quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FEIRA DA FRATERNIDADE DA PARÓQUIA SANTO AMARO DE IPITANGA 2013

Mundo 'joga fora' mais de 1 bi de toneladas de comida por ano, diz ONU



No dia mundial da alimentação, celebrado nesta quarta-feira (16), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, a FAO, emitiu alerta global para reduzir o desperdício de comida no mundo, problema que persiste enquanto 842 milhões de pessoas passam fome. De acordo com o órgão, anualmente um terço dos alimentos produzidos no planeta atualmente vai direto para o lixo, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano. De acordo com Robert van Otterdijk, especialista em agricultura da FAO, com apenas um quarto deste total é possível alimentar os mais de 800 milhões de famintos. Além disso, a agência da ONU informou que mesmo reduzindo pela metade o desperdício de alimentos, seria necessário elevar em 32% a produção mundial de comida para alimentar a população mundial até 2050. Na situação atual, o aumento da produção de alimentos deve ser de 60% para atingir esse objetivo. Mathilde Iweins, coordenadora de um relatório sobre o custo do desperdício de alimentos, disse que “a soma das áreas agrícolas usadas para produzir alimentos que jamais serão consumidos é tão grande quanto o Canadá e a Índia juntos”.

PREFEITURA, POLÍCIA MILITAR E SOCIEDADE DEFINEM REALIZAÇÃO DO ENEM NO MUNICÍPIO

Com o objetivo de planejar ação conjunta para acolher os mais de 12 mil estudantes que realizarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014), em Lauro de Freitas, nos dias 26 e 27 de outubro, foi realizada uma reunião, na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), com representantes do poder municipal, da Polícia Militar e da sociedade civil.

Foram discutidas estratégias nos setores de segurança, saúde, transporte, fiscalização, trânsito e outros aspectos estruturais que serão prioridade para a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) oferecer comodidade e tranquilidade aos estudantes do município e de outros locais.
Na ocasião, a PMLF foi representada pelo chefe de Gabinete do Prefeito, Edmilson dos Santos; o secretário de Saúde, Bruno Barreto; e servidores das secretarias de Serviços Públicos (Sesp); de Educação (Semed); e Settop, além de oficiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itinga; da 52ª CIPM do Centro; e representantes da sociedade civil, entre eles, prepostos das empresas de ônibus BTU, Dois de Julho e ODM, e líderes comunitários do município.
Até os dias das provas, outros encontros acontecerão, a fim de realizar ajustes finais para a operação que irá integrar todos os setores públicos e privados representados nesta reunião.

Hospital Aliança pode responder criminalmente por ‘atrasar’ prisão de médica, diz MP-BA

por Francis Juliano / Sandro Freitas
Hospital Aliança pode responder criminalmente por ‘atrasar’ prisão de médica, diz MP-BA
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Os promotores do Ministério Público do Estado (MP-BA) estudam entrar com um processo criminal contra o Hospital Aliança, caso a unidade não explique satisfatoriamente o motivo de ter internado e mantido na unidade a médica Kátia Vargas Leal Pereira, 45 anos, acusada de matar dois irmãos em um acidenteno bairro de Ondina, em Salvador. Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (16), os promotores Nivaldo Aquino e Davi Gallo afirmaram que já foi enviado um ofício ao centro de saúde, questionando o porquê de a acusada ter sido levada para a unidade onde está há mais de cinco dias. O laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) aponta que a médica não sofreu “qualquer tipo de lesão” no acidente e teve apenas um “abalo emocional comum” em tal situação. No entanto, o hospital alegou que a paciente ainda teria de permanecer mais 24h internada e só poderia receber alta nesta quinta-feira (17). O promotor Nivaldo Aquino garantiu que se ficar provada a irregularidade na conduta do Aliança vai “entrar com uma ação criminal”. “Teve claramente o motivo de protelar a prisão”, disse Aquino sobre a posição da institução de saúde.



O MP-BA também pediu explicações para o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), a fim de esclarecer o motivo de Kátia não ter ido para uma unidade pública, como estaria previsto na lei. O Samu alega que no caso de pacientes com plano de saúde há a possibilidade de encaminhamento para uma instituição particular. Os promotores pretendem investigar se houve algum tipo de equívoco do Samu que poderia gerar uma multa administrativa ou se existiu “algum tipo de favorecimento”. O advogado da família dos irmãos Emanuel e Emanuelle, Daniel Keller, afirmou que os parentes das vítimas esperam quatro medidas, sendo que duas já foram concluídas: prisão e denúncia da médica, além da condenação por crime doloso e pena máxima, que seria de 60 anos. A acusada deve ser levada ainda nesta quarta para um presídio feminino, onde ficará em uma cela separada, por ter ensino superior.

Projeto autoriza mãe a registrar sozinha nascimento de filho

Mães e pais poderão ter o mesmo direito para registrar o nascimento de um filho. O projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 16/2013) que garante a igualdade foi aprovado nesta quarta-feira (16), por unanimidade, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se não houver apresentação de recurso para análise no plenário da Casa, a proposta segue direto para sanção presidencial. Atualmente, o pai tem prioridade na hora de fazer o registro da criança. Na falta dele, a mãe é a segunda opção. A matéria, porém, prevê que a mãe poderá declarar sozinha quem é o pai, independentemente de comprovação por teste de DNA. “Obviamente que qualquer contestação à declaração, que seja feita pelo pai ou pela mãe, com toda certeza será objeto de avaliação judicial”, explicou o relator da proposta na CCJ, senador Humberto Costa (PT-PE). Ainda segundo o parlamentar, a proposta “procura promover a cidadania do recém-nascido e eliminar a discriminação contra a figura da mulher, da mãe, especificamente”.

Detran informa que médica pode ter habilitação cassada

Na manhã desta quarta-feira (16), o diretor do Detran, Major Botelho, fez um pedido de informação de inquérito sobre o caso da morte dos irmãos Emanuel e Emanuella junto à 7ª delegacia. De acordo com Botelho, o objetivo é pedir a cassação da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) da médica Kátia Vargas, acusada de matar os irmãos. "Já enviei um ofício à delegada e após estar de posse da documentação quero estartar o processo de cassação da habilitação", afirmou o diretor ao Bocão News
De acordo com Botelho, caso condenada, o juiz pode determinar que ela não tenha mais direito a tirar uma nova CNH ou determinar o prazo de validade da cassação. 
Também na manhã de hoje, o hospital Aliança emitiu um boletim médico sobre o estado de sáude da médica Kátia Vargas, de 45 anos, que está custodiada e é acusada de ter matado os irmãos Emanuel e Emanuella, 22 e 23 anos, mortos na última sexta-feira (11). De acordo com o hospital, a oftalmologista precisa de 48h para ficar em observação até receber alta.
Na terça-feira (15), a Justiça determinou que o Hospital Aliança informasse em um prazo máximo de 24h o real estado da acusada. "Um oficial da Justiça será enviado ao hospital para que se cumpra a determinação e, caso não haja este cumprimento, os responsáveis pelo atendimento a ela podem responder por desobediência e favorecimento pessoal", afirmou o advogado Daniel Keller, que defende a família das vítimas.

Exclusivo: laudo atesta que médica está bem de saúde e vai ser presa

O laudo pericial feito pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) atesto que a médica Kátia Vargas, 45, oftalmologista acusada de matar os irmãos Emanuel e Emanuela, na última sexta (11), está bem de saúde e não apresenta alterações físicas ou lesões externas que a mantenham internada. A informação foi divulgada na coletiva concedida pelo Ministério Público, na tarde de hoje.
 
 
Por conta disso, a prisão preventiva já decretada irá valer nas próximas horas. Kátia deixará o Hospital Aliança para prestar depoimeno na 7ª Delegacia. De lá, ela será conduzida para o presídio feminino, na Mata Escura.
Fonte : Bocão News

Prepare o bolso: Pedágio na Estrada do Coco mais caro a partir desta sexta-feira

Prepare o bolso: Pedágio na Estrada do Coco mais caro a partir desta sexta-feira
Foto: Divulgação
O preço do pedágio na BA-099 – rodovia estadual conhecida como Estrada do Coco – será reajustado em 8,7%, a partir da próxima sexta-feira (18), e passará a custar R$ 5 nos dias úteis e R$ 7,50 nos finais de semana e feriados para os carros de passeio. Segundo a CLN, a duplicação dos últimos 5,4 quilômetros da Estrada do Coco, que compreende o trecho entre Itacimirim e Praia do Forte, com a inclusão da ponte sobre o Rio Pojuca, entrou na etapa final das obras. De acordo com a empresa, a obra e o reajuste cumprem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a CLN, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Estadual de Regulação (Agerba). A companhia diz que 46 quilômetros da malha rodoviária estão previstos para serem duplicados, conforme contrato de concessão. A CLN não informa o prazo para conclusão da obra. “Vale salientar que as tarifas de pedágio da CLN não tiveram os reajustes previstos no contrato da concessão desde 2007, acumulando nestes seis anos uma defasagem tarifária da ordem de 60%”, justificou, em nota enviada à imprensa.

Hospital indica que Kátia Vargas deve ficar internada por pelo menos mais 24h

Hospital indica que Kátia Vargas deve ficar internada por pelo menos mais 24h
O relatório do Hospital Aliança divulgado nesta quarta-feira (16) informou que a médica Kátia Vargas Leal Pereira, acusada de perseguir e provocar o acidente que matou os dois irmãos em Ondina (veja aqui), na última sexta-feira (11), ainda precisa ficar hospitalizada entre 24 e 48 horas a mais. A informação foi divulgada pelo advogado da família, Daniel Keller, em entrevista à Record Bahia. "Este foi o relatório solicitado pelo juiz, que já foi juntado aos autos. Ainda estamos aguardando o resultado do laudo que será emitido pelos peritos [do Departamento de Polícia Técnica]", explicou o advogado. Na manhã de terça-feira (15), a Justiça havia solicitado ao Hospital Aliança um laudo sobre o estado de saúde de Kátia em até 24h, o que foi cumprido nesta quarta.

Especialistas defendem volta do voto em papel

Especialistas defendem volta do voto em papel
Foto: Pollyane Lima e Silva/ Revista Veja
Especialistas criticaram nesta terça-feira (15) o fato de o Brasil ser o único país sem a confirmação impressa individual do voto. Durante audiência na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, professores da Universidade de Brasília (UnB) e integrantes do Fórum do Voto Seguro na Internet disseram que o programa usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não é seguro e defenderam que o processo eleitoral tenha um mecanismo que também confirme em papel a escolha do eleitor no momento da votação. Segundo a Agência Brasil, a bandeira defendida pelos especialistas é a de que o voto impresso seja confirmado na hora pelo eleitor e descartado imediatamente após a checagem, ainda na zona eleitoral, para evitar a retomada da prática que ficou conhecida como “voto de cabresto”, quando eleitores eram coagidos a votar em determinado candidato. Para o moderador do Fórum do Voto Seguro na Internet, Amílcar Brunazo Filho, que participou do processo de implantação das urnas eletrônicas no país, o sistema de votação atual não garante ao eleitor que a escolha dele foi gravada de fato no sistema eleitoral. “Só tem a confirmação na tela. Depois que o voto foi gravado, ele não pode ver, não pode conferir”, criticou.

Júpiter e Saturno teriam ‘chuvas’ de diamantes, afirmam especialistas

Júpiter e Saturno teriam ‘chuvas’ de diamantes, afirmam especialistas
Foto: Reprodução
Júpiter e Saturno, os dois planetas gigantes gasosos do Sistema Solar, podem ter tempestades de granizo feito com diamantes que poderiam ser explorados no futuro. A polêmica ideia, apresentada por uma dupla de cientistas durante reunião da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana na semana passada, tem como base observações de Saturno feitas pela sonda Cassini, da Nasa, recém-calculadas estimativas de pressão e temperatura no interior da atmosfera dos dois planetas e descobertas sobre o comportamento do carbono, matéria-prima dos diamantes, sob condições ambientais extremas, mas já é alvo de críticas de outros especialistas. Segundo o cenário visualizado por Mona Delitsky, da empresa de consultoria California Specialty Engineering, e Kevin Baines, cientista planetário da Universidade de Wisconsin-Madison, ambas nos EUA, primeiro os raios que cortam as camadas mais altas das atmosferas dos dois planetas quebram as moléculas de metano (CH) nelas contidas, liberando os átomos de carbono. Segundo o Extra, estes, por sua vez, agrupam-se e formam uma espécie de fuligem, que a Cassini já teria detectado nas nuvens de tempestade de Saturno.

Bonde de Wagner: Rui Costa é estrela, Gabrielli excluído, Caetano sai antes e Pinheiro não vai

por Rodrigo Aguiar
Bonde de Wagner: Rui Costa é estrela, Gabrielli excluído, Caetano sai antes e Pinheiro não vai
Foto: Carol Garcia / Governo da Bahia
A cerimônia de assinatura da concessão do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas deixou clara a diferença de tratamento recebida pelos pré-candidatos do PT ao governo estadual. Preferido de Lula e Dirceu para disputar a sucessão de Jaques Wagner pelo Partido dos Trabalhadores, o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, não teve assento reservado junto à presidente Dilma Rousseff, apesar de o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do metrô – quando se iniciava a discussão do modal – ter sido tocado pela sua pasta, na época comandada por Zezéu Ribeiro. O ex-presidente da Petrobras ficou na plateia, entre prefeitos, vereadores, deputados e outros políticos e gestores. Já o secretário da Casa Civil, Rui Costa, teve posição de destaque no palco. Apontado como o favorito de Wagner para substituí-lo no posto máximo do Executivo estadual, o petista colheu os louros do metrô e foi o único secretário a ficar entre os “convidados especiais” do evento, entre deputados federais, senadores e ministros, além do próprio governador e da presidente. Com o contrato da parceria público-privada assinado, a estratégia de associar o chefe da Casa Civil ao metrô deve permanecer, caso sua candidatura seja efetivada. Por meio de nota, o senador Walter Pinheiro, outro pré-candidato petista, explicou que uma mudança na programação da visita presidencial a Salvador e Vitória da Conquista e votações importantes no Senado impediram sua participação. A senadora Lídice da Mata (PSB), por sua vez, esteve no Gran Hotel Stella Maris. Já o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano também participou da cerimônia de forma discreta e nem ficou até o final. Considerado azarão na disputa interna do PT, o antigo gestor foi a um evento de professores em Lauro de Freitas, agendado anteriormente.  

Brust: 'Nilo vai ser candidato' com ou sem indicação de Wagner; 'PDT não pode ser humilhado', diz Lupi

por Sandro Freitas
Brust: 'Nilo vai ser candidato' com ou sem indicação de Wagner; 'PDT não pode ser humilhado', diz Lupi
Foto: Divulgação
O PDT terá um candidato a governador mesmo sem a indicação do atual ocupante do cargo, Jaques Wagner (PT). O nome do escolhido pela legenda para concorrer ao Palácio de Ondina é o do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que “independentemente” de ser o nome indicado pelo “técnico”, estará nas urnas em 2014. Apesar de o próprio Nilo preferir manter o tom de que “tenta viabilizar ser o candidato da base”, o presidente do PDT, Alexandre Brust, garantiu ao Bahia Notícias que “não existe hipótese de o partido não ter candidato ao governo do Estado”. O cenário já está desenhado, pois apesar de os pedetistas não admitirem que o postulante de Wagner será petista, a decisão já foi tomada (ver aquiaqui, e aqui). Nilo preferiu não especular o que faria neste cenário, mas Brust não escondeu que decisão será tomada. “Aí Marcelo Nilo será candidato independente, até porque temos dois turnos e podemos nos juntar lá na frente. Lídice [da Mata, senadora do PSB-BA] também é candidata para dar palanque a Eduardo [Campos, presidente nacional do PSB] e diz que o governador dela continua sendo Jaques Wagner. Nós não admitiremos a hipótese de ficar fora da majoritária. Pretendemos a cabeça, mas se não houver espaço, evidentemente que Nilo é candidato”, garantiu Brust. A chapa majoritária tem três vagas: governador, vice-governador e senador. O primeiro será petista e o terceiro terá como candidato o atual vice de Wagner, Otto Alencar (PSD). A vaga de vice está em aberto, mas o presidente do PP na Bahia, deputado federal Mário Negromonte, assegura que o posto foi prometido a ele pelo chefe do Executivo baiano, apesar de recentemente ter criticado o PT.
 

Foto: Reprodução - Marcelo Nilo / Facebook
Apesar de negar uma possível insatisfação com a falta de espaço na chapa para o PDT, o presidente da legenda na Bahia concordou com o líder nacional pedetista, Carlos Lupi, que considerou a ausência da sigla entre os indicados uma “humilhação” e afirmou que a legenda não está “para brincadeira”. Alexandre Brust falou ao BN que o PDT pode até “ficar fora da majoritária da base do governo”, mas alegou que Negromonte “falou o que ele espera acontecer”. Em contato com o BN, Marcelo Nilo manteve o discurso de que não ouviu da boca de Wagner que o candidato será petista e aguarda “o passar da água debaixo da ponte”. Nesta terça-feira (15), o presidente da AL-BA realizou um “encontro de amigos”, que ele diz não ter sido um evento para reforçar a corrida pelo Palácio de Ondina, mas sim uma apresentação das diretrizes do PDT para 2014. Segundo Nilo e Brust, o evento contou com mais de 600 pessoas, de diversos partidos e cidades do estado. Muitos correram do Gran Hotel Stella Maris, onde a presidente Dilma Rousseff participou da assinatura da concessão do metrô (veraqui e aqui), para o churrasco pedetista. Entre eles, o líder do governo na Assembleia, Zé Neto (PT); o presidente estadual petista, Jonas Paulo; além de prefeitos e parlamentares baianos. Também estiveram presentes o líder da oposição na AL-BA, Elmar Nascimento (DEM); o presidente baiano do Democratas, Paulo Azi; e Lupi. “Minha candidatura é suprapartidária, não é exclusiva do PDT”, declarou Nilo. Em 2012, na eleição de Salvador, o PDT bateu pé firme de que teria candidatura, cogitou postular a vice-prefeitura com Nelson Pelegrino (PT) e acabou de mãos abanando, com apenas um vereador eleito – Odiosvaldo Vigas.

ANIVERSARIANTES DO DIA 16 DE OUTUBRO DE 2013

ELIELSON MORAIS

ANTONIO ROQUE

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares