sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2012

ARTÊMIO LUZ


Escolhemos como Liderança negra de nossa cidade o Sr.  Artêmio da Luz de Jesus, que é  conhecido na comunidade como: Teminho, Artêmio, Lobão e Bambolê, nascido em 1970, natural de  Lauro de Freitas – BA, filho do Sr. Celindo Evangelista de Jesus(Falecido) e da Srª. Antônia da Luz de Jesus ambos naturais também de nosso município.  Numa família formada por três irmãs, Jocelinda da Luz de Jesus, Joelma da Luz de Jesus , Josenaide da Luz de Jesus e um irmão Jossilvan da Luz de Jesus que sempre apoiaram seu sonho e compromisso de resgatar a cultura popular através de ações educativas em nosso município. 

Família com os irmãos de pai e mãe

Artêmio Luz também tem dois irmãos parte de pai em Portão Lauro de Freitas , Derivaldo Conceição da Cruz e Selma conceição da Cruz.
Irmãos parte de Pai

Artemio de Jesus convive há 17 anos com sua companheira e se considera casado, não possui filhos e é católico praticante.  Estudou na Escola Técnica Estadual Nilton Sucupira , onde concluiu seus estudos de nível médio de Técnico em Mecânica, na cidade de Salvador/Ba.
Sua experiência profissional foi durante doze anos em empresas Petroquímicas e atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas a dois anos e meio como Coordenador DIVIPAC (Divisão de Projetos e Ações Complementares).
Desde os 15 anos de idade Artêmio de Jesus, faz trabalhos culturais, inicialmente ligados a catequese da igreja católica. Atualmente alem dos trabalhos culturais que desenvolve na secretaria de Educação é diretor do grupo Cultural Bambolê que realizando trabalhos de teatro, dança, prática em perna de pau e resgate popular composto de 200 componentes e também acompanha de perto nas comunidades diversos trabalhos culturais e esportivo.
Em seu currículo nosso mestre possui diversas ações ao longo de sua trajetória participando efetivamente  da nossa cultura local, segue alguns eventos que demonstram a sua atuação:

 ·      Coordenador de Grupo de jovem da igreja catolica;
·      Representante de pastoral da juventude na Forania 9;
·      Leitor na missa do Papa João Paulo II em 1991
VIDEO DA LEITURA NA MISSA DO PAPA 



·      Criador do time Atleta de Cristo da Igreja Católica que foi campeão municipal da segunda divisão do Municipio;


·      Criador das Manifestações Culturais Arrasta jegue e  Quem guenta;


·      Criador do Grupo Cultural Bambolê hoje um dos maiores da Bahia fundado em 15 de fevereiro de 2000;

·      Responsavel pela tradição dos Mascarados que tem como um dos fundadores seu pai, o Sr.  Celindo Evangelista de Jesus;
·      Criador do grupo de Samba LUZ’S  LOBOS;


·      Professor Formado em capoeira Regional e Angola;


·      Professor de Teatro pobre de Rua;


·      Professor de Pratica em perna de pau;

·      Mestre em cultura Popular.

Segundo Artemio de Jesus a iniciativa para o seu trabalho é um dom que vem de cada um dada por DEUS , desde de criança já realizava atividades de expressões artísticas e culturais, considerando-se um AUTODIDATA, pois nunca havia participado de alguma organização que realizasse atividade semelhante. Atualmente  desenvolve uma ação especial na comunidade de  Vila Praiana em nosso município sem nenhum apoio institucional, do Estado, de ONG’s, etc.

Atuando há vinte e cinco anos no resgate da cultura popular o entrevistado declarou que:“Foi um pouco difícil iniciar atividades culturais sem recursos e sozinho, mas com muita persistência hoje conseguimos ser grande dentro da cultura , só com as graças de DEUS . Utilizei uma estratégia que sempre me acompanha : VER , JULGAR, PLANEJAR e AGIR.” 

Artemio de Jesus considera muito positivo os resultados alcançado ao longo da sua trajetória dentre eles a multiplicação e capacitação de varias crianças que hoje são jovens professores na area cultural e também de ver o sorriso estampado no rosto de cada criança que participa e cada pessoa que  assiste aos eventos.

Ao concluir a entrevista podemos afirmar que Artemio da Luz de Jesus é uma personalidade ímpar  no desafio do resgate da cultura popular em Lauro de Freitas, como pode ser percebido no seu discurso:  “Hoje ainda sonho em ter nosso espaço e puder multiplicar o trabalho. E fazer como esse trabalho não fique só em Lauro de Freitas , que possa se espalhar pelo nosso Brasil.”

Personalidades como essa não podem ficar anônimas na história, portanto consideramos a iniciativa do IAT em resgatar do anonimato as lideranças negras locais um acontecimento de extrema importância para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que possam elevar a autoestima de milhares de afrodescendentes ao conhecerem personagens que atuam em suas comunidades  de forma positiva.

                                                          ARTÊMIO LUZ COM 2 ANOS

REPORTAGEM


CORRESPONDÊNCIA DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA


Núcleo de Culturas Populares e Identitárias

Of. Circular 01/2010

Salvador, 26 de agosto de 2010

Mestre Artêmio da Luz de Jesus - Grupo Cultural Bambolê e Tradição dos Mascarados

Prezado(a) Senhor(a),

É com imensa satisfação que registramos o recebimento dos formulários preenchidos por V.Sa, com as informações que servirão de base para o Cadastramento de Grupos e Mestres das Expressões Culturais Populares e Identitárias da Bahia.
Estamos certos de que a celebração dessa ativa parceria entre os Grupos e Mestres das Culturas Populares e a Secretaria de Cultura, será uma referência positiva para a realização de ações integradas na construção de políticas públicas que possibilitem tratar de maneira adequada e contínua a riqueza e a diversidade das nossas expressões culturais.

Aproveitamos para anunciar uma primeira ação diretamente relacionada a esta etapa do cadastramento: o lançamento do Catálogo das Culturas Populares e Identitárias da Bahia, em 10 de setembro próximo. Nele, estarão registradas em textos e fotos as informações a nós enviadas por cada um de vocês, dando visibilidade e valorização ao trabalho tão importante desenvolvido pelos mestres e grupos das culturas populares em nosso estado.


Atenciosamente,

Hirton Fernandes
Núcleo de Culturas Populares Identitárias/Secult-Ba.
71 3116-4075 – culturas.populares@cultura.ba.gov.br


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares