segunda-feira, 4 de junho de 2012

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL GREGÓRIO PINTO DE ALMEIDA PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE - AÇÕES DA SMARH LAURO DE FREITAS


 A Escola Gregório Pinto de Almeida, recebeu hoje dia 04 de junho pela manhã a visita de funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas lotados na Secretaria de Meio Ambiente e do DIVIPAC da Secretaria de Educação para desenvolver atividades da Semana do meio Ambiente 2012, no inicio  Zezinho Peixoto Funcionário da Secretaria do Meio Ambiente falou de todas as ações  que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria e dando continuidade os Professores  Artêmio Luz , Mauricio Carvalho e José Carlos do DIVIPAC passaram para os alunos a construção e técnica de  Malabares com materiais recicláveis. Também na oportunidade os alunos participaram de oficinas de circo. Segundo o  Secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SMARH), Jorge das Virgens o evento está sendo realizado com ações em todo o Município de Lauro de Freitas.




Alunos plantam mudas nativas nas margens do Rio Sapato - AÇÕES DA SMARH LAURO DE FREITAS

Na véspera do Dia do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães plantaram mudas de pau-brasil, ypê e oiti nas margens do Rio Sapato, em Lauro de Freitas. “O trabalho de preservação ambiental é de importância imensurável para a revitalização desta área que foi degradada ao longo de tantos anos pelo homem”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SMARH), Jorge das Virgens.A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Sanitária Ambiental da Smarh, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Serviços Públicos (SESP), que selecionou as mudas plantadas às margens do rio. “As espécies nativas servem para evitar o assoreamento do rio e a morte de animais”, explica o secretário.

O diretor da Escola Municipal Ana Lucia Magalhães, Antonio Claudio, ressaltou a necessidade de ensinar às crianças a importância das matas ciliares para a vida do rio e do contato direto com a terra. “Os alunos aprendem de forma lúdica a lidar com as questões da preservação do meio ambiente. O objetivo é fazer com que eles abracem essa causa”, conta.No ano passado, 80 mil alevinos foram depositados no Rio Sapato. A espécie de peixes é conhecida como ‘o porco dos rios’, por se alimentar de mosquitos e restos orgânicos. A SMARH também realiza trabalho de conscientização nos condomínios construídos as margens do rio. “Nos solicitamos a retirada das tubulações de esgoto das residências. Os condomínios devem fazer o tratamento desses dejetos antes de lançá-los no rio”, orienta o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SMARH, Ronaldo Loxa.A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente que segue com programações nesta terça-feira (5): Campanha Troque Sua Sacola Plástica Por Uma Ecobag, no Supermercado Belo Preço, em Itinga e posse do Conselho de Meio Ambiente, às 9h, na Câmara Municipal. Na quarta-feira (6), além da campanha da ecobag, a Embasa promove atividade educativa com alunos da Escola Municipal Pedro Paranhos, no Terminal de Portão; no Cine Teatro de Lauro de Freitas será apresentada a peça Sustentabilidade, às 9h. 
Informações do DECOM com foto de Danilo Magalhães da PMLF.

Prefeitura de Lauro de Freitas entrega nova Escola do Jambeiro

A Prefeitura de Lauro de Freitas entrega, nesta terça-feira (5), às 9h, a Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, no Jambeiro.

A unidade, que vai atender 1.200 alunos, do ensino fundamental e médio, está situada em frente ao Conjunto Residencial do Programa Minha Casa Minha Vida com 1500 moradias. O conjunto também será inaugurado ainda este mês.
A escola tem dez salas de aula, biblioteca e infocentro profissionalizante que serão abertos à comunidade, sala de recursos multifuncionais para crianças e jovens com necessidades especiais, refeitório, quadra de esportes, sala de professor, diretoria, secretaria, salas de coordenação e apoio. Uma área foi reservada para horta escolar.
“Esta escola será modelo, trabalhamos para isso. Os moradores poderão contar ainda com programas como o Escola Aberta, biblioteca e o infocentro, além das aulas regulares”, destacou a secretária municipal de Educação, Suely Calixto.
A unidade beneficiará 800 alunos no fundamental e 400 no ensino médio. A garantia da implantação do ensino médio veio em reunião realizada no dia 24 de maio, quando a prefeita Moema Gramacho fechou a parceria com o Governo do Estado em reunião com o secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto.
Moema, ao longo da obra, realizou visitas técnicas em conjunto com a secretária de Educação Suely Calixto, autoridades municipais, engenheiros e arquitetos responsáveis pelo projeto. Atenta a cada detalhe, percorreu as salas e tratou de detalhes com os profissionais da construtora responsável.
O projeto, assinado pelo arquiteto Fernando Frank, foi intermediado pelo vereador Antônio Rosalvo, que também propôs a permuta de uma área com a construtora Montalvão para viabilizar a execução do projeto. Foram investidos R$1,8 milhão na obra.

Paralela travada: Simpatizantes da Fundação Dr. Jesus marcham até a Assembleia Legislativa

Paralela travada: Simpatizantes da Fundação Dr. Jesus marcham até a Assembleia Legislativa
Protesto é contra denúncias veiculadas no Jornal da Metrópole |Foto: Divulgação
Cerca de mil pessoas, entre funcionários, ex-internos e parentes de pacientes da Fundação Dr. Jesus – centro de recuperação de dependentes químicos localizado na BR-324, no município de Candeias – marcham pela Avenida Paralela, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (4) e complicam o trânsito na região. De acordo com a Transalvador, os manifestantes, que saíram da região do Iguatemi, ocupam a faixa principal da via e seguem em direção à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sentido aeroporto. Os simpatizantes da entidade, comandada pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB),protestam contra denúncias veiculadas no Jornal da Metrópole que acusam a instituição de provocar maus tratos físicos e psicológicos em seus pacientes. Eles ameaçam acampar nas dependências da Casa Legislativa.

Segundona: Com o 'coração cortado', pai praticamente elimina time do filho

Segundona: Com o 'coração cortado', pai praticamente elimina time do filho
Paulo Sales levou a melhor em cima do rebento| Foto: Ary Moura/ Agência AM
Ironia do destino. Assim pode ser definido o duelo entre o Jequié e Colo-Colo, pelo Campeonato Baiano da 2ª Divisão, neste domingo (3), no Estádio Waldomiro Borges. A partida terminou em 2 a 1 para o Tigre e ficou marcada pelo encontro entre criador e criatura em campos opostos: Paulo Sales, técnico do Colo-Colo atuou contra o seu filho, o lateral Paulinho Luna, de 24 anos. Em conversa com o Bahia Notícias, Sales explicou a emoção em jogar contra o rebento. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

Tatau volta com a banda Ara Ketu

Tatau volta com a banda Ara Ketu
Segundo o jornalista Marrom, o cantor Tatau está prestes a voltar com o Ara Ketu em agosto deste ano. O artista comandou o grupo por 30 anos, até que, em 2008, decidiu seguir carreira-solo. Nesse meio tempo, a cantora Larissa Luz ficou no lugar do vocalista. Confira mais detalhes na Coluna Holofote.

BLOCO ÊAAH MOSTROU GRANDE PRESENÇA NA LAVAGEM DO PARQUE SANTA RITA EM ITINGA

O Bloco Êaah desfilou ontem pela manhã na lavagem do Parque Santa Rita em Itinga com mais ou menos 500 integrantes pelas ruas do Bairro, quem estava lá não deixou de acompanhar o som da Banda Cara de Gato. 
Na foto acima o Vice Prefeito João Oliveira , Secretário Chico Franco e o Professor Paulo Aquino

 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares