sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA DA ÁGUA - Estudantes 'abraçam' Lagoa do Abaeté para lembrar o Dia da Água Ação foi feita na manhã desta sexta-feira, no bairro de Itapuã, em Salvador. Crianças da Escola Municipal Malé Debalê participaram da iniciativa.



Abraço simbólico na Lagoa do Abaeté no dia da àgua, Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)Estudante fizeram abraço simbólico na Lagoa do Abaeté em comemoração ao Dia Mundial de Preservação  da Água. (Foto: Reprodução TV Bahia)Na manhã desta sexta-feira (22), alunos da Escola Municipal Mlê de Balê, no bairro de Iapu, em Salvador, fizeram um abraço simbólico às margens da Lagoa do Abaeté em comemoração ao Dia Mundial de Preservação da Água.
Antes, os estudantes fizeram uma caminhada que foi batizada de "Água, a própria vida". O bloco afro Malê Debalê, que completa 35 anos no sábado (23), levou a bateria para a caminhada. A comunidade chamou atenção para a revitalização e preservação da lagoa.
Segundo o Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável pela manutenção da lagoa, o nível atual dela é de 17,14 m, considerado normal no período de estiagem.
Ainda segundo o Inema, a Lagoa do Abaeté já registrou níveis mais baixos. O Instituto informou que o nível de água na lagoa deve aumentar entre os meses de março e agosto, período chuvoso em Salvador.
Abraço simbólico na Lagoa do Abaeté, na Bahia (Foto: Reprodução TV Bahia)Crianças participaram de ação feita às margens na manhã desta sexta-feira (21).  (Foto: Reprodução TV Bahia)

Câmara: Projeto prevê que escolas fichem alunos usuários de drogas


Câmara: Projeto prevê que escolas fichem alunos usuários de drogas
Foto: Reprodução
Está prestes a ser votado na Câmara Federal o projeto de lei que prevê que escolas fichem alunos usuários ou suspeitos de uso de substâncias ilícitas. A polêmica proposta, para criar um cadastro de usuários de drogas no país, despertou reações contrárias do governo, manifestadas em duas notas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Geral da Presidência da República. Os documentos elaborados em outubro de 2012 apontam a “criminalização” e a “marginalização” dos estudantes, caso o projeto se torne lei. Conforme o texto, caberá às instituições de ensino preencher uma “ficha de notificação, suspeita ou confirmação de uso e dependência de drogas”, para o “registro, estudo de caso e adoção de medidas legais”. Caberá ainda aos professores identificar nos alunos sinais de uso de drogas ilícitas e de álcool, para um posterior encaminhamento à rede de saúde. O relator do projeto, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), defende outro ponto reprovado nas notas técnicas: ampliar em 10% as vagas em instituições federais de ensino e destiná-las a dependentes químicos em tratamento médico e em abstinência. No último dia 12, o plenário da Câmara aprovou regime de urgência para a votação do projeto. A análise pelos deputados está prevista para a sessão seguinte ao feriado da Semana Santa, em abril. Informações de O Globo

Prefeito de Recife diz que PSB sairá da base quando confirmada candidatura de Campos


Prefeito de Recife diz que PSB sairá da base quando confirmada candidatura de Campos
Foto: Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens
O prefeito de Recife, Geraldo Julio (PSB), disse, em entrevista ao UOL e à Folha, que seu partido deverá entregar todos os cargos que têm no governo federal se o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, for candidato à Presidência da República em 2014."O histórico do partido em relação ao governo da presidente Dilma e do presidente Lula é de lealdade, de fidelidade, de um trabalho extremamente colaborativo. Se qualquer partido que estiver na base venha a ter uma candidatura, precisará ser discutida a participação no governo", declarou o gestor, ao ressaltar que ainda não há uma candidatura posta. Geraldo Julio afirmou ainda que a discussão sobre o tema não tem data marcada para acontecer. A antecipação, para ele, "não é saudável para o país".

Papa Francisco defende união civil entre homossexuais, diz New York Times


Papa Francisco defende união civil entre homossexuais, diz New York Times
Foto: Divulgação
Apesar de o papa Francisco ter declarado ser contrário ao casamento gay, ao dizer que se trata de um “ataque destrutivo ao plano de Deus”, o jornal The New York Times afirma que o pontífice já defendeu a união civil gay e que deve abrir o catolicismo para a questão, informa o colunista Bruno Astuto, da revista Época. De acordo com a coluna, a matéria do New York Times afirma que o papa Francisco, quando cardeal em Buenos Aires, propôs que a Igreja se posicionasse em favor da união civil entre homossexuais, mas sua ideia foi rejeitada no colegiado. “A Argentina estava à beira de aprovar o casamento gay e a Igreja Católica Romana estava desesperada para impedir que isso acontecesse. Isso levaria dezenas de milhares de seus seguidores em protesto nas ruas de Buenos Aires. Mas, nos bastidores, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, que liderou a acusação pública contra a medida, falou em uma reunião de bispos em 2010, e defendeu uma solução bastante não ortodoxa: a de que a Igreja na Argentina apoiasse a ideia de uniões civis para casais gays”, diz o artigo do periódico estadunidense.

Ferry boat: passagens podem ser compradas com cartões de crédito e débito


A Internacional Marítia, nova empresa administradora do sistema ferry boat, já apresenta novidades e trouxe de volta a possibilidade dos passageiros comprarem suas passagens através de cartões de crédito e débito. Os cartões das bandeiras Visa, Mastercard, Dinners, Aura, Discovery, Sorocred e Maestro serão aceitos nos guichês dos terminais de São Joaquim e Bom Despacho.

Os ferries Ana Nery, Ivete Sangalo, Rio Paraguaçu e Pinheiro estão realizando a travessia nesta sexta-feira (22). O ferry Maria Betânia está em manutenção corretiva após inspeção da Capitania dos Portos da Bahia e não tem previsão de retorno à operação.

Prostituta é presa após tentar comer pênis e testículos de cliente


Uma prostituta foi presa em um hotel de Orlando, nos Estados Unidos, ao tentar comer o pênis e os testículos de um cliente. De acordo com o site do jornal inglês “The Sun”, Drunken Priscilla Vaughn, de 29 anos, estava sob efeito de drogas no momento do crime. A mulher tentou arrancar as partes íntimas do rapaz e deixou-o coberto de sangue.
Priscilla também mordeu outras partes do corpo do homem, que não teve a identidade revelada. Entre os locais mordidos pela mulher estão a perna, a barriga, o peito e os dedos do cliente, além de ter tentado arrancar os olhos dele. Os dois tinham realizado um jantar romântico e haviam consumido álcool, ecstasy e maconha.
Segundo o Jornal Extra, completamente fora de si, a prostituta atacou o homem rosnando como um cachorro, pegou as chaves do carro e quebrou o telefone para a vítima não pedir ajuda. Ao se trancar no banheiro, a vítima gritou e outros hóspedes do hotel ouviram o barulho e acabaram ligando para a polícia. Quando os agentes chegaram, a mulher estava nua com bastante sangue na boca.
Drunken Priscilla Vaughn foi presa em flagrante por lesão corporal, tentativa de homicídio e cárcere privado. Inconsciente e coberto de sangue. A vítima foi levada a um hospital para fazer uma cirurgia nos órgãos genitais, mas passa bem.

Foto: Reprodução // The Sun

Homem que correu pelado na av. ACM fez tratamento psiquiátrico


O homem que foi flagrado correndo pelado no início da manhã de quarta-feira (20) na avenida ACM, em Salvador, foi encaminhado horas depois para o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Narandiba. Segundo informações do Correio, o rapaz foi encontrado por uma equipe da Polícia Militar e deu entrada na unidade de saúde por volta de 10h. O jovem foi medicado e liberado ao receber a presença da família.
Segundo a assessoria do hospital, o rapaz tem cerca de 30 anos, é casado e fez tratamento contra esquizofrenia por oito meses no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Brotas. O jovem teria tido um surto na manhã de ontem, quando foi localizado, correndo completamente nu, por policiais militares nas proximidades do Detran, sentido Acesso Norte

Foto: Leitor Metro1

Hilton critica metrô da Paralela: 'Esse trajeto é uma farsa'


por Rodrigo Aguiar
Hilton critica metrô da Paralela: 'Esse trajeto é uma farsa'
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O vereador Hilton Coelho (PSOL) aproveitou a audiência pública realizada nesta quinta-feira (21) no Centro Cultural da Câmara para criticar mais uma vez a Linha 2 do Metrô de Salvador, em discurso alinhado em parte com o do secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. Durante o evento, o titular disse que o Município não iria se opor à implantação do modal na Paralela, mas ressaltou a escolha do governo em instalar o metrô em um local “sem passageiros”. O socialista seguiu a mesma linha, apesar das diferenças ideológicas, e classificou como “completamente secundária” a disputa entre prefeitura e governo em relação à tarifa. “Alguns vereadores levantaram a questão: a quem serve este metrô? O núcleo populacional do Subúrbio e de Cajazeiras precisa ser contemplado. Esse trajeto [da Paralela] é uma farsa. Como disse o secretário Aleluia ao jornal A Tarde, o que se quer é estimular o adensamento da Paralela”, protestou Hilton. Aos berros, o vereador lembrou promessas de campanha feitas por ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT) relativas à população das localidades mencionadas, chegou a bater na mesa e precisou ser alertado várias vezes de que o seu tempo de fala havia expirado. Ao terminar o discurso, Hilton foi parabenizado por diversos vereadores da base do prefeito.

ANIVERSARIANTE DO DIA 22 DE MARÇO DE 2013

NILTON SILVA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares