segunda-feira, 5 de junho de 2017

Alunos fazem festa com tema 'se nada der certo' e se fantasiam de faxineiro, ambulante e cozinheiro Festa sugerida por alunos do 3º ano do ensino médio do colégio IENH, em Novo Hamburgo, pegou mal nas redes sociais.

fotos REPRODUÇÃO/BOMBORS



 Uma festa com o tema "Se nada der certo" dos secundaristas do Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), no Rio Grande do Sul, repercutiu nas redes sociais.
Em uma das típicas comemorações do 3º ano do ensino médio, alunos da escola na região metropolitana de Porto Alegre se fantasiaram de profissões que julgaram ser "alternativas" se nada der certo na vida profissional.
Entre elas estavam cozinheiro, churrasqueiro, faxineiro, revendedor de produtos de beleza, mecânico, atendente de supermercado...


Outros se fantasiaram de ambulante...



E até churrasqueiro...


Entregador de jornal...



E outros aproveitaram o tema para se "fantasiar" de ladrão e morador de rua...


As fotos da festa, que aconteceu no dia 17 do mês passado, começaram a circular nas redes sociais e a escola particular foi alvo de críticas. Segundo usuários, o tema humilhou pessoas que sobrevivem destas profissões.


Luiza BelloniRepórter de Notícias no HuffPost Brasil

Secretário de Cultura anuncia dois dias de Festejos Juninos em Lauro de Freitas



“Sabemos das dificuldades que passam os municípios, e em muitos não vai ter Festejos Juninos. Em Lauro de Freitas a prefeita Moema Gramacho autorizou a Secult fazer a festa, mas sem grandes gastos. Estamos trabalhando para fazer o melhor possível dentro dessas possibilidades. Com o apoio do governo do estado, através da Bahiatursa, teremos Zelito Miranda e Val Macambira, duas atrações do forró tradicional e as nossas bandas locais tocando o forró pé de serra. Uma coisa já está decidida, vamos cumprir a lei da zabumba e somente bandas de forró vão tocar”, afirmou o secretário Carlucho.
Fonte : Saiu no Blog

Prefeitura proíbe o uso de pipas com cerol em áreas urbanas de Salvador

Uma brincadeira antiga, perigosa e que deixava marcas profundas na pele está com os dias contados. Empinar pipas com cerol ou outras substâncias cortantes nas linhas, em áreas urbanas e comuns, foi proibido em Salvador. O objetivo é diminuir o número de acidentes e mortes provocadas pela brincadeira. Quem desrespeitar a determinação será advertido e pode até ser multado.  A Lei 9.217/2017 foi publicada pela prefeitura no Diário Oficial, neste sábado (3). O projeto que resultou na lei foi elaborado pelo vereador Tiago Correia (PSDB) e apresentado em março de 2013. Segundo o parlamentar, o objetivo principal é diminuir o número de acidentes provocados pela brincadeira.  "A ideia do projeto surgiu no momento em que começamos a observar a quantidade de acidentes fatais provocados pelas linhas cortantes. Na maioria das vezes as vítimas são motociclistas e ciclistas, além das crianças, que também se machucam, algumas com gravidade, durante a brincadeira. A pessoa que está soltando a pipa nem sempre tem noção do perigo", afirmou.  Ele frisou que o projeto não proíbe o uso das pipas, mas o uso do cerol nas linhas. Segundo o vereador, o local com maior registro de acidentes provocados pelo cerol nas linhas é a região da Boca do Rio. "Acredito que por conta do espaço do antigo Aeroclube. Muita gente aproveita o local para saltar e cortar pipas. A maioria dos acidentes não é registrada, mas podem acontecer distante do local de onde a pipa foi cortada, porque ela pode ser levada pelo vento por quilômetros", afirmou.  Quem desrespeitar a lei será advertido e, em caso de reincidência, será multado em R$ 70. Os valores arrecadados serão destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA. "O pagamento de multa não exime o infrator das respectivas responsabilidades civil e penal, no caso de registrarem, com o uso de cerol, danos a pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada", diz o Artigo 4º da lei.  A prefeitura informou que tem 60 dias para regulamentar a lei. Os órgãos e instituições responsáveis pela fiscalização da norma ainda não foram definidos pelo Município.

Lauro de Freitas reabre Parque Ecológico de Vilas no dia do Meio Ambiente



Os moradores de Lauro de Freitas terão mais uma opção de espaço para reunir a família em busca de paz e contato com a natureza. O Parque Ecológico de Vilas do Atlântico está reaberto e entregue a população. A 🌳unidade conta com a estrutura toda revitalizada e novidades para todas as idades. O Parque está situado na Avenida Praia de Itapuã, em Vilas do Atlântico e funciona das 8 às 17hs de domingo a domingo. Passa lá!



CUT-BA confirma greve geral em 30 de junho e 'esquenta' em Salvador no dia 20

As centrais sindicais convocaram nesta segunda-feira (5) uma nova greve geral para o dia 30 de junho. De acordo com Cedro Silva, presidente da Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), o ato será contrário às reformas trabalhista e da Previdência, pedirá também a saída do presidente Michel Temer e convocação de eleições diretas. A greve está sendo organizada pelas centrais sindicais CUT, CTB, UGT, NCST, Força Sindical, entre outras, além de movimentos sociais. “A primeira questão da classe trabalhadora é que se parem no Congresso as reformas. Segundo, é 'Fora Temer' e convocação de eleições gerais no país. Só eleições diretas vão unificar o país. Os trabalhadores não têm confiança nesse governo, muito por conta da falta de legitimidade. A população foi enganada com a história de que a recessão era culpa do antigo governo. Enquanto isso, desemprego está aumentando, políticas sociais das pessoas mais pobres foram todas destruídas”, criticou o dirigente sindical, em entrevista ao Bahia Notícias. “A população entendeu que quem está pagando o preço da falta de governo é a população mais pobre. A credibilidade do presidente foi pelo ralo”, bradou. Ainda segundo Silva, a greve geral será antecedida por um protesto que ele classificou como “esquenta” para a mobilização nacional. A manifestação, parte do Dia Nacional de Mobilização, acontecerá no dia 20 de junho, a partir das 15h, no Campo Grande, em Salvador. Conforme o presidente da CUT, mais de 200 cidades baianas já confirmaram adesão à greve geral, entre elas Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Serrinha, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Senhor do Bonfim. À tarde, assim como na greve geral de 28 de abril, um protesto acontecerá no Campo Grande, a partir das 15h. Para Silva, a paralisação nacional deve contribuir para fragilizar ainda mais a situação de Temer, acossado por denúncias de corrupção que vieram a público por meio das delações do frigorífico JBS. A consciência popular vem aumentando. A greve geral chama a atenção para que o país possa voltar à legalidade democrática. Vivemos um Estado de Exceção onde as pessoas não podem fazer nada. Só vale a palavra de um presidente ilegítimo. O Brasil está desgovernado”, afirmou.

por Bruno Luiz

Lauro de Freitas : Reunião do Pacto Pela Vida discute inclusão social para adolescentes na RMS

Lauro de Freitas recebeu, na manhã desta segunda-feira (5), a Caravana do Pacto Pela Vida (PPV). Na ocasião, um dos principais assuntos comentados foi a promoção de medidas de inclusão social para adolescentes da região metropolitana da capital. "O trabalho preventivo, ostensivo e investigativo da polícia vem sendo feito. Capturamos 729 criminosos e apreendemos 227 armas de fogo no quadrimestre. O que percebemos é um envolvimento muito grande de adolescentes usando e vendendo drogas e cometendo outros delitos", explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele considera "obrigação das instituições e da sociedade combater as causas da violência". Durante o evento, o governador Rui Costa afirmou que as instituições devem debater os pontos que podem ser melhorados para 'engrandecer' o trabalho. O governador informou ainda, que solicitou à Secretaria da Educação um sistema que permita acompanhar se os alunos estão frequentando as aulas. "Saio feliz daqui, por perceber que todos querem ajudar e lutam para superar as dificuldades", disse. Participaram da reunião representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes das forças de segurança e dos municípios que compõem a RMS.

Bahia recebe evento de turismo com presença de investidores internacionais

A Bahia vai receber um evento de turismo entre os dias 8 e 10 de junho. A 25ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) busca aproximar compradores internacionais da Europa, Estados Unidos e América do Sul. A expectativa é que ele movimente cerca de US$ 250 milhões em novos negócios de diversos segmentos econômicos, entre eles hotelaria, alimentação, vestuário. O anúncio do evento foi feito nesta segunda-feira (5). O secretário do Turismo do Estado, José Alves, avalia que a escolha do estado é resultado de investimentos do governo no setor. Ele citou como exemplo a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de aviação de 18% para 12%. "Em eventos como o BNTM, por exemplo, os investidores já chegam aqui munidos de informações e acabam vivenciando o produto, conhecendo os lugares para divulgar com mais propriedade os nossos destinos", comentou o secretário.  A abertura do BNTM acontece na quinta-feira (8), às 20h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). As rodadas de negociações vão acontecer na sexta (9), no Hotel Fiesta.

PIB do estado aumenta em 0,3% por conta do crescimento da agropecuária

O PIB do estado teve um aumento de 0,3% em comparação ao quarto trimestre de 2016. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com os cálculos da SEI, o aumento deve-se majoritariamente ao bom desempenho do setor de agropecuária, que registrou expansão de 30%. O crescimento é reflexo de culturas tradicionais como a soja, que teve expansão de 50% na produção, o milho (60%) e o feijão (70%). Além disso, a produção de grãos e fibras é a maior nas últimas cinco safras. A indústria teve queda de 6,6% e o setor de serviços de - 0,4%.

X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia acontece entre os dias 15 e 18 de junho


Um espetáculo de cor, som e movimento. Mantendo a tradição dos anos anteriores, esta é a proposta do X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, que acontece entre os dias 15 e 18 de junho, na Praça da Revolução, em Periperi, Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Com publico estimado em 20 mil pessoas, o campeonato faz parte da programação do São João da Bahia, que contemplará também, de 22 a 24 de junho, o Centro Histórico de Salvador e Paripe, também no Subúrbio de Salvador, além de vários municípios do interior do estado, que farão festas com o apoio do Governo do Estado.
“Acreditamos que apoiar este campeonato é um incentivo a mais para as quadrilhas juninas, que ensaiam durante o ano inteiro e se mantêm presentes no cenário cultural junino”, revela o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado. “Esta é também uma forma de aproximar a população local e todos os visitantes da maior manifestação popular e folclórica deste período”, completa.
Diogo Medrado diz ainda que o patrocínio às quadrilhas está inserido na estratégia da Bahiatursa de trabalhar o São João da Bahia como um produto turístico, estimulando as festas na capital e no interior do estado. O evento mantém viva na Bahia uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular nordestina.

São João na Bahia

Rala coxa de verdade: 2ª edição do Forró Nu levanta polêmica em Massarandupió



Quarenta casais já confirmaram presença na festa, no Litoral Norte; associação tenta impedir evento e prefeitura diz que acesso precisa ser restrito
Alexandre Lyrio (alexandre.lyrio@redebahia.com.br)
Pode arrastar o pé, ralar a coxa e até o bucho. O que vai ser impossível de fazer, neste caso, é melar a cueca. Até porque, assim como a primeira, a segunda edição do Forró Nu tem como regra básica que seus frequentadores estejam sem roupas. Marcado para acontecer no dia 17 de junho, em Massarandupió, no Litoral Norte, município de Entre Rios, o evento acirra ainda mais as recentes discussões sobre a prática do naturismo no local.
A R$ 80 o casal, é possível participar do vuco-vuco junino no Espaço Liberdade, que fica em um sítio discreto na localidade, conhecida pelas belezas paradisíacas e por ser a única praia destinada à prática de naturismo na Bahia. Uma banda de forró pé de serra vai animar a noite até o sol raiar. “Já temos 40 casais confirmados. Estou recebendo ligações de todo o país. Peço que as reservas sejam antecipadas o máximo possível”, anuncia David Andrade, idealizador do evento. Pelo visto, a coisa vai pegar fogo!
Mas, calma. Não é porque o forrobodó vai comer no centro que o evento é “all inclusive”. Ninguém deve se acasalar na frente dos outros. Se a coisa esquentar no salão, os mais exaltados podem ser convidados a deixar o local. O Forró Nu tem regras. Além de proibir crianças e permitir apenas casais, tem como base o código de ética do naturismo, espalhado pela praia de Massarandupió e também nos estabelecimentos da localidade.
David esclarece que, apesar de ser para casais, o evento é direcionado também para o público do naturismo. Os frequentadores devem ‘prezar pelo respeito e bom senso’. “O Forró Nu é um evento que segue o código de ética, que não permite o sexo em público. As pessoas me perguntam se é um evento liberal. Liberal é relativo. Certamente vamos receber casais liberais também. O que posso dizer é que o respeito estará acima de tudo”, garante David.
Mas a polêmica é muito maior. A realização do Forró Nu trouxe novamente à tona uma discussão antiga que, recentemente, virou motivo de batalha na localidade. De um lado os naturistas tradicionais que são contra a realização desse tipo de festa e acusam as pousadas de promoverem eventos de suingue que incentivariam a prática do sexo. Do outro lado, os estabelecimentos admitem que seu público se mistura entre naturistas e praticantes do suingue, mas dizem que são expressamente contra o sexo em público.


(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)
O fato é que a Associação Massarandupiana de Naturismo (Amanat), que administra a praia, não apoia a festa. Tanto que entrou com uma representação no Ministério Público para impedi-la. A ação foi o ponto de partida para a formulação de um projeto de lei que estabelece regras de convivência na praia de naturismo. O CORREIO tentou contato com o presidente da Amanat, César Xisto, para que ele opinasse sobre o Forró Nu. Mas Xisto não atendeu às ligações ou respondeu mensagens.
Já a Associação Baiana de Naturismo (Abanat), cujo presidente é um dos fundadores da praia de Massarandupió, não vê problemas com a festa. “Basta distinguir o que é naturismo e o que é festa liberal. Pela propaganda lançada por eles eu não vejo problema. Tem pessoas que são casais liberais. Cada um sabe o que quer e o que faz. Se for bom para as pousadas, ótimo”, opinou Miguel Gama.
Mesma noite
Vai ser uma noite para ficar marcada. Na mesma data do Forró Nu, praticamente no mesmo horário, o Arraiá do Encanto promete reunir casais liberais com direito a buffet junino e DJ. Mas, neste caso, em vez de evocar o “nu”, o anúncio revela, ironicamente, o contrário: “fantasia obrigatória”. Não deixa de ser sugestivo. A proprietária da pousada, Priscila Fernanda, diz que sua festa também proíbe crianças. E que tudo acontece em um clima de respeito. “O que a comunidade de Massarandupió quer é respeito. Mas eles não são contra os estabelecimentos liberais”, diz Priscila.
MP quer aumentar fiscalização do Forró NuE os moradores? Estes estão divididos. Há os que não veem qualquer problema no Forró Nu. Outros acham um desrespeito à comunidade. Luciano Pereira, presidente da Associação de Moradores de Massarandupió, não gostaria de ver o nome da localidade atrelada ao Forró Nu. “Sou contra à forma de divulgação do Forró Nu. Ele não deveria envolver o nome de Massarandupió. O que ele está anunciando como ‘Forró Nu de Massarandupió’ é uma festa privada”, argumenta Luciano.
Além de intermediar as discussões sobre a elaboração do projeto de lei que estabelece regras de convivência na praia de naturismo, o Ministério Público alertou a prefeitura de Entre Rios sobre a necessidade de intensificar a fiscalização do Forró Nu.
“O que sabemos é que parte da comunidade não está muito satisfeita com o Forró Nu. Então a prefeitura tem que exigir as garantias sanitárias, de segurança e de acesso restrito do público” diz o promotor Paulo César de Azevedo. “Se for um lugar aberto, pode constranger a comunidade”, acredita ele.
“Eu vi também que o espaço dele não é fechado, não é murado. Para ele fazer um forró desse, teria que murar o espaço e fazer uma coisa fechada. E divulgar para o grupo dele no watts app ou site”, defende Luciano Pereira, presidente da Associação de Moradores. A prefeitura, por sua vez, garantiu que o evento só será realizado se o local for devidamente cercado, sem que as pessoas que estiverem do lado de fora consigam enxergar o “esfrega-esfrega” nu.
“Se o lugar for aberto, isso vai ser um empecilho para a realização do evento. Tem que ser um lugar restrito. O Espaço Liberdade nos fez uma solicitação. vamos avaliar”, avisa Brígido Neto, procurador do município. “Se a festa for restrita e a documentação estiver ok, será liberada”.
“Nós vamos fechar toda a área, cercar com palhas. Ninguém de fora vai enxergar”, assegurou David, que se diz calejado com a situação. No ano passado, enfrentou alguns problemas para realizar o evento. Chegou a ser chamado na delegacia e prestou esclarecimentos. “Ano passado o delegado me intimou e eu fui  esclarecer. Eu disse: ‘se for ilegal, proíba!’. Mas tava tudo certo. Fiz meu evento e foi um sucesso”.
São João na Bahia

TRADIÇÃO CHAPÉU & GRAVATA

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares