terça-feira, 4 de julho de 2017

Limpurb remove 10 toneladas de areia na Orla de Ipitanga

Após fortes ventos nos últimos dias em Salvador, com média de 8 km/h,a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) removeu, nesta terça-feira (04), cerca de 10 toneladas de areia que invadiu a Orla de Ipitanga. 
A ação começou pela manhã, e já foi finalizada, deixando as vias públicas livres do material. Outros bairros como Itapuã, Piatã e Patamares também são contemplados com a operação diariamente. 

Em penitenciária, Geddel corta cabelo e divide cela com outros nove presos

No Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) divide a cela com outros nove presos. No local desde a terça-feira (4) após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, o peemedebista já teve o cabelo cortado.
A cela de Geddel, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do DF, tem capacidade para comportar 12 pessoas.
O ex-ministro está no mesmo presídio que Lucio Bolonha Funaro, apontado pelas investigações como operador de Eduardo cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Segundo as investigações, Geddel teria sondado a mulher de Funaro sobre uma possível delação, o que foi entendido pela Polícia Federal como um ato para atrapalhar a apuração. Geddel e Funaro, no entanto, estão em locais separados, nas alas A e B, respectivamente.
Acomodações
Na cela, que fica na ala para presos que possuem nível superior, há quatro treliches, chuveiro frio e um espaço para necessidades fisiológicas.
Metro 1

'Teatro Sim': Artistas fazem mobilização contra 'desmonte' da Cultura




por Jamile Amine
Desde a noite desta segunda-feira (3), em contraposição ao que consideram o desmonte da Cultura – pasta que durante a gestão de Michel Temer foi abandonada por três ministros (clique aqui e saiba mais) -, diversos artistas têm se mobilizado através de uma campanha nas redes sociais vinculada à hashtag #TeatroSim. Liderada por Marcos Caruso, Mateus Solano, Miguel Thiré e o produtor Carlos Grun, a mobilização tem a adesão de nomes como os atores baianos Lázaro Ramos e Ana Paula Bouzas; além de Deborah Secco, Nizo Neto, Alessandra Maestrini, Maria Fernanda Cândido, Leandra Leal, Leoni, Zeca Pagodinho, Leticia Spiller, Preta Gil e o dramaturgo Walcyr Carrasco. “Nos últimos dias, depois da notícia do fechamento de mais um teatro no Rio de Janeiro, a situação caótica em que a cultura carioca se encontra vem sendo discutida em diversos grupos virtuais e presenciais. Uma grande mobilização por parte da classe artística, encabeçada por Marcos Caruso, Mateus Solano, Miguel Thiré e o produtor Carlos Grun, está acontecendo, e a nossa voz será ouvida se gritarmos todos juntos. Sem interesses políticos, sem assinaturas, esse movimento não tem dono e não tem limites. É um grito de ‘SIM, ESTAMOS AQUI!’. A mensagem em meio ao caos deve ser positiva, por isso a hashtag foi escolhida pela maioria de nós, com esse intuito”, compartilhou Leticia Spiller, endossada por Lázaro Ramos: “Sim, estamos aqui! Sim, teatro é potência! Sim, queremos teatro como público e como profissionais das artes.  #TeatroSIM”. Nesta quarta-feira (4), atores, produtores, técnicos, pesquisadores, autores, diretores de teatro, além de representantes de outros gêneros artísticos, programam um cortejo do bairro de Botafogo em direção à sede da Prefeitura, que recentemente anunciou que deixaria de pagar R$ 25 milhões aos projetos contemplados pelo Programa de Fomento às Artes 2016, principal financiador da cultura na cidade.

Ufba divulga lista da nova chamada pelo Sisu do segundo semestre

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou nesta segunda-feira (4) a lista de candidatos classificados em segunda chamada no Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente às vagas oferecidas no segundo semestre de 2017 (clique aqui e acesse a lista). A matrícula será realizada no Pavilhão de Aulas da Federação I (PAF I), situado na Rua Barão de Jeremoabo, em Ondina (com acesso pelo primeiro portão da Avenida Adhemar de Barros, sentido Orla), no dia 14 de julho. A matrícula será realiza nos turnos matutino e vespertino, a depender do curso. Das 8h30 às 11h30, serão atendidos os selecionados para os cursos de Administração; Biotecnologia (noturno); Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Biológicas (noturno); Ciências Contábeis; Ciências Sociais; Comunicação – Jornalismo; Comunicação – Produção; Serviço Social; Direito; Direito (noturno); Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; e Fonoaudiologia. Das 14h às 17h, será realizada a matrícula dos selecionados para os cursos de Farmácia; Fisioterapia; Gastronomia; Geografia; Letras Vernáculas; Letras Vernáculas; Língua Estrangeira; Língua Estrangeira – Inglês; Espanhol (noturno); Língua Estrangeira Moderna ou Clássica; Zootecnia; Química; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Pedagogia (noturno); Psicologia e Secretariado Executivo. A lista de documentos a serem apresentados, que dependem da faixa de reserva de vagas na qual o candidato concorreu, pode ser conferida no Edital de Convocação (clique aqui).

Charge do Borega


PARABÉNS MOEMA ! MAIS UM ANO DE VIDA HOJE DIA 04 DE JULHO DE 2017.



Moema Isabel Passos Gramacho nasceu no Pelourinho, Salvador, em 4 de julho. Caçula de 20 irmãos, foi alfabetizada na Escola Azevedo Fernandes. Estudou no ICEIA e no Colégio CENTRAL da Bahia onde se iniciou nas atividades políticas, militando no movimento estudantil. Formou-se em Química na ETFBa- Escola Técnica Federal da Bahia, em 1977 e posteriormente em Biologia na Universidade Católica- UCSAL, em 1982. Ano também do nascimento de sua única filha, Michele.
Moema levou para a vida profissional o espírito de militante política e da luta coletiva que a acompanham até hoje. Funcionária da antiga Tibrás, hoje Cristal, Moema trabalhou como analista química de 1977 a 1997 e se destacou na luta em defesa dos trabalhadores dentro da fábrica e depois em todo Polo Petroquímico. Fez parte da direção do Sindiquímica até 2004. Se tornou referência nacional pelo seu trabalho com saúde ocupacional. Participou da construção do PT- Partido dos Trabalhadores na Bahia, sendo Secretária de Formação, ajudando a fundar comissões provisórias e diretórios no interior do estado. Ajudou também na construção da CUT- Central Única dos Trabalhadores onde foi Secretaria Geral e também fundou a Comissão de Saúde da CUT, responsável por muitas mudanças no campo da saúde dos trabalhadores, inclusive melhorando a legislação especifica.
Foi suplente de vereadora de Salvador em 1992 e eleita vereadora em 1996, mas ao mesmo tempo assumiu o seu primeiro mandato de Deputada Estadual, renunciando a vereança. Se reelegeu em 1998 e em 2002, sendo por duas vezes consecutivas a mais votada do PT. Na Assembleia Legislativa foi Presidente das Comissões de Combate à Fome e Direitos Humanos por duas vezes; foi vice da Com. Constituição e Justiça e líder do PT e da Oposição.
Em 2004 foi eleita Prefeita de Lauro de Freitas e renunciou ao mandato de deputada. Se reelegeu em 2008 e seus dois mandatos lhe renderam vários prêmios, tais como: melhor prefeita das Américas; Prefeita Empreendedora- Sebrae; Melhores Práticas da CEF; melhor Transparência e Controle Interno; Prefeita Municipalista; Prefeita Amiga da Criança, dentre outros, por sua atuação implantando todas as políticas públicas no município, garantindo participação social e transformando a vida da cidade e das pessoas pra melhor.
Foi ainda Presidente da ANAMUP- Assoc. Nac. dos Municípios Produtores, além de Vice Presidente da ABM- Assoc. Brasileira dos Municípios e da FNP- Frente Nacional dos Prefeitos, entidades que trouxeram muitos benefícios às prefeituras.
Em Abril de 2013, Moema foi convidada pelo Governador Jaques Wagner para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, onde atuou até janeiro de 2014, quando se desincompatibilizou do cargo para ser pré candidata nas eleições de 2014.
Na SEDES, contribuiu para reduzir a pobreza na Bahia, ampliar as ações sociais e fortalecer as políticas de convivência com o semiárido. Valorizou a inclusão produtiva e conquistou para a Bahia o Prêmio Nacional do MDS com o Programa Vida Melhor.
Fez parte dos Conselhos da CERB e da Conder. Atualmente, Moema é pelo segundo mandato consecutivo membro do Diretório Nacional do PT, avó de Bernardo, de 4 anos, uma militante incansável e como costuma dizer: " Eu garanto meu batom", uma eterna defensora dos direitos das mulheres... e dos homens que acreditam nas mulheres.

Deputada Federal com grande destaque no enfrentamento do GOLPE contra a Presidenta Dilma e hoje prefeita mais uma vez de Lauro de Freitas.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares