quinta-feira, 26 de julho de 2012

Filhote de lobo marinho aparece em praia de Salvador Veterinária diz que ocorrência da espécie é comum no litoral baiano. Animal será submetido a exames para identificar a presença de doenças.

Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma, em Salvador (Foto: Reprodução/ TV BA)
Filhote recebeu primeiros cuidados dos moradores do bairro de Roma (Foto: Reprodução/ TV BA)
Moradores da Rua Frederico Lisboa, no bairro de Roma, em Salvador, encontraram na manhã desta quinta-feira (26) um filhote de lobo marinho às margens da praia. O animal, aparentemente debilitado, apareceu por volta das 6h e recebeu cuidados de vizinhos até a chegada de especialistas. Segundo relatos de populares, moradores entraram em contato imediatamente com o Ibama para solicitar o resgate do animal."Colocamos ele em um balde com água. Depois de aguardar por mais de três horas, nós levamos ele para o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Lá disseram que não era o lugar para levar. Mas dez minutos depois, o IMA [Instituto de Mamíferos Aquáticos] chegou. O animal estava quase morrendo", diz Anderson dos Santos, morador da região.
Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma, em Salvador (Foto: Reprodução/ TV BA)Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma
(Foto: Reprodução/ TV BA)
A veterinária do IMA Rosana Rodrigues informou que o animal passa bem. Ele foi hidratado e será submetido a exames que podem apontar possíveis doenças.
"É comum o aparecimento desses animais no litoral baiano nessa época do ano. Em 2011, tivemos ocorrências de animais mortos. Já em 2010, recebemos um animal vivo, que continua com a gente depois de tratado", diz a veterinária. Segundo Rosana Rodrigues, esses animais vão ao litoral para procurar alimento e acabam ficando muito cansados para voltar para a região onde vivem e vão à praia descansar.A especialista justifica o atraso no resgate dizendo que o IMA é uma ONG e não possui grande infraestrutura para fazer os atendimentos. "A população precisa entender que nós atendemos a outros animais, e infelizmente, nossa estrutura é pequena para fazer atendimentos imediatos", diz.

Espanha vai mal e perde para o Japão, que estabelece primeira zebra e repete Atlanta-96

Espanha vai mal e perde para o Japão, que estabelece primeira zebra e repete Atlanta-96
Yuki Otsu comemora o gol do Japão na estreia contra a Espanha
Bastaram três jogos no início do torneio de futebol para a Olimpíada de Londres ter a primeira grande zebra. Credenciada à medalha pelo melhor momento da modalidade na história do país, a Espanha perdeu para o Japão por 1 a 0, em jogo que o placar acabou sendo pequeno - a equipe da Ásia, com um jogador a mais por todo o segundo tempo, criou as melhores chances e por pouco não ampliou.
 Com o resultado, o Japão repete o feito estabelecido em Atlanta, 1996. Na abertura da Olimpíada, a seleção surpreendeu ao vencer o Brasil, então campeão mundial como a atual equipe espanhola, também por 1 a 0. Naqueles Jogos, mesmo com duas vitórias no grupo, os asiáticos acabaram eliminados para Brasil e Nigéria pelo saldo de gols.
 Já a Espanha, se serve de consolo para a torcida dos atuais campeões europeus, estreia numa competição com derrota para um azarão, assim como na Copa do Mundo de 2010, quando perdeu para a Suíça no primeiro jogo da caminhada até o título.
Japonês Yuhei Tokunaga e espanhol Koke brigam pela bola na estreia das seleções nos Jogos
Japonês Yuhei Tokunaga e espanhol Koke brigam pela bola na estreia das seleções nos Jogos


No primeiro tempo, a Espanha começou controlando o jogo, mas sem criar grandes chances. Juan Mata, que na última temporada venceu Champions League e Eurocopa, até que conseguiu assustar, mas o chute forte do meia do Chelsea parou nas mãos do goleiro Gonda.

O gol dos japoneses saiu aos 33 minutos. Ohgihara bateu escanteio pelo lado direito, e Otsu escapou no meio da área para chutar no canto e abrir o placar no Hampden Park, estádio localizado em Glasgow, na Escócia.
 As coisas ficaram ainda mais difíceis para a Espanha quando o defensor Inigo Martinez foi expulso ainda antes do intervalo. O defensor saiu jogando errado, perdeu o controle da bola para Nagai e acabou puxando o asiático na entrada da área. Falta e cartão vermelho direto.
 Na segunda etapa, foi o Japão quem seguiu criando as melhores chances. Aos 12, Nagai recebeu sozinho, bateu de esquerda, mas a bola passou raspando na trave espanhola; dois minutos depois, Kiyotake fez bela jogada, limpou dois marcadores na entrada da área e bateu rasteiro, também tirando tinta do poste. No fim, novamente Nagai saiu de frente para o gol e parou em De Gea.
 Na próxima rodada, domingo, o Japão pega a seleção do Marrocos às 13h, enquanto a Espanha faz o jogo de fundo diante de Honduras. Na abertura da chave, mais cedo, Marrocos e Honduras empataram por 2 a 2. No fim, foram 12 finalizações japoneses contra seis da Fúria, que teve, como de costume, maior posse de bola durante a partida.

COMUNIDADE DA VILA PRAIANA E DO CENTRO DE LAURO DE FREITAS LOTARAM A PRAÇA DA MATRIZ PARA UM DOS ÚLTIMOS ENSAIOS DA DANÇA DO CINQUENTENÁRIO

 São esperadas milhares pessoas na Dança do Cinquentenário. Após o período de ensaios, os inscritos participarão da gravação de um videoclipe, na Praia de Buraquinho, que será apresentado na festa da emancipação, na terça-feira (31). 
 O Centro de Lauro de Freitas e o Bairro da Vila Praiana ficaram com a cor verde.





Dirigentes de escolas em Crisópolis são intimados por não executarem Hino Nacional

Dirigentes de escolas em Crisópolis são intimados por não executarem Hino Nacional
Três diretores e dois professores de escolas municipais de Crisópolis, município do nordeste baiano, responderão na Justiça por não seguirem uma determinação de tocar o hino brasileiro em unidades do ensino fundamental. Em vigor desde abril, a decisão do juiz José Brandão Neto faz parte do Toque de Estudo, que pretende acabar com a evasão escolar nas cidades de Crisópolis, Itapicuru e Olindina. Eles podem ser condenados pelo crime de contravenção, cuja pena varia entre um e quatro salários mínimos. De acordo com o magistrado, a determinação apenas reafirma o que está na Lei 12.031/09, que obriga a execução do Hino Nacional pelo menos uma vez por semana nas escolas públicas e particulares. Segundo reportagem do jornal A Tarde, os cinco servidores já prestaram depoimento à polícia. Eles disseram que a tarefa de tocar o hino cabia aos professores de educação artística, de acordo com o delegado Pedro de Oliveira.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares