segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Menandro de Faria abriu sindicância após caso de paciente dado como morto por engano, diz Sesab

Menandro de Faria abriu sindicância após caso de paciente dado como morto por engano, diz Sesab
Foto: Sesab
Procurada pelo Bahia Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou em nota que a diretoria do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) em Lauro de Freitas, já abriu sindicância interna para apurar o caso do paciente Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, que foi encontrado vivo no necrotério da unidade por seu irmão no domingo (24). 
 

Segundo o relato de familiares, ele já estava em um saco usado que acondiciona cadáveres, com pés amarrados e algodão no nariz e nos ouvidos. A família conta que já tinha laudo de morte e caixão para o sepultamento. De acordo com a Sesab, a diretora geral do HGMF, Margarida Miranda, vai se reunir com toda a equipe que atendeu o paciente e também com a diretoria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para esclarecer todo o procedimento pelo qual passou o paciente em questão.

Homem é encontrado vivo em necrotério do Menandro de Faria

Homem é encontrado vivo em necrotério do Menandro de Faria
Foto: Arquivo Pessoal
Já com atestado de óbito emitido, um paciente do Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), de Lauro de Freitas, foi encontrado com vida pelo irmão no necrotério da unidade. Segundo informações do Correio 24h, Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, estava dentro de um saco usado para dispor cadáveres. A sobrinha de Waldelúcio afirma que a família foi informada da morte por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos volta das 23h do último sábado (23). O irmão foi até o necrotério e viu o saco se mexer. "O saco estava fechado e se mexendo. Subindo e descendo como se ele estivesse respirando. Daí ele chamou todo mundo pra ver o que estava acontecendo. Já estava com os pés amarrados e com algodão no nariz e ouvidos", relatou a sobrinha. A família já havia providenciado o sepultamento do corpo. "Tinha tudo já. O laudo da morte e o caixão já estava comprado", disse. O tio, que está em tratamento de câncer, ia ser internado no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) nesta terça-feira (26). Como passou mal no sábado, foi levado para emergência do Menandro de Faria. Depois do engano ter sido descoberto, Waldelúcio voltou para a UTI do hospital, onde ainda está internado. "Estive com ele hoje. Na sala tem mais outros dois pacientes. Estava entubado. Ele abriu os olhos e estava bem. Antes de ter sido internado, ele já falava com muita dificuldade por conta da doença", contou. A família quer a transferência para o Hospital Santo Antônio.

Candidata do PSOL para a presidência, Luciana Genro sofre acidente de carro

Candidata do PSOL para a presidência, Luciana Genro sofre acidente de carro
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A candidata à Presidência da República pelo PSOL, Luciana Genro, sofreu um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (25). A própria informou na sua conta do Twitter sobre a circunstância — como explicada na imagem abaixo — e avisou que não ficou ferida. “Antes que a informação saia e gere preocupações: tive um pequeno acidente de carro mas não me machuquei”, adiantou Luciana. A postulante, que tem agenda de campanha marcada para Porto Alegre, afirmou que o motorista que bateu em seu carro estava sem habilitação. “Estava dirigindo o carro do meu marido e outro carro passou no sinal vermelho e me bateu. Por sorte ninguém se machucou”, adicionou. 


Foto: Reprodução/Twitter

Inspirada em desafio do gelo, indiana cria 'desafio do balde de arroz' para combate à fome

Inspirada em desafio do gelo, indiana cria 'desafio do balde de arroz' para combate à fome
Foto: Reprodução/Facebook
Inspirada no desafio do balde de gelo, que tem mobilizado famosos e anônimos para arrecadar recursos para pesquisas pela cura da Esclerose Lateral Amiotrófica, a jornalista indiana Maju Latha Kalanidihi criou neste domingo o “desafio do balde de arroz”. A campanha visa ajudar no combate à fome. O participante deve doar um balde de arroz à alguém que necessite, registrar um momento com uma foto e postar no Facebook com a tag #ricebucketchallenge. “É importante postar no Facebook como forma de inspirar todos os seus amigos a participarem. Pequenas gotas fazem um oceano”, diz Maju, em sua página na rede social. “É uma solução indiana, local e prática para solucionar a questão da fome nas vizinhanças. Ao invés de desperdiçar água no desafio do balde de gelo, economize o líquido e alimente a um faminto”, acrescentou. No Index Global da Fome, do International Food Policy Research Institute (Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas Alimentares – IFPRI), a Índia aparece com nível alarmante, penúltimo estado mais grave em uma escala com sete itens. Com informações do jornal O Globo.

Atrizes pornô do Japão convidam fãs a tocarem em seus seios em evento contra AIDS

Atrizes pornô do Japão convidam fãs a tocarem em seus seios em evento contra AIDS
Foto: Reprodução / Getty Images
Como parte de um evento de caridade contra a AIDS, nove atrizes pornô japonesas anunciaram, nesta segunda-feira (25), que participarão da campanha Stop AIDS.  Com o slogan “Seios e Ajuda”, elas convidam seus fãs para apalpar seus seios que, em troca, farão doações em dinheiro para a campanha que acontecerá neste fim de semana. A ação das atrizes irá durar 24 horas, começando às 20 horas locais do próximo sábado (8 horas de Brasília), e é apoiada pela fundação japonesa de prevenção contra a AIDS. O evento será transmitido em um canal para adultos da televisão a cabo local. As nove atrizes afirmaram em declarações à televisão japonesa que estavam emocionadas por participarem deste ato, mas pediram para que seus fãs sejam suaves. "Estou ansiosa para ver muitas pessoas brincarem com meus seios, mas agradeceria se, por favor, fossem delicadas”, declarou Rina Serina ao jornal Tokyo Sports. "Nunca pensei que meus seios poderiam fornecer algo à sociedade”, acrescentou. Sua companheira de profissão, Iku Sakuragi, também não demonstrava apreensão por ser tocada por centenas de pessoas. "É por uma causa benéfica", declarou a mulher de 21 anos. "Aperte, doe dinheiro, sejamos felizes".

Universitários desenvolvem esmalte de unha que detecta drogas em bebidas

Universitários desenvolvem esmalte de unha que detecta drogas em bebidas
Foto: Reprodução
Quatro estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, estão desenvolvendo um esmalte de unha capaz de revelar a presença de drogas que costumam ser utilizadas por estupradores para adulterar bebidas de potenciais vítimas.

Maior terremoto em 25 anos atinge Califórnia e deixa dezenas de feridos

Maior terremoto em 25 anos atinge Califórnia e deixa dezenas de feridos
Foto: Eric Risberg/AP Photo
Um terremoto de 6 graus de magnitude atingiu, neste domingo (24), a região norte da Califórnia (EUA) e teria deixado ao menos 89 pessoas feridas, três em estado grave. Segundo a rede americana NBC, o tremor ocorreu às 3h20 e danificou prédios históricos e casas e deixou alguns locais sem energia. "Tudo estava tremendo, as lâmpadas penduradas balançando para frente e para trás", disse Omar Lopez, 24 anos, funcionário da noite em uma pensão em Santa Helena. O terremoto é o maior registrado na região em 25 anos e fez com que o governador da Califórnia, Jerry Brown, declarasse estado de emergência. "Meu escritório de serviços de emergência esteve completamente ativo desde primeira hora da manhã e está trabalhando estreitamente com os responsáveis de emergência em nível estadual e local para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios", afirmou o governador em comunicado.

Livro ‘Mulheres de Axé’ é lançado em inglês em galeria de Nova York

Livro ‘Mulheres de Axé’ é lançado em inglês em galeria de Nova York
Foto: Divulgação
O livro “Mulheres de Axé” será lançado nesta quarta-feira (27), em Nova Iorque, Estados Unidos, com tradução para o inglês. O lançamento faz parte da agenda do Coletivo de Entidades Negras (CEN), que também conta com exibição de documentário e apresentação do afoxé Filhas de Gandhy. A referida publicação, organizada pelo baiano Marcos Rezende, conta a história de mais de 200 ialorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano. Promovido pelo senador Bill Perkins, pela artista brasileira Silvana Magda e com apoio institucional do Instituto Caribenho da Diáspora Africana e do jornal The Brasilians, o lançamento acontece das 18h30 as 20h30, no segundo andar da galeria The New York Office States Building. Já no sábado, 30, acontece uma exposição com indumentárias tradicionais das ialorixás e dos Orixás. No mesmo evento, será lançado o documentário “Mulheres de Axé”, registro audiovisual do livro.

PSDB notifica candidato do 'kit macho'; OAB entra com representações contra ele

PSDB notifica candidato do 'kit macho'; OAB entra com representações contra ele
Foto: Reprodução / 
Facebook
O PSDB do Distrito Federal notificou nesta segunda-feira (25) o candidato a deputado federal Matheus Sathler, defensor do "kit macho", para que ele devolva imediatamente todo o material de campanha doado pelo partido. A notificação enviada ao candidato é assinada pelo secretário-geral do partido no Distrito Federal, Sebastião Melchior. O documento pede a "imediata devolução de todo o material de campanha eleitoral" de Matheus Sathler, citando o artigo 2º do estatuto do partido, "especialmente no que diz respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero". "Já atuo nessa causa desde 2008, já sou publicamente reconhecido por essas bandeiras. Já tenho atuado. Fui advogado da frente parlamentar cristã no Congresso Nacional", disse Sathler, que irá acatar a notificação, mas vai continuar propagando material próprio. Comissão Nacional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já entrou com duas representações nesta segunda: uma na OAB do Distrito Federal, e uma na Justiça Eleitoral. A comissão deve ainda enviar outra, nesta semana, ao Ministério Público, para enquadrar Sathler na lei do racismo. Nos seis segundos que tem de tempo de televisão para propaganda eleitoral, o advogado Matheus Sathler dizia: "Sou o candidato do kit macho. Cartilhas que ensinarão aos meninos a gostar somente de mulher". Com informações de O Globo.

Pesquisadores eslovenos descobrem cidades maias em selva do México

Pesquisadores eslovenos descobrem cidades maias em selva do México
Foto: Divulgação
Arqueólogos eslovenos descobriram duas cidades do povo Maia "escondidas" dentro de uma selva na região sudeste do México. O pesquisador que lidera os estudos, Ivan Sprajc, professor associado do Centro de Pesquisa da Academia Eslovena de Ciência e Artes, disse que a equipe encontrou as cidades de Lagunita e Tamchen na península de Yucatán em abril, após análise de imagens aéreas da região. Foram descobertos palácios, praças e até mesmo uma pirâmide de 20 metros de altura. Sprajc disse que sua equipe mapeou de 10 a 12 hectares em cada local, mas as cidades provavelmente eram maiores e atingiram o auge entre os séculos VIII e IX. Informações da Reuters.

ANIVERSARIANTES DO DIA 25 DE AGOSTO DE 2014

LUCIANA TAVARES

FLORA LEE

NELSON PIRRITTA


PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares