segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BLOCOS DE LAURO DE FREITAS USARAM CRIATIVIDADE NO DESFILE DOS ABADÁS PARA O CARNAVAL 2014







REIS MOMOS DE LAURO DE FREITAS E SALVADOR CONVERSAM SOBRE O CARNAVAL

Depois de vencerem os concursos de Lauro de Freitas e Salvador, os Reis Momos Alan Nery e Renildo Barbosa vão se encontrar, em datas diferentes, nas duas cidades e, além de comemorarem juntos, irão trocar ideias sobre a cultura carnavalesca das duas cidades. Nesta terça-feira (25), Alan vai a uma comemoração no Centro Social do bairro de Pernambués, em Salvador, onde Renildo - que desenvolve um trabalho como educador social - irá agradecer aos seus eleitores.

Já na quarta-feira (26), às 9h, os reis se encontram no Restaurante Popular de Lauro de Freitas, onde os dois vão confraternizar e estreitar ainda mais as relações carnavalescas. Para Alan, os dois Momos vão manter reinados sincronizados, principalmente por representarem cidades vizinhas. O encontro acontece com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Cultura (Secult).
O Momo laurofreitense está ansioso para que a folia comece e deixa uma mensagem a todos os foliões. "Vamos fazer uma festa bonita, de paz, amor, nada de briga. É a primeira vez que sou Rei Momo e não vejo a hora de, através do meu reinado, levar alegria aos quatro cantos da cidade", comemora.
Renildo, que também aguarda ansioso o início da folia, agradece a Alan e a Lauro de Freitas pelo convite. Ele exalta a importância da relação dos momos. "O carnaval é a melhor festa popular do mundo e nada melhor que unir as cidades numa só energia de alegria, de paz, e felicidade. Vamos consolidar em Lauro de Freitas e Salvador essa grande alegria, que só o carnaval nos proporciona", afirma.  

LAURO DE FREITAS TEM AÇÃO INÉDITA NA CIDADE CONTRA INTOLERÂNCIA NO CARNAVAL

De forma pioneira na cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial (Supir) e das secretarias de Políticas para Mulheres (SPM) e de Cultura (Secult) - vai implantar, durante o Carnaval 2014, o Observatório da Discriminação Racial. Observadores sociais vão realizar o mapeamento de ações discriminatórias, além de distribuir informativos em todos os circuitos da folia, para sensibilizar a todos que vão curtir a festa sobre o combate à discriminação racial, à violência contra a mulher e, também, à homofobia.

O Observatório funcionará durante todos os dias do carnaval, ininterruptamente, totalizando 120 horas de atendimento às vítimas de discriminação. Os observadores sociais estarão dispostos em mirantes instalados em três pontos do circuito: final de linha de ônibus do Centro, antigo Fórum e Praça da Matriz. Também circularão por todo o trajeto da festa.

Projeto fornecerá 50 mil habilitações gratuitas para jovens de baixa renda

O projeto 'Primeira Habilitação para o Transporte', custeará todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B

Redação iBahia
(redacao@portalibahia.com.br)
O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) fornecerão 50 mil carteiras de habilitação gratuitas para jovens de baixa renda de todo o país. O projeto 'Primeira Habilitação para o Transporte', custeará  todos os procedimentos necessários para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B e em troca, os beneficiados terão que trabalhar na área de transporte. 

Para participar do projeto, é preciso ter entre 18 e 25 anos, comprovar renda familiar de até três salários mínimos, saber ler e escrever, possuir Carteira de Identidade ou documento equivalente, participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de 100 unidades do Sest Senat e assinar um contrato de adesão, em que assume o compromisso para se engajar no setor de transporte. Quem desistir de trabalhar no setor terá que devolver o valor gasto com o curso para o Sest e Senat. 

O projeto também oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes que desejem atuar como motorista profissional. Os interessados no curso podem ligar para o telefone 0800 728 2891 ou fazer a pré-inscrição nosite do programa

Quem não cumprir as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo.



Lauro de Freitas elege Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval 2014

A noite desta sexta-feira (21) foi bastante animada no Cine Teatro de Lauro de Freitas. A população acompanhou a eleição do Rei Momo, da Rainha e da Princesa do Carnaval 2014 – COPA – Carnaval Oficial Paz e Alegria. O evento foi uma realização da Associação Carnavalesca e Cultural do Centro de Lauro de Freitas e do Conselho Municipal de Cultura, com a parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Cultura (Secult).

Durante a festa, o público apreciou as diversificadas apresentações culturais e vibrou com os dois concorrentes a Rei Momo e as seis candidatas a Rainha do Carnaval.

Durante o evento o Grupo Cultural Bambolê da Vila Praiana  , apresentou coreografias já no clima do carnaval.


Os Bloco mostraram seus Abadas que irão  desfilar nos circuitos do carnaval.


A comissão julgadora, formada por figuras representativas da cultura laurofreitense, avaliou os competidores nos quesitos simpatia, beleza e elegância, em três desfiles: trajes esporte, banho e fantasia.


A plateia, em sua maioria formada por verdadeiros torcedores, vibrou muito a cada apresentação, buscando garantir a vitória de seus candidatos favoritos.
Ao final, foram eleitos o Rei Momo Alan Nery, a Rainha Vanessa Lima e a Princesa Ana Cláudia Nonato. O Rei Momo decretou a alegria na cidade durante o seu reinado. “Durante o meu reinado na Corte Carnavalesca, irei levar paz, amor e alegria a todos que curtirem o Carnaval de Lauro de Freitas”.
Já a Rainha Vanessa destacou a honra em representar a beleza negra e o Carnaval de sua cidade. “Vou cumprir minha missão com muita honra e responsabilidade, focada na paz e na alegria”.
E a Princesa Ana Cláudia também lembrou a importância em representar a cidade onde nasceu. “Sou filha desta cidade e estou muito feliz em representá-la no Carnaval 2014. Meu papel é transmitir alegria aos foliões de Lauro de Freitas”.
O secretário municipal de Cultura, Alexandre Marques, destacou a importância do carnaval e dos cidadãos que tornam a folia momesca de Lauro de Freitas uma linda festa. “O carnaval faz parte da tradição do município. Por isso, é uma honra para a Prefeitura apoiar esta festa e homenagear as pessoas que sempre lutaram para manter esta tradição. Este ano, três figuras ilustres do nosso carnaval estão sendo homenageadas, nomeando os circuitos: Sivu, Jorge Astral e Dona Badinha. Com certeza, será um carnaval de paz e alegria”.

Entre os homenageados pela organização da festa, o secretário Alexandre Marques e a primeira-dama do município, Adriana Paiva, foram eleitos o padrinho e a madrinha do Carnaval 2014. Adriana foi representada por sua assessora Carol Lopes. Ao final, todos comemoraram, participando de um coquetel.

Passaporte para cães e gatos está autorizado a partir deste sábado

Passaporte para cães e gatos está autorizado a partir deste sábado
Foto: Ilustração
Cães e gatos passaram a ter direito a passaporte a partir deste sábado (22). A iniciativa foi do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por causa do aumento no número de passageiros que viajam com seus animais pelo Brasil e para outros países. A novidade foi divulgada no Diário Oficial da União do dia 22 de novembro de 2013. No passaporte do pet – que é opcional e gratuito – deverão constar informações como dados de vacinação, exame clínico realizado por veterinário, além do nome completo e do endereço do proprietário. A foto do animal não será obrigatória, mas o dono poderá fornecer um retrato em tamanho 5x7. A solicitação do passaporte deverá ser feita em uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizadas em aeroportos, portos, postos de fronteira e alfândegas. O passaporte será entregue pelo Ministério da Agricultura em um prazo de trinta dias e substiturá o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). A emissão do documento só é realizada após o implante de um microchip sob a pele do animal – método já utilizado na União Europeia. Constarão no passaporte o código do dispositivo, data de aplicação e localização do microchip. 

Mangueira promete 'tirar' 32 homens do armário no desfile de carnaval

Mangueira promete 'tirar' 32 homens do armário no desfile de carnaval
Foto: Reprodução
A Estação Primeira de Mangueira vai tirar do "armário" 32 homens em plena Marquês de Sapucaí, no desfile do carnaval carioca deste ano. No desfile da verde-rosa tem dado o que falar o carro sobre a parada gay. Nele, a escola vai levar 32 homens que vão entrar em armários com trajes masculinos. Ao sair dos compartimentos, eles vão se tornar belas drag queens. Quem bolou a ideia foi a carnavalesca Rosa Magalhães, estreante na escola depois ser campeã em 2013 pela Vila Isabel. Ela vai comandar o enredo “A Festança Brasileira Cai no Samba da Mangueira”, que aborda as festas populares que acontecem em todo o Brasil. O carro da parada gay se encaixa no desfile como o principal evento festivo da cidade de São Paulo. No carro da parada gay, estarão presentes personalidades da comunidade gay brasileira, como o deputado federal e jornalista, Jean Wyllys (PSOL-RJ). "Acho esse retorno que a escola está dando aos homossexuais algo lindo. Nada mais justo. Na verdade, podemos dizer que a abordagem deste tema está até mesmo vindo com certo atraso. A comunidade LGBT está presente nas escolas de samba desde a sua fundação”, declarou o baiano em matéria do IG. 

Papa pede a novos cardeais que sejam humildes e evitem intrigas

Papa pede a novos cardeais que sejam humildes e evitem intrigas
Foto: Tânia Rêgo/ABr
Na missa após a nomeação de 19 cardeais, o papa Francisco voltou a falar sobre a importância da humildade, que tem pregado desde que assumiu o pontificado, e pediu aos novos cardeais que evitem intrigas. A missa foi celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre os novos cardeais está o brasileiro dom Orani Tempesta. Um cardeal "entra na Igreja de Roma, não entra numa Corte", disse Francisco, que pediu aos presentes para evitarem "hábitos cortesãos", como as "intrigas, mexericos e favoritismos". Segundo a Agência Estado, o pontífice, que escolheu morar fora dos apartamentos oficiais do Vaticano para viver em maior simplicidade, pediu recentemente aos fiéis que se abstenham de "bisbilhotice", e destacou que "ser santo não é um luxo, é necessário para a salvação do mundo".

Projeto social permite troca de abadá por lata de leite em pó em Salvador

Projeto social permite troca de abadá por lata de leite em pó em Salvador
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Pelo 11º ano consecutivo, os foliões que acompanharem o "Trio Armandinho Dodô e Osmar" no carnaval de Salvador vão poder usar o "Abadado". O projeto, idealizado pelos músicos Aroldo e André Macêdo, permite que os foliões ganhem um abadá em troca da doação de uma lata de leite. As trocas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, no Curso Grandes Mestres, na Praça da Piedade, em Salvador. Neste ano, o "Fobicão", como é conhecido o trio dos irmãos Macêdo, irá desfilar no sábado (1º), às 17h, no Circuito Osmar (Campo Grande); e de domingo (2) a terça (4) no circuito da Barra (Dodô), respectivamente, às 18h, 19hh e 19h30. A partir do sábado de carnaval, as trocas devem ser feitas diretamente no trio, antes do início do desfile. Desde que foi lançado, em 2003, o projeto já arrecadou mais de 50 mil latas que foram distribuídas para instituições que cuidam de crianças carentes. O "Abadado" faz uma homenagem aos 40 anos da Banda Armandinho, Dodô e Osmar, trazendo estampado as caricaturas de Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo.

Em clássico equilibrado, Vitória e Bahia ficam no empate

Em clássico equilibrado, Vitória e Bahia ficam no empate
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Tudo igual no primeiro clássico Ba-Vi da temporada. Vitória e Bahia ficaram no 1 a 1 em duelo disputado neste domingo (23), em Pituaçu, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Baiano. Juan abriu o placar no primeiro tempo a favor do Leão, quando a equipe comandada por Ney Franco era melhor em campo. Mas, o Esquadrão de Aço empatou no início da etapa final com Fahel.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares