sábado, 23 de novembro de 2013

CHEGANDO O NATAL

Homens conquistam espaço nos tabuleiros de acarajé

As baianas de acarajé estão no comando dos tabuleiros há muito tempo, mas hoje o mercado atrai também os homens. Gregório Batista, na Barra, e Luiz Santos, na Mouraria, são dois exemplos que deram certo. Eles garantiram uma clientela não só pela qualidade, mas também pela simpatia e tiveram que vencer obstáculos para garantir um espaço no ramo. E têm muito o que comemorar na próxima segunda-feira, Dia Nacional da Baiana de Acarajé. Aos 52 anos, Gregório está na atividade há mais de três décadas. Ainda adolescente, aos 13, começou a ajudar a mãe, a também baiana Chica, no ofício. Tradição de família, em 1991 ele decidiu procurar um espaço próprio, fez cursos de manuseio de alimentos e de vigilância sanitária para também vender os quitutes em eventos fechados. A própria mãe do quituteiro não aceitou a profissão do filho de início, mas aos poucos se acostumou com a ideia. Ele acorda ainda de madrugada para preparar o material, às 4h, e acredita que conquistou o espaço com persistência e qualidade. “Por se de família de baianas, conquistei essa qualidade e, hoje, tem clientes de minha mãe que compram comigo. É uma profissão trabalhosa, mas recompensante”, afirmou. Além dele, outros três irmãos homens também estão na profissão: Gegê e Val, na Pituba, e Zé, em Jaguaribe. No bairro da Mouraria, quem atrai a clientela desde o momento em que a barraca é instalada é Luiz Santos, que há 20 anos vende acarajé e abará no bairro. O baiano começou em 1994 não só na localidade, mas também na cidade mineira de Teófilo Otoni. Desde cedo ele ajudava as baianas na comunidade do Maciel, então para ele não houve empecilho em enveredar na profissão. Às 4h30, ele vai à feira comprar os produtos e começa a preparar os quitutes com a ajuda de duas pessoas que trabalham com ele. 
Da família, apenas Luiz é baiano, e ele garante que vale a pena. Com a renda, conseguiu formar a filha, que hoje já possui até doutorado. “Ser baiano de acarajé não é fácil, mas mantive meu preço fixo há mais de dez anos e com qualidade, o que importa muito”. Ele lembra também que os homens não tinham espaço no ramo, mas que hoje a situação mudou. “Antes os homens eram apenas ajudantes. No meu caso, mesmo, sou hoje associado da Abam”. 
O ofício das baianas de acarajé foi registrado, em 2005, como Patrimônio Cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan). Também no mesmo ano, o acarajé também foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador pela Câmara Municipal.

Clientes da Caixa ficarão sem serviço de débito por 2 horas no domingo



A Caixa Econômica Federal informou que fará uma manutenção nos sistemas de caixas de autoatendimento, internet banking e cartões de débito na madrugada deste domingo (24). Os clientes da instituição financeira ficarão sem os serviços citados das 2h às 4h da madrugada, período em que deve ser feita a manutenção. De acordo com o banco, a partir das 4h todos os serviços devem voltar a funcionar normalmente. A Caixa tem uma base de clientes em torno de 70 milhões no Brasil e cerca de 66 mil postos de atendimento, entre agências, correspondentes lotéricos e caixas automáticos. Terra

'Estou reafirmando que o meu nome está à disposição', diz Pinheiro sobre candidatura

por Alexandre Galvão / Rodrigo Aguiar
'Estou reafirmando que o meu nome está à disposição', diz Pinheiro sobre candidatura
Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias
O senador Walter Pinheiro (PT) reafirmou a sua disposição em disputar o governo da Bahia em 2014, em conversa com a imprensa na manhã deste sábado (23), ao chegar para a plenária do seu mandato, que ocorre no Hotel Fiesta, em Salvador. Pinheiro reiterou que a realização de plenárias é uma prática adotada por ele desde a época de vereador, mas se manteve na disputa para ser o candidato petista à sucessão do governador Jaques Wagner. A decisão pode ser anunciada pelo partido no dia 30 de novembro. “Estou reafirmando ao diretório e ao governador que o meu nome e as sugestões para programas estão à disposição. Temos quatro pré-candidatos. Ao invés de três retirarem, é melhor que a gente escolha um”, defendeu, enquanto militantes gritavam "Pinheiro governador". Ao comentar a natureza do encontro político, o senador disse que ouvirá “diversos conselheiros”. “A plenária é do mandato, É óbvio que, quando você faz um balanço, também se prepara uma caminhada. Vamos planejar o que que fazer em 2014”, pontuou. Entre os presentes, estão o deputado federal Nelson Pelegrino e o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, também pré-candidato ao governo. O ex-presidente da Petrobras tem inclusive assento à mesa.

Desesperado, homem tenta cortar seio feminino que “brotou” em seu corpo

O britiânico Farshad Hashemzadeh, 28 anos de idade, viveu anos de sufoco e vergonha após um seio de mulher “brotar” do lado esquerdo de seu peito. As informações são do site Daily News. De acordo com a publicação, seu peito começou a crescer aos 18 anos de idade. — Não conseguia entender o que estava acontecendo comigo. Ele [o seio] só foi crescendo e crescendo, e eu me tornei muito retraído. Não queria que ninguém me visse. Foi literalmente como ter peitos de uma mulher. Hashemzadeh sofreu com ginecomastia, o alargamento do tecido mamário em homens, muitas vezes resulta de um desequilíbrio de estrogênio e testosterona. Isso pode ocorrer em um ou ambos os lados. (r7)

Holandês é preso em aeroporto com 12 beija-flores dentro da calça

Flagra aconteceu na Guiana Francesa; aves estavam presas entre jeans e cueca do traficante

por Globo Rural On-Line
Editora Globo
Foto: Reprodução/Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais
Autoridades do aeroporto de Rochambeau, na Guiana Francesa acharam que um dos passageiros que aguardava para embarcar em um voo apresentava comportamento suspeito

Então, um grupo decidiu obrigá-lo a participar de uma revista íntima. Ao tirar as calças, os oficiais descobriram o motivo do incômodo do homem. Ele carregava 12 beija-flores presos entre a calça jeans e a cueca.
Editora Globo
Foto: Reprodução/Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais
Os pássaros estavam amarrados individualmente com pedaços de pano.
Editora Globo
Foto: Reprodução/Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais
O traficante de aves, que portava documentos da Holanda, foi preso e aguarda para ser julgado.

LEVE SEU FILHO AGORA PARA ATIVIDADES CULTURAIS EM LAURO DE FREITAS


 Atividades Culturais de Arte Circense e Dança acontecendo agora  em parceria com PEA     (Programa Escola Aberta) e Grupo Cultural Bambolê:Escola Municipal da Vila Praiana e na Escola Municipal Enok Amaral , pela manhã das 08 as 11 horas e pela tarde das 14 as 17 horas. TODOS OS SÁBADOS  Informações  - 71 8725-5543 Artêmio




Felipão recusa raspar bigode para apresentar patrocínio


Na próxima segunda-feira, Luiz Felipe Scolari será apresentado como embaixador da Gillette. Felipão vai ser um dos garotos-propagandas da marca de lâmina de barbear ao lado de Lucas, Oscar e Paulinho. Nos últimos tempos, todas as ações de maior repercussão da Gillette envolveram uma ação de uso do aparelho durante a entrevista para a imprensa. A cena do patrocinado pela marca fazendo a barba foi, invariavelmente, mostrada aos quatro cantos. Naturalmente, a Gillette, ao conversar com Felipão sobre o evento de segunda, cogitou raspar o bigode do treinador da seleção brasileira. Naturalmente, Felipão recusou o convite. Mesmo com o argumento de que o bigode estaria no tamanho certo no período da Copa e até mesmo antes, nos últimos amistosos pré-Mundial, Felipão recusou o apelo. O “talismã'', como pessoas próximas a ele costumam brincar, não pode deixar o treinador nem momentaneamente. Com a recusa de Felipão, a Gillette não conseguirá causar a repercussão obtida com outras raspagens de barbas famosas, como a do ator José de Abreu, ao final da novela “Avenida Brasil'', ou a do cantor Bell Marques, do grupo Chiclete com Banana, que até compôs música para o Carnaval com a brincadeira.Mesmo assim, a expectativa da P&G, produtora da Gillette, é de causar bastante repercussão com um evento produzido para a mídia ter conteúdo e aumentar a exposição da marca. Na última quinta-feira, a empresa promoveu, usando a marca Head & Shoulders, um encontro entre os “camisas 10″ Pelé, Rivellino, Rivaldo e Djalminha. O bate-papo entre os ex-atletas rendeu grande cobertura da mídia. O evento com Felipão será a primeira aparição pública do treinador após a definição dos 32 classificados para a Copa do Mundo. Como técnico da seleção anfitriã do Mundial e a pouco mais de uma semana do sorteio das chaves, a tendência é a marca da Gillette ganhar bastante exposição a partir da entrevista de Scolari. Mesmo que ele mantenha o bigode… (Uol)

Cientista renomado afirma que existe vida após a morte


Há vida após a morte e a morte é só uma ilusão criada pela nossa consciência. Essas afirmações não vieram de um líder religioso, mas sim de um cientista renomado, que se baseia na física quântica. Enquanto muitos colocam ciência e fé como elementos antagonistas quando se trata de falar sobre temas como a existência da alma ou da vida após a morte, Robert Lanza, um cientista renomado quer mudar esse quadro. Para Lanza, autor do livro “Biocentrismo: Como a vida e a consciência são as chaves para entender a verdadeira natureza do Universo”, a vida é apenas uma atividade do carbono e uma mistura de moléculas que dura por tempo determinado. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Wake Forest, Carolina do Norte concorda que, quando nosso corpo morre, logo se decompõe. Mas essa ideia de “morte” existe apenas porque há milhares de anos ensina-se que morremos. Afinal, nossa consciência associa a vida à existência do corpo. Segundo o biocentrismo defendido por Lanza, a morte não dever ser vista como algo definitivo, o fim de tudo. Quando o ser humano entender que o espaço e o tempo são convenções, não existem realmente, poderemos ver o mundo como ele é, sem limites espaciais ou lineares. Para ele e outros físicos teóricos, nossa “mistura de moléculas e atividade do carbono” volta para o Universo, onde continua existindo, mas como parte dele. Um dos teóricos do chamado universo biocêntrico, ele explica que a biologia e a vida real originam o universo, e não o contrário. Para citar um exemplo, Lance diz que, quando uma pessoa vê o céu, diz que é da cor azul, mas não significa que o céu seja azul, apenas o percebemos assim. Nossa consciência dá sentido ao mundo e pode ser alterada, mudando nossa interpretação da realidade. Ou seja, espaço e tempo são apenas “ferramentas mentais”. Logo, a morte e a ideia da imortalidade podem coexistir num mundo sem limites ou espaço linear. A maioria dos cientistas diria que o conceito de vida após a morte ou é um absurdo, ou, no mínimo, improvável. Porém, os físicos teóricos defendem que existem outras dimensões, onde a existência é percebida de outra maneira. O que significaria que a morte pode existir “num sentido total”. Para ele, a física quântica ainda tem muito a ser explorada e pode alterar a maneira como os seres humanos sempre perceberam a existência.  Segundo diferentes tradições religiosas, o ser humano é composto de uma parte imaterial, chamada de alma. Para judeus e cristãos, de fato a morte total não existe, pois a alma permanece, passando apenas para um outro plano ou dimensão, que pode ser o céu ou o inferno. Com informações Daily Mail e Seu History.

Cartilha orienta cidadão no relacionamento com as polícias

banner noticia cartilha cidadao com seguranca

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, lançou a segunda edição da cartilha "Cidadão com Segurança". O objetivo é informar a população sobre seus direitos e deveres no relacionamento com as polícias. A primeira edição foi lançada em junho deste ano e apresentou temas como os direitos e deveres do cidadão no trato com a polícia e o que fazer em caso de eventuais abusos. Ampliada e atualizada, a segunda edição inclui um capítulo específico sobre os direitos e deveres das pessoas que participam de manifestações em locais públicos.
As polícias são encarregadas de garantir a segurança pública, devendo proteger o cidadão, seus bens e seus direitos. Se necessário, podem usar a força física, mas o uso da força deve seguir regras estritas. Conscientizar as pessoas a respeito desses limites é essencial para o pleno exercício da cidadania. Com essa iniciativa, o CNMP espera contribuir para aproximação da população com o Ministério Público, a Polícia e a Justiça.
O que diz a cartilha?
Todo cidadão tem o direito de ser tratado com respeito, sem ser xingado, agredido, ameaçado ou humilhado. Também não pode ser forçado a confessar um crime e deve ser levado à delegacia apenas se houver alguma suspeita fundamentada. O policial só pode usar a força física quando a pessoa resiste à prisão, e mesmo assim com moderação.
As pessoas também têm o direito de saber quem é o policial que as abordou e onde ele trabalha. As mulheres devem ser revistadas por agentes do sexo feminino. E ninguém pode ter sua casa invadida sem autorização ou ordem judicial, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.
Quanto aos deveres, o cidadão tem que respeitar os policiais, identificar-se sempre que seus dados forem solicitados e atender às intimações feitas pela polícia. Também deve permitir, sem resistir, ser revistado, mesmo que considere a revista desnecessária, podendo depois apresentar uma reclamação aos órgãos competentes (à Corregedoria da Polícia ou ao Ministério Público).
Todos têm a obrigação de colaborar com a polícia, salvo se forem investigados. Só o investigado tem o direito de ficar calado. O cidadão, quando testemunha um crime, tem o dever de contar o que sabe sobre os fatos.
Abusos
A cartilha orienta o cidadão sobre o que fazer em casos de abuso da polícia. A primeira dica é procurar saber o nome do policial, anotar a placa ou prefixo da viatura e prestar atenção na farda que ele está usando. Com essas informações, o cidadão deve ir até o Ministério Público ou Corregedoria da Polícia e contar o que aconteceu. Caso alguém tenha se machucado, é necessário solicitar que seja levado ao Instituto Médico Legal e examinado e é conveniente que desde logo tire fotografias dos ferimentos.

O texto também afirma que o cidadão deve comunicar imediatamente ao Ministério Público ou à Corregedoria de Polícia qualquer ameaça, constrangimento, retaliação e vingança que venha a sofrer, informando se há testemunhas dos fatos.
Manifestações em locais públicos
Esses direitos e deveres também valem durante as manifestações. A Constituição Federal garante que sem armas e sem violência, grupos de pessoas podem se manifestar, em locais públicos, para defenderem suas ideias, não podendo serem censurados. Mas os manifestantes também devem respeitar o restante da população, sem agredir ninguém ou depredar bens particulares ou públicos.

A cartilha está disponível no site do CNMP (veja aqui). É possível solicitar exemplares impressos por meio do e-mail csp@cnmp.mp.br

Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
ascom@cnmp.mp.br
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares