segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Ternos de reis lutam para manter tradição

Cleidiana Ramos
  • Fernando Vivas | Ag. A TARDE
    Terno da Anunciação abriu o desfile, neste domingo, e encerra festa após missa na Lapinha hoje
Quando os ternos de reis ganham as ruas da Lapinha, o espetáculo vai além da beleza dos figurinos, música e coreografia. Eles são a prova da resistência de uma tradição que desafia obstáculos, como a falta de recursos, ano a ano.
Dos 35 que já deram mais brilho à Festa de Reis,  celebrada nesta segunda-feira, 6, restam seis. Um deles é o Terno da Anunciação, que desfila  após a missa das 18h e é mantido pela Paróquia da Lapinha.
Ontem, após celebração que lotou a Igreja da Lapinha, o grupo da paróquia abriu o desfile, seguido de mais  cinco: Rosa Menina,  de Pernambués;  Terno da Lua,   Brotas; Estrela do Oriente, Liberdade; Ciganinhas, Coutos; e Terno do Sol, Pelourinho. 
  
"O processo de extinção é muito violento. Há mais quatro grupos no interior, mas não conseguimos transporte", conta José Santos, 66, presidente da União dos Tradicionais Ternos, Ranchos de Reis e Bailes Pastoris da Bahia.
Diante dos poucos recursos para promover  uma apresentação maior   - faltou o palanque, por exemplo -, a saída foi  concentrar os desfiles no dia 5 e deixar o encerramento apenas para o terno da paróquia. "Como os desfiles vão além da meia-noite, pelo menos começamos o dia 6 comemorando", disse Santos.
Tradição
O desfile de ternos é  uma das formas mais conhecidas de celebrar o Dia de Reis. Na liturgia católica, a data comemora a Epifania do Senhor, que lembra a visita dos três reis magos ao Menino Jesus.
Também chamados de "folia de reis", os ternos  são identificados, tradicionalmente, como uma manifestação de origem portuguesa.
No Brasil, passou por modificações e incluiu outros formatos como os  "bailes pastoris", que lembram as peças teatrais e os reisados - grupos de músicos que vão de porta em porta e são mais comuns no interior da Bahia.  
Os ternos têm uma estrutura que varia de 60 a 100 integrantes. Cada agremiação leva o seu estandarte e uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão e cordas, como  banjo, cavaquinho e violão.
"Lutamos muito para manter o terno da paróquia. Fazemos feijoada e vendemos camisa. A ideia é  conseguir os recursos para manter as fantasias bonitas. O estandarte, que é todo de veludo, por exemplo,  está precisando de reforma", conta Naíde de Carvalho Simas, coordenadora do Terno da Anunciação.
O desfile deste ano recebeu o patrocínio do governo do estado. "É pouco, mas pelo menos veio", diz Naíde.
A queixa é em relação à prefeitura. "Mandamos o projeto desde março. Fizemos três reuniões, mas eles ficaram de apoiar apenas com o som", relata Jerônimo Santos.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Empresa de Turismo S/A (Saltur),  seguindo orientação da coordenação de jornalismo da prefeitura. Mas não houve resposta até o fechamento desta edição.
Em nota, a assessoria da prefeitura só divulgou  ações relacionadas à infraestrutura, como coleta de lixo, mudanças no trânsito, ordenamento de ambulantes e monitoramento da poluição sonora.
Polêmica
O desfile dos ternos de reis na Lapinha ganhou proeminência a partir de 1975. Nos últimos dez anos, a festa - assim como outras do período pré- -Carnaval - batalha para sobreviver.  
Uma das atrações do evento era o presépio montado pelo padre José Pinto,  pároco da Lapinha por  30 anos. Ele deixou a paróquia em 2006, após ter desfilado  com uma fantasia  de orixá na Festa de Reis e adotar outras atitudes polêmicas.
Atualmente, padre Pinto  vive no convento pertencente à Sociedade das Divinas Vocações, congregação da qual faz parte, localizado no bairro de São Caetano.

História dos reis magos traz lição sobre Jesus Cristo

O nome litúrgico da Festa de Reis é Epifania do Senhor. A data comemora a revelação (epifania) de Jesus  como rei da humanidade e filho de Deus. 
“A principal lição da festa é mostrar que a mensagem do Evangelho é para todos, sem  discriminação”, aponta o padre Denivaldo dos Santos, titular da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Lapinha.
O padre explica que os  reis magos representam toda a  humanidade. Eles eram estrangeiros, sacerdotes da religião persa e cientistas, pois dominavam o conhecimento sobre os astros.
Para chegar até Belém, onde estavam Jesus e seus pais, eles seguiram uma estrela.
“O número três simboliza a perfeição.  A história dos magos indica como a ciência e o poder religioso conseguem  reconhecer um rei em uma criança humilde”, acrescenta o padre.           
A tradição popular deu nome aos três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior. Além disso, considera que um é branco, outro negro e o terceiro amarelo na representação de todos os povos.

A TARDE

Pastor que garantia ‘caminhar pela água’ como Jesus morre afogado

Pastor que garantia ‘caminhar pela água’ como Jesus morre afogado
Um pastor evangélico que garantia aos seus seguidores que, assim como Jesus, podia “caminhar sobre a água” faleceu afogado em uma praia de Libreville, na África, quando tentava realizar a façanha. De acordo com informações de agências internacionais, Franck Kabele, de 35 anos, apareceu nos primeiros dias de 2014 na frente de um grupo de peregrinos, que impactados com a cena, arrastaram o corpo para a areia. Segundo os presentes, o pastor garantiu em diversas ocasiões que era capaz de “replicar o milagre bíblico”. “Ele assegurava que havia tido um revelação e que isso era possível caminhar sobre a água como Jesus”, assegurou uma fonte.

HINO DE SANTO AMARO DE IPITANGA - LAURO DE FREITAS - BA

Quermesse do primeiro dia da Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga 2014


Todos os dias da Novena até o ultimo dia do novenário haverá quermesse após a Celebração com comidas, bebidas e atrações . Amanhã tem mais e segue até dia 14 de janeiro.
Enviado pelo meu Windows Phone

Primeiro dia da Festa Sagrada do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas 2014

Igreja lotada no primeiro dia da Novena da Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga 2014, noite em homenagem aos comerciários e os Evangelizadores. Pregador do dia Padre Juraci. Após a Novena a quermesse. Daqui a pouco as fotos da quermesse.

Enviado pelo meu Windows Phone

Preparativos para Festa do padroeiro Santo Amaro 2014 . Povo da Igreja trabalhando para a primeira noite da Novena hoje as 19 horas.



Enviado pelo meu Windows Phone

Igreja Católica se Preparando para a Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas 2014

Começa hoje dia 06 de janeiro.
Daqui a pouco começa a Novena do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga as 19 horas na Igreja Matriz com o pregador da noite Padre Juraci.

Enviado pelo meu Windows Phone

Igreja Católica se preparando para a Festa Sagrada do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas 2014.



Enviado pelo meu Windows Phone

Netinho volta aos palcos no sábado de carnaval, em show no Sudeste

Netinho volta aos palcos no sábado de carnaval, em show no Sudeste
Foto: Bahia Notícias
Aos poucos, Netinho volta à rotina que tinha antes das complicações vasculares no abdômen, que o deixaram internado de abril a outubro de 2013. O primeiro show do cantor já foi marcado. Netinho volta aos palcos no sábado de Carnaval, (1º) de março. "Será no Sudeste e marcará o lançamento do novo disco dele e a nova Música de trabalho", informou a assessoria. No próximo dia 25, Netinho se muda para o Rio de Janeiro, onde já viveu antes. Na cidade, Segundo o Ego, o cantor montou uma banda, mas vai manter outra em Salvador. Os fãs que esperavam vê-lo em algum trio elétrico nos dias de folia, no entanto, ficaram na mão. Netinho fará shows em cidades do interior do Rio e São Paulo. Na capital baiana, Netinho não possui mais bloco.

Bell Marques tem rombo de milhões, nome sujo e fica sem crédito na praça, diz colunista

Bell Marques tem rombo de milhões, nome sujo e fica sem crédito na praça, diz colunista
A situação financeira de Bell Marques não está nada boa, informa o colunista Léo Dias, do jornal O Dia. Desde que anunciou sua saída da banda Chiclete com Banana, em setembro do ano passado, o cantor tem tido prejuízos em sua conta bancária. Ele, que é dono de algumas lojas de vinho, que levam o nome da sua mulher, Ana Import, está com o CPF irregular e agora entrou para a lista extensa de famosos que têm o nome sujo na praça, afirma o colunista. “Com isso, o cantor não pode financiar nada, pois, devido à inadimplência, não tem direito a crédito. O investimento mal-sucedido de Bell Marques na distribuidora em São Paulo custou cerca de R$ 50 milhões. Além disso, em Salvador, só se fala das pendências trabalhistas e tributárias da banda. Alguns dos processos que tramitam no Tribunal de Justiça da Bahia já passam da casa dos R$ 2 milhões”, informa a publicação. O início da carreria solo e a gestão da banda Oito7Nove4 devem ainda custar uma boa bagatela a Bell.
FONTE: BN

HOJE 06 DE JANEIRO FESTEJA O DIA DE REIS EM TODO MUNDO - TERNO DE REIS DE LAURO DE FREITAS - BAHIA

    TERNO DE REIS (Lauro de Freitas – BA )                           
 É simplesmente a visita dos 3 (três) Reis Magos ao Menino Jesus, que é comemorada em todo o mundo entre os dias 25 de Dezembro ao dia 06 de janeiro e em nosso Município a Festa  é comemorada nos dias 05 e 06 de janeiro . Hoje existe em nossa Cidade 04 ( quatro ) grupos de Terno de Reis

01 – BUMBA REALCE ( Dona Nicota – Portão )
02 -  TERNO DA BURRINHA E AS TRADICINAIS COMÉDIAS ( Dona Aidee – Portão)

03  - BUMBA MEU BOI DE DONA BADINHA (Sinaldo , Careca  e Dona Badinha– Centro )
04  - TERNO DO BAMBOLÊ  (Grupo Bambolê – Vila Praiana)

  A Festa de Reis em Lauro de Freitas é uma tradição antiga com mais de 50 anos , que vem sendo desenvolvida pelas ruas de nossa Cidade. Hoje existe grandes Mestras da Cultura Popular como :  Dona Badinha , Dona Nicota  e Dona Aidee que vem fomentando a tradição . Os Ternos desfilam cada um de sua maneira e criatividade própria, alguns vão passando de porta em porta outros fazem desfile até a igreja do padroeiro a quem pertencem , mas , todos com muita alegria , som e lindos figurinos. Os ternos trazem faixa etária variadas ; o Terno do Bambolê e o Terno da Burrinha de dona Aidee trazem  na sua maior parte dos componentes os mais novos e o Bumba Realce e Bumba meu Boi de dona Badinha vem com sua maior parte os mais velhos .  Algumas pessoas que criaram e trouxeram estas tradições para nosso município hoje já são falecidos como : Dona Venú (Portão) , Lindão ( Portão ). Manuelzinho Leite ( Centro antigo Santo Amaro de Ipitanga ), Damázio (Centro ), Crescêncio ( Centro ), Amaro (Centro), Gonçalo ( Centro) e muitos outros que também contribuíram para a tradição da Cultura Popular. 
Antigamente os ternos viravam a noite passando de porta em porta nas ruas da cidade,e as pessoas recebem os ternos :  uns dando uma bebidinha ,outros dando comidas e até um dinheirinho rola as vezes , mas , o população recebem os ternos com muita satisfação e alegria e as vezes esperavam até a madrugada os ternos passarem , hoje os ternos procuram parar mais cedo" por causa "como diz os mais velho da violência que ronda nosso País. Cada um desenvolve de sua maneira , os mais velhos sempre trazem como figura principar como dizia minha querida avó O BOI , mas , para animar e colorir mais a festa também desfilam as comédias e os ternos variados como : O Terno da Estrela D’aval , o Terno das Flores , o Terno da Rola, oTerno das Ciganas , o Terno da Sagrada Família , o Curcunda , os Reis Magos , a Loba, a Florista , a Mimosa e muitas outras figuras.

Fonte de Pesquisa : Dona Aidee, Dona Badinha, Dona Nicota,Dona Marieta Luz, Sr. Domingos Balaeiro e Sr. Candido Santa Rosa.
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO BAMBOLÊ- LAURO DE FREITAS_BA

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares