segunda-feira, 30 de junho de 2014

Governo do Estado concede Bolsa Esporte para 25 atletas

Governo do Estado concede Bolsa Esporte para 25 atletas
O Governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (30) a concessão do benefício Bolsa Esporte para 25 atletas e paratletas baianos. Em 2014, 181 atletas e paratletas já foram beneficiados pelo Programa Estadual de Apoio à Prática do Esporte.
 
As 25 novas bolsas foram anunciadas no Diário Oficial do Estado durante o fim de semana. Seis delas são destinadas à categoria Nacional A, seis na categoria Nacional B (demanda social) e 13 na categoria Talento Esportivo (institucional).
 
Segundo Elias Dourado, diretor geral da Sudesb, o governo investiu R$ 1,4 milhão em 2014 para o programa. "O Brasil e a Bahia passam por grandes transformações na área esportiva com as realizações da Copa do Mundo de Futebol, e as Olimpíadas de 2016. Através do Bolsa Esporte, o governo baiano incentiva os nossos atletas e paratletas a chegarem em melhores condições nas competições", afirmou.
 
Marcos Pimentel, coordenador de Esportes da Setre, destacou as condições para que os atletas sejam beneficiados. "O atleta precisa ter ranking nacional ou internacional, ou ser um talento esportivo, indicado pela federação que representa, para dispor do benefício", explicou. A concessão é pelo prazo de um ano e renovável pelo mesmo período. 

Na prorrogação, Alemanha vence no sufoco e elimina Argélia

por Felipe Santana
Na prorrogação, Alemanha vence no sufoco e elimina Argélia
Fotos: Getty Images
A seleção da Argélia lutou muito no Estádio Beira-Rio. Criou oportunidades, levou a decisão da vaga para prorrogação, mas não conseguiu segurar os europeus. Com uma vitória suada, com gols dos meias Schurrle e Ozil, a seleção da Alemanha derrotou os africanos por 2 a 1 e está garantida nas quartas de final da Copa do Mundo 2014.

Os gols marcados no início e no fim da prorrogação asseguraram os alemães entre as oito seleções finalistas do mundial. Mas, para manter o sonho vivo de mais uma conquista da Copa, terá pela frente um grande clássico europeu diante da França.

O duelo entre França e Alemanha acontecerá no próximo sábado, dia 4 de julho, às 13h, no Estádio do Maracanã. O vencedor deste jogo enfrenta na semifinal o classificado do confronto entre Brasil e Colômbia.

Os argelinos, apesar da eliminação, deixarão o Brasil com sentimento de dever cumprido. Chegar nas oitavas de final, sendo eliminados na prorrogação, os credenciam a ficar na história do país como detentores da melhor campanha em mundiais.

Argélia, no contra-ataque, começa melhor
O início da partida em Porto Alegre não surpreendeu a ninguém. A superioridade técnica da Alemanha, com maior posse de bola e jogadores mais qualificados, obrigou os argelinos um posicionamento mais recuado, em busca do contra-ataque perfeito. 

Mas, apesar da pressão inicial dos europeus, aos 9 minutos, foi a seleção da Argélia que quase abriu o placar. Slimani recebeu um longo lançamento por trás dos zagueiros e sairia de cara para o gol, caso não fosse a ousadia do goleiro Neuer. Como líbero, o camisa 1 saiu da grande área e travou a finalização do adversário.

Aos 13 foi a vez do goleiro argelino trabalhar. Schweinsteiger, de fora, bateu forte e Mbolhi defendeu em dois tempos. A seleção africana, apesar do susto, reagiu no minuto seguinte. Feghouli encontrou espaço pelo lado direito, entrou na grande, mas pecou pela individualidade. Ao invés do toque para o meio, onde estavam dois companheiros, optou pela finalização e isolou uma boa chance.

Gol anulado
Aos 16 minutos, o lateral Ghoulam teve liberdade pelo lado esquerdo e cruzou para área. Slmani cabeceou para o chão, a bola pingou e morreu no ângulo esquerdo de Neuer. O gol, porém, não foi validado pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci. O auxiliar indicou corretamente posição irregular do atacante e o gol foi anulado. Segundos depois os papeis se inverteram, Slamani tabelou e colocou Ghoulam na grande área. O lateral encheu o pé, mas a bola caprichosamente passou rente ao poste esquerdo, saindo pela linha de fundo.
 
A partida era boa. Aos 22, após roubada de bola no meio de campo, a Alemanha puxou o contra-ataque. Ozil, na tentativa do cruzamento, mandou sem querer em direção ao gol. O goleiro Mbolhi precisou dar passos para trás e mandar a bola para escanteio.

O posicionamento defensivo da Argélia, no entanto, não tornou a equipe africana um time covarde. Em determinados momentos, marcando no campo adversário, surpreendeu a Alemanha. Impediu a troca de passes do adversário e criou as melhores chances da etapa inicial. Do outro lado, presos na marcações, os alemães encontraram muitas dificuldades para penetrar na grande área e buscou os cruzamentos como alternativas para tentar chegar ao gol.
 
Goleiro da Argélia falha e se redime
Aos 36, em uma finalização despretensiosa, o goleiro Mbolhi quase entrega. Ozil chutou de longe e o goleiro soltou ao tentar encaixar a bola. Para sorte dele, na hora do domínio, Muller errou e deixou a bola sair. No minuto seguinte quem contou com a sorte também foi Neuer. Após cruzamento, a bola sobrou para Mostefa, da entrada da área, que chutou. O arremate desviou em Boateng e por muito tempo não entrou.

Aos 40, Kross arriscou de fora e Mbolhi fez grande defesa, mas deu rebote. Na sequência, Gotze bateu de primeira e milagrosamente, com as pernas, o goleiro da Argélia evitou o gol alemão em Porto Alegre.
 

 
 
Segundo tempo
Por muito pouco, com a modificação feita no intervalo, os alemães não saem na frente do placar. Aos 2, Schurrle recebeu o passe de Ozil na área e finalizou travado. A bola, com desvio do zagueiro argelino, pingou e passou muito próxima ao poste. No escanteio, Mertesacker cabeceou e o goleiro Mbolhi encaixou.

A Alemanha melhorou. Em bela jogada construída desde o sistema defensivo, o experiente Lahm bateu colocado da entrada da área e Mbolhi, com a ponta dos dedos, desviou para escanteio e impediu o gol adversário.

Goleiros trabalham
O jogo continuou truncado, com a Alemão buscando envolver o adversário e ao mesmo tempo aproveitar os lances aéreos que, até os 25 minutos, não surtiram efeito. Aos 27, de novo em longo lançamento, a seleção da Argélia assustou. Slimani recebeu longo lançamento, mas  novamente como líbero, Neuer saiu da grande área e tirou a bola de cabeça. 

Os africanos tomaram gosto pela partida e cresceram. Aos 29, Feghouli bateu forte no centro do gol e o goleiro alemão encaixou.

A seleção da Alemanha não estava morta. Aos 34, após cruzamento,  Muller subiu sem marcação na marca do pênalti e perdeu o gol. De cabeça, o atacante mandou para o gol e viu Mbolhi fazer uma linda defesa. No rebote, Schurrle bateu e o zagueiro Belkalem cortou em cima da linha para escanteio. A pressão continuou. Aos 37, Muller recebeu belo passe na grande área e dominou. Tirou do zagueiro, pensou e finalizou para fora. Aos 43, quando a Alemanha pressionava o adversário, os argelinos quase abrem o placar. Mas, como nas outras chances, esbarraram em Neuer. Feghouli ficaria de frente para gol, mas de novo fora da área, com os pés, o goleiro alemão jogou para fora. No minuto seguinte Mbolhi também mostrou serviço. No cruzamento, Schweinsteiger cabeceou e ele segurou firme.

Prorrogação e gol alemão
A seleção da Argélia segurou os alemães para surpresa de muita gente durante os noventa minutos. Levou para prorrogação, mas cochilou com apenas dois minutos de tempo extra. Muller avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. De letra, sem querer ou não, o meia Schurrle tirou do goleiro Mbolhi e abriu o placar: Alemanha 1 a 0. O segundo gol alemão quase saiu aos 9. Muller, de fora da área, finalizou e a bola passou rente à trave esquerda de Mbolhi, que desta vez só assistiu ao lance.

Apesar da desvantagem, os argelinos não entregaram os pontos. Aos 11, após cobrança do escanteio, Khedira falhou e deixou a bola passar. Mostefa pegou de primeira, mas sem direção e mandou para fora. 

Seleções balançam as redes
No fim da prorrogação, os alemães tentaram mais um gol e esbarrou em Mbolhi. Kramer bateu rasteiro e o goleiro argelino defendeu. Na sequência do lance, com o goleiro caído, o meia chutou e o defensor cortou quase em cima da linha. A luta dos argelinos era muito grande, mas não o suficiente para resistir. Ozil driblou Mbolhi e tocou para Kramer. O zagueiro da Argélia, de novo em cima da linha, evitou gol parcialmente. Na sobra, Ozil encheu o pé e marcou o segundo.

Antes do apito final, a seleção da Argélia marcou o gol de honra. Feghouli cruzou e Djabou, de primeira, bateu por baixo de Neuer.

FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo – Oitavas de final
Alemanha x Argélia
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data: 30/06/2014
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Cartões amarelos: Lham (Alemanha) Halliche (Argélia)
Gol: Schurrle, Ozil (Alemanha) / Djabou
 
Alemanha: Neuer, Mustafi (Khedira), Boateng, Mertesacker, Höwedes; Schweinsteiger (Kramer), Lahm, Kroos; Özil, Gotze (Schurrle); Muller. Técnico: Joachim Low.
 
Argélia: Mbolhi, Ghoulam, Belkalem, Halliche (Bouguerra), Mandi; Lacen, Mostefa, Taider (Brahimi); Feghouli, Slimani, Soudani (Djabou). Técnico: Vahid Halilhodzic,

Quartas de final tem novo duelo definido: Alemanha x França

por Felipe Santana
Quartas de final tem novo duelo definido: Alemanha x França
Foto: Reuters
Com a vitória sobre a seleção da Argélia por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (30), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, a Alemanha está garantida nas quartas de final da Copa do Mundo e terá pela frente um grande clássico europeu pela frente.
 
No próximo sábado (4), às 13h, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, os alemães enfrentam a seleção da França, em um confronto que colocará em jogo a invencibilidade das duas equipes.

O vencedor deste duelo europeu vai enfrentar de qualquer forma uma equipe sul-americana. Porque, quem avançar de França ou Alemanha, enfrenta o classificado da partida entre Brasil e Colômbia, no sábado (4), às 17h, em Fortaleza.

O último jogo entre franceses e alemães na história da Copa do Mundo foi em 1986, no México, com vitória da Alemanha por 2 a 0.

Empresas de telefonia devem instalar bloqueadores de sinal nos presídios baianos

Empresas de telefonia devem instalar bloqueadores de sinal nos presídios baianos
Deputado Marcelino Galo é o autor | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Operadoras de telefonia celular agora devem instalar, por conta própria, bloqueadores de sinal nos presídios baianos. A decisão foi tomada pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta segunda-feira (30), após a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei nº 20.339/2013, de autoria do deputado Marcelino Galo (PT). A norma espera pela sanção do governador Jaques Wagner para entrar em vigor. Com a medida, o parlamentar já prevê resistência dasempresas de telefonia. “A aprovação já foi um passo importante, mas será necessário mobilizar a imprensa e a sociedade para pressionar as empresas a não recorrerem à Justiça para fugir a essa obrigação”, prevê Galo. O projeto, aprovado depois do requerimento de urgência negociado pelo petista junto aos líderes de bancadas, visa isolar os líderes de quadrilhas e seus comparsas da sociedade. 

Deputados aprovam desvinculação dos bombeiros à PM e promoção para professores

por Luana Ribeiro
Deputados aprovam desvinculação dos bombeiros à PM e promoção para professores
Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (30) o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que institui a independência dos bombeiros em relação à Polícia Militar (PM). O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, como passará a se chamar, deixa de ser incorporado à PM. “Eles agora terão autonomia e liberdade para se adequar às suas necessidades, ter planejamento e diretrizes próprias, sem com isso perder condição militar”, afirma o líder de governo na AL-BA, Zé Neto (PT). A apreciação da matéria ocorreu mediante acordo das lideranças e o deputado Carlos Geilson (DEM), autor do texto, foi o relator. Ainda segundo o deputado, a categoria passará a ter ajuda direta do governo, com recursos da taxa de incêndio (tributo vinculado ao serviço de energia elétrica). De acordo com Zé Neto, o projeto de Lei de Organização Básica chega nesta segunda à Casa – o da Polícia Militar, que foi um dos estopins para a greve da categoria em abril deste ano, já está Assembleia. “Devemos fazer por acordo. Já estamos começamos a receber proposições vindas de setores da PM e a expectativa é de elencar todas até a semana que vem e de nos reunirmos com as organizações e apreciar um projeto melhorado. Apesar do projeto, no geral, ser fruto do debate com as organizações”, ressalta. Foi votado também, com a presença de dirigentes da APLB Sindicato, duas propostas relacionadas aos professores da rede estadual: um deles altera o Estatuto do Magistério e modifica itens na carreira da categoria. Os docentes de nível fundamental e médio farão um curso de aperfeiçoamento que garantirá as promoções. Outro projeto dá àqueles que exercem cargos de confiança, como diretores, a opção de continuar recebendo a Gratificação de Estímulo a Atividades de Classe ou receber a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho – CET, que passará a ser a diferença entre o valor atribuído ao cargo em comissão e o da primeira bonificação.

Jornal alemão garante que Brasil não será hexa; veja os motivos



Otimista, o jornal alemão Bild publicou uma lista com sete motivos pelos quais os Brasil não conseguirá conquistar o hexacampeonato mundial. O tabloide chega a criticar alguns atletas, além de falar que o Brasil é completamente de Neymar.
Confira as sete razões listadas pelo jornal:
  1. 1 - Uma equipe não pode ser formada apenas com Neymar.
  2. 2 - Alemanha será campeã do mundo e eliminará o Brasil nas semifinais, caso o país-sede chegue tão longe.
  3. 3 - Eles (Brasil) não vão ter sorte nos pênaltis duas vezes.
  4. 4 - Hulk joga como um personagem de desenhos animados.
  5. 5 - Nunca uma equipe foi campeã do mundo necessitando da decisão por pênaltis para avançar para os quartas de final.
  6. 6 - James e a Colômbia vêm ai, nas quartas de final.
  7. 7- Alemanha será campeã mundial, como anteciparam os Simpsons (Referência ao seriado americano).

Anvisa suspende lote do antidepressivo Imipra



Um lote do medicamento Imipra 25mg (cloridrato de imipramina), apresentação de 200 comprimidos, fabricado pela empresa Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., está com distribuição, comercialização e uso suspensos em todo o território nacional. O Imipra é um antidepressivo utilizado para tratar depressão e distúrbios do humor. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 30, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme resolução publicada no Diário Oficial da União. A Anvisa explica que foram obtidos resultados insatisfatórios no teste de teor de princípio ativo. A fabricante terá de recolher o estoque existente no mercado relativo ao lote 12096555, com validade até setembro de 2015. (Estadão)

Mais de 70% dos dos adolescentes baianos não votam em 2014



Cerca de 71% dos adolescentes baianos com 16 e 17 anos não irão às urnas nas eleições de outubro. Ao menos é o que aponta um cruzamento entre informações do Censo de 2010 do IBGE e das estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A estimativa do instituto de pesquisa é de que 540 mil jovens do estado teriam idade para optar se votariam ou não, mas o número de títulos emitidos para a faixa etária foi de 162 mil. O coordenador de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues, acredita que a postura contradiz as mobilizações de junho de 2013, que atraíram milhares de adolescentes. "A participação política é uma forma legítima de se manifestar. Se confirmadas essas estimativas da baixa participação nas urnas, parece contraditório com as ações de junho do ano passado", disse Rodrigues ao A Tarde. "Em que medida as manifestações representam a consciência política desses jovens?", questiona. Mesmo com o baixo número, a adesão de jovens que não são obrigados a votar na Bahia foi maior do que a média nacional, em que apenas 20% fizeram o registro para as votações de 2014.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares