sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Musculação supera futebol como atividade física mais praticada no Brasil

Musculação supera futebol como atividade física mais praticada no Brasil
Foto: Reprodução
É fato que o brasileiro tem se exercitado mais. Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que 33,8% da população pratica atividade física regularmente: um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos. A pesquisa ouviu 53 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal. Na busca por atividades físicas, a musculação tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, enquanto o futebol perde espaço na rotina da população. O percentual de entrevistados que disseram praticar musculação cresceu 50% entre 2006 e 2013, enquanto o índice dos que jogam bola caiu 28% no período. Segundo a pesquisa, 18,97% dos adultos hoje optam pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol. Entre os homens, o futebol continua sendo o esporte preferido. Na hora de se exercitar, 26,75% da população masculina recorre à paixão nacional. Mas, mesmo nesse grupo, o índice caiu: oito anos atrás, mais de 35% diziam praticar o esporte regularmente. Em segundo lugar, esse público realiza mais caminhadas, seguido da musculação. Para a diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, o crescimento da prática da musculação demonstra maior interesse da população brasileira em ter melhor qualidade de vida e mais saúde. “A caminhada, geralmente, é muito popular junto ao publico feminino, e a primeira atividade física que a população escolhe para começar a se exercitar. Já a musculação, é uma atividade contratual, em que é necessário se matricular, buscar um estabelecimento e passa a ser um compromisso agendado na semana”, comentou. Deborah ressalta do sedentarismo não é preciso praticar esporte com intensidade vigorosa; basta reservar um tempo e movimentar o corpo. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no cotidiano, como estacionar o carro um pouco distante do local a que se destina e finalizar o trajeto a pé, por exemplo.

Rui Costa quase tem olho perfurado em Jequié

Rui Costa quase tem olho perfurado em Jequié
Foto: Zenilton Meira
O governador eleito Rui Costa (PT) sofreu um incidente inusitado nesta sexta-feira (24) durante caminhada em Jequié, no sudoeste baiano. Um dos militantes estava com um guarda-chuva e atingiu involuntariamente o olho do petista. Segundo o blog Zenilton Meira, Rui não reclamou de dor e prosseguiu com o ato de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Dubai oferece ouro para quem trocar carro por transporte público

Dubai oferece ouro para quem trocar carro por transporte público
Foto: Frank Rumpenhorst/AFP/Getty Images
Autoridades de Dubai decidiram incentivar o uso do transporte público de uma forma generosa. Segundo reportagens locais, a agência responsável pelo setor oferece quatro quilos de ouro como prêmio para aqueles que deixarem seus carros em casa. Ao longo da próxima semana, premiações que devem somar 1 milhão de dirhams (R$ 670 mil) serão distribuídos por “sorteios e outras surpresas” e não devem apenas envolver o metal precioso. Só poderá participar da competição e do sorteio quem possuir o cartão do transporte público de Dubai. A proporção de carros privados entre os moradores da cidade está entre as mais altas do mundo: uma média de 2,3 carros por família, segundo o Gulf News. Enquanto isso, apenas 13% dos moradores usam transporte público.

ANIVERSARIANTES DO DIA 24 DE OUTUBRO DE 2014

WELLINGTON  SANTANA

ALISSON  COSTA

VANILDE  LAGO

RAFAEL  MAGALHÃES

LÉO  TELES

LUZINETE  SALES

EILANE  PEREIRA

IVANI  FERREIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Após polêmica de apoio à Dilma, Neymar declara apoiar Aécio na corrida eleitoral

Com a imagem agenciada pelo 9ine, de Ronaldo, o jogador Neymar publicou nesta quinta-feira (23) um vídeo em que apoia a candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. O posicionamento acontece dois dias depois da assessoria do atleta negar a veracidade de uma imagem editada eletronicamentecomo se Neymar apoiasse a candidatura de Dilma Rousseff (PT). “Não podemos ter medo de nos posicionar. É um direito nosso de escolher os nossos candidatos”, introduz Neymar, no vídeo de 1min40 publicado no YouTube. “Eu vou apoiar o candidato Aécio Neves porque eu me identifico muito com a preocupação que ele tem para o Brasil”, completa o atleta do Barcelona. Apesar de defender o posicionamento, o craque da Seleção Brasileira também é político. “Seja qual for o resultado de domingo, continuarei à disposição do meu país e do presidente democraticamente eleito pelo povo”, conclui. Veja o vídeo, divulgado na conta oficial de Neymar:




Selo fiscal em garrafões de água se torna obrigatório para comerciantes a partir de novembro

Selo fiscal em garrafões de água se torna obrigatório para comerciantes a partir de novembro
Foto: Reprodução
Comerciantes têm até o dia 1º de novembro para adaptar os garrafões de 20 litros de água mineral comercializados na Bahia a apresentar no lacre o selo fiscal pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A multa aplicada àqueles que descumprirem a determinação será de R$ 90 por unidade irregular. O sistema de selo, implantado em estados como Pernambuco e Paraíba, ajuda a combater a concorrência desleal de envasadoras irregulares porque dificulta a entrada clandestina de produtos no mercado. Além disso, a ação garante o controle da produção e a regularidade no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A obrigatoriedade já está em vigor desde o início de outubro e estabeleceu um período maior de adaptação para o comércio, o que permitiu o escoamento dos garrafões adquiridos antes da vigência do selo. A medida não implica em custo adicional, já que o valor desembolsado na aquisição do selo será utilizado como crédito na quitação do imposto devido pelas empresas. 

Dilma tem 54% e Aécio 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope

Dilma tem 54% e Aécio 46% dos votos válidos, diz pesquisa Ibope
Foto: Divulgação
Segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem em relação a Aécio Neves (PSDB) e chegou a 54% dos votos válidos, contra 46% do tucano. Ao se considerar brancos, nulos e indecisos, a petista tem 49% contra 41% de seu concorrente. A pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou crescimento de Dilma em relação ao último levantamento do instituto, quando Aécio tinha 51% dos votos válidos. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01168/2014.

Tucanos e petistas partem para a agressão física em São Paulo; ninguém é preso

Tucanos e petistas partem para a agressão física em São Paulo; ninguém é preso
Foto: Reprodução
Militantes do PT e do PSDB saíram da disputa ideológica e foram às vias de fato em frente ao Theatro Municipal, no centro de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (23). A briga começou por volta das 15h, quando pessoas com camisas e bandeiras tucanas embarcavam em dois ônibus estacionados em frente à escadaria do teatro, onde o PT monta barracas de distribuição de adesivos e santinhos. Houve trocas de chutes, tapas e danificação do material de campanha alheio. Os militantes petistas, que estavam em menor número, culpam "pessoas infiltradas nos dois partidos" pela disputa. A Guarda Municipal Metropolitana diz não saber quem iniciou a agressão física. O confronto durou menos de cinco minutos e, após acordo entre as partes, ninguém foi detido. Informações da Folha de S. Paulo.

Após ter projeto premiado, baiana faz vaquinha para ir a Harvard

Após ter projeto premiado, baiana faz vaquinha para ir a Harvard
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
A estudante baiana Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana, que teve umprojeto pré-selecionado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, abriu uma “vaquinha” na internet. "A campanha começou junto com o projeto, mas estamos divulgando mais agora. Cada um dos cinco participantes selecionados tem uma página própria dentro da plataforma. Quem quiser ajudar, ode conhecer o programa, cada um dos estudos e investir", disse a jovem, em entrevista ao Correio24horas. A viagem para o campus de Harvard, nos Estados Unidos, acontece no dia 1º de novembro. A campanha seguirá ativa para recebimento de doações na plataforma Crowdrise até o fim da conferência.

Rosemberg aguarda aval de Wagner e Rui para se lançar à presidência da Assembleia Legislativa

por Luiz Fernando Teixeira
Rosemberg aguarda aval de Wagner e Rui para se lançar à presidência da Assembleia Legislativa
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Especulado como um dos candidatos para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT) se esquivou da possibilidade de concorrer – pelo menos por enquanto. “Qualquer discussão sobre esse assunto, só farei depois do segundo turno e discutindo com o governador Jaques Wagner e com o governador eleito Rui Costa, além dos meus pares do partido”, disse o deputado estadual. O parlamentar, que atualmente é líder do PT na AL-BA, foi político para falar da única candidatura declarada até o momento, do Pastor Sargento Isidório(PSC), segundo mais votado da Bahia. “Todos os 63 têm direito de apresentar postulação. Não vou julgar porque é um direito de todos, até do Marcelo”, afirmou, se referindo ao atual presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT) que pode se candidatar pela quinta vez consecutiva. Rosemberg também minimizou a pequena rusga que teve via Twitter com o próprio Nilo, sobre alternância de poder. “Se o Dep Rosenberg defende a alternância de Poder. Será que votou em Souto e vai votar em Aécio?” disse o presidente da AL-BA, no que foi rebatido pelo líder petista: “O @depmarcelonilo confunde alternância de poder com oposição. @costa_rui substitui @jaqueswagner e Dilma será só mais essa vez”. “Isso não foi nada, foi Marcelo brigando com minha jornalista, apenas uma brincadeira”, ironizou Rosemberg. Ele não confirmou se outras pessoas além dele e de sua assessora de imprensa têm acesso ao seu perfil na rede social.

Disputa chega ao fim com recorde de sem-partido

por José Roberto de Toledo | Estadão Conteúdo
Disputa chega ao fim com recorde de sem-partido
Foto: Reprodução
A campanha eleitoral de 2014 chega ao fim com a maior taxa já registrada de brasileiros sem preferência por nenhum partido político. São, hoje, 73% do eleitorado, a maior proporção desde 1988, quando começa a série histórica do Ibope. Em agosto de 2013, logo após os protestos, 62% não tinham preferência partidária. Desde então, os sem-partido cresceram 11 pontos. Há hoje 16% de eleitores que se declaram simpatizantes do PT e outros 4%, do PSDB. Além deles, só o PMDB é lembrado: 2% de citações. Para piorar, os dois partidos com maior taxa de preferência provocam mais sentimentos negativos do que positivos. O Ibope perguntou qual a imagem que o eleitor brasileiro tem dos partidos de Dilma Rousseff (PT) e de Aécio Neves (PSDB). Apenas 41% disseram ter opinião favorável (34%) ou muito favorável (7%) sobre o PT, contra 46% que disseram que a imagem que fazem do partido é desfavorável (35%) ou muito desfavorável (11%). Ou seja, os eleitores com imagem negativa superam os que fazem imagem positiva em 5 pontos. Outros 13% não responderam. Em relação ao PSDB o saldo é ainda pior: 9 pontos negativos. Apenas 36% disseram ter imagem favorável da agremiação de Aécio - 5% tem imagem muito favorável, e 31%, favorável. Do outro lado, 45% tem imagem negativa: 35% vê a imagem do PSDB como desfavorável e 10%, como muito desfavorável. Outros 19% dos entrevistados não souberam responder. O aumento da aversão aos partidos se explica, principalmente, pela queda da simpatia pelo PT. O auge do petismo foi em março de 2003, quando 33% dos brasileiros diziam ter preferência pelo partido do então recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula Silva. Não durou muito. A taxa caiu para 23% em 2004 e ficou nesse patamar até 2007, início do segundo mandato de Lula, quando o índice voltou a subir. Em março de 2010, no auge da popularidade do então presidente e pouco antes da eleição de Dilma, a simpatia pelo PT voltou a atingir 33% da população. Começou a cair ainda antes da posse da nova presidente, mas manteve-se em um patamar próximo a 25%. A derrocada começou com os protestos de junho de 2013. Em novembro do ano passado, a simpatia pelo PT já era de apenas 20%. Durante todo esse período, a preferência pelo PSDB oscilou entre 4% e 6%. Já a taxa de eleitores que não simpatizam com nenhum partido manteve-se na faixa dos 55% - até os protestos começarem. Foi a partir daí que o petismo perdeu força, mas nenhuma outra agremiação conseguiu capitalizar a sua queda. Em julho de 2014, antes de a campanha eleitoral começar oficialmente, o petismo tinha os mesmos 20% do fim do ano anterior, 6% eram simpáticos ao PSDB e 54% não preferiam nenhum partido. Quatro meses e muitos ataques recíprocos depois, apenas 16% preferem o PT, só 4% preferem o PSDB, e 73% não têm preferência por nenhum partido. O desgaste do petismo impactou o partido nas eleições: o PT elegeu menos deputados do que em 2010. Mas, por competência da campanha de Dilma, essa perda de apoio aos petistas não se transferiu na mesma proporção para a disputa presidencial. Se vencer, Dilma será reeleita apesar do PT.

Propaganda eleitoral em rádio, TV e mídia impressa termina nesta sexta

Propaganda eleitoral em rádio, TV e mídia impressa termina nesta sexta
Foto: Reprodução
A propaganda eleitoral em rádio e televisão termina nesta sexta-feira (24), a dois dias da votação do segundo turno. Também encerra o período de publicação paga de peças publicitárias eleitorais na mídia impressa e o prazo para a realização de debates. Nesta sexta, também é o último dia para os presidentes das mesas nas seções eleitorais que não receberam o material para a votação comuniquem o fato a Justiça Eleitoral. A publicidade eleitoral veiculada por carros com alto-falante e amplificadores; a divulgação de material gráfico, de jingles e mensagens de candidatos; e a realização de caminhadas e carreatas ainda é liberada até este sábado, entre as 8h e as 22h. São esperados 143 milhões de eleitores, que tem das 8h às 17h, em horário local, para escolher seu postulante à Presidência da República e a governador (em caso de segundo turno). Com infotrmações da Agência Brasil.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares