sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ANIVERSARIANTES DO DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2013


SIMONE MARIA

RAIMUNDO DO VALE

EDMILSON BARBOSA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ




Procuradoria Eleitoral pede mandatos de Elmar, Isidório, Maria Luiza e Graça Pimenta

Procuradoria Eleitoral pede mandatos de Elmar, Isidório, Maria Luiza e Graça Pimenta
Fotos: Divulgação
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) entrou com diversas ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para solicitar perda de cargo eletivo de catorze políticos com mandatos eletivos em vigor. O motivo é a desfiliação sem justa causa dos partidos pelos quais se elegeram. Na lista, aparecem deputados estaduais, vereadores e até o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Robério Carvalho. Entre os parlamentares baianos, estão o deputado e líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Elmar Nascimento, que deixou o PR e filiou-se ao DEM; o deputado Sargento Isidório, que deixou o PSB e foi para o PSC; Graça Pimenta, que trocou o PR pelo PMDB; e Maria Luiza Barradas Carneiro, que trocou PSD por PSC. Para o procurador Sidney Madruga, a filiação de seis dos acionados a novos partidos, realizadas entre um e três dias após a desfiliação sem justa causa, evidencia a intenção de trocar de legenda com o objetivo de disputar as eleições gerais, em 2014. Os partidos de destino também foram acionados pela PRE-BA. “Antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo, que escolhe as diretrizes e ideais que deverão nortear a condução do Estado; daí dizer-se que a retirada injustificada do candidato de determinada agremiação enseja a manutenção do mandato com esta última, em tese a defensora do ideário eleito, razão pela qual o cargo não pode ser objeto de conchavo ou negociata que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente”, diz a ação.

Suécia fecha presídios por baixo número de detentos

Suécia fecha presídios por baixo número de detentos
Foto: Reprodução
Enquanto o Brasil sofre com a superlotação de presídios e o alto índice de criminalidade, autoridades da Justiça da Suécia decidiram fechar quatro prisões e um centro de detenção pelo baixo número de detentos recebidos nos últimos anos. A quantidade de presidiários no país, que caía cerca de 1% ao ano desde 2004, despencou em 6% de 2011 para 2012 e deve registrar declínio semelhante este ano e em 2014, segundo o diretor dos serviços penitenciários e de liberdade vigiada suecos, Nils Oberg. "Vimos um declínio extraordinário no número de detentos. Agora temos a oportunidade de fechar parte de nossa infraestrutura, por não necessitarmos dela no momento", informou ao The Guardian. A queda das prisões gerou o encerramento das atividades nas cidades de Aby, Haja, Bashagen e Kristianstad. Duas das unidades devem ser vendidas e outras duas transferidas a outras instituições governamentais para uso temporário. "Certamente esperamos que os esforços investidos em reabilitação e em prevenir a reincidência no crime tenham tido impacto, mas não acreditamos que isso baste para explicar toda a queda de 6%", completou. Os tribunais suecos têm aplicado sentenças mais brandas a delitos relacionados ao uso de drogas, depois de uma decisão do supremo tribunal do país em 2011, o que explicaria parte da queda no número de novos presidiários. De acordo com Oberg, em março deste ano, havia 200 pessoas a menos em cumprimento de sentenças por crimes relacionados a drogas na Suécia do que em março do ano passado.

Justiça nega habeas corpus e médica acusada pela morte de irmãos continua presa

Justiça nega habeas corpus e médica acusada pela morte de irmãos continua presa
Foto: Reprodução
O pedido de habeas corpus impetrado pela defesa da médica Kátia Vargas,acusada pelo Ministério Público pela morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Dias, foi negado nesta quinta-feira (14), por três votos a um, pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Com isso, a oftalmologista, indiciada por duplo homicídio, permanece presa no Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador. O caso aconteceu no dia 11 de outubro, na Avenida Oceânica, em Ondina, onde a moto em que estavam as vítimas, de 22 e 23 anos respectivamente, foi atingida pelo carro de Kátia. O advogado da acusada, Sérgio Habib, alega ausência de provas, baseado em laudo feito a partir das imagens do acidente, emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e enviado à 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), em 21 de outubro.

Bahia é derrotado pelo Santos e entra no Z4

Bahia é derrotado pelo Santos e entra no Z4
Foto: Daniel Teixeira / Estadão
E o que a torcida do Bahia tanto temeu em grande parte do campeonato aconteceu, na noite desta quinta-feira (14), diante de mais uma fraca atuação: risco eminente da zona do rebaixamento. Não só isso. O time amplia para sete o número de rodadas sem vencer. Desta vez, em noite do ex-tricolor, Cícero, o Santos passeou pelo esquadrão e derrotou o time baiano por 3 a 0, no Estádio do Pacaembu.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares