domingo, 13 de setembro de 2015

Brasil tem bairro exclusivo para prostituição

Brasil tem bairro exclusivo para prostituição
Foto: Google Street Views
O Brasil tem um bairro exclusivamente voltado para a prática de prostituição. Jardim Itatinga, em São Paulo, foi criado em 1966 pelo governo militar brasileiro, e atualmente é considerado um dos maiores espaços de prostituição da América Latina. De acordo com a tese de doutorado da arquiteta, urbanista e professora Diana Helene, a decisão de criar o bairro, em uma área afastada do município – entre as rodovias Santos Dummont e Bandeirantes – foi baseada em conceitos morais e em uma divisão entre dois papéis de mulheres que não poderiam conviver juntos: "a 'santa' e 'a puta'”. Ao G1, a pesquisadora explicou que a “necessidade” do espaço vinha junto com o crescimento da população urbana, principalmente na década de 1960, devido à onda de industrialização. Ainda segundo a estudiosa, no Jardim Itatinga, as prostitutas ficam protegidas para encarnar livremente a profissão. Os clientes também ficam protegidos, de modo a não serem estigmatizados, acrescenta Diana. No bairro, tudo quase gira em torno da prostituição, com até lojas especializadas para atender as necessidades das profissionais.

Advogados acreditam que Odebrecht pode passar Natal e Ano Novo preso, diz coluna

Advogados acreditam que Odebrecht pode passar Natal e Ano Novo preso, diz coluna
Foto: Reprodução/ WSJ
Os advogados de defesa do empresário Marcelo Odebrecht já trabalham com a possibilidade dele passar o Natal e Ano Novo na cela da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está desde junho. Segundo a coluna Expresso, da revista Época, a equipe do diretor-presidente da empreiteira apresentou dois pedidos de habeas corpus em seu favor, um no Tribunal Regional Federal da 4ª Região e outro no Superior Tribunal Federal. Porém, considerando a velocidade do processo até agora e os prazos e recessos do Judiciário, o grupo calcula que a liberdade pode ser concedida apenas em fevereiro de 2016. Em nota enviada neste sábado (12), contudo, a assessoria da empresa nega a informação. “Diferentemente do informado, a defesa aguarda o julgamento de habeas corpus impetrado perante o Tribunal Regional Federal da 4a Região e confia no senso de justiça do Tribunal para afastar a prisão ilegal e desnecessária”, diz o texto.

Em média, 14 operadoras de plano de saúde são fechadas por ano

Em média, 14 operadoras de plano de saúde são fechadas por ano
Foto: Reprodução / Catraca Livre
Por ano, uma média de 14 operadoras de plano de saúde são fechadas, no país, devido a problemas financeiros e de gestão, segundo levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela regulação do setor. Sem conseguir manter a administração das operadoras, as empresas são obrigadas a repassar seus clientes para outras, nos casos chamados de alienações, processos em que a ANS determina a transferência dos usuários de uma operadora para outra devido a má situação financeira da primeira. Isso ocorre porque, sem receber o pagamento combinado, hospitais, clínicas, médicos e outros profissionais de saúde encerram seus contratos e, por consequência, os usuários não conseguem realizar seus atendimentos. Em 15 anos, a ANS já assumiu o monitoramento presencial de 774 processos de direção fiscal de operadoras, 208 deles tendo como resultado a alienação. Em 2013, foram 20 transferências, que caíram para oito, em 2014. Até o momento, 2015 contabiliza seis.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares