quinta-feira, 26 de maio de 2011

KIT-GAY: DEM PEDIRÁ DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO GASTO


KIT-GAY: DEM PEDIRÁ DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO GASTO
BAHIA NOTÍCIAS 26 DE MAIO DE 2011


Presidente do DEM diz que gastança foi irresponsável
O presidente nacional do DEM, senador José Agripino, afirmou nesta quinta-feira (26), que o partido proporá ações judiciais para que a União devolva os gastos correspondentes à elaboração e distribuição do kit anti-homofobia do Ministério da Educação. "Vamos acionar o ministério para que sejam devolvidos aos cofres públicos todo dinheiro gasto com material que a própria presidente Dilma mandou recolher por impropriedade", disse. Dilma determinou a suspensão da produção e distribuição do “kit-gay” e definiu que todo material do governo que se refira a "costumes" passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados. “Quem é que vai pagar essa gastança irresponsável do Ministério da Educação? Quem faz oposição tem a obrigação de fiscalizar e fiscalizar é cobrar o dinheiro gasto impunemente", criticou.

DILMA DIZ NÃO CONCORDAR COM O "KIT GAY"


DILMA DIZ NÃO CONCORDAR COM "KIT-GAY"

BAHIA NOTICIA 26 DE MAIO DE 2011
16:50:22    



imprimir









A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta quinta-feira (26), que não concorda com o conteúdo do kit de combate à homofobia, que seria distribuído nas escolas públicas brasileiras de ensino médio, por não atender ao objetivo de combater a discriminação contra homossexuais. "O governo defende a educação e a luta contra práticas homofóbicas, no entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais, nem podemos interferir na vida privada das pessoas. O governo pode, sim, ensinar que é necessário respeitar a diferença e que você não pode exercer práticas violentas contra os diferentes", disse.  A líder nacional relatou ainda que assistiu apenas um trecho de um dos três vídeos produzidos para integrar o “kit-gay” e que vazaram na internet. A petista reiterou que a questão será revisada pelo Planalto. "É uma questão que o governo vai revisar, não haverá autorização para esse tipo de política de defesa A, B ou C. Agora, lutamos contra a homofobia”, ponderou.

Kit GAY A Polêmica do Ano na Educação Brasileira

Kit GAY
A Polêmica do Ano na Educação Brasileira
                                                                                     




 Do Correio Braziliense

Ele ainda nem foi lançado oficialmente. Mas um conjunto de material didático destinado a combater a homofobia nas escolas públicas promete longa polêmica. Um convênio firmado entre o Ministério da Educação (MEC), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a ONG 
Comunicação em Sexualidade (Ecos) produziu kit de material educativo composto de vídeos, boletins e cartilhas com abordagem do universo de adolescentes homossexuais que será distribuída para 6 mil escolas da rede pública em todo o país do programa Mais Educação.

Parte do que se pretende apresentar nas escolas foi exibida ontem em audiência na Comissão de Legislação Participativa, na Câmara. O material produzido ainda não foi replicado pelo MEC. A licitação para produzir kit para as 6 mil escolas pode ocorrer ainda este ano, mas a previsão de as peças serem distribuídas em 2010 foi interrompida pelo calor do debate presidencial. A proposta, considerada inovadora, de levar às escolas públicas um recorte do universo homossexual jovem para iniciar dentro da rede de ensino debate sobre a homofobia esbarrou no discurso conservador dos dois principais candidatos à Presidência.

O secretário do MEC reconheceu a dificuldade de convencer as escolas a discutirem o tema e afirmou que o material é apenas complementar. “A gente já conseguiu impedir a discriminação em material didático, não conseguimos ainda que o material tivesse informações sobre o assunto. Tem um grau de tensão. Seria ilusório dizer que o MEC vai aceitar tudo. Não adianta produzir um material que é avançado para nós e a escola guardar.”

Apesar de a abordagem sobre o adolescente homossexual estar longe de ser consenso, o combate à homofobia é uma bandeira que o ministério e as secretarias estaduais de educação tentam encampar. Pesquisa realizada pelas ONGs Reprolatina e Pathfinder percorreram escolas de 11 capitais brasileiras para identificar o comportamento de alunos, professores e gestores em relação a jovens homossexuais. Escolas de Manaus, de Porto Velho, de Goiânia, de Cuiabá, do Rio, de São Paulo, de Natal, de Curitiba, de Porto Alegre, de Belo Horizonte e de Recife receberam os pesquisadores que fizeram 1.406 entrevistas.

O estudo mostrou quadro de tristeza, depressão, baixo rendimento escolar, evasão e suicídio entre os alunos gays, da 6ª à 9ª séries, vítimas de preconceito. “A pesquisa indica que, em diferente níveis, a homofobia é uma realidade entendida como normal. A menina negra é apontada como a representação mais vulnerável, mas nenhuma menina negra apanha do pai porque é pobre e negra”, compara Carlos Laudari, diretor da Pathfinder do Brasil.

GREVE DOS PROFESSORES DE LAURO DE FREITAS É SUSPENSA E OS PROFESSORES ESTÃO VOLTANDO PARA AS ESCOLAS MUNICÍPAIS

AS ESCOLAS VÃO FUNCIONAR COM TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL





De acordo com o secretário de governo, Ápio Vinagre, através do seu twitter, a greve dos professores da educação de Lauro de Freitas foi suspensa.

“Resultado da Assembleia da Asprolf nos foi comunicado neste instante: Suspensa a Greve. Reunião hoje à noite para reestabelecer negociação. A  1ª reunião de negociação ocorre na 6ª a tarde em Portão.

Solicitamos à ASPROLF que realize a assembleia, marcada para 6ª, no sábado, não apenas em função de termos negociação sexta a tarde, como visando não interromper mais um dia de aulas para o nosso alunado”, disse o secretário.

O secretário conclui dizendo “O compromisso firmado pela ASPROLF foi de retorno imediato, já agora pela tarde. Confiamos que será cumprido! Contamos com isso”.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares