quarta-feira, 28 de março de 2012

Liberdade perde para Pernambués o título de bairro mais negro de Salvador

Pernambués tem 53.580 mil pessoas de pele negra contra 35.704 da Liberdade. Quando o assunto é proporção quem aparece em primeiro lugar é Ilha de Maré, com 92,99 % da população negra.

Um novo mapeamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desmistificou uma informação muito conhecida pela população soteropolitana. De acordo com a pesquisa, diferente do que muitos pensam, a Liberdade não é o bairro mais negro de Salvador. Em números absolutos, o bairro com a maior concentração de negros é Pernambués - com 53.580 mil pessoas de pele parda e preta, diz o IBGE. Nesta lista, a Liberdade/ Curuzu não aparece nem entre os cinco primeiros.
Segundo o último estudo populacional de 2010, Salvador tinha 2.675,656 milhões de habitantes.  Desse número, 2.125,863 se declaram negras. Sendo assim, de acordo com o IBGE, 79% da população de Salvador é negra.
Depois de Pernambués, em segundo lugar, aparece o bairro de Itapoã (com 52.206 negros), seguido por Brotas (49.804), Paripe (46.505), Fazenda Grande do Retiro (46.476), São Cristóvão (45.505), Beiru/Tancredo Neves (43.523), São Caetano (43.162), Periperi (42.717), Boca do Rio em 10º lugar (38.447) e a Liberdade com (35.704).
Quando o assunto é proporção, ou seja, quando a comparação é feita entre o número de pessoas que se consideram negros e a população total do bairro quem aparece em primeiro lugar é Ilha de Maré, com 92,99 % da população negra. Em seguida aparecem Fazenda Coutos 90,57 %, Rio Sena 90,30 %, Moradas da Lagoa 90,12% e Pero Vaz 89, 87%.

Três Cajazeiras não existem

Outra curiosidade revelada pela pesquisa é que só existem oito Cajazeiras e não onze. De acordo com a pesquisa, a cajazeira 1, a cajazeira 3 e a cajazeira 9 não existem. Mas as outras oito juntas somam uma população de 60,213 mil. Já as quatro Fazendas Grandes totalizam 41,856 moradores. Juntas, as Cajazeiras e as Fazendas Grandes totalizam 102 mil habitantes aproximadamente. Sozinho, o bairro mais habitado de Salvador é Brotas, com 70.158 moradores.

Lula Maciel busca parcerias na defesa do meio ambiente para Lauro de Freitas‏

Visita recente a Cetrel em Camaçari e participação em evento em Brasília, reforçam compromisso do parlamentar com a questão ambiental.
O vereador Lula Maciel (PT) aproveitou este mês de março para fazer novos contatos e ampliar os seus conhecimentos na área ambiental. Já conhecido como defensor da causa e persistente quanto a necessidade de iniciativas a exemplo da monitoração do ar no município que é cortado pela Estrada do Coco e apresenta aumento crescente da população e da frota de veículos, incluindo vans, ônibus e caminhões - os maiores responsáveis pela poluição do ar, Lula visitou a Cetrel, em Camaçari. Empresa 100% nacional, a Cetrel realiza o inventário e faz medições contínuas de diversos tipos de poluentes, coletando dados importantes para o aprimoramento da estrutura de proteção ambiental.
Durante a visita o vereador esteve reunido com Eduardo Fontoura, gerente de Monitoramento, Luciano Fiuza, Relações institucionais e Luiz Dalmar, Negócios.De 27 a 29 de março, Maciel participa do “I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”, em Brasília. O objetivo do evento é contribuir para que os governos locais adotem uma agenda propositiva para o desenvolvimento sustentável das cidades. O Encontro também aprovará um posicionamento das autoridades locais brasileiras para a Rio + 20, que acontece no Rio de Janeiro, em junho deste ano.Dentre os vários grupos temáticos que o vereador Lula participa, destaca-se o de “Mobilidade urbana sustentável para todos e qualidade do ar”.
 Trata-se de mais uma grande oportunidade de trocar informações, experiências e reunir novas possibilidades de soluções para Lauro de Freitas”, disse Lula. “Estamos buscando aprimorar as ações para garantir melhor qualidade de vida para a população diante da necessidade de um desenvolvimento responsável em nosso município”, concluiu.
 Legenda da foto: Luiz Dalmar, Eduardo Fontoura, Lula Maciel e Luciano Fiuza.
Crédito fotográfico: Hendrik Aquino

Escolas municipais de Lauro de Freitas terão lousa interativa na sala de aula

A rede municipal escolar de Lauro de Freitas terá lousa interativa para dinamizar as aulas e facilitar o aprendizado.

A ferramenta será implantada inicialmente como experiência piloto na Escola do Jambeiro, que será inaugurada em abril, e depois estendida para toda a rede.

De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação (SUCTI) da Prefeitura de Lauro de Freitas, Eugênio Badaró, o município começa a fazer parte de um grupo seleto de cidades do mundo que segue este caminho.

A lousa interativa, poderoso instrumento educacional, está sendo implantada no município em parceria com o Ministério de Educação da Itália e o CRC Bahia (Usina Digital). “O Brasil começa a investir em inovação e esta atenção dada pela prefeita Moema Gramacho revela a visão estratégica de sua gestão”, ressaltou.

O sistema pioneiro, que tem baixo custo, foi apresentado por Christian D. Maggio, do Ministério de Educação da Itália, para a secretária municipal de Educação, Suely Calixto, o secretário da Fazenda, Roque Fagundes, o secretário chefe de Gabinete, Aliomar Eloy Brito, além do coordenador geral do CRC Bahia, Giuseppe Vozza.

Feita de material reciclável, a unidade tem custo final baixo por aproveita os recursos existentes na escola. A ferramenta reproduz o que está no computador para a lousa, através da tecnologia de interação, que permite que coordenadas sejam dadas com toques para realizar movimentos na lousa interativa, como se fosse à tela do computador.
FONTE : BOAS NOTÌCIAS

RESULTADOS DA COPINHA‏ - AREIA BRANCA - LAURO DE FREITAS 2012

 OS ONZES VELOZES  3  x   1  SÃO MARCOS
PAGODEIROS            2  x   5 PONTE PRETA
NOVO GALÍCIA          1  x   1 DIAMANTE

ARTILHEIROS DA COPINHA:

NEM CÓTIA &  ED  " OS ONZES VELOZES "
CELSO                    "  BANDEIRANTES "
IRMÃO                   "  PONTE PRETA "

AMBOS COM 2 GOLS.

O GOLEIRO DO DIAMANTE É O MENOS VAZADO
SÓ SOFREU 01 GOL ATÉ AGORA

A EQUIPE DOS OS ONZES VELOZES LIDERA A COMPETIÇÃO C/ 100% DE APROVEITAMENTO.
Próxima rodada 01.04.2012
CIAMAR      X  NOVO GALÍCIA    14:00h
DIAMANTE  X  BANDEIRANTES  16:00h

Organização: André kjá,Dadal & Didi.
Apoio: SETREL,PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS & JORNAL MASSA!
 NOVO GALICIA

 PAGODEIROS

PONTE PRETA

SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA MUNICIPAL - Fraternidade e Saúde Pública - VEREADOR JOSÉ AUGUSTO

No dia 28 de março, às 15 h, (quarta feira) na Câmara Municipal será realizada uma sessão especial proposta pelo Vereador José Augusto, com o tema: “A Fraternidade e a saúde publica, com foco em nossa realidade.” O tema é baseado no geral da Campanha da Fraternidade 2012, Fraternidade e Saúde Pública.“Na posição de vereador…, sinto-me convidado a exercer  o mandato obedecendo o apelo da nossa Igreja que relata que todos que militam na vida pública se coloquem a serviço e promovam a Campanha da Fraternidade…” diz o vereador.Terão acento à mesa , a prefeita municipal, além de vereadores, secretários municipais e o coordenador da Pastoral da Saúde da Arquidiocese.
 Somos convidados a participar da vida pública do nosso município e mostrar a nossa identidade católica.

Oi não pode mais cobrar por consulta ao serviço 102

Oi não pode mais cobrar por consulta ao serviço 102
A empresa de telefonia Oi não poderá mais cobrar pelas consultas ao número 102, enquanto não fornecer lista telefônica para os assinantes. O Tribunal Regional Federal (TRF) determinou a suspensão da cobrança a partir de uma ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), ingressada em 2007, contra a Telemar Norte Leste. A ação pedia uma liminar para que a empresa parasse de cobrar o acesso ao serviço de auxílio à lista. A liminar foi negada em primeira instância. O procurador da República Claudio Gheventer recorreu ao TRF. A Oi está impedida de cobrar pelo serviço, sob pena de multa diária.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares