quinta-feira, 30 de junho de 2011

TRADIÇÃO DA PESCA DE TARRAFA AINDA É FORTE NA PRAIA DE IPITANGA EM LAURO DE FREITAS - BA


SENHOR BINHA MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DA PESCA DE TARRAFA EM IPITANGA

Senhor BINHA, 70 anos ,morador de Santo Amaro de Ipitanga ,desde os 10 anos de idade acompanhava seus familiares na pesca de tarrafa. Segundo ele hoje os jovens não querem mais desenvolver esta atividade que serve como lazer e também sustentou muitas famílias da Cidade.

Uma tarrafa, é uma rede de pesca, usada para pescar. Trata-se de uma rede de pesca circular com pequenos chumbos de pesca distribuido em torno de toda a circunferência da malha.
A tarrafa é arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que a mesma abra-se o máximo possível antes de cair sob a água. Rapidamente ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente. Jogar uma tarrafa necessita-se de prática e técnica, para conseguir uma total abertura da rede, é preciso joga-la de tal maneira que a mesma abra-se por completo no ar. Não o bastante, é preciso ter precisão ao joga-la para que a mesma caia no local desejado. Os peixes que estiverem entre o diametro da tarrafa ficaram presos. Em seguida o pescador puxa a tarrafa e consequentemente a mesma diminui seu diâmetro, enroscando assim os peixes na malha, e em seguida, retira a rede da água. [1] Está técnica de pescaria vem sendo utilizada há milhares de anos, passando por diversas modificações.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares