terça-feira, 15 de maio de 2012

VEM AI TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA NO SÃO JOÃO 2012


Na véspera do Dia do Gari Senado aprova aposentadoria especial para quem trabalha em limpeza urbana

Uma boa notícia para os varredores de rua, que estarão comemorando seu Dia neste 16 de maio: é que o Senado aprovou hoje (15) projeto de lei que garante a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho aos empregados em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo. A matéria também qualifica como insalubre o trabalho dessas pessoas, o que lhes garante a aposentadoria especial. O projeto, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em caráter terminativo, segue para apreciação da Câmara dos Deputados. 

Foto: Divulgação.16 de Maio é o Dia do Gari

O recebimento do adicional de insalubridade será classificado nos graus máximo, médio e mínimo, de acordo com o tipo de coleta de lixo que cada trabalhador exerce. O valor do benefício será pago conforme o grau de insalubridade.
No seu parecer, o senador Blairo Maggi (PR-MT) frisou que o trabalho em contato permanente com o lixo urbano apresenta características de insalubridade por causa "das condições ou métodos de trabalho" a que os empregados estão sujeitos. "Por outro lado, a limpeza em residências e escritórios e a respectiva coleta de lixo nesses locais não geram direito à percepção do adicional de insalubridade, uma vez que as condições de trabalho são outras", esclareceu o relator. As informações são da Agência Brasil.
fonte: rmsnoticias

TV Globo afirma que não exibirá programa do PT em São Paulo

TV Globo afirma que não exibirá programa do PT em São Paulo
A TV Globo disse, na última segunda-feira (14), que não exibirá as propagandas partidárias do PT, previstas para entrar no ar nesta terça-feira (15). Em nota, a TV declarou que seguirá “determinação da Justiça Eleitoral para que os partidos entreguem a documentação dos programas partidários com o prazo de 15 dias de antecedência a sua exibição”. Como, segundo a emissora, o pedido foi feito com seis dias de antecedência, os programas não serão veiculados. “A regulamentação oficial é a mesma para todos, tanto que outros partidos que não cumpriram o prazo não tiveram exibição”.  Informações Folha de São Paulo. 

Operação flagra trabalho escravo no oeste do estado

Operação flagra trabalho escravo no oeste do estado
Foto: Divulgação
Após cerca de dez dias de operação, a Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho, libertou os mais de 33 lavradores que trabalhavam em condições análogas a escravos. As atividades eram realizadas em três fazendas localizadas nos municípios de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, e em Barreiras do Piauí, no sul piauiense. O Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo inspecionou seis latifúndios na região, que é considerada um dos focos do trabalho degradante, e flagraram a utilização de menores para a execução das tarefas. Além disso, condições precárias de alojamento, alimentação, higiene e transporte, também foram registradas. Para o procurador do MPT, Luís Antônio Barbosa da Silva, “a prática ilegal da terceirização de atividades como catação de raiz tem sido a causa de muitos problemas. O fazendeiro contrata o intermediário conhecido como ‘gato’ e se expõe ao risco de ter, em sua propriedade, trabalhadores aliciados de outra região do país, morando em alojamentos precários e sendo transportados em condições de risco de morte. A solução é assumir a atividade com empregados próprios”.

Professores decidem manter greve; categoria fará passeata-lavagem até Igreja do Bonfim

por Patrícia Conceição
Professores decidem manter greve; categoria fará passeata-lavagem até Igreja do Bonfim
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
Os professores da rede estadual de ensino decidiram, mais uma vez, manter a greve da categoria, após reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em Salvador. Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB), Rui Oliveira, afirmou que o impasse em torno do reajuste linear de 22,2% persiste e o governo estadual sequer ensaiou uma tentativa de aproximação com o movimento grevista. “Nós estamos aguardando a iniciativa do governador, mas até agora nada”, reclamou. Sem avanço nas negociações e com os salários cortados, os docentes pedirão uma forcinha ao Senhor do Bonfim nesta sexta-feira (18), quando uma “passeata-lavagem” sairá do Largo dos Mares, às 9h, com destino à igreja no alto da Colina Sagrada. “Vamos fazer uma grande mobilização com baianas, charangas, palhaços, tudo que a gente tem direito”, entusiasmou-se o chefe da entidade sindical. Na próxima terça (22), às 9h, a categoria fará uma nova assembleia para discutir os rumos e a continuidade (ou não) do movimento na Bahia.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares