quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ministério da Educação lança Manual para estudantes do ENEM

  • O Ministério da Educação lançou nesta quinta-feira (5) um manual gratuito para orientar estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O guia está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) e não será distribuído fisicamente aos candidatos. A cartilha é dividida em quatro partes e traz dicas para a prova e todas as novas regras para a correção da redação. Mercadante explicou que formou uma comissao de doutores e pós doutorres para ajudar no treinamento de quem vai fazer a correção da redação do Enem. A primeira parte do guia inclui o tipo textual a ser aplicado na redação e como ele será avaliado. Além disso, há esclarecimentos das principais dúvidas dos alunos como a quantidade mínima de sete linhas, o título opcional e a possibilidade de utilização dos dois padrões ortográficos de português. A segunda seção vem com o detalhamento das cinco competências cobradas e a explicitação dos critérios de avaliação. O terceiro capítulo é composto por uma análise da redação do Enem de 2012 abordando o que se esperava do candidato e com recomendações para a compreensão da proposta. Para complementar, a última parte do manual traz cinco redações do ano passado que tiraram mil pontos, a nota máxima. Segundo o ministro, serão escalados 9,5 mil corretores para a redação, um número muito maior do que os 5,6 mil que trabalharam em 2012. A remuneração por texto corrigido também aumentou de R$ 1,90 para R$ 3,00. (G1) 

Recall: 5 milhões de lava-louças têm risco de incêndio



A joint venture firmada entre Siemens e Bosch está fazendo um recall de 5 milhões de máquinas de lavar louça em todo mundo, depois de descoberto um defeito na parte elétrica dos eletrodomésticos que é capaz de causar incêndios. Problemas de sobreaquecimento em máquinas de lavar louça de marcas como Bosch, Siemens, Neff, Constructa e Junker+Ruh têm ocorrido há anos, mas até então, presumia-se que eram causados por problemas nas redes elétricas locais, afirmou uma porta-voz. Os incidentes ocorreram na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan e Irlanda, com as máquinas de lavar passando por um recall pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2009, acrescentou a porta-voz. Na Alemanha, onde 2 milhões de máquinas afetadas foram vendidas, houve mais de 69 acidentes de sobreaquecimento dentro, na maioria dos casos sem causar incêndio, disse ela. A porta-voz não soube dizer quantos acidentes ocorreram no resto do mundo ou quanto o recall irá custar às empresas. Ambas detém igual participação na joint venture. (Terra)

Profissionais que não comparecerem ao trabalho serão excluídos do Mais Médicos, diz ministro

Profissionais que não comparecerem ao trabalho serão excluídos do Mais Médicos, diz ministro
Foto: Reprodução
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que os médicos que fizeram inscrição no Mais Médicos e não comparecerem ao trabalho serão excluídos de forma definitiva do programa. O ato valerá para as demais fases seguintes. O ministro ainda informou que, embora não tenha ainda fechado o número de desistências, o plano deve ser levado “até o fim” e todos os recursos serão usados para providenciar profissionais para locais sem médicos. “Vamos buscar médicos até na China”, disse. Segundo o ministro, a baixa adesão de profissionais brasileiros nessa primeira etapa do programa só reforça a convocação de profissionais estrangeiros. Médicos brasileiros e estrangeiros com diploma validado no país deveriam ter se apresentado na segunda-feira (2) para o início do trabalho, mas há a tolerância para a apresentação até esta sexta-feira (6). Informações da Agência Brasil.

Vocalista do Jota Quest é alvo de representação enviada ao MP por ‘ofensa’ a baianos

Vocalista do Jota Quest é alvo de representação enviada ao MP por ‘ofensa’ a baianos
Foto: Divulgação
Após brincar com a fama de “preguiçosos” dos baianos durante um show em Salvador no último dia 31, o vocalista da banda Jota Quest, Rogério Flausino, é alvo de uma representação enviada ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pelo advogado Juno Leite Barbosa, que denuncia o suposto conteúdo “ofensivo” da declaração. De acordo com assessoria de imprensa do órgão, o ofício foi encaminhado para o Grupo de Atuação Especial de Combate à Discriminação (Gedis) e está nas mãos da promotora Márcia Virgens, que precisará analisar as imagens da apresentação para ponderar se a afiurmação caracteriza uma situação de preconceito. Ainda não há data prevista para a posição do MP sobre o caso, que aconteceu durante o Festival Circuito Banco do Brasil, realizado no Wet’n Wild. “Aqui em Salvador a galera já não trabalha, e domingo, nem f*”, disse o músico, na ocasião. 

ANIVERSARIANTES DO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2013

VANILSON LUZ MISOCA

ADILIS LUZ

ALONAR FILGUEIRAS

JILMÁRIO BRITO - LUKINHA

EVELÍ ARAUJO

CLAUDIA SANTOS
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Romário diz que Conmebol é mais corrupta que Fifa e CBF


Tudo começou com os clubes uruguaios. Então, expandiu para o Brasil e os ex-jogadores também estão. A reunião desta quarta-feira marcou o início do que chamaram revolução do futebol sul-americano. Documentos apresentados por advogados uruguaios aos presentes na reunião realizada no Parque São Jorge, em São Paulo, provam o quanto a Conmebol tirou de dinheiro dos clubes nos últimos anos. O principal questionamento é quanto à cobrança dos direitos de transmissão em que os clubes pagariam para jogar em vez de receber da entidade sul-americana. Na entrevista coletiva realizda após a reunião, o tom das críticas contra a Conmebol foi pesado, principalmente com as declarações de Romário e Maradona. Em reunião com Maradona, Chilavert e Andrés, Romário diz: 'É hora de trazer moralidade ao futebol'. "Vimos com muito tristeza que o futebol é de poucos e não dos clubes, jogadores e torcida. Queremos mudar uma estrutura que está acabando com o futebol sul-americano. Queremos mostrar o tamanho do roubo que a Conmebol está fazendo com essa gente", disse "El Pibe". "Coincidencia ou não, CBF, Federação Paulista e Conmebol têm um nome em comum: Marco Polo Del Nero. O que foi mostrado pelos advogados é de uma vergonha. Não sabia que existia uma instituição mais corrupta que a Fifa e a CBF, mas encontrei. Com esse movimento, queremos fazer valer o que é certo justo e sério", afirmou Romário. Maradona ainda falou que o reinado de Eugênio Figueiredo, Julio Grondona e Nicolas Leoz à frente da Conembol está acabando. "É uma das maiores vergonhas que já vi. É uma instituição corrupta desonesta. Del Nero, Figueiredo e Grondona vão ter que desaparecer do futebol", completou o "Baixinho". "O que a gente quer é transparência, uma coisa mais clara para o futebol. Quando os clubes brasileiro virem os números apresentados aqui, verão o que está acontecendo", afirmou Andrés Sanchez. "É a revolução do futebol. Me dá vergonha essa corrupção terrível. Infelizmente os clube estão empobrecidos, quebrados", complementou o ex-goleiro Chilavert. "Esses dirigentes tinham que pegar no mínimo 100 anos de cadeia. Se as coisas não mudarem no Brasil, e estou lutando pra que isso aconteça, vamos ter um presidente da CBF metido nisso e que também faz parte disso", disse Romário, se referindo a Del Nero. "Tentamos por vários anos mudar essa situação, mas nunca fomos atendidos. Precisamos deste basta. O que fizemos aqui é dar o primeiro passo pra que o futebol mude", falou o também ex-jogador Francescoli. (Msn)

Médicos cubanos poderão pedir asilo político ao Brasil



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (4) que o governo brasileiro poderá analisar eventuais pedidos de asilo político de médicos cubanos contratados pelo Programa Mais Médicos. Segundo ele, o mesmo ocorrerá com médicos de outras nacionalidades. Em debate na Câmara, Padilha rebateu afirmações de que os cubanos ficam sem a posse dos passaportes. “Se um médico cubano, ou argentino – temos médicos de mais de 60 países -, se qualquer um desses profissionais vier a pedir asilo político, vamos analisar quando houver o motivo”, disse em resposta a parlamentares sobre a possibilidade de os cubanos poderem requerer asilo. “Chequem com os médicos e vejam se eles não ficam com passaporte na mão deles. É o documento que eles têm”, completou. Padilha foi à Comissão Geral da Câmara para debater o Programa Mais Médicos. A vinda dos profissionais de Cuba faz parte de acordo do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A previsão é trazer ao Brasil, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Os primeiros 400 profissionais chegaram ao país e passam por curso de formação e avaliação, com duração de três semanas. A previsão é que eles comecem atuar no próximo dia 16, nas cidades que não atraíram profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. (Agência Brasil)

Veja os gols de Bahia 1 X 3 Cruzeiro

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares