quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cristo Redentor será iluminado com cores da Alemanha e Argentina neste domingo


 
Maior cartão postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado com as cores das duas seleções que se enfrentam no próximo domingo (13), no Maracanã. Para escolher o país que verá a bandeira refletida por mais tempo no monumento, a Arquidiocese fluminense montou um concurso via Twitter. Os torcedores devem escrever “Alemanha” ou “Argentina” com a hashtag #ArmsWideOpen (braços abertos, em português). A nação que for mais mencionada terá o benefício. Os votos serão computados até sábado (12), quando o Cristo será iluminado de 19h às 21h.

Hemocentro que atende a 22 cidades baianas não coleta sangue desde maio

Hemocentro que atende a 22 cidades baianas não coleta sangue desde maio
Foto: Reprodução / TV Bahia
O hemocentro da cidade de Alagoinhas, que atende a 22 cidades no nordeste baiano, não realiza coleta de sangue desde maio. A unidade foi interditada depois que o teto desabou durante as chuvas. Nesta quinta-feira (10), havia apenas seis bolsas de sangue dentro do local de armazenamento – que foram oferecidas pelo Hemoba de Feira de Santana. "Estamos contando com a sorte. Graças a Deus, não houve nenhum acidente com a necessidade de transfundir algum paciente", explica a técnica em patologia, Adagmar Barreto. Na sala onde eram feitos, em média, 25 procedimentos de coleta diariamente, as paredes estão cheias de mofo. "A sala não tem condição de realizar coleta e, por isso, nós estamos parados", conta o enfermeiro Rosalvo Oliveira. Segundo o Hemoba, os equipamentos foram transferidos para o Hospital Dantas Bião, que deve receber doadores a partir desta quinta. A Secretaria de Saúde de Alagoinhas, responsável pela manutenção do prédio afetado, informou que as obras devem começar até segunda-feira (14) e que não foram iniciadas antes por conta do período chuvoso. Informações do G1.

Mais de dez chefes de Estado devem estar na final da Copa do Mundo

Mais de dez chefes de Estado devem estar na final da Copa do Mundo
Foto: Natacha Pisarenko / AP
A disputa pela taça da Copa do Mundo no Maracanã, neste domingo (13), não contará só com a presidente Dilma Rousseff e do presidente da Fifa Joseh Blatter. Mais de dez chefes de Estado assistirão à partida entre Alemanha e Argentina, como os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, da Rússia, Vladimir Putin, do Congo, Denis Sassou-Nguesso, da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, da Hungria, János Áder, do Haiti, Michel Martelly, e da chanceler alemã, Angela Merkel – todos já confirmados. Outros, como os líderes do Gabão, de Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Guiné Equatorial e da Finlândia só aguardam a definição de alguns detalhes para a visita ao Brasil. A partir das 14h, antes do início do jogo, ocorrerá a cerimônia de encerramento com apresentações da colombiana Shakira, Ivete Sangalo, Alexandre Pires, Carlinhos Brown, do guitarrista mexicano Carlos Santana e do rapper haitiano Wyclef Jean, além da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio. Após o final do torneio, os chefes de Estado do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reunirão com presidentes da América do Sul. Informações da Agência Brasil.

Morre, aos 63 anos, o crítico de cinema e professor da Ufba André Setaro

por Renata Farias/ Evilásio Júnior
Morre, aos 63 anos, o crítico de cinema e professor da Ufba André Setaro
Foto: Reprodução
Morreu, no início da tarde desta quinta-feira (10), o crítico de cinema, pesquisador e 
professor
 da Faculdade de Comunicação da Ufba André Setaro, aos 63 anos. Ele foi internado no Hospital Santa Izabel na noite desta quarta (9), onde sofreu dois infartos e uma parada cardíaca. Os médicos ainda tentaram realizar uma angioplastia de urgência, mas André não resistiu. De acordo com sua esposa Irene, em entrevista ao Bahia Notícias, as últimas palavras de Setaro antes de entrar no centro médico foram "amanhã tenho aula, não posso entrar no hospital". Natural do Rio de Janeiro, formou-se em Direito pela Ufba, em 1974, já em Salvador. No período de faculdade, foi responsável por um cineclube e escrevia críticas sobre os filmes exibidos. Cursou jornalismo posteriormente e mestrado em Artes Visuais, voltado ao estudo do cinema. Tornou-se autodidata na sétima arte por conta de seu interesse desde jovem, quando frequentava o Clube de Cinema da Bahia. Seus primeiros textos profissionais foram publicados em 1974, no jornal Tribuna da Bahia. Logo acabou convidado para escrever uma coluna fixa. No cinema, chegou a participar como ator no filme "O cisne também morre" (1982), de Tuna Espinheira, e assistente de direção de "Voo interrompido" (1968), de José Umberto. Setaro publicou três livros sobre cinema e era professor-adjunto da Facom, onde leciona desde 1979. Além de docente, André escrevia para uma coluna no Terra Magazine e no seu blog pessoal. O velório acontecerá nesta quinta, a partir das 20h, na sala 8 do cemitério Campo Santo, e o sepultamento será nesta sexta (11), às 11h. Segundo a diretora da Facom, Suzana Barbosa, as aulas da faculdade serão suspensas nesta sexta devido ao enterro de Setaro.

Suburbana e Paralela recebem lâmpadas em LED; BR-324 terá iluminação pública

Suburbana e Paralela recebem lâmpadas em LED; BR-324 terá iluminação pública
Foto: Alan Alencar
A iluminação da Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, será modificada e receberá 660 novas luminárias em LED, divididas em 330 postes, semelhante à tecnologia implantada na Barra. O investimento, segundo a prefeitura, será de R$ 2,3 milhões e a expectativa é de que as intervenções sejam realizadas até setembro. Os pontos que passarão por obras de requalificação na orla da Cidade Baixa, como São Tomé de Paripe, Tubarão e Ribeira também ganham novas luminárias, ao custo de mais de R$ 1,3 milhão. A Avenida Paralela também terá a iluminação trocada por LED, por meio de uma parceria com a Coelba. Já a BR-324, que ainda não tem postes, passará a ter lâmpadas através de um convênio com a Via Bahia, concessionária que administra a pista. 

Aécio diz que Dilma vai ‘pagar o preço’ da eliminação do Brasil

Aécio diz que Dilma vai ‘pagar o preço’ da eliminação do Brasil
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, disse nesta quinta-feira (10) que Dilma Rousseff pagará o preço da eliminação do Brasil após tentar se apropriar politicamente da Copa do Mundo. "Quando vieram as manifestações, ela não tinha nada a ver com Copa do Mundo. Quando a Copa dá certo, parecia até que era ela a artilheira da seleção. Acho que quem vai pagar o preço [da eliminação do Brasil] são aqueles que tentaram se apropriar de um evento que é de todos os brasileiros", disse o senador, em Vila Velha (ES). Vaiada no início da competição, a presidente aproveitou o aumento da aprovação popular do evento para criticar os que foram contra sua realização. Após a goleada da Alemanha por 7 a 1, na última terça (8), o governo federal tentou minimizar o efeito negativo gerado. Após a partida, o tucano, que estava no estádio do Mineirão, divulgou nota em que disse compartilhar "como torcedor e como brasileiro" a frustração diante do resultado. "Estive lá, como torcedor, no Mineirão, atônito com aquele resultado, e nunca misturei as coisas. Mas aqueles que esperavam fazer da Copa do Mundo, como disse a presidente, uma belezura para influenciar nas eleições, vão se frustrar", afirmou nesta quinta. O termo "belezura" foi usado por Dilma na segunda-feira (7), véspera da eliminação do Brasil, em um bate-papo com internautas. Ao responder ao agradecimento de uma eleitora, que disse que a realização do Mundial é uma "belezura", contra "tanto urubu agourento no caminho", a presidente afirmou: "Belezura mesmo. Azar dos urubus". Informações da Folha de S. Paulo.

Copa abaixo do esperado deve manter Fred no Fluminense

O péssimo desempenho do atacante Fred na Copa do Mundo de 2014 deverá dificultar a sua saída do Fluminense
Fred Brasil Alemanha Copa do Mundo 08/08/2014 (© EFE/EPA/THOMAS EISENHUTH)
Fred Brasil Alemanha Copa do Mundo 08/08/2014
O péssimo desempenho do atacante Fred na Copa do Mundo de 2014 deverá dificultar a sua saída do Fluminense e o clube carioca já trabalha com a manutenção do craque, que vinha negociando inclusive a ampliação do tempo de vínculo com o Tricolor. Apesar de o presidente Peter Siemsen e dos diretores de futebol não falarem abertamente, a goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha foi vista como o fim das especulações que envolviam a transferência do artilheiro para o mercado europeu e a certeza de que o mesmo vai permanecer nas Laranjeiras.

ANIVERSARIANTES DO DIA 10 DE JULHO DE 2014

DJAN  LUZ

ADMILSON GOMES

HENDRIK  AQUINO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Argentina vence Holanda nos pênaltis e vai enfrentar Alemanha na final da Copa

por Glauber Guerra
Argentina vence Holanda nos pênaltis e vai enfrentar Alemanha na final da Copa
FotoGetty Images
Argentina ganhou nos pênaltis da Holanda por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação, no duelo disputado nesta quarta-feira (9), na Arena Corinthians. O herói argentino foi o goleiro Romero, que defendeu duas cobranças. Com o resultado, os hermanos vão encarar a Alemanha na final da Copa do Mundo.

JOGO
A Holanda iniciou o duelo trocando passes no campo de defesa e à torcida gritava “olé”. Já a Argentina procurou acelerar o jogo. Aos três, Pérez tentou passar para Higuaín, mas errou o passe e a zaga holandesa afastou o perigo.
 
Nos primeiros dez minutos, o jogo ficou lá e cá,  sem domínio claro de uma seleção. Aos 13, Wijnaldum arriscou da entrada da área, mas mandou para fora. Um minuto depois, a Argentina respondeu. Pérez foi derrubado na entrada da área e o árbitro assinalou a falta. Messi cobrou, mas Cillesse defendeu com tranquilidade.
 
Aos 17, Pérez acionou Zabaleta pela direita, que cruzou para Higuaín. A zaga holandesa mandou para escanteio. Na cobrança, Messi mandou rasteiro e a defesa holandesa afastou. 
 
Marcação forte
As duas seleções não abriram mão de uma marcação acirrada. Por isso, a primeira etapateve poucas chances claras de gol. Aos 22 minutos. Lavezzi cobra escanteio, e Garay se jogou na bola, mas mandou para fora.
 
 A Holanda chegou com perigo aos 30. Sneijder cobrou escanteio fechado e Romero afastou. No entanto, o empate persistiu no primeiro tempo.

Segundo tempo
A etapa final começou truncada. As duas equipes marcaram fortes e cometeram faltas. Aos três, Robben recebeu de Kuyt e tentou partir, mas foi segurado por Demichelis.  Sneijder cobrou a falta, e mandou direto para fora. 
 
Aos 10, Messi recebeu de Pérez na entrada da área, e na hora do chute foi travado por Vlaar. Dois minutos depois, Lavezzi fez bom cruzamento, mas Higuaín cabeceou em cimado Vlaar.


Assim como no primeiro tempo, as equipes priorizaram a forte marcação e assim chegavam com dificuldades no setor ofensivo. Aos 27, em cobrança de falta, Messi bateu muito forte, e mandou direto para fora.
 
Argentina chega com perigo
A primeira chance clara de gol veio somente aos 29 minutos do segundo tempo. Pérez cruzou e Higuaín mandou na rede, pelo lado de fora.

Aos 37, Rojo arriscou forte de fora de área, mas Cillessen fez a defesa em dois tempos e ficou com ela.
 
Mascherano salva
Já próximo do final do segundo tempo, a Holanda decidiu ir para cima. Aos 44, tabela perfeita dos holandeses. Roben trocou passes com Sneijder apareceu sozinho na pequena área. Na hora do chute, Mascherano travou com perfeição e salvou a Argentina.


Prorrogação
Os holandeses iniciaram a prorrogação trocando passes no campo de defesa, enquanto os argentinos dobraram a marcação sobre pressão. Aos oito, Robben driblou o zagueiro e chutou forte, mas Romero defendeu com segurança. Aos 15, Messi levantou na área, mas Cillessen tirou de soco.
 
No segundo tempo da prorrogação, as duas equipes continuaram marcando forte. Aos quatro, De Vrij recuperou a bola no meio do campo, avançou e arriscou o chute de longe, direto para fora.

Pênaltis

Holanda : Vlaar (X), Robben (O), Sneijder (X), Kuty (O)
Argentina: Messi (O), Garay (O), Aguero (O), Maxi Rodriguez (O)


FICHA TÉCNICA
Holanda x Argentina 
Copa do Mundo -Semifinal
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 9 de julho de 2014 (quarta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Çakir (Turquia)
Auxiliares: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Cartões amarelo: Martins Indi e Huntelaar (Holanda); Demichelis (Argentina)
Gols:
 
HOLANDA: Cillessen, De Vrij, Vlaar, Martins Indi (Janmaat); Kuyt, De Jong (Clasie), Blind, Sneijder e Wijnaldum; Robben e Van Persie (Huntelaar). Técnico: Louis Van Gaal
 
ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Garay, Demichelis e Rojo; Mascherano, Biglia e Pérez (Palacio); Messi, Lavezzi (Maxi Rodríguez) e Higuaín (Agüero). Técnico: Alejandro Sabella

Site espanhol sugere armação na lesão de Neymar - Neymar Fuera del Mundial por Lesion en Vertebra [Fraude]

Site espanhol sugere armação na lesão de Neymar
Um site espanhol, chamado Mundo Clay, levantou a hipótese de que a fratura de Neymar, durante o jogo com a Colômbia, não passou de armação. De acordo com o veículo, o craque foi levado para o hospital em uma maca, mas entrou no lugar com o rosto tampado com uma toalha. "Pode ser que tenha sido para se preservar das câmeras, pode ser que estivesse chorando e, conforme o site, pode ser que tenha sido um sósia", cogita a reportagem. Mas esse não foi o único motivo da desconfiança. De acordo com a publicação, o braço direito do jogador, que aparece no vídeo, está completamente limpo. O estranho, como eles comentaram, é que o craque tem esse mesmo braço contornado com uma tatuagem do nome do filho. Seria mesmo uma conspiração? Teriam comprado essa lesão do Neymar? Perguntas é que não faltam sobre esse assunto. Veja o vídeo:

Sem apoio de Dilma para intervenção, Romário dispara contra CBF: 'Bando de vagabundos'

Sem apoio de Dilma para intervenção, Romário dispara contra CBF: 'Bando de vagabundos'
Foto: Lucio Bernardo/ Agência Câmara
O ex-jogador e deputado federal Romário fez duras críticas ao governo federal por falta de vontade política para fazer intervenção no futebol brasileiro, após a derrota da Seleção por 7 a 1 perante a Alemanha. “Nunca tive o apoio da presidente do país, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do governo federal no nosso futebol”, escreveu, em postagem no Facebook. Ele recorda que, em 2012, apresentou um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos sobre a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. “O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos”, lamenta. Para o parlamentar, mais vergonhoso que o placar de terça-feira (8), é ter uma das gestões de futebol "mais corruptas" do mundo. “O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. [...] Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!”, acusou. "Há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da CBF, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores", argumentou. Ele segue com a afirmação de que a corrupção da entidade tem raízes em todos os clubes brasileiros. Romário fala da existência de uma “Bancada da CBF”, composta pelos colegas José Rocha (PR-BA), Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO). Os parlamentares, segundo o ex-jogador, impediram a aprovação de um projeto que aumentaria a fiscalização sobre a confederação. “O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão”, criticou. Segundo ele, a escolha partiu da CBF e o Ministério do Esporte e a Presidência foram omissos em não interferir. “Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! [...] Essa será a taça da vergonha”, finalizou.

Ministério da Saúde diverge de proposta de governo de Dilma

Ministério da Saúde diverge de proposta de governo de Dilma
Foto: Reprodução
A campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) promete expandir o programa Mais Médicos em um eventual 2º mandato, o que pode provocar a vinda de mais profissionais intercambistas. De acordo com a Folha, a promessa diverge do que informam os ministérios da Saúde e da Educação. Segundo as pastas, não há decisão para a abertura de mais vagas para o curso de medicina nem para o aumento do número de profissionais do programa, sejam eles brasileiros ou não. O Mais Médicos foi instituído sob forte bombardeio de entidades médicas e da oposição. Após ter conquistado o respaldo da população, é um dos trunfos da campanha da petista à sua reeleição. Hoje há mais de 14 mil médicos inscritos no programa, cerca de 80% cubanos. Segundo a lei que instituiu a ação, os profissionais podem atuar por três anos, prorrogáveis por igual período. A expansão consta das linhas gerais do programa de governo apresentado por Dilma. O documento não detalha como se daria a ampliação.

DEU SITE DA DECOM LAURO DE FREITAS - "TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA" AGRADECE APOIO DA PREFEITURA COM TROFÉUS


Representantes do grupo cultural Chapéu e Gravata, que mais um ano desfilou durante os festejos juninos de Lauro de Freitas, entregaram na manhã desta segunda-feira (7), troféus ao prefeito Márcio Paiva e a primeira-dama Adriana Paiva em agradecimento ao apoio e incentivo a manifestações culturais e tradicionais do município.
Para o prefeito Márcio Paiva, que desfilou com a primeira-dama no grupo cultural, as manifestações culturais e tradicionais devem ser respeitadas e incentivadas como forma de respeito à identidade e a história de um povo. “Além de me sentir bem em desfilar entre tantos amigos em um clima de festa e tradição, como gestor não abro mão de preservar a tradição e a cultura do nosso município. A Tradição Chapéu e Gravata está de parabéns por esse resgate”, afirma Paiva.
No São João, o Tradição Chapéu e Gravata tomou conta das ruas do Centro de Lauro de Freitas, sendo guiado por charanga junina formada por 40 homens. O grupo é um símbolo antigo do município que existe há mais de 35 anos, tendo sido resgatado pelos atuais organizadores, Artemio Luz e Marcos Ribeiro, no ano de 2010.
Durante a entrega dos troféus Artemio, declarou que é importante trabalhar lado a lado com gestão pública, para que a o Tradição Chapéu e Gravata, que é um resgate da tradição antiga do São João de Lauro de Freitas possa crescer cada vez mais. “Agradecemos não só a presença do prefeito, mas também estar caminhando junto para o crescimento e fomento da cultura popular do nosso município. Esse troféu é um agradecimento por esse reconhecimento do gestor”, explica.  
DECOM  -  PMLF

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AVANÇA EM LAURO DE FREITAS

Atividades que irão contribuir para composição do Plano Municipal de Educação (PME) do município serão realizadas pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed), nos próximos dias 17, 18 e 19. As ações são resultados da participação democrática dos diversos segmentos da sociedade, alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE), sob a orientação do Programa de Apoio a Educação Municipal (Proam).

A programação segue no dia 17 quando acontecem seminários, no Centro de Formação Continuada da Semed, em Itinga. No dia 18, em outra atividades realizada na Escola Municipal 2 de Julho, em Itinga, serão abordados temas como legislação e diretrizes referentes a educação nos âmbitos: municipal, estadual e federal. Já no dia 19, no mesmo local, as atividades realizadas por grupos de trabalho serão apresentadas através de oficinas temáticas.
A secretária da Semed, Adriana Paiva, destaca a importância de participação da sociedade civil. “O PME não existe se não tiver uma discussão ampla entre a população e todos os setores. É preciso alinhar a sociedade civil organizada no ambiente em que as escolas estão inseridas”, disse à secretária. Paiva destacou ainda que o PME não é um plano de governo. “Não se trata de um plano de gestão da secretaria. É um plano de políticas públicas para educação”, afirma.
O Grupo Colaborativo que gere o PME de Lauro de Freitas é composto por servidores da Semed, representantes de sindicatos de professores, gestores de instituições de ensino público e privada e pais de alunos. Observando a importância da participação da sociedade civil, audiências públicas serão realizadas no decorrer da construção do PME.
A formadora de grupos do programa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Luzinete Lyrio, destacou a importância de Lauro de Freitas afinar a composição do PME com o Plano Nacional de Educação (PNE). “Eu saio daqui muito satisfeita. Entendemos que com o potencial deste município teremos sucesso nas políticas públicas educacionais. Lauro de Freitas começa a dar passos importantes para uma nova realidade na educação”, finalizou.

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS ABRE INSCRIÇÕES PARA ALFABETIZADOR

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Educação (Semed), está selecionando profissionais que poderão atuar como alfabetizador de jovens e adultos na condição de bolsista voluntário do Programa Brasil Alfabetizado. Será disponibilizada uma bolsa mensal de R$ 400,00 para os selecionados.

Os interessados podem comparecem na sede da Semed, situada na Rua Jerônimo Pereira, s/nº, Loteamento Santa Júlia, Itinga, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.   
Clique aqui e confira a publicação da “Chamada Pública” na página 21, na edição da última terça-feira (8), no Diário Oficial Eletrônico do Município!  

M18 no Arriba Saia - Vilas, neste sábado, 20h. Entrada principal de Vilas, próximo a Farmácia Pague Menos

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares