sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ANIVERSARIANTES DO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2013

CLAUDIONOR PRANDELLI

CRISPIM RAMOS

LÚCIA SANTANA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


Pindaí: prefeita reduz o próprio salário, do vice e do secretariado



A prefeita do município de Pindaí, no centro sul baiano, sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. A lei, publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), e do valor recebido pelo vice-prefeito, Jidásio Alves.  Todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane. (Bocão News)

Delegada é flagrada dormindo durante expediente em Manaus



Uma delegada do 3º Distrito Integrado de Polícia em Manaus, no Amazonas, foi flagrada dormindo durante o expediente. Quem fez a foto foi um policial que prendeu um traficante e disse que a mulher se negou a atender a ocorrência porque estava dormindo. O agente não quis se identificar e contou que foi com a equipe averiguar uma denúncia de que um homem estava vendendo drogas em um bairro da capital. o suspeito foi detido e encaminhado para o 3º DIP, chegando lá a ocorrência teve que esperar. A delegada identificada como Josenildes Baeta teria informado que não ia atender a ocorrência. Ela não levantou para conversar com o policial. Ela foi procurada, mas não quis se pronunciar sobre o assunto. A Polícia Militar informou que vai averiguar a denúncia e tentar ouvir a delegada. (R7)

Bahia terá 10 profissionais do Mais Médicos em comunidades indígenas; 277 chegarão até segunda

por Francis Juliano
Bahia terá 10 profissionais do Mais Médicos em comunidades indígenas; 277 chegarão até segunda
Foto: Reprodução
Devem chegar entre o próximo sábado (26) e segunda-feira (28) mais 277 profissionais que atuarão pelo programa Mais Médicos na Bahia. O grupo faz parte da segunda etapa do programa  pela segunda vez, o estado recebe o maior contingente entre todas as unidades da federação  sancionada nesta terça (22) pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o secretário de Saúde do estado, Jorge Solla, nesta fase, a novidade é o incremento de profissionais em áreas indígenas. A previsão é que dez médicos atendam em localidades habitadas por índios. “Nós tivemos uma reunião com o secretário Antônio Alves de Souza, da Secretaria Especial da Saúde Indígena [Sesai], para tentar encaminhar esse compromisso. Trabalhamos com o número de dez profissionais”, contou Solla, em entrevista ao Bahia Notícias. O secretário informou também que o governo continuará a ampliação do programa e, em novembro, deve chegar uma nova leva de profissionais ao país. Sobre a mudança de responsabilidade na emissão de registros profissionais, que agora fica a cargo do Ministério da Saúde, Solla explica que, no estado, o programa não teve problemas de atraso pelo fato de o Conselho Regional de Medicina (Cremeb) ter “colaborado” neste aspecto. De acordo com o secretário, os profissionais que chegarão para a segunda etapa do Mais Médicos podem ir para lugares que já receberam médicos na primeira fase do programa. “As prioridades são as mesmas: municípios de extrema pobreza e periferias de grandes cidades. Mas, é possível que algum município que recebeu médico tenha algum reforço”, pontuou. O titular da pasta da Saúde na Bahia disse que os efeitos do programa já são sentidos na capital. Para ele, ao somar os médicos contratados pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) com os que chegaram do Mais Médicos, Salvador saiu do déficit de 100 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para um total de 21 grupos. No Provab, o médico atua por um ano no local para onde foi designado e os participantes têm que fazer, simultaneamente, uma especialização em atenção básica. A bolsa é de R$ 8 mil a R$ 10 mil. A relação das cidades que receberão médicos deve sair nesta quinta-feira (24).

138 municípios baianos receberão profissionais do Mais Médicos em 2ª etapa do programa

por Francis Juliano
138 municípios baianos receberão profissionais do Mais Médicos em 2ª etapa do programa
Teixeira de Freitas, no extremo-sul, deve receber profissionais
Um total de 138 municípios baianos vão receber profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos. Desse número, dez vão para comunidades indígenas, como foi noticiado aqui. A alocação será mediante indicação da Secretaria Especial da Saúde Indígena [Sesai], que deve distribuí-los entre as regiões nordeste, oeste e sul do estado, carentes de atendimento clínico. Salvador, a exemplo da primeira etapa, ficará com o maior número de profissionais. Doze cubanos se integrarão a equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e devem atuar na periferia da cidade. De acordo com o secretário de saúde do estado, Jorge Solla, três voos da Força Aérea Brasileira (FAB) trarão grupos de 85 médicos durante este sábado (26), com o primeiro desembarque no Aeroporto Internacional de Salvador previsto para as 7h55. No total, vão chegar no fim de semana, 277 médicos. A maioria deles deve pegar mais estrada. "Cidades como Feira de Santana, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas, vão ter profissionais, mas a maioria dos médicos, mais de 90%, vão para cidades menores", informou Solla, contatado pelo Bahia Notícias. Segundo o secretário, a Bahia será, de novo, o estado com mais profissionais nesta etapa.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares