quinta-feira, 3 de abril de 2014

Partidos tem até 14 de abril para enviar lista de filiados ao TSE

Partidos tem até 14 de abril para enviar lista de filiados ao TSE
Os 32 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem enviar a relação de filiados até o dia 14 de abril via internet. A exigência é determinada pela Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), que determina que as listas devem conter a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que os filiados estiverem inscritos. As informações devem esta disponíveis todos os anos para a Justiça Eleitoral pelos próprios partidos, por meio do sistema Filiaweb, aplicativo que permite a interação on-line com o Sistema de Filiação Partidária. Após receber a relação dos filiados, o TSE inicia o procedimento de identificação das duplicidades de filiação partidária, isto é, destaca as pessoas que figuram no sistema como ligadas a mais de uma legenda. A legislação eleitoral determina que, se a relação de filiados não for enviada pelos partidos até o prazo fixado, valerá apenas a última relação remetida à Justiça Eleitoral. Para concorrer a um cargo eletivo em 5 de outubro deste ano, o candidato tem de estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito.

Banheiros químicos são queimados em protesto na orla de Itapuã

Banheiros químicos são queimados em protesto na orla de Itapuã
Foto: Reprodução/ TV Bahia
Banheiros químicos instalados na orla de Itapuã foram queimados na tarde desta quarta-feira (2). De acordo com a prefeitura de Salvador, a ação foi cometida durante protesto contra a operação de ordenamento da administração que retirar equipamentos e ambulantes sem licenciamento das praias. Na operação desta quarta, 16 equipamentos foram destruídos.

Paulo Souto é o candidato de ACM Neto; PV aguarda definição de Geddel para ganhar Senado

por Evilásio Júnior
Paulo Souto é o candidato de ACM Neto; PV aguarda definição de Geddel para ganhar Senado
Fotos: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O prefeito ACM Neto (DEM) pode adiar mais uma vez o anúncio da chapa das oposições que disputará as eleições estaduais deste ano, previsto para até a próxima sexta-feira (4), embora a cabeça da coligação já esteja definida: o seu correligionário e ex-governador Paulo Souto. Apesar de ainda haver a possibilidade de convocação de coletiva para a confirmação oficial no último dia útil da semana, o Bahia Notícias apurou que o democrata avalia a possibilidade de postergar o evento. A medida seria para ganhar tempo de convencer Geddel Vieira Lima (PMDB) – que perdeu a disputa para Souto, após análise de "critérios objetivos" estabelecidos em pesquisas – a integrar o grupo e aguardar o seu posicionamento.
O peemedebista, que foi a Brasília nesta quarta (2), ainda não foi comunicado da decisão pelo coordenador do processo de escolha, mas já prepara a fundamentação pragmática para nortear o papel que desempenhará na campanha. Ele também encomendou consultas para avaliar se o seu ímpeto de lançar voo solo – ao lado do PSC – tem chance de êxito. Caso os números comprovem que não tem lastro suficiente para chegar ao Palácio de Ondina – ou pior, ser responsabilizado por uma hipotética vitória de Rui Costa (PT) –, o ex-ministro da Integração poderá se candidatar a deputado estadual ou até mesmo aceitar a proposta de Neto, que o quer na disputa pelo Senado. Caso não acate o convite, o prefeito já tem uma solução: nesta quarta ele pediu à executiva do PV que aguardasse o desfecho porque gostaria de ter o partido como integrante da chapa majoritária. Ou seja, se não der Geddel, a vice-prefeita Célia Sacramento será a concorrente de Otto Alencar (PSD) e Eliana Calmon (PSB).
Em relação ao posto de vice, embora rumores nesta quarta dessem conta de que o também ex-governador e ex-prefeito de Guanambi Nilo Coelho (PSDB) poderia ser convocado, tucanos ouvidos pelo BN asseguram que a vaga é do ex-gestor de Mata de São João, João Gualberto. De todos os atores consultados pela reportagem – satélites de ACM Neto e alta cúpula de DEM, PMDB, PSDB e PV – apenas o quase ex-secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia – aspirante a voltar à Câmara Federal pelo DEM –, topou falar em on, como se diz no jargão jornalístico quando alguém autoriza a publicação dos esclarecimentos prestados. "O nosso objetivo é fazer o esforço de buscar entendimento. Evidente que demos um passo, mas vamos continuar em busca do entendimento".
O democrata "explica" o que seria o tal "passo": "Significa que está chegando a reta final. Temos que tocar as coisas por esses dias. Está evoluindo. O prefeito está sendo bem imparcial no sentido de definir qual o candidato que agrega mais ao projeto de oposição". Sobre a sua própria saída da administração soteropolitana, que será publicada no Diário Oficial do Município da sexta, o ainda titular da Semut estimou que o nome poderá ser revelado já nesta quinta (3). "Ainda não sei quem é. O prefeito é quem vai definir", resumiu. Entre os verdes o martelo está batido: o subsecretário da pasta Cidade Sustentável André Fraga assume a cadeira de Ivanilson Gomes, que tentará chegar ao Congresso Nacional.

ANIVERSARIANTES DO DIA 03 DE ABRIL DE 2014

UILSON DE SOUZA

ADELON MIRA

GLAUTINHO

ELIDA VERÔNICA

ANA CLAUDIA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares