sábado, 19 de janeiro de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA 19 DE JANEIRO DE 2013

IVAN ANDRADE - SAMBA DEZ
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

TRADIÇÃO DOS MASCARADOS ( CARETAS ) - LAURO DE FREITAS - BA



    TRADIÇÃO DOS MASCARADOS (CARETAS)
                                                Lauro de Freitas _ BA


             
   A Tradição dos Mascarados mais conhecidos por Caretas tem mais de cinqüenta anos, que acontece em nossa Santo Amaro de Ipitanga como diz os mais antigos. Começou com alguns amigos do bairro de Portão; o Sr. Lindão(falecido) e seus amigos Abelardo(vivo) e Clarindo(falecido) foram as pessoas que deram inicio e fomentaram essa grande tradição popular. Os preparativos começavam no mês de janeiro com a confecção dos Pierrôs e das Mascaras, os pierrôs eram feitos: de tecido ( cetim ou outro semelhante) enfeitados com miçangas, filó e ginzos  e as máscaras eram confeccionadas: de tecido (algodão ) enfeitadas com couro, tintas coloridas e brilho com chifres e nariz de espuma , também usavam nas mãos luvas brancas, haviam alguns mascarados que usavam Mortalhas que era um roupão de tecido liso ou estampado(túnica) com máscara feita do mesmo tecido sendo que não tinha chifres eram em total formato de cone com os olhos e o nariz. 
Foto de Sr. Lindão pai de Artêmio Luz um dos Idealizadores da Tradição

Eles saiam pelas ruas de Portão e do centro de Santo Amaro de Ipitanga Assustando e divertindo as pessoas, e as crianças ficavam esperando os caretas passar e catavam versos para abusar os caretas, que  era a grande diversão da cidade.

 Hoje essa tradição ainda é mantida tendo um dos coordenadores o filho de Lindão o Artêmio Luz que com muita dedicação vem fomentando a tradição dos  mascarados e fazendo com que a tradição não termine.
Senhor Abelardo um dos idealizadores da Tradição , Artêmio Luz e sua mãe a esposa de Lindão 

 Segundo Artêmio Luz, hoje ainda existem na cidade mais ou menos 300 Mascarados que saem pelas ruas do Município  o ponto forte é o Centro da cidade e Vila Praiana , mas , encontrei caretas em Portão ,Vida Nova e até em Vilas do Atlântico.
O Grupo Bambolê vem a 13 anos fomentando a Tradição com os pernas paus Mascarados


Desde 2005 a Prefeitura vinha fomentando a Tradição com o Concurso de Mascaras

“Disco voador” cai sobre carro em Feira de Santana.




Um carro de passeio ficou destruído após um escritório de arquitetura, em forma de um disco voador, localizado em Feira de Santana, despencar e atingir o veículo. O incidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 18, e chamou a atenção de populares que passavam no local. Não há feridos. De acordo com o site Acorda Cidade, o imóvel pertence ao arquiteto peruano Gabriel Vega Torres, que explica que o imóvel não funciona há cerca de três anos. Os destroços do ‘disco voador’ devem ser tirados do local ainda nesta sexta.Fonte: Bahia Notícias.

Homem morre ao tentar fazer sexo com jumenta depois de um coice violento nos testículos.


 

O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ´Deca Batalhão, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receber um coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra.
O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado.
A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ´Mimosa´.A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado.
Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal de Patos. Será que o nordeste tá com tanta falta de mulher assim, pro cara ter que apelar e ir fazer sexo com uma jumenta? Fala sério.
Fonte: Jaru Online / Foto ilustrativa

Spray de espuma de carnaval pode ser proibido em todo o país


Spray de espuma de carnaval pode ser proibido em todo o país
Foto: Reprodução/EPTV
O tradicional spray de espuma de carnaval, odiado por uns e amado, principalmente, pelas crianças, pode ser proibido já na folia de 2013 em todo o país. Isso porque tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pretende proibir a comercialização do produto. A justificativa do autor, o deputado Júlio Campos (DEM-MT), é a de que os produtos causam problemas de saúde, como irritação à pele e aos olhos. Um estudo realizado por pesquisadores de São Paulo, publicado na Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia, confirma que os aerossóis de espuma artificial contém substâncias químicas que podem causar danos à pele e às membranas de mucosas, como os olhos, por isso o contato prolongado nessas áreas deve ser evitado. Uma lei semelhante à sugerida por Campos foi aprovada pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em 2007, mas a Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (Abas) conseguiu, no mesmo ano, uma liminar emitida pelo Tribunal de Justiça fluminense para suspender a proibição.

Policiais são capacitados para usar pistola Taser no Carnaval Treinamento com arma de choque acontecerá na próxima semana



Policiais são capacitados para usar pistola Taser no Carnaval
Foto: Reprodução
Delegados, escrivães e investigadores escalados para trabalhar durante o Carnaval 2013 serão capacitados a operar pistola Taser M26, em um curso oferecido pela Academia da Polícia Civil, entre os dias 21 e 26 de janeiro. Equipes do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) receberão instruções sobre Policiamento em Grandes Eventos, e vão poder aprimorar o uso das pistolas - armas menos letais-, que deflagram cartuchos com dardos energizados.

De acordo com o delegado Jardel Peres de Azevedo, um dos coordenadores do curso, trata-se de mais uma etapa preparatória para o Carnaval. "Vamos passar para eles a doutrina do uso diferenciado da força, imobilização policial, técnicas de policiamento em Grandes Eventos e utilização da pistola Taser", enumera o delegado.

Com carga horária de 60 horas, o treinamento será ministrado em dois turnos, durante seis dias, na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), no Aeroporto. A atividade integra o Programa de Capacitação Contínua de Servidores policiais, desenvolvido pela Acadepol.

Um dos instrutores, José Marcos Rodrigues Pereira, habilitado pela Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vai treinar o pessoal para o uso de pistola Taser. O instrutor explica que o dardo disparado pela arma imobiliza o indivíduo, e permite que ele seja algemado e conduzido à uma unidade policial, evitando, dessa forma, o uso de arma letal. "A Taser é também conhecida como a arma da vida", pontua José Marcos.

Além disso, os policiais receberão conhecimentos sobre abordagem e imobilização do indivíduo, de modo a evitar lesão. O objetivo do treinamento, ressalta o delegado Jardel Peres de Azevedo, é preparar o policial para o atendimento ao cidadão, com mais qualidade e segurança, de modo a proporcionar mais tranquilidade à sociedade, sem o uso de força letal no circuito do Carnaval, evitando efeitos colaterais.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares