sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CONHEÇAM OS 24 SECRETÁRIOS E O PROCURADOR DO ESTADO DA BAHIA E SEUS CURRÍCULOS - GOVERNO RUI COSTA (PT)




O governador eleito e diplomado da Bahia, Rui Costa, anunciou na manhã desta sexta-feira (19), os 11 nomes que faltavam na composição de seu secretariado. Na lista, três mulheres e três negros, que vão comandar pastas como a Cultura, dirigida por Jorge Portugal, o Desenvolvimento Urbano, por Carlos Martins e a de Políticas para as mulheres, com Olívia Santana. Apresentamos abaixo os currículos dos 24 Secretários e do Procurador Geral do Estado, confira:

Olívia Santana – Secretária de Políticas para as Mulheres
Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, fez parte do movimento estudantil e é militante histórica do movimento negro. Foi Secretária Municipal de Educação de Salvador e vereadora da capital. Integrou o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fez parte do Fórum das Mulheres Negras e foi dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Olívia ainda representou o Brasil na 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo, ajudou a fundar a União Brasileira de Mulheres (UBN) e foi chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado.
Coletiva de anúncio dos novos secretários de Estado
Vera Lúcia Barbosa – Secretária de Promoção da Igualdade
Atual secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, foi dirigente nacional do Movimento dos Sem Terra - MST e coordenadora-geral do acampamento de mulheres trabalhadoras rurais da Bahia. Participou também da Via Campesina e da Coordenação Nacional dos Movimentos Sociais (CMS). Coordenou durante dez anos o encontro de trabalhadoras rurais para discutir gênero, feminismo, violência contra a mulher, feminização da pobreza, poder e sexualidade.

Fernanda Ferreira Mendonça – Secretária de Agricultura
Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduada em epidemiologia veterinária com ênfase em defesa agropecuária pela Universidade Metropolitana - Unime. Foi gerente do Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Salvador, entre 1988 e 2001. No ano seguinte, por meio de concurso público, entrou na Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - Adab, órgão vinculado a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia - Seagri. A funcionária de carreira foi gerente técnica da Adab de Itabuna entre 2003 e 2007 e, em 2012, passou a coordenar esta unidade regional. O PDT indicou a médica veterinária Fernanda Mendonça que é a nova secretária de Agricultura e a indicação de Fernanda, faz parte da cota do PDT de Félix Jr. 

Jorge Portugal - Secretaria de Cultura
Educador, poeta e compositor baiano. Filho de Santo Amaro, Jorge Portugal atua área de Cultura desde 1974. Idealizou projetos culturais e educativos inovadores, como os programas “Aprovado”, “Tô Sabendo”, “Manoel Faustino”, “Circulador Cultural”, entre outros. Compôs músicas interpretadas por vários artistas nacionais, a exemplo de Maria Betânia, Jorge Aragão Gilberto Gil e Caetano Veloso. É de sua autoria o livro “Redação: assim é fácil”. Atua ainda como articulista do jornal A Tarde.
Manoel Gomes de Mendonça Neto – Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação 
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, mestre em Engenharia de Computação e Automação Industrial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland em College Park. Foi cientista visitante do Centro de Estudos Avançados do Laboratório da IBM, em Toronto, no Canadá. Pesquisador Doutor da Universidade de Maryland e do Centro Fraunhofer para Engenharia de Software Experimental. Foi coordenador do Núcleo de Pesquisa em Redes e Computação da UNIFACS, membro da câmara de ciência de computação da FAPESB (2005-2008) e coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software da SBC. Atualmente é Professor da UFBA, Diretor do Centro de Projetos Fraunhofer para Engenharia de Software e Sistemas e gerente de estratégias de TI do Senai Bahia.
Jerônimo Rodrigues - Secretário de Desenvolvimento Rural
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, e mestre em Desenvolvimento Rural pela UFBA. É professor universitário da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011), Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial/SDT/MDA (2011/12), Secretário Executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero Americana (2011/12), Secretário Executivo do CONDRAF e Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (2011/12) e integrante da equipe técnica do Movimento de Organização Comunitária - MOC. Também foi assessor especial das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e de Planejamento. Tem experiência na área de desenvolvimento territorial sustentável, com ênfase em Politica de Desenvolvimento Rural. Filiado ao PT Jerônimo é irmão da ex-vereadora e atual presidenta do PT de Salvador Marta Rodrigues.
James Correia – Secretário de Desenvolvimento Econômico
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, especialista em Planejamento de Sistemas de Potência na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pós-graduado em Estudos avançados sobre Sistemas de Potência, mestre e doutor na mesma área pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou por 10 anos na Coelba, onde exerceu o cargo de gerente de Operações da Região Metropolitana de Salvador. Foi coordenador e professor do Mestrado em Energia da UNIFACS. Condecorado com a medalha comemorativa dos 110 anos da Escola Politécnica da USP, modalidade empreendedorismo, foi autor do Plano de Racionamento alternativo à crise energética de 2001. Também exerceu a função de consultor na área de gás e petróleo para diversas empresas do setor. 
Nelson Pelegrino – Secretário do Turismo
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Pelegrino foi deputado estadual por dois mandatos e eleito este ano, para o quarto mandato de deputado federal. Foi secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Coordenador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, na Bahia. Em 2011, foi eleito, pela terceira vez em quatro mandatos, como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.

Carlos Martins – Secretário de Desenvolvimento Urbano
Formado em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas (1981) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Foi delegado Regional do Trabalho, entre 2003 e 2006, secretário da Fazenda do Estado da Bahia, entre 2007 e 2012, Diretor Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e é professor universitário, atuando principalmente nas seguintes áreas: administração, direito tributário, finanças públicas, tributação e crise econômica mundial.  Filiado ao PT Carlos Martins (PT) foi o Coordenador Político da Campanha de Rui.

Edelvino da Silva Góes Filho – Secretaria da Administração
Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia e Professor Universitário. Ingressou no serviço público federal pela UFBA em 1995 como economista da SUDENE, onde assumiu funções de chefia e coordenação tanto na Sede, em Recife, quanto no Escritório Regional em Salvador. Teve uma passagem no Ministério da Fazenda em 2001 e foi aprovado, em novo concurso público, para desempenho do cargo de analista do IBGE a partir de 2002. No ano de 2006 foi cedido ao Tribunal de Justiça da Bahia para exercício da função de Chefe de Gabinete do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (IPRAJ). Em janeiro de 2007 passa a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado da Bahia. Em agosto de 2013, assume a Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

Bruno Dauster – Casa Civil
Formado em economia. Foi coordenador de captação de recursos da Prefeitura de Salvador, responsável pela implantação da Secretaria de Transporte Urbano de Salvador. Atuou como diretor de desenvolvimento da OAS, foi presidente da Linha Amarela S. A, sócio-gerente da empresa Morro do Conselho, presidente da CLN, presidente da Invepar, consultor de concessão de financiamentos da Finep e coordenador de habitação do Estado da Bahia. É o atual chefe de gabinete da secretaria Estadual da Casa Civil.
João Leão assume a Secretário de Planejamento (Seplan)
João Leão – Secretário de Planejamento, empresário do ramo da construção civil, entrou na política na década de 1980. Assumiu a prefeitura de Lauro de Freitas em 1989. Posteriormente, foi eleito por cinco mandatos consecutivos como deputado federal da Bahia, entre as eleições de 1994 a 2010. Em 2009, foi nomeado secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia. No ano de 2011, esteve à frente da Secretária da Casa Civil da Prefeitura de Salvador. Foi eleito vice-governador da do Estado Bahia na chapa de Rui Costa no pleito deste ano.

André Curvello - Secretário de Comunicação (Secom)
Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), atuou por dois anos e meio como Secretário de Comunicação Social do Município de Salvador, trabalhou como produtor, repórter e editor em rádio, jornal e televisão. Foi redator publicitário, Chefe da Sucursal do jornal A Tarde e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Atuou como Editor Especial do Jornal A Tarde e tem larga experiência em coberturas jornalísticas internacionais. Coordenou diversas campanhas eleitorais majoritárias e outras na área Política.
Manoel Vitório, Secretário da Fazenda
Economista, mestre em Análise Regional, especialista em Organização de Sistemas e Métodos e servidor público federal de carreira, desde 1994, Manoel Vitório já exerceu diversas funções de chefia, coordenação e direção superior. No Judiciário Estadual, foi Diretor-Superintendente do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj). Atuou também como assessor chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No Judiciário Federal, foi Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). De 2007 a 2013, foi secretário da Administração do Estado, assumindo, a partir de agosto de 2013, o cargo de secretário da Fazenda do Estado. Exerce, ainda, a presidência do Conselho de Administração da Desenbahia.

Fábio Vilas-Boas – Secretário da Saúde (Sesab)
Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1990), fez residência e Doutorado em Cardiologia pelo InCor e pela Faculdade de Medicina da USP, além de Fellow do American College of Cardiology. Autor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, Fábio Vilas-Boas integra o American College of Cardiology e a Sociedade Européia de Cardiologia na categoria de Fellow. Vilas-Boas começou sua carreira profissional como médico responsável pelo Serviço de Cardiologia Não-Invasiva do Hospital Aliança, em Salvador. Ao longo de duas décadas, passou pelo Hospital Espanhol, onde foi Diretor Médico, Coordenador de Cardiologia e Presidente do Centro de Ensino e Pesquisas e pelo Hospital Santa Isabel, onde estruturou a Clínica de Insuficiência Cardíaca e desenvolveu atividade assistencial voluntária com pacientes do SUS. O novo gestor da área de Saúde da Bahia tem experiência nas áreas de gestão e clínica.
Maurício Telles Barbosa – Secretário da Segurança Pública
Formado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (RJ), cursou a Academia Nacional de Polícia, foi superintendente de inteligência e é o atual Secretario de Segurança Pública do Estado da Bahia. Maurício também fez carreira na Polícia Federal, onde foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado e delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais na Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia.
Osvaldo Barreto Filho – Secretário da Educação (Sec)
Formado em economia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em administração também pela Ufba, especialista em Planejamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG –CEDEPLAR). Na década de 70, atuou como técnico do Ministério da Agricultura. Em seguida, foi cedido para Secretaria Estadual de Agricultura do Estado da Bahia. Foi professor da Ufba nas décadas de 80 e 90. No período de 1996 a 2004, assumiu a diretoria da Escola de Administração da Ufba. Trabalhou assessorando a reitoria da universidade no ano de 2005. E em 2009, foi nomeado secretário estadual de Educação do Estado da Bahia.

Marcus Benicio Foltz Cavalcanti – Secretário de Infraestrutura
Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia, funcionário de carreira do Estado, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Infraestrutura – SEINFRA, onde também foi superintendente de Transportes. Com extensa atividade em vários órgãos da administração pública do Estado da Bahia, integrando vários Conselhos, Marcus Cavalcanti ingressou na vida pública como Oficial de Gabinete da Secretaria da Agricultura do Estado – SEAGRI, de 1979 a 1990. Ocupou ainda os cargos de Diretor Geral da Superintendência dos Desportos da Bahia – SUDESB no período 2003/2004; Diretor Geral da Secretaria da Indústria Comercio e Mineração - SICM 2004/2003; Diretor Geral da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia - SUCAB - 2003/1991; Diretor Superintendente do Instituto Pedro Ribeiro, de Administração Judiciária - IPRAJ 1987.

Álvaro Gomes – Secretário de Trabalho Emprego Renda e Esporte
Bancário, formado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia e em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC, iniciou sua militância política no sindicato dos bancários, onde passou por diversos cargos. Foi eleito deputado estadual pelo Partido Comunista do Brasil – PcdoB, em 2002, e reeleito nos anos de 2006 e 2010, tendo destacada atuação como presidente das Comissões: Especial de Relações do Trabalho, Emprego e Renda, Saúde e Saneamento, Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público.

Josias Gomes – Secretário de Relações Institucionais (Serin)
Formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, tendo sido ativo líder estudantil, está no Partido dos Trabalhadores desde os primeiros movimentos que culminaram na sua fundação. Em 1992, coordenou a campanha de Geraldo Simões para a Prefeitura de Itabuna e ocupou a Secretaria de Assuntos Estratégicos, durante aquela gestão. Em 1997, assumiu a Secretaria Geral do partido na Bahia. No ano de 1999, foi eleito presidente do PT no estado. E este ano foi reeleito Deputado Federal para o 3o mandato.
Geraldo Reis – Secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)
Sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia e professor da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Foi Secretário de Expansão Econômica do município de Vitória da Conquista, entre 1997 e 2000. Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional na Universidade Salvador (UNIFACS), publicou vários artigos nas áreas de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento de Políticas Públicas e Inclusão Social. Em 2007, foi nomeado Diretor-Geral da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia), autarquia da Seplan (Secretaria do Planejamento) e órgão oficial de estatística e pesquisas sociais do Estado da Bahia.

Cássio Peixoto – Secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)
Formado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia e com especialização em planejamento estratégico pela Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Cássio iniciou sua carreira via concurso público. Desde então atua prestando serviços de assistência técnica e extensão rural em todo o Brasil. Em sua trajetória constam passagens pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura; pela Delegacia Federal de Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária. Na Bahia, ele foi diretor executivo da EBDA, diretor do departamento de agropecuária da Seagri e diretor geral da ADAB. Atualmente é presidente da Bahia Pesca.
Paulo Moreno – Procurador-Geral do Estado (PGE)
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com especialização em Direito Administrativo (Fundação Faculdade de Direito-PGE/BA) e Pós-Graduando em Direito de Infraestrutura (PGE/BA-FGV). Ingressou na PGE em 1995, tendo atuado na Procuradoria Trabalhista, desempenhando posteriormente os cargos de Chefe da Representação da PGE na SAEB e SETRAS; Procurador Assistente; Procurador Chefe da Procuradoria de Licitações e Contratos e Procurador Chefe da Procuradoria Administrativa. Participou das Comissões para elaboração das propostas da Lei de Licitação e Contrato do Estado da Bahia e da Lei das Organizações Sociais do Estado da Bahia. Atualmente coordena o Grupo de Infraestrutura, vinculado ao Gabinete do Procurador Geral do Estado, acompanhando grandes projetos desta área, como o Metrô, Porto Sul, Concessão da BA 093 e Hospital do Subúrbio.

Eugênio Spengler – Secretário do Meio Ambiente (Sema)
Atual secretário do Meio Ambiente do Estado. Formado em Filosofia. Entre os anos de 2003 e 2007, trabalhou no Ministério do Meio Ambiente (MMA), como coordenador executivo da I e II Conferência Nacional do Meio Ambiente. No MMA, também foi responsável pela implementação das comissões técnicas tripartites estaduais e promoção do Programa de Capacitação de Gestores Municipais de Meio Ambiente. Também atuou como gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo (RS) e professor de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí (RS). Na Bahia, Spengler também foi consultor técnico das secretarias estaduais da Casa Civil, da Indústria, Comércio e Mineração. Atualmente, dirige a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia. 
Nestor Duarte, Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap)
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é o atual secretário da pasta. Foi deputado estadual por duas vezes; deputado federal constituinte e, outras duas vezes, elegeu-se para a Câmara Federal. É primeiro suplente de senador e membro da Executiva do PDT baiano. Ocupou também o cargo de Secretário Municipal de Transporte e Infraestrutura da capital baiana. Nestor faz parte d ala do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo.

Charge do Sid

Bahia realiza primeiro transplante de pele em hospital da rede estadual



A paciente N.S.S, de apenas sete anos, conseguiu alta nesta quarta-feira (24) e pôde comemorar o natal com a família após passar pelo primeiro transplante de pele realizado por um hospital da rede própria Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Antes, o procedimento só tinha sido feito na Bahia em uma unidade administrada pelo governo federal, no Hospital Universitário Professor Edgar Santos, em outubro deste ano. De acordo com informações da Sesab, a menina teve queimaduras em mais de 80% do corpo após um acidente doméstico com álcool. Dos ferimentos, 50% foram de terceiro grau. A menina chegou a ter os primeiros atendimentos no município de Irará, centro-norte baiano, mas estava internada desde junho no Hospital Geral do Estado (HGE). O transplante foi feito no último dia 28 de novembro. O primeiro procedimento do tipo no estado, realizado no hospital universitário, mudou a vida de Jeferson Borges, 12. (BN)

Governo de Serra Leoa isola norte do país para tentar conter surto de ebola



Um dos países mais afetados pelo surto de Ebola que atinge o norte de África, Serra Leoa sofreu neste Natal uma série de medidas para tentar conter a doença que já matou milhares de pessoas. O governo estabeleceu o isolamento do norte do país por ao menos três dias, numa tentativa de conter o vírus. Autoridades africanas informaram que lojas, mercado e serviços de viagens não relacionados ao ebola serão encerrados. Serra Leoa está entre os países mais atingidos pela epidemia da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país teve o maior número de casos da doença, com 9.004 incidência até o último domingo. Desde o início do surto, 2.582 pessoas morreram no país, atrás apenas da Libéria, onde foram registradas 3.384. No total, a epidemia de ebola já somou 19.463 casos e 7.573 vítimas fatais. (O Globo)

Após perder reeleição para deputado, Popó decide abrir sorveteria no Imbuí



O pugilista baiano se elegeu deputado federal em 2010, Acelino Popó Freitas (PRB) mas não conseguiu se reeleger nesse ano e agora o lutador estuda o que fazer da vida a partir de 2015. Uma certeza que ele tem que vai investir no ramo de sorvetes. Em seu perfil no Instagram, o parlamentar postou a logomarca da sua sorveteria e disse que em breve terá a Popócolé na Avenida Jorge Amado, no bairro do Imbuí. (Bocão News)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares