sexta-feira, 18 de maio de 2012

Eventos em Lauro de Freitas marcam o Dia da Luta Antimanicomial

Sessão especial e exposição fazem parte da programação comemorativa ao 18 de maio
 As mudanças no sistema de tratamento clínico relacionadas às doenças mentais, eliminando a internação como forma de exclusão social, substituído-a por serviços de atenção psicossocial e visando a integração da pessoa que sofre de transtornos mentais à comunidade é um dos pontos defendidos pelo Movimento Antimanicomial.
 Nacionalmente, o Movimento definiu o dia 18 de maio como data de comemoração da Luta Antimanicomial, após o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de BauruSão Paulo. O Movimento influenciou significativamente na Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) entre outras avanços.
 Em Lauro de Freitas, o dia 18 de maio foi incluído no calendário comemorativo através da Lei 1.092/05, de autoria do vereador Lula Maciel (PT). Graças a parceria do parlamentar com Movimento Antimanicomial, o sistema de saúde no município conquistou mais espaço com, por exemplo, a implantação de dois Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), destinado a acolher e ajudar os indivíduos com transtornos mentais, promovendo a Reabilitação Psicossocial e a Inclusão sócio-familiar.O individuo vai ao Centro geralmente à procura de Medicamentos, mas também em busca de apoio terapêutico, psicológico, social ou ocupacional, além de poder participar de oficinas de teatro e artesanato, práticas que colaborando com a superação dos medos e traumas.Hoje, Lauro de Freitas conta com atendimento gratuito através do CAPS Eduardo Alves de Araújo e do CAPS Santo Amaro de Ipitanga, que possui especialidade no atendimento para usuários de Álcool e Drogas (AD).Em 2010 a Câmara de vereadores de Lauro de Freitas concedeu o Titulo de Cidadão Honorário da Cidade de Lauro de Freitas à Delmar Saft através de projeto de autoria do vereador Lula Maciel. Delmar milita pela causa antimanicomial há mais de 20 anos. Fundou, nos fins da década de 80, o MOUSM (Movimento de Usuários de Saúde Mental do Estado da Bahia) onde apoiava as reivindicações dos excluídos com transtornos mentais. Formado em Serviço Social pela Universidade Católica de Salvador, optou em morar em Lauro de Freitas e atua como voluntário nos movimentos sociais. “Ele (Delmar) é um exemplo a ser seguido”, disse o vereador Lula.
1ª Tenda dos Fuxicos
Como forma de dar mais visibilidade ao movimento, reduzindo o preconceito, muitas vezes fruto da falta de informação, o CAPS II realiza, de 14 a 30 de maio, a I Tenda dos fuxicos, uma exposição com peças artesanais confeccionadas pelos pacientes e usuários assistidos na unidade. A iniciativa faz parte da terapia aplicada, que visa a inclusão social.Os trabalhos de arte e produtos feitos nas oficinas internas do CAPS II são comercializados dentro de fora do Centro, como meio de renda para as famílias dos pacientes e já foram expostos no saguão do Aeroporto Internacional de Salvador, na Casa do Artesão e na II Amostra Cultural de Lauro de Freitas.
CAPS Eduardo Araújo
Rua Chile, Lt. 351/352, Qd 19, Caji
Tel: (71) 3288-4998 / 3288-4890 
CAPS Santo Amaro de Ipitanga (AD)
Loteamento Recreio de Ipitanga, s/n, QD-14 lote 198/ CAJI
Sessão Especial comemorativa ao 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial
Outro evento, que faz parte da programação comemorativa ao Dia 18 de maio, acontece no dia 23 (quarta-feira), às 16h, na Câmara de vereadores de Lauro de Freitas. Trata-se da 8ª Sessão Especial, realizada a pedido do vereador Lula Maciel. O parlamentar pretende integrar a sociedade com a realidade dos usuários das unidades do CAPS no município, incentivando a troca de experiências entre estudantes, profissionais, militantes das mais diversas causas, assim como toda a sociedade.

Assessoria de comunicação
Vereador Lula Maciel (PT / Lauro de Freitas / Bahia)
ascomlulamaciel@gmail.com
www.lulamaciel.com.br

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares