quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Queimada em fazenda no Piauí causou apagão no Nordeste, diz ministro

Queimada em fazenda no Piauí causou apagão no Nordeste, diz ministro
A causa do apagão que atingiu todo o Nordeste na tarde desta quarta-feira (28) foi uma queimada em uma propriedade rural no Piauí. A informação foi dada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que detalhou o caso que ocorreu na fazenda Santa Clara, cidade de Canto do Buriti. Ainda será investigado se a queimada foi provocada ou não por uma ação humana. O Operador Nacional do Sistema divulgou nota em que afirma que os desligamentos em duas linhas correram devido a um “foco de calor”, o que causou a interrupção às 15h03, com reestabelecimento às 17h30. O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", ainda com possibilidade de algumas cidades no interior dos estados continuarem sem energia.

Apagão no Nordeste pode ter sido causado por queimada na Bahia, diz jornal

Apagão no Nordeste pode ter sido causado por queimada na Bahia, diz jornal
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
apagão que deixou oito estados do Nordeste sem luz, no início da tarde desta quarta-feira (28), teria sido provocado por uma grande queimada em uma região da Bahia. De acordo com reportagem do jornal O Globo, a informação é de uma fonte do governo que acompanha os trabalhos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na recuperação do fornecimento. Segundo o diário fluminense, o blecaute representou a saída do ar de cerca de 8 mil megawatts de energia que eram fornecidos no momento da queda de energia elétrica, que começou por volta das 15h. Às 16h45m, o recurso começou a ser restabelecido e já está normalizado em todas as capitais nordestinas, à exceção de zonas periféricas. No interior, ainda há instabilidade. O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero, entre eles os terminais baianos de Salvador, lhéus e Paulo Afonso. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados. Oficialmente, o ONS, órgão responsável pela coordenação da operação do sistema elétrico interligado do país, afirmou que ainda não sabe as causas da interrupção de energia.

VELA EM LAURO DE FREITAS TAVA MAIS DIFÍCIL QUE DINHEIRO

Apagão no Nordeste só não afetou Maranhão, diz Coelba
Em todos os mercados , armazém e bibocas   do Centro da Cidade o povo procurando o produto que só tem grande venda em dias de Santos ou quando falta energia. Até ambulantes estavam improvisando balcões para venda de velas pelo dobro do preço. Uma vela das menores estava sendo vendida por 1 REAL na promoção. A energia está se estabelecendo aos pouco na Cidade e quem comprou suas velas pensando que a energia chegaria amanhã se deu mau.

Apagão no Nordeste só não afetou Maranhão, diz Coelba

Apagão no Nordeste só não afetou Maranhão, diz Coelba
O problema no sistema interligado nacional que provocou a interrupção do fornecimento de energia, na tarde desta quarta-feira (28), em todos os estados do Nordeste, com exceção apenas do Maranhão, afetou 415 municípios baianos da área de concessão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Rio Real e Jandaíra, que ficam no limite com Sergipe, são as únicas cidades do estado que não fazem parte do grupo da Coelba, mas também tiveram o fornecimento de energia suspenso. Em nota enviada à imprensa, a empresa informou que em alguns municípios do sul e sudoeste baiano, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, o fornecimento de energia foi normalizado às 15h28. As cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas às 16h20. O blecaute foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Chesf tenta identificar causa de apagão no Nordeste

por Agência Estado
Chesf tenta identificar causa de apagão no Nordeste
Foto: Reprodução
A concessionária de energia Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apura as causas e a dimensão do apagão que teve início por volta das 15h e atingiu vários estados do Nordeste do país. A própria Chesf informou que a sede da empresa está sem energia. O site da companhia também está fora do ar. A Chesf é responsável pelo abastecimento de energia de 8 dos 9 Estados do Nordeste. Relatos de moradores indicam que várias cidades ficaram sem energia. De acordo com informações preliminares, o apagão atingiu o Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O trânsito no centro das principais cidades ficou complicado, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que acompanha a ocorrência. O ministro Edison Lobão, que está no Rio de Janeiro, determinou que a prioridade neste momento é o restabelecimento do sistema. Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

Apagão: Problema em sistema nacional de energia deixa Nordeste sem luz nesta quarta

por Carol Prado
Apagão: Problema em sistema nacional de energia deixa Nordeste sem luz nesta quarta
Foto: Divulgação
A queda de energia que atinge diversas localidades da Bahia na tarde desta quarta-feira (28) foi ocasionada por um problema no sistema interligado nacional e se estende a, pelo menos, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Coelba, o apagão é de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda não há previsão para regularização do serviço na capital baiana.

Promotores querem prisão de dois anos para quem promove pirâmide financeira


Promotores de Justiça e procuradores da República querem mudar a lei para pemitir a prisão de envolvidos com pirâmides financeiras. Nos últimos três meses, três empresas tiveram as atividades bloqueadas no País por suspeita de praticarem esse crime. Juntas, ela captaram dinheiro de cerca de 1,5 milhão de pessoas. A ideia é elevar a pena mínima para dois anos de detenção. Como a atual é de seis meses, o réu pode escapar da prisão se optar pelo instrumento jurídico conhecido como suspensão condicional do processo.  “A punição é praticamente nula [ nesse caso ]. Ele [ réu ] vai ter de ir diariamente até Vara Criminal [ onde o processo foi apresentado ] assinar uma folha de papel e comunicar o juiz se for se ausentar por mais de 30 dias da cidade”, diz José Agusto Peres, promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) e um dos idealizadores do anteprojeto de lei. “Uma besteira para quem ganhou milhões [ com a fraude ].”
A proposta deve ser apresentada ao Ministério da Justiça na semana que vem, na forma de um anteprojeto de lei. O texto vem sendo rascunhado desde julho por Peres e a versão final será concluída nesta semana, em Goiás, numa reunião entre o promotor e os procuradores da República em Goiás Hélio Telho e Mariane de Mello. A ideia é permitir que a prática de pirâmide seja considerada crime contra a ordem econômica, quando a fraude se limitar a um município ou Estado, e em crime contra o sistema financeiro nacional, quando se espalhar por mais de uma Unidade da Federação. Nesse último caso, a pena máxima pode ser maior.“A nossa ideia é aumentar a pena para talvez de dois a oito anos”, afirma Mariane, do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO).
No Congresso, a receptividade da mudança deve ser positiva, avalia o procurador da República em Minas Gerais, Carlos Bruno Ferreira da Silva. Na última quarta-feira (21), ele apresentou a proposta numa audiência pública realizada na Câmara dos Deputados. “Houve um consenso que pirâmide é um crime grave e tem que ser fortemente perseguido”, diz Silva. “Os deputados demonstraram grande interesse em aumentar as penas.” Há preocupação, entretanto, com a atuação de um grupo de deputados que tem se manifestado em defesa das empresas atualmente investigadas e contra as investigações. Acelino Popó (PRB-BA), por exemplo, prometeu a criação de uma frente parlamentar para apoiar os integrantes dos negócios bloqueados pela Justiça. 
A lei que criminaliza as pirâmides financeiras no Brasil é de 1951, muito anterior ao surgimento da internet, que ampliou o alcance e a velocidade de propagação dos negócios acusados de serem fraudes, bem como do volume de recursos por eles captados. A Telexfree , bloqueada pela Justiça do Acre , reuniu cerca de 1 milhão de associados no Brasil e 1 milhão em outros países em pouco mais de três anos de existência. Criada em fevereiro de 2013, a BBom tinha 300 mil associados em julho do mesmo ano, quando foi suspensa e teve R$ 300 milhões congelados . Nenhuma das duas empresas foi condenada em última instância e seus responsáveis negam irregularidades. “A gente tem certeza de que o sistema penal precisa agravar a pena, pois em 1951 a propagação dessas pirâmides acontecia de uma forma muito menos deletéria [prejudical à saúde] do que hoje”, diz o promotor Peres, do MP-RN. “Agora, elas se propagam como rastilho de pólvora e você consegue lesar um volume muito maior de pessoas. Isso merece também uma resposta maior por parte do Poder Público.” (Tribuna da Bahia)

Projeto de lei quer proibir transmissões de lutas de MMA na TV

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados proíbe as emissoras de televisão de transmitirem lutas marciais não olímpicas. Caso aprovado, campeonatos de artes marciais mistas (MMA) não poderão ser veiculados no país. A norma inclui o Ultimate Fighting Championship (UFC), principal torneio mundial de MMA, com 1 bilhão de espectadores em todo o mundo, segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA. O Projeto de Lei (PL) 55.344/09 foi debatido nesta terça-feira no seminário "O MMA e a Televisão: Entretenimento, Formação da Cidadania ou Banalização da Violência?" na Câmara dos Deputados. O PL aguarda parecer da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e ainda tem que passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa. O projeto prevê uma multa de R$ 150 mil à emissora que descumprir a lei. Caso reincida, a multa dobra de valor e, caso haja nova reincidência, a emissora perde o direito à concessão pública, ou seja, perde o canal de TV. O PL exclui, no entanto, as lutas marciais não olímpicas não violentas. A capoeira, por exemplo, poderia ser transmitida. Estariam sujeitos à lei os canais da TV aberta e da TV paga.
"É importante tirar essa luta da TV, porque a única lição que ela propagandeia é a violência. São golpes violentos, joelhadas, golpes violentos no rosto e onde o sangue é o suor, como dizem aqueles que gostam do MMA", diz o deputado José Mentor (PT-SP). "Pesquisas feitas no exterior mostram que a TV influencia a juventude. Antes (do MMA) você via briga de escola, mas não via joelhada no estômago como há hoje". O deputado nega que o projeto seja censura e compara a veiculação de lutas violentas a veiculação de propagandas de cigarro - proibidas em revistas, jornais, outdoors, televisão e rádios desde o ano 2000. O presidente da Confederação Brasileira de Artes Marciais Mistas (CBMMA), Elísio Cardoso Macambira, defende a prática como esporte. Segundo ele, 1 milhão de pessoas praticam o MMA no Brasil. "O praticante é um superatleta. Tem um treinamento muito rígido, de 12 horas por dia, adquire músculos. Quando entra para lutar, ele tem condições de aguentar os golpes do adversário", diz. Macambira acrescenta que os campeonatos profissionais seguem uma série de normas de segurança para os praticantes e também para quem assiste às lutas. O próprio MMA não é, segundo ele, uma prática sem regras. No ringue, há restrições que protegem os competidores, como a proibição de golpes na nuca e nas genitálias.

Rede social propõe troca de tempo


Em vez de postar mensagens e fotos, troca-se tempo livre. Essa é a ideia por trás do Bliive , uma rede social desenvolvida com o intuito de criar conexões entre as pessoas e, a partir delas, estabelecer trocas. O intercâmbio, no entanto, não é de bens materiais, e sim de habilidades e tempo livre. Para participar, é necessário ser convidado por algum participante ou solicitar a entrada no próprio site. Após a aprovação, o participante pode oferecer uma habilidade em troca de TimeMoney, a moeda vigente na rede. Por exemplo, se alguém toca violão, pode oferecer esse serviço e, em troca, recebe a moeda, ficando com o crédito de uma hora. Se ele quiser aprender a falar outro idioma, oferece o TimeMoney em troca de aulas do idioma desejado. Combinada a transação, os envolvidos oferecem aquilo que dominam em troca de créditos de tempo, que podem ser utilizados em outras transações.
Lançado no final de maio, o Bliive já conta com 6800 participantes espalhados por cerca de 45 países. A distância geográfica não é um empecilho. Pelo contrário, pode tornar a experiência diferente. “Já ofereci e troquei [experiências]. Você pode fazer uma aula presencial ou por Skype, o que facilita, pois tem pessoas de todo lugar”, explica a professora de inglês Juliana Castro Corazza, participante da rede. O Bliive parte do princípio dos bancos de tempo, onde o lema é a troca de informação e habilidades sem o uso de dinheiro. Essa economia, considerada sustentável, nasceu no Japão nos anos 80 e foi ganhando representantes no resto do mundo. Segundo a organização TimeBanks USA, existem mais de 300 bancos de tempo espalhados em 35 países, como a rede social portuguesa Equilibrium e a espanhola Associazione Nazionale Banche del Tempo. No Brasil, a iniciativa do Bliive é propor uma reflexão sobre quais valores realmente importam na sociedade atual.
A ideia também pode trazer frutos não apenas para a vida pessoal, mas também profissional dos participantes. “Você tem a chance de fazer negócio de uma forma diferente. Eu, como professora e empreendedora, aprendi e anotei várias ideias pra minha escola a partir da experiência”, comenta Juliana. Lorrana Scarpioni, fundadora do projeto, se inspirou em documentários sobre economia alternativa e colaboração online. Aos 21 anos, ela juntou dinheiro e uma equipe de sócios e colaboradores. Hoje, a rede tem mais de 270 trocas já realizadas. Aos 23, ela diz que a rede social preenche as expectativas. “A gente já está no ar há quase três meses e o retorno é bastante positivo”, comenta. Todo tipo de experiência pode ser trocado. Porém, a maioria se concentra em trocas de conhecimento. “Como é muita coisa, tem um pouco de tudo. Percebemos que o que mais rola é a troca de conhecimento, não tanto de serviços. Aulas de violão por Photoshop, conversas sobre viagem, esse tipo de informação”, explica Lorrana. “A maioria das experiências são boas, de pessoas trocando o que tem valor para elas”, finaliza. (Tribuna da Bahia)

OAB libera consulta ao resultado da 1ª fase do XI Exame de Ordem



A Ordem dos Advogados do Brasil disponibilizou nesta quarta-feira (28) o link no site da FGV Projetos para a consulta ao resultado preliminar dos aprovados na prova da primeira fase do XI Exame de Ordem Unificado. Para fazer a consulta o candidato precisa inserir o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição. Ainda não foi divulgada a lista com os nomes dos aprovados nem o total de candidatos que passaram para a segunda fase. Para ser aprovado, o candidato precisava acertar ao menos 40 das 80 questões da prova realizada no dia 18. Mais de 101 mil bacharéis em direito se inscreveram para o exame. Os candidatos que não foram aprovados terão até sábado (31) para entrar com recurso questionando o gabarito oficial. O resultado final da primeira fase será divulgado no dia 17 de setembro. A prova da segunda fase será no dia 6 de outubro. A segunda etapa (prova prático-profissional), que trará quatro questões discursivas e uma peça profissional e para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira fase, será realizada em 6 de outubro. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres.(G1)

EXCLUSIVO: Entrevista com a finalista Musa do Bahia, Fernanda Souza


Fernanda Souza
Conheça Fernanda Serra Souza, 18 anos, natural de Jaguaquara, torcedora apaixonada do Bahia, moradora de Lauro de Freitas.    
Classificada pra Final Musa do Brasileirão, representando o Esporte Clube Bahia.
Fernanda Souza
Fernanda Souza
Fernanda Souza 03
1. Jornal. O QUE FEZ VOCÊ A SE CANDIDATAR MUSA DO BAHIA?
Beleza, simpatia com as pessoas, humildade acima de tudo, tem muitas coisas que ajudam como verdade no sorriso.
2. Jornal.  QUAL SUA PAIXÃO PELO BAHIA?
Não ha razão que explique essa paixão, nem palavras que expliquem a emoção de fazer parte da torcida que canta e vibra e que faz arrepiar. 

3. Jornal. O QUE O BAHIA REPRESENTA EM SUA VIDA?

Significa rir, chorar, se emocionar, significa viver… Bahia sempre!!
4. Jornal. VOCÊ ACOMPANHA O BAHIA HÁ QUANTO TEMPO?
Antes de vim morar em Lauro de Freitas acompanhava alguns jogos pela TV, depois que passei a morar aqui fiquei mais perto e “colou bateu ficou” Rs .
 5. Jornal. ACREDITA QUE O BAHIA CHEGA ENTRE OS QUATROS PRIMEIROS NA SÉRIE A DE 2013?
Com certeza um time que tem capacidade, e que está voltando com tudo… Bastantes chances!

6. Jornal. QUAIS ERAM SUAS EXPECTATIVAS NESSA JORNADA DE SER MUSA DO BAHIA?
Bastante confiante que iria representar o Musa do Bahia no Musa do Brasileirão, ser  a Musa do Bahia 2013 com muita honra. Mais infelizmente não foi dessa forma!
7. Jornal. QUAL FOI A MAIOR DIFICULDADE?
Quando a gente faz algo com muita determinação, termina se esquecendo das dificuldades e pensa só no que aquilo vai dar. Foram algo que fui com cara e coragem como diz o ditado, sem empresário, apoios fortes. Mais com garra, fé e coragem e apoio da Família, amigos e pessoas que também não conheço que deram uma força.
8. Jornal. O QUE APRENDEU COM ESSA EXPERIÊNCIA? 
Nunca ter medo de tentar algo novo, comecei a ver que tudo o que acontece contribui
para o meu crescimento. Na vida, nada é fácil, mas vale a pena lutar. Não se deve desistir de um sonho…
9. Jornal. ESPERAVA CHEGAR TÃO LONGE?
Na verdade sim acredito no meu potencial, mas realmente fiquei meio insegura, pois imaginava que só seriam Mulheres malhadas isso aquilo, mas com a beleza natural conseguir chegar à final.
10. Jornal. QUAL LOUCURA FARIA PELO ESQUADRÃO DE AÇO?
Não digo que seria uma LOUCURA, mas viajaria o mundo para ver o Bahia jogar! Não importa as condições e o lugar…
11. Jornal. Seu Sonho? 
Meu sonho é me tornar uma pessoa realizada tanto no pessoal como no profissional.
12. Jornal. Jogador que mais gosta?
Titi. 
13. Jornal. Profissão que deseja seguir?
Modelo.
Fernanda Souza 04
Fernanda Souza 05
Fernanda Souza. 01
 … Bahia sempre eu sou !

Fernanda Serra Souza 
Matéria Exclusiva Jornal BA
Redação.
JornalBa News




PRONATEC INICIA AULAS DO CURSO NOTURNO EM LAURO DE FREITAS

Os novos 480 alunos do curso noturno do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Lauro de Freitas participaram da aula inaugural na segunda-feira (26), na Casa do Trabalhador. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci).
De acordo com a secretária da Semasci, Josy Cruz, a procura pelos cursos no período da noite era enorme. Por isso, a secretaria não mediu esforços para que os mesmos fossem viabilizados. “Essa vasta quantidade de cursos noturnos nos dá a certeza de que teremos mais cidadãos laurofreitenses aptos para ingressar no mercado de trabalho. E não vamos parar de buscar mais cursos para nossa cidade”, concluiu Josy. 
O Pronatec tem como objetivo a qualificação profissional de jovens entre 16 e 59 anos. “Com a iniciativa, os jovens ganham mais uma estrutura para sair de situações de risco e violência”, afirma a coordenadora do Pronatec de Lauro de Freitas, Claudia Vitta.
Para o período noturno são oferecidos os cursos de Petróleo e Gás, Almoxarife, Mecânico de Máquinas Industriais, Eletricista Industrial, Bombeiro Civil, Operador de Processo Químico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores. As aulas noturnas com carga horária de 240h serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, no Centro Profissionalizante Santo Amaro de Ipitanga (antiga unidade do Cadetes Mirins).

ARTÊMIO LUZ SEXTA DIA 30 PELA MANHÃ NA RÁDIO LAURO DE FREITAS FM FALANDO DA CULTURA POPULAR DA CIDADE

Estarei nesta sexta dia 30 de Agosto no meu programa Bom dia Cidade na Lauro de Freitas Fm - 87,9, entrevistando Artemio Luz  a cultura viva de Lauro de Freitas.
Participe.
Curta a FanPage Bom dia Cidade e da a FanPage radio Lauro de Freitas.
Participe: 3378-0673
Torpedo para: 8235-1942 
Ouça a rádio tambem pela internet. www.laurodefreitasfm.com.br 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares