quinta-feira, 16 de maio de 2013

CONVITE : LANÇAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS JUNINAS DO CENTRO DE LAURO DE FREITAS 2013

AMANHA DIA 17 DE MAIO DE 2013 AS 19 HORAS, NO ESPAÇO DA TROCA DE LIVRO DO EX VEREADOR JOSÉ AUGUSTO( AO LADO DA LOJA ARTE CEDRAZ ), VAI  ACONTECER O LANÇAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS JUNINAS DE LAURO DE FREITAS PARA O SÃO JOÃO 2013 DA CIDADE.

ARRASTA JEGUE
TRADIÇÃO CHAPÉU E GRAVATA
CANGACEIROS DE IPITANGA

Estudantes são condenados por criar comunidade 'Rodeio das Gordas' no Orkut


Estudantes são condenados por criar comunidade 'Rodeio das Gordas' no Orkut
MPF aplicou TAC por danos morais aos universitários | Foto: Reprodução
O Ministério Público de São Paulo aplicou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em três estudantes envolvidos na criação de uma comunidade no Orkut, chamada de “Rodeio das Gordas”. A página foi criada em 2010, em Assis, logo depois do evento universitário Interunesp, que reúne estudantes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), realizado em Araraquara, no interior de São Paulo. A competição consistia em rapazes agarrar colegas obesas por um maior tempo possível durante os jogos universitários. Na comunidade, eram estabelecidas as regras para o torneio, bem como a premiação para o melhor “montador de gordas”. Um dos estudantes foi condenado a pagar 30 salários mínimos, equivalente a pouco mais de R$ 20 mil, por danos morais. Os outros dois estudantes, criadores da comunidade na rede social, assinaram o TAC por conteúdo ofensivo, e vão pagar 20 salários mínimos, de valor aproximado a R$ 13,5 mil. Os valores serão destinados a três instituições filantrópicas e ao Fundo Estadual de Reparação dos Interesses Difusos Lesados. A ação civil pública correu na Segunda Vara Cível de Araraquara. Os três universitários já haviam sido condenados em 2011 a doar, a título de indenização, 20 salários mínimos cada um. 

Robôs atuarão na segurança da Copa e Olimpíadas no Brasil


Robôs atuarão na segurança da Copa e Olimpíadas no Brasil
Foto: Reprodução
O pacote de segurança adquirido pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil inclui armamento, sistema de desativação de explosivos e até robôs. Leia mais na coluna Mercado. 

Ônibus não param nesta sexta, mas sindicato considera proposta salarial 'deboche'


por Alexandre Galvão
Ônibus não param nesta sexta, mas sindicato considera proposta salarial 'deboche'
Foto: Divulgação
Diferentemente do que aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), o Sindicato dos Rodoviários da Bahia garantiu que, nesta sexta-feira (17), a frota de ônibus da cidade circulará normalmente. Segundo Catarino Fernandes, diretor administrativo da entidade de classe, a porcentagem oferecida pelos patrões para o aumento salarial é “deboche”. “A assembleia nas portas das garagens das empresas foi para instruir o trabalhador, para ele ouvir na frente do patrão o que está sendo oferecido nas mesas de negociações. A paralisação hoje aconteceu pela resistência do patronato em 'debochar' dos funcionários”, disse o dirigente,em entrevista ao Bahia Notícias. Havia novas assembleias marcadas para esta sexta, mas foram suspensas em decorrência do chamado do Setps para o debate, que deve ocorrer às 9h. Dentro das exigências da categoria está o pedido de 15% de aumento salarial, mas os donos das empresas oferecem 3,21%. Se não ocorrer um consenso entre trabalhadores e patrões, os rodoviários não negam a possibilidade de paralisações até mesmo durante a Copa das Confederações, que será realizada no próximo mês na capital baiana. No entanto, segundo Francisco Costa, sindicalista também consultado pelo BN, a pauta ainda não foi discutida.

Projeto Agô: Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica o incentivo a cultura


Com o foco no fortalecimento dos valores culturais da cidade, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lançou na noite desta quarta-feira (15), no Terminal Mãe Mirinha, em Portão, o Projeto Agô, “dá licença”, em Yorubá. Na ocasião houve ainda a inauguração do Núcleo do Museu da Cidade – Espaço Obá, que abriga a primeira exposição sobre a Cultura Popular da região. O evento contou com a participação do prefeito, Márcio Paiva e do vice-prefeito, Bebel Carvalho. Além disso, estiveram presentes os titulares dos órgãos municipais, artistas, representantes de templos religiosos e populares.O Projeto Agô foi originado a partir do mapeamento e diagnóstico sociocultural, étnico e turístico de Lauro de Freitas como estratégia de desenvolvimento para um crescimento econômico e sustentável. A primeira etapa da iniciativa prevê a construção do Espaço Agô que contará com núcleos de instalações interativas com multimídia, painéis táteis, e outros tantos artefatos que permitirão viajar por diversas épocas da história. De acordo com o prefeito, Márcio Paiva, o Projeto Agô é mais uma das muitas ações voltadas para cultura que ele pretende viabilizar em sua gestão. “A história é a cultura, isso é o que vivemos no cotidiano. A cultura não só conta a história de uma sociedade, ela entranha na sociedade de uma forma positiva e isso pode levar a tirar nossos jovens da violência”, pontua Paiva. Para o deputado estadual, Cacá Leão, a cidade nos últimos cinco meses vem sendo marcada por fatos nunca antes vistos em toda história do município. Ele destaca que essa nova iniciativa da PMLF é um exemplo bem nítido das mudanças implantadas pela atual gestão. “O prefeito Márcio Paiva e a secretária Márcia Tude foram bem felizes com o lançamento deste projeto. Essa é uma ação que veio para revigorar o nosso centro de cultura afro de Lauro de Freitas”, afirma Leão. Opinião compartilhada pelo cantor Reinaldo Nascimento, vocalista da banda Terra Samba, para ele é a primeira vez em dez anos que é possível visualizar uma ação significativa voltada para o aspecto cultural da região.
DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Praça João Thiago dos Santos, s/n, Centro
Lauro de Freitas-BA  |  CEP 42700-000
Tel.: 71 3288-8764

Lauro de Freitas realiza pré-conferência de Educação 2013



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Educação, promove nesta sexta-feira (17), às 13h, as Pré-Conferência Municipal da Educação. O evento dará início aos trabalhos para a III Conferência Nacional de Educação, que acontece no dia 29 maio.Formada por cinco núcleos regionais - Itinga (Escola Municipal Dois de Julho), Vida Nova (Escola Municipal de Vida Nova), Portão (Escola Municipal Pedro Paranhos), Areia Branca (Escola Municipal Edivaldo Boaventura) e a sede (Centro Educacional Fênix) - as Pré-Conferências acontecerão simultaneamente.“Estamos abrindo um espaço democrático, criado pelo poder público, de construção de ideias, valores e posições diversificadas sobre aspectos culturais, políticos e econômicos para a contribuição e organização do novo Plano Nacional da Educação (PNE) que terá a participação de todos”, admite o secretário Edmilson Pereira dos Santos.No encontro será apresentado o eixo do Conae 2014: Educação e Diversidade; Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, além dos seguintes colóquios: Políticas de Ações Afirmativas e a Garantia de Condições de Permanência na Escola; e Políticas de Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação ao Longo da Vida, envolvendo representantes de alunos, pais, comunidade, segmentos da sociedade e também do sindicato da categoria. O documento criado será apresentado na Conferência Nacional.
Serviço:
Pré-Conferência Nacional da Educação
Data: 17/05/2013
Horário: 13h às 17h
Locais:
Itinga - Escola Municipal Dois de Julho
Vida Nova- Escola Municipal de Vida Nova
Portão - Escola Municipal Pedro Paranhos
Areia Branca- Escola Municipal Edivaldo Boaventura
Sede - Centro Educacional Fênix
DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Praça João Thiago dos Santos, s/n, Centro
Lauro de Freitas-BA  |  CEP 42700-000
Tel.: 71 3288-8764

SESSÃO ESPECIAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM LAURO DE FREITAS 2013


DIA 17 DE MAIO DE 2013
AS 15 HORAS
VEREADORES AUTORES
Lula MacielAline Oliveira

Secretário pretende vender Dois de Julho como produto turístico da Bahia


por Evilásio Júnior
Secretário pretende vender Dois de Julho como produto turístico da Bahia
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A tradicional festa ao Dois de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, poderá se tornar um produto turístico do estado. A intenção do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, é aproveitar a importância do evento, bem como o período em que é celebrado, para atrair mais visitantes. "A vantagem é que a festa acontece na primeira semana de julho, no início das férias do meio do ano, para divulgá-la nacionalmente. O produto está pronto", revelou o titular do governo, em entrevista ao Bahia Notícias, ao assegurar que o formato da comemoração será mantido. Segundo ele, a ideia é incluir o Dois de Julho como integrante do pacote de roteiros turísticos em Salvador a partir de 2014, ano em que será realizada a Copa do Mundo do Brasil.

No entanto, a medida depende da sanção do projeto de lei da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA)  já aprovado no Congresso , que pretende elevar a festa cívica baiana à condição de data nacional, matéria originalmente proposta pelo próprio Leonelli. "Pretendia transformar o Dois de Julho no Dia da Libertação Nacional, considerando que a verdadeira libertação do país foi aqui e não com Dom Pedro I. Não teve nem independência nem morte. Foi aqui na Bahia que botamos os portugueses para correr em uma verdadeira guerra popular, com sacrifício de muitas vidas e posterior alforria dos escravos. Por isso que ela é a única festa cívica do Brasil que tem participação popular", opinou o secretário. Como ação imediata a fim de ampliar o número de turistas no estado, o comandante da Setur se reuniu esta semana com o presidente da maior operadora de viagens do país, a CVC, Luís Eduardo Falco, para aumentar a oferta de pacotes que incluam a capital baiana. O primeiro fruto do convênio já resultou, nesta quarta-feira (15), em duas inserções comerciais no horário nobre da TV Globo: uma no Jornal Nacional e outra no intervalo da partida de futebol entre Corinthians e Boca Juniors. Domingos Leonelli pretende ainda firmar parcerias nos mesmos moldes com outras companhias.

Itaú Unibanco compra Credicard por R$ 2,7 bilhões


Itaú Unibanco compra Credicard por R$ 2,7 bilhões
Foto: Divulgação
O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira (14) a compra da rede de cartões Credicard. A transação, efetivada em dinheiro, marca a nova linha de apostas do grupo, que também adquiriu o Banco Citicard. Leia mais na coluna Mercado. 

Arena Fonte Nova distribui cortesias para evitar público pequeno


por Júlia Belas / Evilásio Júnior
Arena Fonte Nova distribui cortesias para evitar público pequeno
Com apenas 11 ingressos vendidos para a partida entre Bahia e Luverdense nesta quarta-feira (15), a Arena Fonte Nova começou a distribuir entradas para os torcedores. Graças à campanha Público Zero após a goleada sofrida para o Vitória por 7 a 3, dois dos ingressos vendidos foram para torcedores do Luverdense-MT. Nos bilhetes, há a indicação de que são "Cortesia s/ valor" e apenas o anel inferior do estádio está aberto para diminuir os gastos. Contatada pelo Bahia Notícias, a assessoria da Arena afirmou que os bilhetes não estão sendo distribuídos. Perguntados sobre a quantidade de ingressos já vendidos, a assessoria apenas disse que "o borderô será divulgado em breve".

Bahia vence Luverdense, mas está fora da Copa do Brasil


Bahia vence Luverdense, mas está fora da Copa do Brasil
Foto: Max Haack / Bahia Notícias
Com as arquibancadas da Arena Fonte Nova vazias e um futebol, mais uma vez, abaixo da crítica, o Bahia venceu o Luverdense nesta noite de quarta-feira, por 1 x 0, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil. E, apesar deste resultado, o tricolor baiano, que vive uma crise sem tamanho, foi eliminado da competição, já que no primeiro encontro, na casa do adversário, o resultado foi de 2 x 0 para o LECConfira na Coluna de Esportes!

ANIVERSARIANTES DO DIA 16 DE MAIO DE 2013 - VICTOR LUZ E ALEXSANDRO PINHO

 VICTOR LUZ
ALEXSANDRO PINHO
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares