quinta-feira, 15 de agosto de 2013

LAURO DE FREITAS APRESENTA EDITAL “CUIDANDO DA CULTURA”

A Prefeitura de Lauro de Freitas está revitalizando e fortalecendo as políticas de incentivo à cultura do município. O edital de chamamento público nº 01/2013 – Cuidando da Cultura foi apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), nesta quinta-feira (15), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

O lançamento do edital reuniu a imprensa, historiadores, autoridades e artistas de Lauro de Freitas que exaltaram a iniciativa. O professor de História e agricultor, Joílson Lopez, diz que a cultura ainda não tinha dado um passo tão importante como esse. “Em sete meses se fez na cultura de Lauro de Freitas o que não se fez em sete anos. Isso é reconhecimento social, da tradição, mas principalmente de um povo como ser humano que entende sua cultura”.
Músico há mais de 30 anos em Lauro de Freitas, Jaldo Lopez de Barros revela que o município já teve mais de 20 bandas que tocavam em várias cidades da Bahia e do Brasil, mas sem incentivo, atualmente nenhuma dessas existe mais. “Esse foi o primeiro e único passo significativo que vi durante todo esse tempo para o futuro da cultura da nossa cidade. Com esse apoio, nossa cultura terá suporte para ficar fortalecida e continuar seguindo e não se perder como aconteceu no passado”.
Pesquisador da história de Lauro de Freitas, o historiador Gildásio Freitas destacou a importância do edital para a demanda de cultura do município. “Nós temos muitos valores culturais na nossa cidade e esses valores ficam dispersos – seja nas artes plásticas, dança, na música, na literatura e tantas outras artes populares. Existe uma demanda que precisa ser acolhida e que não tinha oportunidade”, explica o historiador.
Gildásio ainda convidou os artistas e movimentos culturais a abraçarem a iniciativa da Secult. “Os editais abrem oportunidades para a população que sempre cobra incentivos como esse às autoridades. Agora é a hora do povo participar”.
A secretária da Secult, Márcia Tude, destacou o momento como histórico na cultura do município. “Inauguramos um momento histórico no município, pois de agora em diante a cultura terá uma política de incentivo com bases legais e democráticas e Lauro de Freitas terá, não só festas de calendário, mas uma cultura constantemente fomentada. E esse é um legado que deixamos para a população e uma responsabilidade para as próximas gestões manterem esse projeto”.
A Secult irá oferecer oficinas de treinamento de elaboração de projetos culturais, com o objetivo de aumentar a abrangência e a democracia dos editais.

Filho Encontra Mãe Morta No Freezer

Tradução: Google

A busca ao assassino veio depois que um adolescente encontrar o corpo de sua mãe recheado em um freezer em sua casa EUA.
Shannon Herrin, 38 anos, foi declarada morta na cena do crime depois que a polícia foi chamada para a propriedade em Mineral Wells, Texas, em 6:30 na quinta-feira.
Seu filho de 19 anos fez a “descoberta surpreendente”, depois de ter ido para o congelador da família em busca de comida, relata o chefe de polícia de Mineral Wells, Dean Sullivan.
Oficiais ouviram o adolescente, marido de Herrin, outros familiares e vizinhos, mas a morte permanece um mistério.
Os policiais não encontraram nenhuma evidência para sugerir o jogo sujo e nenhuma prisão foi feita.
Sullivan afirma que não havia nenhuma causa “imediatamente determinável” da morte.
Sullivan também disse que é “muito cedo para especular (ou excluir) um acidente.”
“Não havia sinais externos de trauma para o corpo. Mas estamos investigando este caso como um homicídio até que o médico legista determinar a causa da morte” Sullivan para o jornal The News.
O corpo do 38 ano de idade, foi transferido para Dallas para uma autópsia, onde a polícia vai aguardar detalhes do médico legista.
Com a informação do @DailyMirror

Candidata a vereadora é impedida de assumir cargo por ser 'bonita demais'

Candidata a vereadora é impedida de assumir cargo por ser 'bonita demais'
Uma candidata a vereadora na cidade iraniana de Qazvin foi impedida de assumir o cargo por ser “bonita demais”, noticiou a imprensa local. Com 10 mil votos obtidos na eleição ocorrida em junho deste ano, junto com o pleito presidencial, Nina Siahkali Moradi, de 27 anos, ficou na 14ª colocação em uma lista que selecionava os 13 primeiros entre 163 candidatos. Como o primeiro colocado desistiu de assumir, a iraniana, que defendia direitos da mulher e incentivos culturais, estaria entre os eleitos. No entanto, foi barrada. “Seus votos foram anulados por [causa de] suas credenciais”, justificou Reza Hossaini, do comitê local de monitoramento de eleições. “Não queremos uma modelo desfilando na prefeitura”, afirmou um clérigo local. 

Arquiteto projeta bicicleta com levitação magnética que funciona como wi-fi ambulante

Arquiteto projeta bicicleta com levitação magnética que funciona como wi-fi ambulante
Um arquiteto do Texas, nos Estados Unidos, projetou uma bicicleta que utiliza levitação magnética e poderá fornecer energia para smartphones e funcionar como uma espécie de wi-fi ambulante. Segundo informações do Ciclo Vivo, o meio de transporte, batizado de "Levitation", possui um gerador integrado ao quadro e baterias de alta capacidade para armazenar a energia produzida com as pedaladas.
Muito à frente das bicicletas comuns, o modelo também reduz a resistência do vento e absorve o impacto de pedras e solavancos, por meio de levitação magnética e energia cinética. A tecnologia oferece ainda entradas USB e um monitor LED, que informa a distância percorrida e a quantidade de energia gerada na bateria, para que dispositivos móveis sejam carregados durante o trajeto.

Governador aprova cerveja de Alagoinhas

O governador Jaques Wagner participou nesta quarta-feira (14) de um evento em comemoração ao primeiro envase da cerveja Itaipava na unidade do Grupo Petrópolis em Alagoinhas. O procedimento é um teste para verificar o funcionamento completo de produção, antes da inauguração oficial e da produção das primeiras garrafas para comercialização. “Já sai gelada e qualidade é ótima”, elogiou o gestor, após citar os operadores e técnicos de controle de qualidade que trabalham na fase de testes. "A marca é forte por si. A gente vê pela alegria dos funcionários”, observou. Serão gerados na unidade um total de 600 empregos diretos e cerca de 3 mil indiretos a partir do funcionamento. A fábrica no interior baiano terá a capacidade para produzir 6 milhões de hectolitros de cerveja por ano. 

Pesquisa diz que refrigerante é tão ruim para os dentes quanto crack e cocaína


Um estudo da Temple University, na Filadélfia (Estados Unidos), afirma que refrigerante (com ou sem açúcar) ingerido em excesso é tão prejudicial para os dentes quanto o consumo de metanfetamina, cocaína e crack. “Todos são extremamente ácidos e, por isso, causam problemas similares. A acidez do refrigerante advém do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Se o consumidor não tiver uma higiene bucal correta e regular, a constante exposição a essa acidez poderá causar erosão dental”. O professor Mohamed Bassiouny, um dos responsáveis pela pesquisa, alerta que, mesmo para quem não quer engordar e escolha as versões diet´s de refrigerante, o risco também é alto risco, caso os cuidados com a higiene não sejam regulares. Os pesquisadores informaram que pacientes que consumiam a bebida, muitas vezes, como se fosse água, tiveram os dentes danificados, descoloridos e desgastados, como os dentes de usuários de metanfetamina e crack. “No caso dessas drogas ilegais, elas reduzem a quantidade de saliva na boca, aumentando o efeito da acidez. Além disso, os usuários não costumam dar a devida importância à escovação e ao uso do fio dental”, diz Bassiouny.

Terceira jovem desaparecida foi encontrada esta tarde

A terceira jovem que estavam desaparecida após sair de Ipirá para Salvador na última segunda-feira (12), foi encontrada no início da tarde desta quinta-feira(15). Isabele tinha saído da Aldeia Hippie, em Arembepe, Região Metropolitana de Salvador, onde estava com as outras duas amigas, e foi para Salvador para fazer um saque em um banco. Seu tio, Percival, encontrou Isabelle no final de linha de Arembepe, quando ela retornava de Salvador. As garotas disseram que saíram de Ipirá para “curtir”, alegando não ter mais nenhum motivo para fugir de casa. As três jovens voltarão com o tio de Isabelle para a cidade de Ipirá ainda esta tarde, onde os outros familiares as esperam.  (Aratu)

Maragojipe: Prefeita autoriza quase 1 milhão e meio com contratações de bandas para festa de São Bartolomeu

A festa em homenagem ao padroeiro da cidade  
Em épocas de crise, de escassez de recursos, e tantos outros lamento ditos constantemente pelos prefeitos, a cidade de Maragojipe, resolveu investir pesado na contratação de grandes atrações para as festividades em homenagem a São Bartolomeu, padroeiro da cidade. A festa que encontra-se progamada para iniciar neste sabádo (17) contará com nomes como: Paula Fernandes,  Saulo, Harmonia do Samba, Raça Negra, Harmonia, Amado Batista entre outros,  encontra-se avaliada  em quase um milhão e meio. A Empresa WD Produções e Eventos que ficará com a responsabilidade de contratar os artistas, receberá a quantia de R$ 1.426.000,00 (um milhão quatrocentos e vinte e seis mil reais), sendo que esse valor será destinado apenas as atrações, com exceção da estrutura, que será  contratada por outra empresa. No último mês de abril, A prefeita Vera Lúcia (PMDB) decretou Estado de emergência no município, sendo a decisão foi informada ao Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Social de Combate da Pobreza / Coordenação de Defesa Civil. Quatro meses depois a cidade realizará uma das maiores  festas da região nos últimos anos. As banda foram contratadas  pelo método de inexigibilidade – é quando o  município firma um contrato sem a necessidade de licitação. Vereadores de oposição prometem denunciar o caso ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) contra a prefeita da cidade,  devido aos gastos abusivos. 

CONVITE - PLENÁRIA MUNICIPAL DO PSOL - LAURO DE FREITAS

Atlético Mineiro domina, vence e Bahia perde terceira consecutiva


Atlético Mineiro domina, vence e Bahia perde terceira consecutiva
Foto: AFP
O Bahia surpreendeu a todos. Engrenou uma série de cinco jogos sem perder e encostou no G4. A boa fase, no entanto, chegou ao fim. Acabou a magia. Na noite desta quarta-feira (14), o tricolor baiano perdeu mais uma. Comandado por Ronaldinho Gaúcho, o Atlético Mineiro venceu o esquadrão por 2 a 0, no Estádio Independência, e pôs fim ao jejum de cinco rodadas sem vencer no Brasileirão.

O Bahia, com a terceira derrota consecutiva na Série A, terá que buscar a reabilitação diante do Santos no próximo domingo (18), às 18h30, na Arena Fonte Nova.

Vitória 3 X 1 Ponte Preta. Gols de William, Pedro Oldoni, Vander e Marqu...

ANIVERSARIANTES DO DIA 15 DE AGOSTO DE 2013

LYNN FILIPPUCCI

ROSANA FRANCO

ORLANY CAVALCANTE

GLÓRIA MARIA

LUCIMEIRE BATISTA

VITÓRIO LEMOS
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


TEATRO HOJE EM LAURO DE FREITAS - ENTRADA GRATUITA


Vale a pena assistir! Peça Teatral com elenco 100% de Lauro de Freitas, um grande debate sobre a realidade das nossas escolas. Vale a pena assistir! Entrada gratuita.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares