quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Campanha de Aécio Neves tenta apoio de Joaquim Barbosa

Campanha de Aécio Neves tenta apoio de Joaquim Barbosa
Foto: Divulgação/ PSDB
A campanha do candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) tentou angariar o apoio do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa na reta final do primeiro turno. Conhecido por presidir a Corte no período do julgamento do processo do mensalão, ele já foi abordado mais de uma vez por tucanos que tentam convencê-lo a fazer algum gesto de adesão a Aécio. O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, disse que, quando ficou hospedado no mesmo hotel que Barbosa, em São Paulo, conversou com o ex-ministro sobre o apoio. "Ele poderia declarar voto ou então aceitar convite para ser ministro [num eventual governo de Aécio Neves]", sonha. Apesar da tentativa, o ex-presidente do STF afastou qualquer hipótese de aproximação e costuma dizer que nem sequer sabe se estará no país no dia da eleição. Informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha.

Multidão furiosa joga político no lixo na Ucrânia Vitaly Zhuravsky foi alvo de manifestantes em Kiev. Político é conhecido por seus laços com o ex-presidente do país, Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro



Reprodução/YouTube
Vitaly Zhuravsky é jogado no lixo por manifestantes em Kiev, Ucrânia
Vitaly Zhuravsky é jogado no lixo por manifestantes: episódio aconteceu em protesto que exigia a remoção de políticos ligados ao regime anterior de seus cargos atuais
São Paulo – Vídeos gravados nesta semana em Kiev, Ucrânia, mostram uma multidão raivosa jogando um político do parlamento do país no lixo. Vitaly Zhuravsky é um antigo membro do partido do ex-presidente Viktor Yanukovich, deposto em fevereiro após uma série de violentosprotestos.
Em um dos vídeos, Zhuravsky é visto sendo levado por manifestantes até uma lixeira localizada em frente ao parlamento. Ele é então jogado lá dentro e impedido de sair. Num segundo momento, mostrou outro vídeo, militares conseguem resgatá-lo.
Não se sabe ao certo quais as motivações do ato. Mas, segundo o jornal The Washignton Post, o episódio aconteceu durante um protesto maior que exigia do governo ucraniano a adoção de medidas para a remoção de políticos ligados ao regime anterior de seus cargos atuais.
Ucrânia
O pedido da população parece ter sido atendido. Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, declarou que um milhão de servidores públicos terão a sua lealdade avaliada. A ideia é rastrear possíveis práticas corruptas herdadas do antigo governo.
Ainda nesta semana, o país anunciou ter ratificado acordos com a União Europeia (UE) e também com rebeldes separatistas no leste do país. A associação com a UE está sendo vista como histórica, pois sinaliza o distanciamento ucraniano da Rússia e a aproximação com o ocidente.

Dez terreiros no Recôncavo baiano devem ser tombados

Dez terreiros no Recôncavo baiano devem ser tombados
Foi aprovado nesta quarta-feira (17), durante sessão plenária do Conselho Estadual de Cultura, um parecer que solicita o tombamento e o registro especial de 10 terreiros de candomblé em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano. A proposta é resultado de uma análise feita pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural, atendendo demanda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac) para apreciar o pedido do registro especial desses espaços como patrimônio imaterial, uma vez que abrigam celebrações e tradições de grande valor histórico e cultural. A Câmara, no entanto, decidiu que, além da solicitação de registro especial, o tombamento é a melhor alternativa para garantir a proteção desses terreiros e a conservação dos seus espaços físicos. O parecer será enviado à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), que fará o encaminhamento ao Ipac. O registro especial prevê a preservação dos aspectos simbólico-culturais, zelando pelos bens intangíveis, como as manifestações populares e, neste caso, inclui os conhecimentos e as heranças simbólicas dessas matrizes culturais. Já o tombamento é voltado para a preservação física dos espaços, aos valores histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e paisagístico. É utilizado para bens culturais materiais, como imóveis e obras de arte. Os terreiros contemplados com a medida serão: Humpane Ayomo Huntólogi, Viva Deus (Asepó Eran Opé Olúwa), Aganju Didê, Raiz de Ayrá, Ilê Axé Ogunjá, Lobanekum, Ogodô Dey, Dendezeiro Incossi Mukumbi, Ilê Axé Itayle, Labanekum Filha.

Anvisa suspende lote de tintura para cabelo por 90 dias

Anvisa suspende lote de tintura para cabelo por 90 dias
Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou, de forma cautelar, o lote 100039804 da Tintura Creme Beauty Color, fabricado pela empresa Bonyplus Indústria e Comércio Importação e Exportação de Cosméticos Ltda. A determinação cautelar foi por conta de resultados insatisfatórios na análise de rotulagem e teor peróxido de hidrogênio, de acordo com laudo emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. A interdição do produto dura o tempo necessário à realização de testes, provas, análises ou outras providências requeridas e não pode exceder o prazo de 90 dias.

Homem encontra esqueleto 'nojento' de alien em sua cozinha


Foto:  Mercury Press
Um inglês descobriu o esqueleto de um suposto alien de 15cm na cozinha de casa. Kevin Rea, 55, encontrou os ossos entre o armário e o chão e tirou várias fotos, para depois jogar fora porque o achou "nojento". "O encanador que veio consertar um vazamento disse que eu precisava secar o chão, e, quando eu afastei o armário, encontrei vários produtos de limpeza e um ninho bizarro", disse Rea. Ele mora em uma antiga cabana de pedra com sua família na pequena cidade de Altca, em Lancashire, e disse que o misterioso esqueleto estava em uma espécia de casulo grudado no fundo do armário. "Não faço ideia do que seja, mas quando eu vi, pensei no alienígena que sai de dentro do peito do ator John Hurt no filme ‘Alien’”, finalizou. Especialistas dizem que provavelmente o esqueleto é de um rato ou de uma ratazana, por causa do tamanho e do formato do crânio. Informações do Daily Mail.

Morre autor do 'Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'

Morre autor do 'Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'
Foto: Reprodução/TV Globo
O compositor Nelson Biasoli, 83 anos, autor da música “Grito de Guerra”, que tem os versos “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, morreu nesta quarta-feira (17), na Santa Casa de Ribeirão Preto (SP). Segundo a assessoria do hospital, ele já estava internado há 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por conta de insuficiência renal e infecção pulmonar. No início da semana, ele foi sedado e passou a respirar com auxílio de aparelhos. Biasoli, que deixa mulher e dois filhos, era campeão mundial de hinos de municípios. O corpo é velado desde as 16h no Memorial Calimã, em Tambaú, onde ele morava. O sepultamento ocorrerá às 12h desta quinta (18). Grito de Guerra, a canção mais famosa de Biasoli, foi composta para um festival estudantil, quando ele era professor de História e Matemática em Ribeirão Preto. A música foi registrada em 1979. Um ano depois, ele escreveu “A Benção, João de Deus” para a visita do papa João Paulo II ao Brasil. O hino foi consagrado também pela torcida do Fluminense na década de 80. Com informações da Folha de S. Paulo.

JOGO DO CAMPEONATO BAIANO DE FUTEBOL FEMININO SERÁ REALIZADO EM LAURO DE FREITAS

O Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, em Lauro de Freitas, irá sediar uma partida do Campeonato Baiano de Futebol Feminino 2014. Os times Bahia e Recife se enfrentam nesta quinta-feira (18), a partir das 15h. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Setel).

O campeonato é consagrado no cenário esportivo e considerado um “celeiro de craques”, por onde passaram jogadoras consagradas como Elaine e Fafá, que atuaram no exterior e defenderam a Seleção Brasileira.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares