segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Bahia perde de virada para Jacuipense

Bahia perde de virada para Jacuipense
Foto: Romildo de Jesus / Ag. Haack / Bahia Notícias
Primeiro tempo foi quase perfeito. Abriu 1 a 0, foi muito superior e exagerou no número de oportunidades desperdiçadas. Isso custou caro. Com dois gols sofridos em 3 minutos, o Bahia levou a virada do Jacuipense por 2 a 1, na tarde deste domingo (22).

Documentos recuperados pela PM durante o carnaval são devolvidos nesta segunda-feira

Documentos recuperados pela PM durante o carnaval são devolvidos nesta segunda-feira
Foto: Reprodução / G1
Os foliões que perderam seus documentos durante o carnaval podem procurá-los com a Polícia Militar a partir desta segunda-feira (23). Os 2.150 documentos recuperados pela instituição estarão à disposição dos seus titulares a partir das 8h, no posto da Ouvidoria da PM, no SAC do Shopping Barra. Para conferir se seu documento foi encontrado, o cidadão pode verificar no site da PM, através do tópico 'Documentos Perdidos'. Em caso positivo, a pessoa deve apresentar outra identificação com foto para resgatar o documento. O serviço ficará disponível por 30 dias. Após o prazo, os documentos serão remetidos aos órgãos expedidores.

Líder do DEM do Senado aponta ACM Neto como possível candidato à presidência da república

Líder do DEM do Senado aponta ACM Neto como possível candidato à presidência da república
Foto: Divulgação
O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado, sinalizou a possibilidade de ACM Neto (DEM) ser um possível candidato à presidência da república em 2018, apesar do gestor ainda estar no primeiro mandato à frente do Executivo municipal. “A figura mais expressiva do partido hoje é o prefeito ACM Neto. É um político precoce. Não se pode desmerecer a sua capacidade de articulação”, afirmou Caiado ao jornal A Tarde, durante sua visita no fim de semana ao município do centro-norte baiano Feira de Santana. Ele se opõe à perspectiva de que o DEM se funde com outros partidos, de acordo com especulações no início deste ano e pensa que a sigla deve começar a organizar a disputa para a presidência de 2018.  

ANIVERSARIANTES DO DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2015

SIMONE  OLIVEIRA

SÁLIRRAH  LEITE

CATARINA BARRETO

TAÃY  KN

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Novo exame para detectar tuberculose torna diagnóstico 100% mais rápido

O tempo de análise para diagnosticar a tuberculose passou de oito horas para apenas dois minutos
(Foto: Agecom Bahia)


O exame para diagnosticar a tuberculose ficou 240 vezes mais rápido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto graças a uma técnica que permite a identificação, quase que imediata, da microbactéria causadora da doença. O tempo de análise passou de oito horas para apenas dois minutos por meio da tecnologia Point of Care Test (Poct).

O método tem a mesma lógica dos testes feitos para verificação do vírus HIV, com o uso da saliva. No caso da tuberculose, no entanto, a amostra usada na testagem rápida é colhida de uma cultura bacteriológica, por isso ainda há a necessidade de ser feito em laboratório.

De acordo com Valdes Bollela, professor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica, pesquisadores asiáticos e brasileiros estudam meios para que o exame seja feito diretamente com os fluidos do paciente. “É a ideia de ter um teste que seja feito com o menor recurso tecnológico e o mais rápido possível. O exemplo clássico disso são exames de malária e HVI, que podem ser feitos fora até do próprio hospital. O da tuberculose ainda não está assim”, explicou. Ele destaca que, por ser uma doença infecciosa, o diagnóstico torna-se ainda mais importante. “É a chave de interromper a cadeia de transmissão da tuberculose”, declarou.

O teste rápido está sendo usado no hospital de Ribeirão Preto há um ano e meio. “Queríamos avaliar o quanto ele agregaria do ponto de vista do custo, da efetividade e na rotina do diagnóstico”, explicou Bollela. Na avaliação dele, o teste mostrou-se eficaz em todos os aspectos. “Consigo fazer com tempo muito menor. O custo dele por teste é mais ou menos R$ 10”, apontou. Além disso, ele destaca que o teste molecular, que era feito antes, trazia maior risco de contaminação. “Ele requer uma série de cuidados, então não se conseguia fazer esse exame todos os dias. Conseguíamos fazer duas vezes por semana”.

A cultura, que é feita na maioria dos casos com amostra de escarro, demora entre 10 e 14 dias para indicar se estão crescendo micobactérias. O problema é que, além disso, era preciso aguardar mais dois ou três dias para atestar a tuberculose por meio do teste molecular. “Na dúvida, o médico, sabendo que cresceu uma micobactéria, tratava para tuberculose, mas às vezes não era. Agora, eu consigo saber com um grau de certeza bem grande se aquilo que está no crescimento da cultura é tuberculose”, explicou. O Poct permite que, após o período da cultura, já se defina o diagnóstico em minutos. “Agora, a gente consegue fazer praticamente de imediato”, disse o pesquisador.

De acordo com Bollela, a incidência da tuberculose no Brasil é 90 mil casos por ano. “Desses, entre 85% e 90% são do tipo pulmonar”. Além disso, cerca de 4,5 mil pessoas morrem anualmente por causa da doença. “Se você pensar que tem tratamento e que, se tratar direito na primeira vez, tem chance de cura de 100%, ainda há muita gente morrendo de uma doença que tem cura”, avaliou o professor. Ele destacou que entre 10% e 20% dos casos estão associados a pacientes soropositivos. “Isso piora o prognóstico do HIV e aumenta o risco de ter complicações com a tuberculose”, alertou.

Fonte:Agência Brasil

Pessoas com deficiência tem direito ao Passe Livre em viagens intermunicipais

 Passe Livre garante direitos, dá autonomia e promove inclusão das pessoas com deficiência
Semanalmente, o aposentado Edson Luis, 78 anos, precisa sair do município de Euclides Cunha, no nordeste baiano, para Salvador em busca de tratamento para a osteoporose. Vítima de uma cegueira que o acometeu há mais de 10 anos, ele é um dos quase 15 mil beneficiários da gratuidade para viagens intermunicipais emitidas pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 


Direito garantido por lei, o Passe Livre Intermunicipal permite às pessoas com deficiência se deslocar entre os municípios, seja em busca de tratamento médico, educação, trabalho ou mesmo por finalidade de lazer. O benefício garante direitos, promove inclusão social e resgata a autonomia dos seus beneficiários. “Ganho um salário mínimo e a gratuidade me ajuda a realizar o tratamento”, afirma Edson. Têm direito ao benefício pessoas com deficiência devidamente comprovada, que tenham renda per capita de até um salário mínimo. A gratuidade é válida para o sistema de transporte coletivo intermunicipal em viagens feitas por rodovias, pelos mares ou ferrovias da Bahia. No Estado são quase 15 mil beneficiários da gratuidade para viagens intermunicipais emitidas pela Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

O interessado em solicitar a gratuidade deve buscar o Centro de Assistência Social (CRAS) do município onde reside. Um laudo comprovando a deficiência precisa ser emitido por um médico. Cabe ao profissional também avaliar se o postulante ao benefício terá direito a acompanhante durante as viagens. 

A documentação, juntamente com o laudo médico deve ser entregue pelos correios ou presencialmente, e depois da avaliação dos documentos e laudo médico a carteira que dá direito ao benefício é confeccionada e entregue. 

Com informações da Secom/BA.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS ABRE INSCRIÇÕES PARA O REDA

"Prefeitura anuncia inscrições de processo seletivo para Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Educação (Semed), informa sobre as inscrições do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais que atuarão nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com vagas para docentes e auxiliares de classe.

As inscrições serão efetuadas pelo candidato (modalidade presencial), nas próximas terça e quarta-feira (24 e 25 de fevereiro), das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Euvaldo Leite, s/n, Centro - Ponto de referência: Próximo ao Ginásio Municipal de Esportes e ao Restaurante Popular.

Para ter acesso ao Edital completo acesse o link ou dirija-se à Secretaria Municipal de Educação - Favor desconsiderar as datas publicadas no edital, onde lê-se 23 e 24 de fevereiro de 2015 como datas de inscrição. Valem as datas apresentadas no cronograma do anexo único do edital, sendo 24 e 25 de fevereiro de 2015. Na próxima segunda-feira (23) será publicada uma errata no Diário Oficial do Município (DOM).

http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/diarioOficial/download/461/313/0

SERVIÇO:

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: 24 e 25 de fevereiro de 2015

HORÁRIO PARA INSCRIÇÕES: 8h às 13h

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: CONFERIR EDITAL"
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Educação (Semed), informa sobre as inscrições do Processo Seletivo Simplificado(REDA) para contratação temporária de profissionais que atuarão nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com vagas para docentes e auxiliares de classe.
As inscrições serão efetuadas pelo candidato (modalidade presencial), nas próximas terça e quarta-feira (24 e 25 de fevereiro), das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, localizada na Rua Euvaldo Leite, s/n, Centro - Ponto de referência: Próximo ao Ginásio Municipal de Esportes e ao Restaurante Popular.
Para ter acesso ao Edital completo acesse o link ou dirija-se à Secretaria Municipal de Educação - Favor desconsiderar as datas publicadas no edital, onde lê-se 23 e 24 de fevereiro de 2015 como datas de inscrição. Valem as datas apresentadas no cronograma do anexo único do edital, sendo 24 e 25 de fevereiro de 2015. Na próxima segunda-feira (23) será publicada uma errata no Diário Oficial do Município (DOM). As informações sobre o Reda podem ser obtidas no endereço: http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/diarioOfici…/…/461/313/0


Fonte: AGECOM-PMLF

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares