segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Santander é líder de reclamações em janeiro, diz Banco Central

Santander é líder de reclamações em janeiro, diz Banco Central
Foto: Reprodução
O Santander Brasil teve em janeiro o maior índice de reclamações de clientes entre as grandes instituições financeiras no país, informou o Banco Central nesta segunda-feira (17). Pela medição, que leva em conta o número de reclamações em relação ao total de clientes, o índice do Santander Brasil foi de 1,64, o maior entre os negócios com mais de um milhão de clientes, e mais de 2,5 vezes superior ao índice de 0,63 registrado em janeiro de 2012. A metodologia considera apenas reclamações consideradas procedentes. Segundo o Terra, o HSBC ficou em segundo lugar no levantamento do BC, com taxa de 1,37. O índice é obtido por meio da divisão do total de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil. Itaú Unibanco (1,19), Banco do Brasil (1,15) e Caixa Econômica Federal (0,82) completam a lista dos cinco bancos com mais reclamações. Por número de reclamações procedentes, a Caixa apareceu em primeiro, com 454 queixas, seguida por BB (409), Santander Brasil (382), Itaú (310), Bradesco (273), HSBC (81) e Banrisul (16).

Rei Momo 2014 será escolhido na próxima sexta-feira

Está tudo pronto para a realização do evento que marcará a final do concurso para Rei momo do Carnaval 2014, promovido pela TV Aratu em parceria com a Prefeitura de Salvador e Shopping Center Lapa. O personagem mais emblemático da festa momesca será escolhido no dia 21 de janeiro, às 17h, no largo do Largo de Santo Antônio, em evento gratuito. A grande festa, que funcionará como uma prévia da folia momesca, com foco no resgate do carnaval de rua, contará com a apresentação artística dos Mascarados de Maragogipe e com os shows musicais de Armandinho - que completa 50 carnavais esse ano - e da Banda Mel, que retorna ao palco com a sua formação original, resgatando antigos e grandes sucessos do Axé Music nos anos de 1980. A escolha do Rei Momo 2014 será realizada por uma comissão avaliadora composta por sete membros selecionados entre personalidades, artistas e representantes dos segmentos carnavalescos. O grande vencedor receberá como prêmio um cheque nominal no valor de R$ 15 mil, além de reinar com toda pompa durante os seis dias de folia. Os dez finalistas do concurso escolhidos por votação online são Renildo Barbosa, Fred Silva, Paulo Sérgio, Bruni Paixão, André Luís, Lucas Eduardo (Dudu), Luciano Miranda (Babu), Omar de Santana, Dilson Chagas e Edgar Pessoa.

Outdoor que simula beijo gay de Jesus é depredado em Conquista; Secult repudia ação

Um dos outdoors do projeto Obranuncio, selecionado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), foi depredado neste domingo (16), em Vitória da Conquista. A peça, assinada pelo performer Ricardo Alvarenga, mostra o artista de cabelos longos vestido com uma túnica – o que remete à imagem Jesus Cristo – e  beijando um homem. Antes mesmo de ser exposto, o outdoor já havia sido alvo de censura por uma das empresas de mídia procurada pela proponete do projeto, Núbia Neves, que é estudante de Cinema e Audiovisual, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Segundo Ricardo Alvarenga, a motivação do ato de vandalismo foi a homofobia, afinal esta foi a única peça degradada de toda a exposição, que conta com trabalhos fotográficos de outros cinco artistas (Alex Oliveira, George Neri, Rayza Lelis e Vinicius Gil). Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia repudiou o acontecimento. "Questionamentos sobre uma obra de arte podem ser saudáveis, legítimos e trazer debates importantes à sociedade, mas os atos que expressam violência motivada pela homofobia são injustificáveis", afimou. O órgão disse ainda que está comprometido com a "construção de uma cultura cidadã, que possibilite a predominância de novos valores democráticos, republicanos, solidários, fraternos e de respeito à diversidade". (BN)

Deprimido, homem se oferece como comida em zoológico da China

Funcionários de um zoológico da China salvaram a vida de um homem que se ofereceu como comida a tigres brancos. Minutos antes do feito, o operário Yang Jinhai, de 27 anos, havia anunciado que ofereceria seu próprio corpo como refeição a fim de 'melhorar' a vida dos tigres enjaulados, segundo o jornal Daily Mail. Dias antes, o homem havia postado várias mensagens contando como estava otimista quanto a possibilidade de começar uma nova vida depois de conseguir um emprego como segurança em Chengdu, na província de Sichuan. Porém, o operário logo achou o emprego chato e monótono e resolveu mudar de ocupação. Ele passou então a trabalhar em uma fábrica de impressão, de onde também pediu demissão. Após ir ao zoológico local ele escreveu como foi deprimente ver "tão nobres e magníficos tigres vivendo em um ambiente tão modesto, onde foram enjaulados e impossibilitados de seguir seus instintos naturais para caçar e matar". Ele anunciou então que havia decidido se sacrificar como froma de 'apoiar' os tigres de bengala. “'Ele escalou a jaula e pulou dentro dentro dela esperando que os tigres o atacassem, mas ao invés disso, dois tigres, uma fêmea e um macho, se assustaram e a fêmea fugiu", contou um homem que testemunhou o ocorrido. Sem sucesso, o homem tentou provocar os tigres por meio de caretas, quando foi finalmente atacado pelo macho. Yang Jinhai foi resgatado depois que funcionários do zoológico atiraram um dardo tranquilizante no animal. A família do operário disse que o homem sofria de depressão há muito tempo e que ele foi levado a uma casa onde receberá aconselhamento psquiátrico.

ANIVERSARIANTES DO DIA 17 DE FEVEREIRO DE 2014

DULCE FERREIRA

TINA TUDE

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

TRADIÇÃO DOS MASCARADOS - MAIS DE 200 CARETAS CIRCULARAM AS RUAS DE LAURO DE FREITAS ONTEM ( DOMINGO)


Mais ou menos 200 caretas circularam as ruas de Lauro de Freitas ontem dia 16 de fevereiro de 2014. Durante o trajeto as caretas receberam a visita do Secretário de Cultura Alexandre Marques. 

A tradição vem crescendo a cada final de semana e envolvendo jovens , crianças e a até mulheres.




Pastor que usava cobras em cultos morre ao ser picado nos EUA

Um pastor americano que utilizava cobras durante seus cultos morreu depois de ser mordido por um exemplar da espécie neste sábado (15), no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. Ele já havia aparecido no programa do canal National Geographic "Snake Salvation" manipulando os animais. De acordo com uma nota do Departamento de Polícia de Middlesboro, alguém acionou a emergência na manhã do sábado falando que uma pessoa havia sido mordida por uma cobra em uma igreja. Quando a ambulância chegou, os socorristas foram informados de que Jamie Coots tinha ido para sua casa. Encontrado, Coots recusou tratamento médico. As equipes de emergência deixaram o local e, quando retornaram cerca de uma hora depois, já encontraram o pastor morto. Nos cultos com os animais, os fiéis seguram as cobras nas mãos enquanto oram, o que é considerado um teste de fé. Coots foi pego em flagrante em janeiro de 2013 transportando três cascavéis e duas copperheads de Knoxville, no Tennessee, para a sua igreja. Oficiais do estado confiscaram as cobras, e Coots se declarou culpado por posse ilegal de animais selvagens. Foi-lhe dado um ano de liberdade condicional sem supervisão.(G1)

ESTUDANTES DE LAURO DE FREITAS PARTICIPAM DE MUTIRÃO DE LIMPEZA EM PRAIAS

Cerca de quarenta alunos das escolas municipais Esfinge e Tenente Gustavo dos Santos, em Lauro de Freitas, participaram, na manhã deste sábado (15), da quarta edição do projeto “Passando o Rodo nas Praias”. Com luvas descartáveis, a meninada literalmente colocou a mão na massa e recolheu o lixo das areias. Além de estudantes do município, outros 110 jovens de escolas de Salvador também estiveram presentes. A iniciativa é uma promoção do Bocão Cidadão, através de parcerias com a prefeitura de Lauro de Freitas e Governo da Bahia, além de entidades como Institutos Mamíferos Marinhos, Associação de Surf e Ecologia de Stella Mares, Move Treinamento Funcional e as empresas Petrobras e Nova Schin.

A atividade foi aberta com uma caminhada entre a praia do Secret e a Barraca do Lôro. Durante o trajeto, estudantes recolheram diversos materiais como garrafas pet, latas, sacos plásticos, guardanapos e canudos. Segundo o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, a praia é umas das únicas áreas de lazer que todos podem frequentar, independente da classe social. “As pessoas que vem às praias precisam entender que é preciso cuidar delas. Esse trabalho com crianças é fantástico por que começamos a tratar da consciência ambiental logo na infância”, destacou o gestor.  
A opinião da estudante do 5º ano, do Colégio Municipal Tenente Gustavo dos Santos, Daisiane Santos, 9 anos, se assemelha a do prefeito da cidade. “Eu adoro vir para praia, então tenho que ser a primeira a cuidar dela”, reforçou a menina. Encerrada a coleta do lixo, a garotada realizou várias atividades lúdicas em um espaço temático, montado perto à Barraca do Lôro. No local, foram erguidas tendas educativas com temas como sustentabilidade, biodiversidade, reciclagem, esporte, cultura e arte. Eles ainda puderam se divertir com a animação de Tio Paulinho e se deliciar com um lanche oferecido no local.
Além dos alunos, participaram do encontro biólogos, monitores ambientais, agentes de coleta seletiva, esportistas e ativistas do meio ambiente. Para o coordenador da iniciativa, Guto Alves, o evento que se repete pelo quarto ano consecutivo é um sucesso. “Na edição anterior cerca de duas mil pessoas participaram da atividade, que é aberta ao público em geral. A adesão é cada vez maior. Nosso trabalho visa conscientizar jovens estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente em prol da sustentabilidade do planeta”, finalizou. 

Em missa para cinegrafista, arcebispo do Rio defende manifestações sem violência

por Mariana Sallowicz/Agência Estado
Em missa para cinegrafista, arcebispo do Rio defende manifestações sem violência
Foto: Divulgação
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, defendeu neste domingo (16) o direito de manifestações dos cidadãos sem violência. "A manifestação faz parte do direito do cidadão. Mas isso não pode levar outra pessoa a ser machucada, morta, por causa das opiniões, nem por questão ideológica, nem partidária", disse. A declaração foi dada momentos antes de celebrar a missa de sétimo dia em homenagem ao cinegrafista da Band Santiago Andrade, morto na última segunda-feira (10), depois de ser atingido por um rojão na cabeça durante manifestação contra o aumento da passagem de ônibus municipais, no centro da capital fluminense. "Quanto mais as pessoas tiverem a cultura do diálogo, mais gente vai aderir as suas ideias. Quanto mais violência, mais pessoas vão se afastar", afirmou. Cerca de 50 pessoas participaram da celebração na Catedral do Rio. A homenagem começou às 15 horas e durou cerca de uma hora.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares