sábado, 3 de maio de 2014

Implantação de voto com biometria em Salvador deve ocorrer entre 2016 e 2018

Implantação de voto com biometria em Salvador deve ocorrer entre 2016 e 2018
Foto: Reprodução
A votação com a utilização da biometria para identificar o eleitor será realizada, este ano, em quase 800 municípios do Brasil, entre eles, 15 capitais. Em Salvador, a implantação do sistema deve ocorrer entre 2016 e 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado da votação de 2014 servirá de “experiência” para a implantação da medida nos maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Juntos, os municípios têm 13 milhões de eleitores, quase 10% do total nacional, e serão os últimos a ter o recadastramento das digitais concluído. A estimativa é que as cidades só tenham voto com biometria em 2018. Neste ano, pouco mais de 15% do eleitorado brasileiro – 22 milhões dos cerca de 140 milhões de eleitores registrados – serão reconhecidos pela biometria na hora do voto, segundo o TSE. Até o momento, 18,9 milhões estão cadastrados no sistema biométrico e a expectativa é de que mais 3,1 milhões entrem no cadastro de eleitores (jovens de até 18 anos) ou regularizem a situação eleitoral até o prazo máximo, que é dia 7 de maio. O cadastramento começou em 2008 em apenas três municípios como um projeto-piloto. Em 2010, a biometria foi ampliada para 60 municípios. Em 2012, a votação com identificação biométrica ocorreu em 300 cidades. Neste ano, serão quase 800 municípios de todos os estados e Distrito Federal. As informações são do G1.

Papa chora ao saber sobre cristãos crucificados na Síria

Papa chora ao saber sobre cristãos crucificados na Síria
Foto: Andrew Medichini / AP
O papa Francisco afirmou ter chorado ao saber que fiéis foram crucificados nos últimos dias na Síria. “Eu chorei quando vi nos meios de comunicação a notícia de que cristãos tinham sido foram crucificados em certo país não cristão”, confessou nesta sexta-feira (2), durante a homilia da missa que oficia a cada manhã. Há poucos dias, o site da “Rádio Vaticano” publicou declarações de uma freira, a irmã Raghida, que esteve na Síria e denunciou que fiéis eram crucificados em povoados ocupados por grupos de muçulmanos extremistas. O papa fez referência à perseguição dos primeiros cristãos e acrescentou que “hoje também há gente assim que, em nome de Deus, mata e persegue”. Francisco assegurou ainda que “há muitos perseguidos” e lembrou que “existem países em que você pode ser preso apenas por levar o Evangelho”. Informações da EFE.

Eleições não serão fáceis para Dilma, diz Lula

por Carla Araújo/Agência Estado
Eleições não serão fáceis para Dilma, diz Lula
Foto: Divulgação
Durante discurso no evento que formalizou a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira (2), que as eleições não serão fáceis para a candidata e garantiu que estará ao seu lado durante a campanha. "Não teremos uma campanha fácil, não vai ser moleza", disse. Lula reconheceu ainda o árduo trabalho no Estado de São Paulo, governado por tucanos há 20 anos. " Aqui em São Paulo sempre foi um Estado complicado para nós", admitiu. Lembrando que não tem cargo político no momento, o ex-presidente prometeu se empenhar pela reeleição. "Estarei por conta da campanha. A Dilma, por conta dos acordos e das alianças, não vai poder estar em vários lugares", afirmou. "Mas eu nu não sou presidente do PT, eu não sou presidente do Instituo Lula, não estou subordinado aos acordos que o Rui Falcão fez", afirmou, numa brincadeira com o presidente nacional do partido, e dizendo que vai às ruas na campanha.

Jornalista baiana irrita colega e marido com entrevista "ostentação" Exposição de Ticiana teria desagradado ao próprio marido

A jornalista baiana Ticiana Villas Boas está recebendo críticas depois de uma entrevista que deu para a revista Veja em que fala sobre sua vida pessoal e a riqueza com que vive ao lado do marido, o empresário Joesley Batista, o bilionário dono da Friboi. Ticiana chega a dizer que não sabe o preço da gasolina porque o motorista é quem abastece seu carro.
Além de críticas por mostrar a desinformação e ostentação, a exposição de Ticiana teria desagradado ao próprio marido. Ele se irritou também em ver uma lista com parte dos seus bens, como uma casa em Nova York, outra em Angra dos Reis, um jato Legacy avaliado em 25 milhões de dólares, segundo a colunista Fabíola Reipert, que a chamou de "jornalista que imitou Val Marchiori", em referência à socialite de "Mulheres Ricas".
Já o colunista Léo Dias, de O Dia, diz que as falas de Ticiana irritaram seu colega de bancada, o jornalista Ricardo Boechat. Ele estaria fazendo campanha para que a baiana fosse substituída por Ana Paula Padrão, que está sem contrato e pode voltar à Band. 
O problema é que a saída poderia gerar perda de anunciantes na Band. Além da Friboi, Joesley é dono da Neutrox, Seara e dos sabonetes Francis.
Assista ao vídeo da Veja:



Algumas das frases de Ticiana:
"É bom ter dinheiro, não fazer conta, sair para jantar a hora que quiser no restaurante que quiser, poder reformar sempre a casa, ter funcionário na casa.
Eu chego em casa, meu carro já está abastecido, meu motorista faz isso. Outro dia me perguntei quanto era o litro da gasolina. Não sabia.
Eu poderia comprar uma bolsa toda hora, toda semana, mas eu não faço, eu me coloco limite sobre isso.
Eu nunca conversei com o Joesley sobre coisas de casa, qual o limite de gastar aqui. Eu na época da faculdade e eu aqui, eu sou cara, gasto muito mais
Poderia ter sido mais discreta, né?"

FONTE : CORREIO DA BAHIA

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares