senhora da Conceição.


São Cosme e São Damião (Foto: Reprodução/TV Bahia)São Cosme e São Damião são homenageados
com missas no dia 27 de setembro, em Salvador
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
A paróquia dedicada aos santos gêmeos Cosme e Damião, no bairro da Liberdade, em Salvador, tem programação especial para as homenagens católicas nesta semana. O ponto alto da festa será na quinta-feira (27). Neste dia, uma alvorada festiva às 5h dá inícios às comemorações. Depois, os devotos participam de missas às 6h, 7h, 8h30, 10h, 12h e 15h30. A programação conta com "grande louvor" às 14h.
Às 17h de quinta-feira, os fiéis saem em procissão pelas ruas do bairro da Liberdade. A grande novidade deste ano é a participação da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia durante o cortejo. A programação religiosa será encerrada com uma missa solene às 18h na paróquia dedicada aos santos.
NovenaAs homenagens a São Cosme e São Damião começaram no dia 18 deste deste mês e seguem até a véspera da festa com missa comunitária às 18h e novena realizada às 19h. A paróquia dedicada aos santos médicos está localizada na Estrada da Liberdade, no bairro da Liberdade, em Salvador.
História 
Segundo a tradição católica, os irmãos Cosme e Damião nasceram na Arábia, na metade do século III, de pais ricos. Assim que os meninos gêmeos foram para a Síria a fim de estudar Medicina, se estabeleceram na Egéia da Cilícia. Ainda e acordo com a tradição católica, eles foram acusados de ser cristãos, curar os enfermos com sua “magia” e não obedecer ao edito imperial, que ordenava fazer sacrifícios aos deuses pagãos. Mesmo diante disso, eles não se esconderam e foram mortos no início do século IV, por não negarem a fé no Salvador Jesus.

Estudante de engenharia civil é candidata baiana ao Miss Brasil 2012


A estudante de engenharia civil Bruna Diniz é a representante baiana para o concurso Miss Brasil 2012, que acontece no sábado (29), em Fortaleza. Com 60kg bem divididos no corpão, a jovem de 22 anos é uma forte concorrente. Confira este e outros babados na Coluna Holofote.

Delegado indicia integrantes da New Hit por estupro e formação de quadrilha


Delegado indicia integrantes da New Hit por estupro e formação de quadrilha
Sêmen nas roupas deve ser de mais de três pessoas, diz delegado
Os nove integrantes da banda de pagode New Hit e o policial militar Carlos Frederico Santos de Aragão, que fazia a segurança do conjunto, foram indiciados pelo delegado Marcelo Cavalcanti, da comarca de Ruy Barbosa, por estupro e formação de quadrilha. O inquérito foi protocolado nesta segunda-feira (25) na Delegacia Territorial do município da Chapada Diamantina e acusa os membros do grupo de violentarem duas adolescentes no ônibus da banda, no último dia 16 de agosto. Segundo o titular da unidade, o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana evidenciou a existência de provas contra os pagodeiros. “O volume [de sêmen] identificado é bastante superior à quantidade que seria possível atribuir a uma, duas ou até três pessoas”, garantiu Cavalcanti. Segundo ele, um exame de DNA foi solicitado para identificar a quem pertencia o material encontrado nas roupas periciadas. O resultado deve levar mais de 60 dias para sair.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares