quinta-feira, 14 de novembro de 2013

III SARAU LÍTERO MUSICAL DEBATE OBRA DO POETA TUDE CELESTINO EM LAURO DE FREITAS

A Biblioteca Municipal de Lauro de Freitas sedia, na quinta-feira (14), a partir das 16h, o “III Sarau Lítero Musical Poesia em Movimento: Redesenhando Almas”. Os temas dessa edição são a obra do poeta Tude Celestino de Souza e o diálogo sobre a ancestralidade local.

Também serão destaques dessa edição a apresentação do Polo de Dramaturgia de Lauro de Freitas, a apresentação musical de Jaldo Lopes e as intervenções poéticas de Tina Tude, Aloísio Lisboa, Renata Rimet, Zé da Mala, Felipe Mago e Marcos Peralta.
Antes, às 14h - como marco simbólico de abertura da programação e fazendo referência ao tema "Memória de Ipitanga" -, os organizadores do sarau, juntamente com os alunos do 8° ano da Escola Estadual Américo Simas, vão plantar uma Pitangueira na horta da escola.
Sobre o artista - Nascido em Campo Formoso, em 25 de junho de 1921, o poeta Tude Celestino de Souza fora criado em Ilhéus, o que lhe conferiu grande parte da inspiração para a fase inicial de sua obra literária, permeada de referências rurais, influências do cordel, repente e cantadores do interior da Bahia.
Poeta de formação autodidata, sua obra é marcada por uma linguagem com traços sertanejos e regionalistas, que revela também em muitas poesias uma escrita rebuscada e acadêmica.
Segundo a atriz, gestora cultural e filha do poeta, Tina Tude, uma das peculiaridades de sua obra é a preservação do nome e memória de Ipitanga (que remete à origem indígena e significa água vermelha) - denominação original do município de Lauro de Freitas.

Calor deve fazer 2013 entrar para a história

por Giovana Girardi | Agência Estado
Calor deve fazer 2013 entrar para a história
O ano de 2013 pode ser um dos dez mais quentes desde que esse dado começou a ser registrado, em 1850, anunciou nesta quarta-feira (13) a Organização Mundial Meteorológica (WMO, na sigla em inglês) durante evento na Conferência do Clima da ONU, em Varsóvia (Polônia), com o objetivo de informar os negociadores sobre a situação do planeta. Os primeiros nove meses deste ano - os dados por enquanto só estão disponíveis até setembro - se equiparam com 2003 como o sétimo mais quente do período, com a temperatura da terra e da superfície do oceano cerca de 0,48°C acima da média registrada entre 1961 e 1990. O período de janeiro a setembro foi mais quente que os mesmos períodos em 2011 e 2012, quando houve a ocorrência do fenômeno La Niña. Seu oposto, o El Niño, foi o desencadeador de alguns dos anos mais quentes, como 2010 e 1998, mas, até setembro deste ano, nenhum dos dois fenômenos foram observados. A região do planeta que mais sentiu o aquecimento neste ano foi a Austrália, onde as temperaturas foram mais extremas, chegando a bater os 50°C. O dado é citado em um curioso momento: a Austrália voltou atrás nos seus planos de reduzir 25% de suas emissões de gases de efeito estufa até 2020 e disse que vai cortar apenas 5%, agindo contra recomendações de sua própria agência, de diminuir pelo menos 15% de CO2. Segundo o estudo divulgado em Varsóvia, o Brasil sentiu neste ano temperaturas mais elevadas no Nordeste. O trabalho também confirma que o índice de chuvas ficou muito abaixo da média na região, o que levou à ocorrência da pior seca dos últimos 50 anos na região. O déficit de chuva, de acordo com informações do levantamento, é o pior desde que os registros tiveram início, em 1979.

PT volta atrás e nome do candidato para sucessão de Wagner pode ser adiado de novo

por Sandro Freitas
PT volta atrás e nome do candidato para sucessão de Wagner pode ser adiado de novo
Claramente divido entre três pré-candidatos a sucessão do governador Jaques Wagner (PT), o Partido dos Trabalhadores na Bahia pode adiar novamente a decisão do escolhido para a corrida. O objetivo é construir um consenso e reduzir para um nome até o final do mês, mas as posições adotadas pelos petistas seguem na direção contrária. O ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano marcou para o dia 29 o anúncio oficial de qual caminho seguirá em 2014. Internamente, já é dada como certa sua candidatura a deputado federal. Já os outros três nomes da legenda não abrem mão. O senador Walter Pinheiro (PT), o mais discreto dos concorrentes até agora, fará no dia 23 uma plenária com aliados e deve reafirmar o desejo de ser o escolhido. O secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e o chefe da Casa Civil, Rui Costa, também não estão dispostos a desistir. Em conversa com o Bahia Notícias, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, assumiu que “não está fácil” chegar a um consenso, o que considera "natural". Porém, a data previamente marcada para anunciar o nome do candidato petista – 30 de novembro – está em cheque. “Não é problema adiar, dia 30 marcamos para deliberar sobre a questão da candidatura e sobre a sucessão. Não é obrigatório [anunciar o nome]”, defendeu. Em relação aos pré-candidatos, Jonas Paulo chegou a falar em apenas três, mas depois se esquivou e definiu Caetano como "menos ativo".

Foto: Reprodução Twitter / Jonas Paulo
 
Apesar de Jonas Paulo tentar despistar ao declarar que “nunca disse” que o dia 30 de novembro seria a data oficial para anunciar o candidato, em declarações recentes a conversa foi diferente. Inicialmente, o governador chegou a falar em decisão no dia 15 (ver aqui), mas o último dia do mês foi escolhido pelo PT como ideal, calendário usado até pela oposição (ver aqui). Na entrevista ao BN, o presidente do PT baiano tentou negar que tenha falado em “anúncio do nome no dia 30”, mas uma publicação em seu Twitter pessoal (ver acima) prova o contrário, assim como declaração anterior (ver aqui). “Se dia 30 o entendimento não estiver maduro, vamos conversando”, finalizou. A postergação não será “eterna”, segundo o cacique petista, mas o possível adiamento deixa claro que o consenso está longe de virar uma realidade. A disputa interna pode ganhar novidades esta semana, com uma pesquisa encomendada pelo PT nacional, que inclui dados de todos os estados, feita pelo instituto Vox Populli. Além dos percentuais de intenções de voto de cada pré-candidato, o lenvantamento feito na semana passada trará informações sobre cada cenário, candidatos da oposição, expectativas dos eleitores e o perfil ideal do escolhido.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares