quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Itapetinga: bebê tem cabeça decepada e clavículas quebradas durante parto

Itapetinga: bebê tem cabeça decepada e clavículas quebradas durante parto
Foto: Reprodução/ Itapetinga na Mídia
A Polícia Civil de Itapetinga, na região centro-sul do estado, investiga o caso do médico Rubem Moreira Santos, suspeito de ter decepado a cabeça de um bebê durante o parto, no último dia 6 de setembro, no Hospital Cristo Redentor. De acordo com a Fundação José Silveira, administradora do hospital, o médico já foi afastado da unidade. Segundo o Correio, o pai da criança, o taxista Paulo Silva, 46 anos, contou que a cabeça do bebê foi arranca e depois costurada ao corpo novamente pela equipe médica. Silva relata que o parto estava programado para o dia 8 de setembro, mas a esposa começou a sentir contrações dois dias antes. Ela foi levada para o Hospital Cristo Redentor, onde o médico teria avaliado que o parto seria normal. O pai da criança conta que, após o atendimento, o médico saiu para dar plantão em outra unidade de saúde. "Nesse dia ele estava dando plantão em outros três hospitais ao mesmo tempo, no Cristo, na UPA e no Samu", relatou. Ainda segundo conta Paulo Silva, ao ver que o médico não estava no hospital, as enfermeiras ligaram pelo menos oito vezes para avisar que o parto normal não seria possível, mas, ao retornar à unidade, o médico insistiu no procedimento. "A barriga não tinha descido. A última coisa que ela se lembra é do médico e mais quatro pessoas em cima dela para fazer a barriga descer. Depois, ela desmaiou", relatou o pai de Luis Miguel, que nasceria com 5,8 kg, ao Correio. Além de ter perdido a cabeça, a criança ainda teve duas clavículas quebradas durante o parto. Paulo César acredita que o bebê ficou preso no canal vaginal e acabou morrendo por asfixia. Para removê-lo do canal, o médico teria decidido cortar a cabeça da criança. O restante do corpo foi retirado através de uma cesariana. Em seguida, a equipe médica costurou a cabeça do bebê de volta ao corpo. Ao chamar o pai da criança ao consultório para relatar o que aconteceu, o médico teria contado tudo de forma “muito natural”, segundo Paulo Silva. "Disse que, em 43 anos, isso nunca tinha acontecido, mas que sempre havia uma primeira vez para tudo. "Eu perguntei: 'Doutor, uma criança com 5,8kg tinha como ser parto normal?', e ele não respondeu", relatou. O taxista prestou queixa do médico na delegacia de Itapetinga no dia 6 de setembro, mesmo dia em que tudo aconteceu. De acordo com o delegado plantonista, Marcos Larocca, até o momento, apenas o pai foi ouvido sobre o caso. 

Virada da Educação no Subúrbio terá 32 atividades gratuitas neste sábado

Virada da Educação no Subúrbio terá 32 atividades gratuitas neste sábado
Oficina de turbantes é uma das atrações | Foto: Divulgação
Três espaços no bairro de Periperi, em Salvador, receberão 32 atrações gratuitas das 9h às 18h deste sábado (26), pela Virada da Educação Salvador. As ações são organizadas nas categorias diálogos e debates, intervenções exibições e trilhas e oficinas, com grafite, curso de primeiros socorros, contação de histórias e caminhadas. "Percebi que em Salvador existem muitos projetos educacionais bacanas, mas que não têm visibilidade e estão desarticulados entre si e esse foi o incentivo para pensar em um evento que mobilizasse todos os envolvidos em educação", explicou o gerente de projetos e um dos idealizadores da ação, Alan Carvalho. A expectativa é tornar a Virada da Educação um evento fixo no calendário soteropolitano, para que nas próximas edições se espalhe pelos bairros da cidade.

Neto diz que recebeu com humor declaração de Rui sobre IPTU: ‘Ficou feio pra ele’

por Alexandre Galvão/ Estela Marques
Neto diz que recebeu com humor declaração de Rui sobre IPTU: ‘Ficou feio pra ele’
Foto: Alexandre Galvão/Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), comentou a declaração do governador Rui Costa (PT), durante abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), nesta quarta-feira (24), no Teatro Castro Alves. O democrata disse, após lançamento da grade do Réveillon de Salvador deste ano, que recebeu as críticas de Rui com “certa dose de humor” por não imaginar que o governador teria abordagem “tão provinciana” de temas “tão relevantes” para o país. “Depois eu imaginei a dificuldade do governador, porque o partido dele e ele próprio estão, nesse momento, numa cruzada contra o povo brasileiro pela reedição da CPMF. É importante destacar que eu não criei nenhum imposto novo, eu atualizei o IPTU, que estava há 19 anos desatualizado. Mais importante do que isso, fiz justiça fiscal: quem podia mais, pagava mais; quem podia menos, pagava menos; e quem não podia, não pagava nada”, explicou Neto. O prefeito insistiu nas críticas à proposta do governo federal, anunciada na semana passada, de recriar a CPMF sobre todas as transações financeiras. “O governo está propondo a criação da CPMF para cobrir um rombo que ele próprio criou. Graças a Deus tenho minhas contas equilibradas, pago todo mundo em dia, não estou devendo a ninguém, não precisei criar imposto novo, pelo contrário. Agora estamos dando vários incentivos fiscais, inclusive para o mercado de construção civil, que é parceiro da prefeitura”, acrescentou. Neto lembrou que quando Rui sugeriu que o aumento do IPTU e o adiantamento do ITIV prejudicaram o setor de construção civil, “não houve sequer uma pessoa que pudesse bater uma mão na outra para aplaudi-lo”. “Não ficou feio pra mim não, ficou feio pra ele”, concluiu.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares