quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Governo quer fazer testes de HIV, hepatite e sífilis em todos os índios do país


Foto: Agência Brasil
Ação pretende examinar todos os índios brasileiros com mais de dez anos até o fim de 2012
O governo lança neste mês um programa destinado a realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em todas as aldeias indígenas do Brasil.


A ação pretende examinar, até o fim de 2012, todos os índios brasileiros com mais de dez anos – idade média para o início da vida sexual no grupo – e encaminhar para o tratamento os que obtiverem resultados positivos.
Segundo o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, resultados de um projeto piloto do programa, aplicado em 46 mil indígenas do Amazonas e de Roraima, indicaram níveis "preocupantes" de HIV e sífilis.
A prevalência de sífilis na população indígena avaliada foi de 1,43%, inferior à média do resto do país (2,1%), ao passo que a de HIV foi de 0,1%, ante 0,6% da média nacional.
Para Souza, ainda que inferiores aos índices nacionais, ambos os dados exigem atenção por demonstrar que há transmissão dos vírus mesmo em populações isoladas, o que indica que seus integrantes mantêm contato com pessoas contagiadas fora das aldeias.
"Qualquer índio que obtenha resultado positivo numa aldeia é motivo de preocupação", disse o secretário à BBC Brasil.
Em gestantes indígenas, a prevalência de sífilis foi de 1,03%, mais baixa que as taxas encontradas em gestantes nos centros urbanos (1,6%). O índice de HIV em indígenas gestantes foi de 0,08%.
Segundo o IBGE (Instituto de Geografia Estatística), há cerca de 650 mil indígenas em aldeias no Brasil.


FONTE  :  João Fellet
Da BBC Brasil em Brasília

AÇÕES SOCIAIS DO ROTARY CLUB LAURO DE FREITAS NA COMUNIDADE DE QUINGOMA



 
O Rotary Club Lauro de Feitas, atualmente presidido pelo advogado Joaquim José Freire Ramos, conheceu a localidade de Quingoma, no bairro de Caji, considerada como abaixo da linha da pobreza, nos anos 1997 e 1998. Na época, existia uma pequena capela, feita de madeira, pertencente à igreja católica, onde as crianças estudavam, através de aulas ministradas por uma voluntária. O Rotary iniciou um projeto para a construção de uma escola, a fim de atender a carência da comunidade em relação à educação. Após adquirir o terreno, em fevereiro de 1999, foram iniciadas as obras e, em 30 de setembro de 2000, o sonho tornou-se realidade.  
Ao longo dos anos, a estrutura se modernizou, até ser construído um Complexo, formado por um consultório médico odontológico, uma brinquedoteca, uma área comunitária, além da escola, hoje em dois turnos, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura, beneficiando cem alunos, com idades entre 4 a 6 anos. Sua manutenção tem o apoio do Núcleo de Senhoras do Rotary, constituído pelas esposas dos rotarianos, que promovem aos responsáveis pelos alunos e moradores em geral palestras com temáticas diversas, festividades, doação de brinquedos, aulas de capoeira, entre outros.
O Centro Médico Odontológico atende pessoas residentes na localidade e adjacências, realizando três mil procedimentos, aproximadamente, por ano, além de patrocinar, em parcerias, o Curso de Auxiliares de Saúde Bucal, direcionado a jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso é ministrado com a duração de oito meses, pela Faculdade de Odontologia da UFBA e Pierre Fouchard. O estágio de um ano é realizado no próprio Centro e, logo após, o participante recebe o diploma e a inscrição do Conselho Regional de Odontologia. Todos os participantes são indicados para o mercado de trabalho.
O Rotary Club Lauro de Freitas inclui a comunidade de Quingoma em todas as suas campanhas de arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e eletrodomésticos. No mês de abril, o Conselho Diretor autorizou uma reforma em todas as instalações físicas do Complexo. Além de promover ações sociais na comunidade citada, temos dezenove instituições assistidas no Município.
Marivaldo Paixão
FONTE : CAFÉ COM NOTICIAS

MAIS 124 SOLDADOS DA PM FAZEM CAPACITAÇÃO EM LAURO DE FREITAS



Reunidos na Aula Inaugural do Curso de Formação de Soldado 2011 realizada nesta terça-feira (16), no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (PUSAI), 124 novos oficiais serão capacitados até março de 2012. A palestra “Cidadania e Direitos Humanos”, ministrada pelo coronel Gilson Santiago, chefe do gabinete do comandante geral coronel Alfredo Castro, sinaliza a ênfase que será dada ao tema na preparação dos novos soldados. As mais de mil horas de formação resultam de uma parceria entre Estado e o município de Lauro de Freitas.  
A exibição de um vídeo ilustrativo referente às atividades já desenvolvidas no Pusai e apresentação da canção “Força Invicta”, hino da corporação, marcaram o início da solenidade. O coronel Gilson Santiago destacou a importância da atuação da PM na sociedade. “Temos um papel fundamental. É preciso saber que temos responsabilidade social na atividade que exercemos. Ser policial militar é firmar um compromisso com a sociedade”, salientou.Ao longo dos oito meses, os recrutas receberão noções técnicas, distribuídas em dois módulos, que incluem ensinamentos sobre direitos humanos, relações interpessoais, direito aplicado, uniformização, cumprimentos militares, entre outros. É a terceira capacitação oferecida no Pusai. Nas anteriores foram preparados 132 soldados e 205 sargentos.O vice-prefeito João Oliveira reforçou o quanto é válida a parceria entre estado e município. “Temos uma aproximação enorme com a PM, para que juntos possamos oferecer segurança à população”. Dentre tantas iniciativas, fruto do trabalho conjunto, o vice destacou a construção do posto do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Portão, ambos realizados pelo município através da Lei de Contrapartida e entregues ao estado. “Temos uma relação de parceria para dividirmos responsabilidades tão intensas”, frisou.Participaram da aula o comandante da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Lauro de Freitas, major Izidro de Souza, comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), capitão Paulo Sérgio Simões, e a representante da Federação dos Direitos Humanos, Cristiane Carvalho. 
FONTE: FALA CIDADÃO

PARTICIPE DO QUADRO BAMBOLÊ EDUCANDO - FAÇA A SUA DOAÇÃO

Faça com Gueu do Time dos Broncas, Zé Preia , Lila Luz , Joelma Luz ,Zene Luz, Railda Diretora do Gregório, Laiza do Senac e   Antônia Luz que doaram materiais escolares para os alunos do Grupo Cultural Bambolê. Se você quer participar olhe do lado esquerdo da tela do computador você vai ver uma foto com o pedido das Crianças de materiais escolares, faça a sua parte pela Educação , mande sua mensagem e ajude o desenvolvimento das crianças.
Mais informações entre em contato com o Grupo.


Lula Maciel comemora o anúncio oficial do Instituto Federal Tecnológico em Lauro de Freitas


“Esta conquista representa um avanço muito importante para a cidade de Lauro de Freitas", afirmou o vereador Lula Maciel (PT)

Lula Maciel comemora o anúncio oficial do Instituto Federal Tecnológico em Lauro de Freitas
Em sessão nesta terça, 16/8, o vereador Lula Maciel (PT) comemorou o anúncio oficial do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica. Para o vereador Lula a comemoração é ainda maior, uma vez que o pacote beneficiará o município de Lauro de Freitas com um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) que contou com a indicação nº126/2009, de sua autoria.No mesmo dia, a prefeita Moema Gramacho participou, em Brasília, da cerimônia em que a presidenta Dilma Roussef anunciou o pacote. Pela tarde a prefeita participou também de reunião técnica que orientou sobre a instalação dos equipamentos. As unidades se destinam à capacitação técnica e profissional de jovens e adultos, para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no país e, além de Lauro de Freitas, serão também implantados em diversos municípios.“Esta conquista representa um avanço muito importante para a cidade de Lauro de Freitas e contribuirá com novas perspectivas de melhorias na educação e na qualificação profissional principalmente para os jovens, que se deparam com um grande desafio ao chegarem ao mercado de trabalho em busca pelo primeiro emprego.”, afirmou o vereador Lula. O edil lembrou ainda em seu pronunciamento, que abriu discussões sobre a instalação do IFET desde 2007, fazendo a indicação em 2009 e buscando por apoios para que a sua proposição se tornasse realidade.

                                                                                                     INDICAÇÃO




VEADO FOGE DE ZOOLÓGICO EM SALVADOR


Foto: Reprodução / TV Itapoan
Um veado fugiu do zoológico de Salvador, no bairro de Ondina, na manhã desta quinta-feira (18), e foi encontrado em um condomínio situado na orla da capital baiana. O animal foi achado tranquilamente deitado na área externa do empreendimento residencial. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), uma equipe foi encaminhada ao local para apoiar a retirada do bicho e providenciar a sua volta ao zoológico. Ainda não há informações sobre como o veado conseguiu escapar.
FONTE : BAHIA NOTICIAS

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares